Onde fica a Estátua da Liberdade e como visitar a coroa

Se você chegou até aqui querendo saber onde fica a Estátua da Liberdade serei bem direta: ela fica em Nova York, em uma ilha no meio da baía superior, onde desembocam os rios Hudson e East.

Mas agora que você já sabe a resposta não vai embora ainda. Fica!!! Temos muitas curiosidades e dicas práticas para você visitar inclusive a coroa da Estátua da Liberdade. Vem com a gente!!

onde fica a estátua da liberdade
Gente, fiquei um pouco decepcionada com o tamanho da Estátua da Liberdade. Achava que era maior – Onde fica a Estátua da Liberdade?

Mais sobre Nova York por aqui:
+ Soho em Nova York e outros lugares descolados
+ Lojas em Nova York que vale a pena conhecer

Onde fica a estátua da liberdade e como chegar lá?

Ok, você já sabe que fica em Nova York, mas agora eu vou te contar como você faz para chegar até a ilha Liberty. A ilha fica ao sul de Manhattan e você poderá pegar um barco saindo de dois pontos: do Battery Park, em Manhattan ou do Liberty State Park, em New Jersey.

Independente de onde você pegue o barco ele vai parar tanto na ilha Liberty, para você poder ver a Estátua, quanto na Ilha Ellis, onde fica o Museu da Imigração.

Onde fica a Estátua da Liberdade? Ela fica em uma ilha, mas você também pode enxergá-la do Battery Park

E como chegar ao ponto de embarque?

Se você estiver em Manhattan a melhor forma de chegar ao Battery Park é utilizando o metrô R ou W (linha amarela) até a estação White hall – South Ferry.

Dali você terá que andar apenas poucos metros até o Castle Clinton, local onde você terá que trocar ou comprar seu ingresso e onde você embarca para a ilha.

Caso você prefira sair de New Jersey a estação mais próxima é a Liberty State Park, do metrô de superfície (HBLR). O local também é facilmente acessado por carros e tem estacionamento. 

Ingressos para a Estátua da Liberdade

Não seja enganado por diversos sites da internet que vão tentar te vender ingressos para visitar o pedestal e a coroa da Estátua da Liberdade. A maioria dos sites compra e revende os ingressos, cobrando um preço maior por eles. 

O site oficial para a venda de ingressos é o Statue Cruises. Comprando por lá o valor dos ingressos para a ilha e/ou pedestal saem por U$ 9.00 crianças de 4 a 12 anos, U$ 18.50 para adultos até 61 anos e U$ 14.00 para pessoas com mais de 62 anos.

Se você quiser subir até a coroa da Estátua da Liberdade os ingressos custam U$12.00 crianças de 4 a 12 anos, U$ 21.50 para adultos até 61 anos e U$ 17.00 para pessoas com mais de 62 anos. 

onde fica a estátua da liberdade
É no Castle Clinton que você troca seu ingresso comprado online ou compra na hora.

Os valores são os mesmos independente do lugar de partida, Manhattan ou New Jersey. Comprando online você terá que trocar os seus ingressos no Castle Clinton. Se você comprar o ingresso com acesso a coroa receberá uma pulseira para subir até lá.  

Embarque para a Estátua da Liberdade

Quando você compra seu ingresso para ir até a Estátua da Liberdade você tem que escolher um horário de visitação. O site oficial aconselha que os visitantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência para que o embarque possa ser feito com calma. 

Depois dos atentados de 11 de setembro a segurança foi reforçada em todos os monumentos de Nova York. Antes de embarcar para a ilha você terá que passar por um detector de metais, então se prepare para ter que tirar cinto, casaco, gorro, boné e tudo mais que eles acharem necessário. 

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Essa parte é ainda mais chata durante o inverno, quando estamos totalmente empacotados de roupas e temos que tirar cachecóis e casacos. Mas se é para segurança de todo mundo a gente nem reclama muito.

Malas grandes não são permitidas e não há armários nos locais de embarque, então se contente em levar apenas uma pequena mochila. Caso você vá subir até a coroa da Estátua da Liberdade saiba que nem as mochilas são permitidas, mas lá existem armários – não muito grandes – para você guardar seus pertences.

coroa da estátua da liberdade
Esse é o local de embarque na Ilha Liberty, mas vou usar como ilustração porque não tirei fotos no Battery Park. Depois de passar pelo raio-x fiquei até zonza tentando colocar tudo de volta no lugar.

Depois de passar por essa parte você entra no barco que vai fazer o percurso até a ilha Liberty. Esse barco tem dois andares fechados e um andar aberto, no topo. A vista lá de cima é a melhor de todas, mas o vento no inverno é de congelar os ossos, então pense bem.

O desembarque e o embarque são feitos no mesmo lugar e como a ilha é pequena não tem como você se perder.  

Conhecendo a Ilha da Estátua da Liberdade

Após sair do barco continue andando em frente que você encontrará uma cabine distribuindo audioguias. Pode parar por ali e pegar o seu, pois ele é de graça.

Se você for subir até a coroa da Estátua da Liberdade aconselho que primeiro dê uma volta na ilha para aproveitar o guia pois na hora de subir você terá que devolvê-lo.

Um pouco mais a frente, ao lado esquerdo fica o Museu da Estátua da Liberdade, que conta a história da construção do monumento, seu significado e o impacto que teve essa grande obra nos Estados Unidos. Outra atração do museu é a tocha original da estátua, que foi substituída em 1986.

onde fica a estátua da liberdade
Esse prédio atrás da bandeira dos Estados Unidos é o Museu da Estátua da Liberadade

Fora esses pontos e a coroa da Estátua da Liberdade o que resta a fazer na ilha e andar e se encantar com o skyline de Manhattan. A vista que se tem dos prédios de Manhattan é maravilhosa e as fotos ficam lindas.

Acesso ao pedestal

Se você tem ingresso para o pedestal ou para a coroa da Estátua da Liberdade você terá que se dirigir para a entrada que fica na parte de trás da Estátua.

Ali ficam os armários, onde você terá que deixar bolsas e mochilas. Só é permitido subir com câmeras fotográficas, remédios e uma garrafa d’água, nada mais. A gente achou um pouco de exagero, mas depois entendeu o motivo.

Do pedestal você pode tirar fotos como essa. Manhattan não é linda? Eu acho

A subida até o pedestal pode ser feita pelas escadas ou por um elevador. Subindo de escadas serão 195 degraus. Não é muito difícil a não ser que você tenha algum problema sério com escadas.

O pedestal é um ótimo lugar para tirar fotos da Estátua mais de perto, mas talvez você tenha que fazer alguns malabarismos para enquadrar todo mundo na foto, se quiser aparecer também.

Subindo até a coroa da Estátua da Liberdade

São poucos os privilegiados que podem subir até a coroa da Estátua da Liberdade. Os ingressos para acessar a coroa são escassos e costumam esgotar com antecedência. Caso você viaje nas épocas de mais calor, sugiro que entre com muita antecedência para adquirir os seus ingressos.

No nosso caso, como fomos no inverno, a procura não era tão grande. Mesmo assim compramos com aproximadamente 45 dias de antecedência. Os ingressos podem ser comprados pelo site da Statue Cruises, que deixarei linkado lá embaixo, em Informações Práticas.

Para chegar até a coroa da Estátua da Liberdade são 154 degraus. Pensando só na quantidade você até pode pensar que é mais fácil que subir até o pedestal, mas você está muito enganado. Aqui a gente descobre o motivo de não poder carregar mochilas. A escada é super pequena e estreita, quase não cabe seu pé inteiro no degrau.

Ela é bem íngreme e em espiral, o que deixa as coisas ainda mais difíceis. Caso não tenha ninguém subindo atrás de você é possível parar no meio do caminho para recuperar o fôlego e observar como é a Estátua da Liberdade por dentro. Um emaranhado de ferro e chapas de cobre, nada muito interessante para nós mortais que não entendemos nada de estruturas.

como é a estátua da liberdade por dentro
Um monte de ferro retorcido e uma escada bem estreita. Assim é a Estátua da Liberdade por dentro.

Quando você chega até o topo vem a decepção: a coroa é toda fechada com vidros que estão super sujos e riscados e a vista nem é tão legal assim.

Aquelas imagens que você vê na internet com as pessoas colocando a câmera pra fora para tirar selfies com a coroa ficarão apenas na internet mesmo. As janelas são lacradas e não tem jeito de colocar sua mãozinha pra fora.

Se você entender inglês pode bater um papo com o guarda que fica lá em cima e talvez descobrir alguma curiosidades, fora isso não tem muito o que fazer além de pensar: Ufa! Consegui sobreviver a essa escada e chegar até a coroa da Estátua da Liberdade. 

coroa da estátua da liberdade
Escada super estreita para subir até a coroa da Estátua da Liberdade. Vai encarar?

Não indico a subida se você estiver com crianças pequenas. Os degraus podem ser bem perigosos para quem ainda não tem controle total dos movimentos. Para todos aquelas pessoas que estão em dúvida fica aqui nosso relato: não é algo sensacional, mas se você quer conhecer vá em frente. Gosto é uma questão muito pessoal.    

Curiosidades da Estátua da Liberdade

  • A Estátua foi um presente da França aos Estados Unidos em 28 de outubro de 1886. Ela simboliza a Liberdade (ah! não diga!!).
  • Ela foi desenhada por Frederick Bartholdi e construída por Gustave Eiffel, aquele mesmo da torre Eiffel de Paris.
Você sabia que a Estátua da Liberdade é feita de cobre?
  • A cor verde da Estátua da Liberdade se deve a ação do tempo sobre o cobre, material do qual ela é feita.
  • A tocha da estátua foi substituída em 1986 e hoje a chama é revestida com ouro 24 quilates.
  • Foram usados 300 martelos diferentes para moldar a estrutura de cobre. Eu nem sabia que existiam 300 tipos de martelos.
  • Só o pedestal tem 27 metros de altura e a Estátua da Liberdade pesa 225 toneladas.
  • Para subir do pedestal até a coroa da Estátua da Liberdade são 154 degraus. E para subir até o pedestal 195 degraus ou elevador.
Essa é a vista que se tem lá de cima da coroa da Estátua da Liberdade. Foi uma decepção, mas seguimos em frente.
  • Os sete espinhos da coroa da Estátua da Liberdade representam os sete oceanos e sete continentes do mundo.
  • A tocha na mão direita simboliza a iluminação, no sentido de esclarecimento/conhecimento. O nome oficial da Estátua é “Enlightening the World” em uma tradução livre: Iluminando o mundo. Eu nem sabia que era esse o nome, e acredito que 99,9% das pessoas ache que o nome dela é Estátua da Liberdade.
  • O documento que a Estátua da Liberdade carrega na mão esquerda representa as leis e em números romanos está escrita a data da independência dos Estados Unidos: 4 de julho de 1776.
  • Existem duas réplicas oficiais da Estátua da Liberdade. Uma delas está em Paris e a outra – pasmem – fica em Maceió, Alagoas. A estátua foi primeiramente enviada ao Forte de Copacabana, mas como o autor da obra – Frederick Bartholdi – era amigo do artista alagoano Rosalvo Ribeiro ela foi transferida para Maceió e pode ser vista na praça Rua Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá. Você sabia que a gente tinha uma dessas aqui no Brasil? Não vale dizer que tem várias na Havan.
onde fica a Estátua da Liberdade
Onde fica a Estátua da Liberdade? Além de Nova York tem uma em Paris e essa aí de cima, que fica em Maceió. Você achou que o Brasil só tinha réplica da Havan? Tá muito enganado.

A ilha Ellis e a volta para Manhattan ou New Jersey

Para voltar para o continente você não precisa marcar horário. É só entrar na fila e esperar pelo próximo barco. As saídas acontecem a cada 20 minutos, então você não terá que esperar por muito tempo.

Saindo da ilha Liberty o barco fará uma parada na ilha Ellis. Você pode completar o seu passeio descendo ali e visitando o Museu da Imigração. Quem assistiu o filme “Hitch conselheiro amoroso” deve lembrar que Will Smith leva sua quase namorada para ver os registros da família dela nesse museu.

A Ilha Ellis também é chamada de Ilha da Esperança e das Lágrimas pois ali era um dos principais pontos de imigração para os Estados Unidos, que funcionou durante 62 anos e recebeu muitos expatriados.

Um muro no museu da imigração contém mais de 700 mil nomes de pessoas que passaram por ali e estima-se que quase 40% da população americana tem algum parente que tenha chegado aos Estados Unidos através da Ilha Ellis.

Caso não queira descer, é só esperar alguns minutos que o barco segue em direção a Manhattan ou New Jersey, conforme a sua escolha.

E aí, gostou desse post? Compartilha ele com a galera e salva no Pinterest para nos ajudar a alcançar mais pessoas apaixonadas por viagens.

Um abraço e muitas viagens!!!

Leia também:
+ Palácio de Versalhes – a casa de Maria Antonieta
+ Museus Getty, museu Lacma e Disney Concert Hall

Informações Práticas – Onde fica a Estátua da Liberdade e como subir até a coroa

Endereço: Castle Clinton, no Battery Park ou Liberty State Park, em New Jersey
Metrô mais próximo: White Hall – South Ferry
Horário: primeiro barco às 08h30 e último às 15h30 saindo do continente. O último barco saindo da ilha é às 17h. Os barcos fazem o trajeto a cada 20 minutos.
Ingressos: para ilha ou acesso ao pedestal: U$ 9.00 crianças de 4 a 12 anos, U$ 18.50 adultos e U$14.00 pessoas com mais de 62 anos. Para visitar a coroa da Estátua da liberdade: U$ 12.00 crianças de 4 a 12 anos, U$ 21.50 adultos e U$17.00 pessoas com mais de 62 anos.
Site Oficial: Statue Cruises, esse é o único que vende os ingressos oficiais. Os outros sites cobram uma porcentagem pelos ingressos.  
Quanto tempo dura o passeio: no mínimo 2 horas e meia para conhecer apenas a ilha da Estátua. Se for para Ellis Island adicione mais tempo nesse cronograma.


PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *