Praias de Alagoas – conheça belas praias pertinho de Maragogi

Nós ficamos duas noites em Maragogi e com isso tivemos tempo para conhecer outras praias de Alagoas que ficam ali por perto e são igualmente belas. Uma delas é a famosa São Miguel dos Milagres, que ficou muito em foco no ano de 2018 pois foi o cenário para o casamento dos youtubers Whindersson Nunes e Luisa Sonza.

Como muitos curiosos, a gente também queria saber o que esse lugar tem de tão especial e ainda aproveitar para conhecer outras praias ali por perto.

Praias de Alagoas - Porto de Pedras com árvores a beira mar e uma jangada enconstada
As praias de Alagoas não são lindas? Essa é Porto de Pedras

Nesse post falaremos das praias de Alagoas que ficam ao sul de Maragogi, são elas Praia de Japaratinga, Porto de Pedras, Praia da Laje, São Miguel dos Milagres e Praia do Marceneiro.

Como chegar as outras praias de Alagoas saindo de Maragogi?

A partir de Maragogi a praia de São Miguel do Milagres está a aproximadamente 35 km de distância. Entre essas duas principais existem diversas outras praias de Alagoas que podem ser visitadas. Elas ficam todas no meio do caminho, então você poderá parar e ficar quanto tempo achar necessário.

Praias de Alagoas perto de maragogi - pequena balsa que faz a travessia Japaratinga para Porto de Pedras

Saindo de Maragogi você pegará a AL-101 sentido Maceió. Logo na saída você encontrará a Praia de Japaratinga. Seguindo um pouco mais encontrará a balsa que faz a travessia do rio Manguaba até Porto de Pedras.

A balsa nos custou R$ 15,00 o trajeto e em cada lado do rio existe uma placa com o número de telefone. Caso esteja demorando muito é só ligar que eles prontamente chegam para te buscar. Foi na saída da balsa que eu pisei em uma fruta muito, mas muito fedida. Achamos até que eram as fezes de algum cachorro, mas era fruta mesmo.

Praias de Alagoas perto de maragogi - atravessando o rio de balsa

Não sei o nome e nem como ela era, mas tomem cuidado e sempre olhem onde pisam. Caso você não goste muito da ideia de atravessar de balsa, existe um caminho que é o dobro da quilometragem. Você terá que ir até Porto Calvo para atravessar a ponte.

Depois da balsa você passará pelas praias de Porto de Pedras, Praia da Laje, São Miguel dos Milagres e por fim a Praia do Marceneiro.

Aproveite e leia também nosso post sobre Maragogi e uma ótima pousada para se hospedar por lá:

Japaratinga e Porto de Pedras

Sacada da Companhia da Lagosta
Restaurante Companhia da Lagosta em Japaratinga

Escolhendo o caminho mais curto com a travessia da balsa você necessariamente terá que passar por Japaratinga e Porto de Pedras. Em Japaratinga o destaque vai para o mirante da Pousada Paraíso do Coqueirais.

Eu nem sabia da existência desse mirante até pouco tempo atrás quando vi as fotos no  blog Rê Vivendo Viagens. É um lugar super bonito e você paga uma entrada baratinha pra subir até o mirante. E por falar em barateza a Renata ainda dá a dica de fazer passeios até as piscinas naturais em Japaratinga mesmo. Sai bem mais em conta.

Ainda em Japaratinga você pode almoçar no restaurante Companhia da Lagosta. ele fica a beira mar, um pouco antes das falésias e do mirante. Você com certeza verá a placa logo que passar o pequeno povoado. Não fomos, mas temos amigos que aprovaram o lugar e a vista.

Praias de Alagoas perto de Maragogi
Praia de Japaratinga, Alagoas

Já do outro lado da balsa fica Porto de Pedras. Também tem praia com água clarinha pra quem quiser se refrescar mas o principal atrativo aqui é o projeto Peixe Boi. Esse projeto participou do quadro “Um por todos e todos por um”, do Caldeirão do Huck.

A associação foi criada para ajudar a preservar esse animal que está ameaçado de extinção. Os turistas que quiserem podem fazer um passeio de jangada pelo rio Tatuamunha para tentar avistar esses enormes peixes. A gente marcou bobeira de não ter ido nesse passeio, mas se voltarmos para o Alagoas com certeza entrará na lista.

Praias de Alagoas perto de Maragogi - entrada do projeto Peixe Boi
Projeto Peixe Boi

Praia da Laje – Praia do Patacho

A Praia da Laje fica um pouco mais a frente da praia do Patacho, aquela que tem os coqueiros praticamente deitados onde todo mundo gosta de tirar fotos. A gente na verdade foi até a Praia da Laje achando que estava no Patacho, e não viu nenhum coqueiro deitado, só agora entendemos porque.

Mas apesar desse equívoco a praia não deixa nada a desejar no quesito beleza. Água em diversos tons de azul e verde e coqueiros até onde a vista alcança. Chegar até ela sem ter contratado um buggy não é tarefa das mais fáceis pois não há sinalização indicando o lugar. A estradinha de areia também não é das melhores, então se estiver com carro baixo e tiver chovido tenha cautela para não atolar.

Para chegar até a Praia da Laje esteja atento a Igreja de São José, que fica na pracinha da vila de Lajes. Na pracinha vire à esquerda e siga até chegar na praia. Não espere estrutura para os turistas. Essa é uma praia bem vazia, com apenas alguns ambulantes vendendo bebidas e nada de cadeiras e guarda sol. Apesar de ser lindíssima não gostamos muito do banho, pois ela tem diversos buracos e no dia que fomos tinha bastante algas. A sensação de algas batendo nas pernas não é das minhas favoritas.   

praia da laje ao lado da praia do Patacho
Praia da Laje, que fica ao lado da praia do Patacho

Veja também:
Praia dos Carneiros: fotos para inspirar a sua viagem

São Miguel dos Milagres

Das praias de Alagoas a que eu achei mais bonita foi a Praia do Riacho em São Miguel dos Milagres. Posso ter sido influenciada pelo casamento famoso, mas com certeza o Whindersson e a Luisa escolheram um lugar belíssimo para casar.

Quando chegamos até a praia do Riacho começou uma garoa, misturada com sol. Nessa hora a água estava com uma coloração incrível. Imagino que nos dias de muito sol aquele marzão deve ficar ainda mais lindo.

São Miguel dos Milagres com chuva

Caminhamos até a Capela mas não conseguimos entrar pois estava fechada. A construção é super simples, mas a natureza é exuberante. Voltamos pro estacionamento sob uma chuva refrescante e antes de partir para a Praia do Marceneiro almoçamos no restaurante, a beira da praia e onde deixamos nosso carro estacionado sem nenhuma cobrança.

São Miguel dos Milagres com diversos barcos
Essa foto foi tirada em dezembro, por uns amigos. Quando fomos em maio (fotos da igreja), a água não estava tão linda assim, mas já nos impressionou.

Gosta de fotos de viagem? Conheça nosso instagram @viajantesporopcao

Praia do Marceneiro

A última das praias de Alagoas que visitamos foi a Praia do Marceneiro. Ela não tem muita estrutura para o turista, nem barraquinhas nós vimos.. Como havia começado a chover não tinha quase ninguém na praia, um dos motivos pelo qual a gente gostou bastante.

Praias de Alagoas perto de Maragogi - praia do Marceneiro
Praia do Marceneiro, Alagoas

A faixa de areia é bem extensa e a água é super calma. Deve ser uma delícia ficar ali deitada curtindo um sol. Como estava chovendo a visita foi rápida, mas achamos um lugar muito interessante, e que merece um retorno. É um lugar pra quem pretende descansar, já que não tem nenhuma estrutura para badalação.

coqueiros na praia do Marceneiro

Depois de conhecer algumas praias de Alagoas você pode definir melhor o seu roteiro e escolher quantos dias ficar em Maragogi para conhecer as belezas que o litoral do estado de Alagoas oferece. Se você já foi pra lá conta pra gente qual gostou mais ou se você descobriu alguma outra joia escondida.

Um abraço e muitas viagens!

Gostou desse post? Compartilha com os amigos e salva no Pinterest


 

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de descontona primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *