Museus Getty, Museu Lacma e o Disney Concert Hall

Tá pensando que em Los Angeles só tem praia e gente famosa?? Não vou negar que uma boa parte é isso sim, mas visitamos alguns museus também. Se você é daqueles que torce o nariz para obras de arte e não tem muita paciência pra ficar admirando quadros e gravuras vou te dar alguns outros motivos para conhecer os Museus Getty, Museu LACMA e de quebra ainda o belíssimo Disney Concert Hall.

Museu Getty Center

O Getty Center é um museu que fica nas colinas de Santa Mônica e foi inaugurado em 1997. O ingresso é gratuito, o que já um ótimo motivo para você querer visitá-lo. A arquitetura do lugar é fantástica e um segundo bom motivo seguida pela vista que se tem de Los Angeles e do pacífico que é deslumbrante. Quer mais?

Entrada do Getty Center com uma arquitetura cheia de linhas e curvas e coberta de mármore travertino

Os pavilhões do Getty Center

O museu é dedicado às artes Americana e Européia desde o período medieval até o dias atuais. Existem 4 pavilhões além das esculturas modernas que ficam na parte de fora do museu. O pavilhão Norte é dedicado às pinturas até o ano de 1600 e esculturas da época da renascença. No pavilhão Leste estão as artes barrocas do início do século XVII e o mobiliário italiano de 1600 a 1800. Já o pavilhão Sul estão as pinturas do século XVIII e grande parte do mobiliário europeu do anos 1800, inclusive com cômodos inteiros para apreciação. O último pavilhão, oeste, abriga a coleção mais atual de mobiliário e pinturas e esculturas, a partir do século XIX e também uma mostra de fotografia.  

Como a quantidade de itens do museu é enorme muitas exposições são temporárias. Isso inclusive é uma forma de conservar as obras, que expostas a luz por um longo período de tempo podem perder suas características originais. Caso você se interesse bastante por arte pode fazer um dos tours guiados que o museu disponibiliza diariamente e podem ser consultados aqui.

Quadro das tulipas de VAn Gogh predominantemente verde, azul marron
Um Van Gogh no museu Getty Center

Os jardins e a arquitetura

Antes de ir embora, depois de visitar as magníficas obras de dentro do museu passeio pelos jardins e veja como eles também foram detalhadamente elaborados. O jardim central recria quase que um labirinto, com formas arredondadas e plantas cuidadosamente podadas. Na direção do prédio central podemos ver as bougainvilles entrelaçadas em estruturas metálicas imitando a forma de árvores. Também há um jardim de Cactus que mistura-se a vista espetacular de Los Angeles e um jardim de esculturas modernas, que confesso que achei bonito mas não entendi muito o que elas representavam.

Para deixar tudo isso ainda mais aparente o prédio principal tem um equilíbrio entre linhas retas e curvas, todo revestido em pedras de mármore travertino trazidos diretamente da Itália, que somam 16 mil toneladas. O material foi escolhido para refletir algumas qualidades que o Getty preza: solidez, perfeição, vivacidade e simplicidade.   

No museu existem diversas obras de arte anteriores ao século XX. Para citar alguns artistas famosos, lá você vai encontrar quadros de Van Gogh e Renoir e uma biblioteca que tem mais de 1 milhão de volumes sobre a história da arte. É coisa pra caramba!!! Aproveite a visita e passeie sem pressa pelos jardins, que são lindos e dizem que ver o pôr do sol de lá de cima é uma experiência única.

Jardim de cactus com a cidade de Los Angeles ao fundo
Bougainvilles do Getty com o prédio principal ao fundo e céu azul.

Gosta de museus? A gente conheceu alguns e mostra pra você nesses posts aqui:

Getty Villa

O Getty Villa, co-irmão do Getty Center, é outro museu fantástico e fica no caminho para Malibu, em Pacific Palisades. Ele é voltado para as obras da antiguidade grega e romana e sua arquitetura recria uma das vilas romanas encontradas nas escavações de Pompéia, a Villa dei Papiri. A entrada do museu é gratuita, mas é necessário realizar uma reserva antecipada no site, clicando aqui. Se você for visitar os dois museus Getty no mesmo dia você pagará apenas uma vez o estacionamento. Para isso é necessário pedir um cupom no balcão de informações.

Entrada do Getty Villa com um enorme espelho d'água rodeado de caminhos cobertos e algumas palmeiras

Para mais fotos de viagem acompanhe @viajantesporopcao

Obras de Arte

Diferente do Getty Center as obras de arte do Getty Villa são de períodos bem mais antigos, que variam do período neolítico a 6000 a.c. e vão até o ano 600 d.c. No térreo ficam as obras gregas e etruscas, que vão até o período helenístico, 30 a.c. No andar superior estão as obras romanas, desde 500 a.c até 600 d.c. A variedade de objetos é enorme indo de esculturas até utensílios usados para cozinhar.Para quem está viajando com crianças eles possuem uma sala interativa chamada Family Forum onde os pequenos (ou nem tão pequenos assim) podem desenhar, brincar com a sombra ou assistir alguns vídeos.

Os jardins do Getty Villa são levados muito a sério, assim como são no Getty Center. As plantas utilizadas são plantas mediterrâneas, para criar ainda mais a atmosfera greco-romana. São quatro jardins com mais de 300 tipos de plantas incluindo algumas árvores frutíferas e fontes de água. Para fechar em grande estilo o Getty Villa ainda conta com um anfiteatro do lado de fora, é pra se sentir em Roma mesmo.

Espelho d'água visto da entrada do museu getty villa. Há uma estátua de costas, árvores baixas ao redor junto com uma passarela coberta ao estilo romano

LACMA – Los Angeles County Museum of Art

O último museu da nossa lista é o LACMA, pertinho de West Hollywood. Demos com a cara na porta pois estava fechado quando fomos mas confesso que eu tava mesmo querendo ver uma obra que fica na parte de fora do museu. A obra se chama Urban Light e é composta de 222 postes de ferro revitalizados e dispostos de forma alinhada mas com alturas diferentes. É bem possível que você já tenha visto em algum filme ou clipe. Tiramos algumas fotos de manhã e quis voltar pra tirar algumas a noite, com a iluminação ligada. Foi no retorno que descobrimos o motivo do museu estar fechado. Naquele dia aconteceu no museu uma festa do Martin Scorcese. Acabamos bancando os paparazzi e a história todo você pode ler em Calçada da Fama e a busca pelos famosos.

Se você se interessou pelo LACMA saiba que as exposições de lá são bem variadas. O museu tem muita coisa da antiguidade, desde coleções de arte japonesa até arte islâmica e colonial. Além disso existem diversas exposições temporárias de arte contemporânea, que mudam de acordo com a época do ano.

A obra Urban Lights no LAcma que consiste em diversos postes de rua das décadas de vinte e trinta enfileirados e em diversas alturas.
Postes do LACMA vistos durante a noite todos iluminados e durante a chagada de famosos para a festa do Martin Scorcese
Festa do Martin Scorcese e a gente tentando ver os famosos.

Bônus – Walt Disney Concert Hall

Como bônus para esse post cheio de cultura em Los Angeles apresento a vocês o Walt Disney Concert Hall. Ele não é um museu, mas faz parte da cena cultural de Los Angeles por ser uma sala de Concertos.

O edifício que pode chocar alguns é projeto do arquiteto Frank Gehry, cuja arquitetura tem estilo desconstrutivista.O arquiteto foi o vencedor de um concurso realizado em 1988 disputando o projeto com mais dois arquitetos. A inauguração da obra ocorreu em outubro de 2003 e a sala de concertos comporta até 2400 pessoas. A estrutura do edifício é toda em aço e parecem diversas chapas retorcidas. Você curte esse tipo de prédio ou prefere os mais normais?  

Placa com o nome da sala de concertos.

Um abraço e muitas viagens!!!

Informações Práticas

Getty Center

Onde fica: N Sepulveda Blvd & Getty Center Dr, Los Angeles
Horário de funcionamento: de terça a sexta e domingos das 10h às 17h30 e sábados das 10h às 21h. Fechados às segundas.
Quanto custa: a entrada é grátis, mas se for de carro terá que pagar estacionamento. Custa $15 até às 15h e $10 após esse horário. Se for visitar o Getty Villa peça um cupom no balcão de informações para não pagar estacionamento lá.
Mais Informações: Diretamente no site do Getty

Getty Villa

Onde fica: 17985 Pacific Coast Highway, Pacific Palisades, Los Angeles
Horário de funcionamento: de quarta a segunda das 10h às 17h. Fechado às terças.
Quanto custa: a entrada é grátis mas você tem que agendar a visita nesse site aqui. Se for de carro terá que pagar estacionamento. Custa $15 até às 15h e $10 após esse horário. Se for visitar o Getty Center peça um cupom no balcão de informações para não pagar estacionamento lá.
Mais Informações: Diretamente no site Getty Villa

LACMA

Onde fica: 5905 Wilshire Boulevard, Los Angeles
Horário de funcionamento: Segundas, terças e quintas das 11h às 17h, sextas das 11h às 20h e sábados e domingos das 10h às 19h. Fechado às quartas
Quanto custa: $25 adultos e $21 maiores de 65 e estudantes, Crianças não pagam.
Mais Informações: Diretamente no site LACMA

Gostou desse post? Compartilha ele com os amigos e salva no Pinterest.

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de descontona primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *