O que fazer em Alagoas? Viagens Imaginárias 26

Ahhhh! Gente. O fim do ano chegou e com ele chegou ao fim também a Série Viagens Imaginárias. Vocês não sabem como eu tô feliz de ter me comprometido e não desistido no meio do caminho. E pra fechar lindamente esse projeto hoje eu vou te contar o que fazer em Alagoas.

Alagoas é nordeste e nordeste é incrível né? Mas como em todos os outros posts dessa região eu tentei fugir um pouco do obvio – praias paradisíacas e coqueiros de montão – e escolhi alguns lugares que não tem assim tanta exposição (mas deveriam).

E se você ficou curioso pra saber sobre os outros estados brasileiros você é bem vindo aqui nesse blog e pode fuçar ele todinho. Tem muitas “explorações virtuais” dos estados brasileiros mas tem também muitos destinos que a gente conheceu ao vivo e em cores. Que saudade!!!

Mais da série Viagens Imaginárias:
+ O que fazer no Amazonas?
+ O que fazer em Santa Catarina?

O que fazer em Maceió?

Praia de Ponta Verde

As praias não são o meu foco mas eu não tenho como simplesmente ignorá-las, então eu escolhi a Praia de Ponta Verde em Maceió para representar a capital.

Além de aproveitar o sol do nordeste e as águas calmas e claras você também pode se exercitar no calçadão e provar o famoso caldinho de sururu em algum dos restaurantes da orla.

Ponta Verde também tem um farol que fica a alguns metros da praia. Quando a maré está baixa você pode chegar caminhando até lá.

O que fazer em Maceió - Ponta Verde

É na região de Ponta Verde também que fica o letreiro Eu amo Maceió e duas esculturas de figuras ilustres do estado. Uma delas é do escritor Graciliano Ramos e a outra de Aurélio Buarque de Holanda. Talvez você não conheça o segundo, mas vou te dizer que ele é o mais famoso Aurélio do Brasil. Aquele que deu nome ao dicionário que todo mundo usou na escola.

Galeria Karandash de Arte Contemporânea

A Galeria Karandash foi criada em 1985 pelos artistas Dalton Costa e Maria Amélia Vieira. Além de ser um local para venda de obras de arte a Karandash também é museu e promove consultoria de arte para comunidades isoladas.

A curadoria foi feita por Dalton e Maria Amélia e eles gostam de dizer que a Karandash é uma junção da arte contemporânea com a arte popular. O acervo conta com mais de 2 mil peças de diversos artistas brasileiros.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Existe um exposição permanente de objetos de design, esculturas em madeira, cerâmica, pintura e fotografia.

Além da galeria que fica na cidade de Maceió a Karandash também promove uma exposição itinerante em um barco, o museu No Balanço da Águas. Esse museu leva a arte para comunidades e pessoas que provavelmente não teriam acesso a ela de alguma outra forma.

Pontal da Barra

Pontal da Barra é um bairro histórico de Maceió. É lá que fica a rua das Rendeiras, que produzem o bordado de Filé que foi declarado Patrimônio Imaterial do estado de Alagoas.

As rendeiras produzem tanto peças de vestuário como peças de decoração e passando por lá você pode comprar os bordados e também bater um papo com as rendeiras e conhecer um pouco mais desse trabalho.

Em Pontal da Barra também fica a réplica da escultura de um leão, feita pelo artista alagoano André da Marinha. A região também tem diversos restaurantes onde você tem a oportunidade de provar as delícias da culinária alagoana.

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

O que fazer em Maceió - Pontal da Barra

E pra fechar sua visita a Pontal da Barra você pode conhecer a lagoa Mundaú, segunda maior do estado. Existem um passeio de barco que faz visita Panorâmica, com parada na Ilha do Carlito.

Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore

O Museu Theo Brandão foi criado em 1975 e está vinculado a Universidade Federal do Alagoas. Ele fica em um bonito palacete de arquitetura eclética, construído no início do século XIX.

O que fazer em Maceió - Museu Theo Brandão
Foto de @cotidiano_fotografico

The Brandão, que dá nome ao museu, foi um professor, médico e folclorista, que doou grande parte do seu acervo pessoal para o museu. Dentre as peças estão muitos objetos de arte popular e também documentos que registram manifestações populares do estado.

Muitos artistas nordestinos expõem suas obras no Museu, dentre eles os alagoanos Julio Rufino, que faz moringas de barro, Antônio de Dedé e Resêndio, que são escultores em madeira e Mestre Vitalino, artista de Pernambuco.

O Museu ainda tem muitos objetos de manifestações culturais como os folguedos natalinos e festas religiosas e brinquedos populares.

Estátua da Liberdade

Você sabia que Maceió tem uma réplica da Estátua da Liberdade? Eu já falei sobre isso no post que eu fiz sobre a Estátua de Nova York e ainda acho a história curiosa.

Existem apenas duas réplicas feitas pelo idealizador da estátua Auguste Bartholdi. Uma em tamanho médio está em Paris e a outra está em Maceió. Na verdade o presente era para o Rio de Janeiro, mas Auguste mudou de ideia e resolveu presentear Maceió.

O que fazer em Maceió - Estátua da Liberdade
Foto de @luci_marta

Isso aconteceu porque ele conhecia o artista alagoano Rosalvo Robeiro, já que os dois estudaram juntos por alguns anos em Paris.

Se a história é totalmente verdadeira eu não sei, mas você pode visitar a estátua de Maceió na Praça 18 de Copacabana. Ela fica atrás do MISA e quando passar por lá já aproveite para conhecer o Museu de Imagem e do Som de Alagoas.

O que fazer em Alagoas? Maragogi

Comecei com praia em Maceió e vou começar com praia no resto do estado também. A primeira dica do que fazer em Alagoas é conhecer Maragogi. Esse é um dos pouquíssimos lugares que a gente conhece no nordeste e posso garantir que é mesmo lindo.

O que fazer em Alagoas - Maragogi

Uma das principais atrações do considerado Caribe Brasileiro é conhecer as piscinas naturais e ver de perto corais e peixinhos, mas hoje eu vou falar de outro passeio que eu nem sabia que existia quando estive por lá: a bike aquática.

O passeio de Bike Aquática sai na Ponta do Mangue e dura em média 1 hora. São formados pequenos grupos conduzidos por uma guia que vai falando sobre as belezas e curiosidades da região. O legal é que esse passeio também pode ser feito em noites de lua cheia, assim você tem uma experiência totalmente diferente.

Você também pode gostar de ler:
+ Maragogi, o que fazer nesse paraíso?
+ Praias de Alagoas – conheça outras belas praias além de Maragogi

O que fazer em Alagoas? Associação Peixe Boi

Pertinho de Maragogi fica a Associação Peixe Boi. Ela foi criada em 2009 pela união de guias comunitários da cidade de Porto de Pedras. Seu objetivo é realizar o turismo de observação e conscientizar turistas e a comunidade sobre a importância da preservação do Peixe Boi, que é o mamífero aquático mais ameaçado do Brasil.

O Peixe Boi tem esse nome engraçado porque ele é um animal herbívoro, que se alimenta principalmente de capim e algas. Um adulto pode chegar a 4 metros de comprimento e 600 quilos, e comer até 60 quilos de capim por dia.

O que fazer em Alagoas - Associação Peixe Boi

Os Peixe Boi são gigantes, mas tem movimentos suaves e são extremamente cativantes. Na Associação são feitos passeios de jangada pelo rio Tatuamunha e como eles não conseguem ficar muito tempo embaixo d’água. Como eles precisam subir à superfície para respirar é uma ótima oportunidade para um encontro cara a cara.

Reserve aqui sua hospedagem com a Booking.com

O que fazer em Alagoas? Piranhas

A terceira dica do que fazer em Alagoas é conhecer a cidade de Piranhas. Piranhas fica às margens do rio São Francisco e foi fundada em 1887. Para ter uma visão geral da cidade suba até o Mirante Secular, que foi feito no século XIX para homenagear o século XX.

Mas a cidade é mais conhecida mesmo pela sua ligação com o cangaço e com os cânions do Rio São Francisco. Piranhas ficou conhecida nacionalmente depois que um morador, seu Chiquinho, expulsou sozinho o bando de Lampião. Pra saber melhor dessa história você pode assistir ao vídeo que foi pro YouTube ou visitar o Museu do Sertão que conta sobre o Cangaço e a cidade de Piranhas.

O que fazer em Alagoas - Piranhas
Foto de @malu_maranhao

A cidade também é ponto de partida para visitar o cânion do rio São Francisco, que surgiu após a construção da hidrelétrica do Xingó em 1994. Você pode fazer passeios de lancha e catamarã e também de helicóptero, que deve ter uma vista incrível.

Eu já falei mais sobre o passeio pelo cânion do rio São Francisco no post sobre Sergipe e cidade de Canindé de São Francisco.

O que fazer em Alagoas? Penedo

Penedo foi o primeiro povoado do estado de Alagoas, fundado no século XVI. o local onde Duarte Coelho chegou pela primeira vez ficou conhecido como Forte da Rocheira e hoje é um restaurante.

A cidade tem diversas construções dos séculos XVII e XVIII, dentre elas muitas igrejas, o Convento Nossa Sra. dos Anjos e também o Teatro 7 de Setembro, o primeiro teatro do estado do Alagoas.

O que fazer em Alagoas - Penedo
Foto de @raulplacido

Penedo foi visitada em 1859 por D. Pedro II e por ocasião dessa visita um sobrado colonial do século XVII foi transformado em Paço Imperial. Nos anos 1980 o local se transformou no Museu do Paço Imperial e o seu acervi tem mobiliários e louças da época do Império e também muitas histórias sobre Penedo e o Brasil.

E outra atração da cidade é conhecer a Foz do rio São Francisco. Você pode chegar até lá em barcos ou fazendo um passeio de buggy.

Viajar sem Seguro Viagem é furada!! Cote o seu aqui com a Seguros Promo. Com o código POROPCAO5 você tem 5% de desconto.

O que fazer em Alagoas? Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Esse é o único parque temático cultural afro-brasileiro do país. Ele foi implantado em 2007 e reconstrói o cenário do maior e mais duradouro refúgio de escravos que fugiam de condições desumanas vividas nas fazendas, o Quilombo dos Palmares.

O último líder desse quilombo foi o herói negro Zumbi de Palmares, que foi morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi é símbolo da resistência e a data de sua morte foi adotada como Dia da Consciência Negra.

O que fazer em Alagoas - Quilombo dos Palmares
Foto de @lua.illustra

O parque é como uma maquete em tamanho real. Foram reproduzidas diversas edificações, como a Casa da Farinha, a Casa das Ervas, as Ocas Indígenas e o Coração de Palmares.

Lá também existe um Memorial com textos e músicas que narram o cotidiano do Quilombo e um Mirante com vista para a Serra da Barriga. Essa era a serra por onde os escravos fugiam até encontrar abrigo no Quilombo dos Palmares.

O local foi declarado Patrimônio Cultural do Mercosul e está aberto a visitação gratuita todos os dias, das 08h às 17h.


E aí, já escolheu o que fazer em Alagoas? Tem muita opção cultural no estado né? E se você conhece outro lugar que eu não falei aqui deixa pra gente nos comentários. É sempre bom trocar ideias sobre viagens.

Se você gostou desse post compartilha com a galera e salva também lá no Pinterest.

o que fazer em Alagoas Pinterest

Um abraço e muitas viagens!!

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.
Gosta de ler? Compre livros e outros produtos com nosso link da AMAZON

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *