Bem vindos a mais um post da Série Viagens Imaginárias. Hoje nós vamos descobrir o que fazer no Espírito Santo, a terra dos capixabas.

E por falar em capixaba, você sabe a origem desse nome? Eu tinha curiosidade mas nunca havia pesquisado sobre isso. Para escrever sobre o Espírito Santo eu recorri ao meu amigo Google e descobri que capixaba vem do tupi guarani e significa roça ou plantação.

No início da ocupação da cidade de Vitória os moradores da cidade costumavam chamar assim os índios que viviam por ali. O termo capixaba pegou e hoje em dia designa todos os moradores do Espírito Santo.

E se você quiser conhecer lugares incríveis de outros estados brasileiros e só clicar aqui – Viagens Imaginárias – que já tem post do Paraná, São Paulo, Bahia, Amazonas, Goiás e Paraíba.

O que fazer em Vitória?

Uma coisa que eu descobri escrevendo esse post é que Vitória é formada por um conjunto de ilhas e alguns bairros ficam na parte continental. Você sabia? Antigamente mais de 50 ilhas faziam parte de Vitória, mas muitas delas foram aterradas no decorrer do desenvolvimento da cidade.

Já ouvi muita gente falando falando bem de Vitória, inclusive comparando com a cidade do Rio de Janeiro, o que pra mim é um elogio.

Confesso que o Espírito Santo, e Vitória, nunca estiveram no topo da minha lista de lugares para conhecer, mas depois de pesquisar um pouquinho sobre o estado eu já mudei de ideia. Então bora descobrir o que fazer em Vitória.

Onde se hospedar em Vitória:
– Sheraton Vitória
– Bristol Alameda Vitória

Palácio Anchieta

O início da sua construção foi em 1570, com a ajuda do Padre José de Anchieta. Na época a construção tinha o intuito de reconstruir uma igreja e também abrigar o colégio São Tiago e apenas anos depois virou sede do estado do Espírito Santo.

O prédio passou por alguns incêndios mas desde 1798 mantém a configuração atual. Em 1945 o nome que antes era Palácio do Governo passou a ser Palácio Anchieta, em homenagem ao padre que iniciou sua construção.

Foto de @philippe.modolo

O Palácio Anchieta está aberto a visitação pública gratuita desde 2009. De terça a sexta é possível visitar acervos arqueológicos e pinturas. Aos sábados e domingos os salões também são abertos a visitação, incluindo o Salão do Governador.

Convento da Penha

O Convento da Penha entrou na lista do que fazer em Vitória mas na verdade ele fica numa cidade vizinha, Vila Velha.

Construído no topo de um penhasco de 154 metros de altura e há apenas 500 metros do mar o Convento da Penha é um lugar de vista magnífica. Dali é possível ver a Terceira Ponte e Vitória ao fundo. 

A capela foi erguida em 1568 e recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha. Depois de muitas reconstruções, atualmente o complexo do Convento da Penha tem mais de 632 mil metros quadrados. 

Foto de @conventodapenha

O conjunto arquitetônico da época colonial foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1943. A igreja tem piso de marchetaria, que é como um mosaico com peças de madeira, e o altar tem madeira de cedro entalhada e colunas de mármore, além da imagem da Virgem da Penha que foi trazida de Portugal em 1569.

Lá também é possível visitar a Sala de Exposições, a gruta Frei Pedro Palácios e para quem estiver disposto pode subir até o topo a pé, pela Ladeira da Penitência. São sete voltas distribuídas em 457 metros em meio a natureza. Se até D. Pedro II passou por ali em 1860 acredito que você também consegue.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Paneleiras de Goiabeiras

As comidas típicas do Espírito Santo, como a Moqueca e a Torta Capixaba, são geralmente cozidas em panelas de barro.

E se você é um amante da gastronomia, ou só um curioso mesmo, pode visitar a Associação das Paneleiras de Goiabeiras. São chamadas de paneleiras as artesãs que fazem as panelas tradicionais, com praticamente a mesma técnica que era utilizada pelos índios muitos anos atrás.  

Foto de @puroesemacucar

O ofício passado de geração para geração era realizado em casa, mas hoje um galpão recebe as paneleiras, que podem trabalhar e vender suas peças de forma individual.

O galpão virou ponto turístico e a atividade de tornou Patrimônio Imaterial do Espírito Santo. Lá você pode acompanhar um pouco do processo de produção e também levar pra casa um produto feito artesanalmente.

Instituto Baleia Jubarte

Se você leu o post sobre a Bahia deve ter visto que Abrolhos é um dos lugares que as baleias jubarte escolhem para se reproduzir.

Pois as baleias gostam também do Espírito Santo e em Vitória é possível visitar o Instituto Baleia Jubarte. Esse instituto monitora as baleias desde os anos 90 para pesquisa e resgate daquelas que encalham nas praias.

Atualmente, em parceria com agentes turísticos, promove o turismo responsável de observação desses animais.

A parceria com operadoras de turismo garante que os passeios sejam realizados de forma correta, sem prejudicar as baleias. Não é permitido nadar com as baleias e nem realizar mergulhos de observação. Mas isso não impede que você aproveite o espetáculo que deve ser ver uma baleia lançando sua cauda para fora do mar.

Foto de @thalitabanhos

Não deixe de explorar também o Espaço da Baleia Jubarte para saber um pouco mais desses seres marinhos que fazem uma longa jornada da Antártida até o Brasil para se reproduzir.

Curiosidades sobre as Baleias Jubarte:

  • O filhotes de Baleia Jubarte tem 4 metros de comprimento e os adultos chegam a ter 16 metros.
  • A expectativa de vida de uma baleia Jubarte é de 60 anos.
  • Elas são avistadas na costa brasileira de Julho a Novembro.
  • Os machos cantam pra chamar a atenção das fêmeas.

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

Projeto Tamar

Pra quem gosta de conhecer projetos de conservação e recuperação da natureza uma boa opção é conhecer o projeto Tamar, que fica na Enseada do Suá.

O projeto é recente e lá você tem acompanhando de um biólogo na visita e pode tirar todas as suas dúvidas sobre as tartarugas. Na entrada do espaço existem estátuas com tartarugas em seu tamanho natural, para que o visitante possa ter noção de quão grande uma tartaruga adulta pode ser.

Foto de @sabrinaaguiar31

Ali também está o esqueleto de uma tartaruga gigante, que foi encontrada nos Estados Unidos e teria vivido a 70 milhões de anos.

Mas a parte mais interessante mesmo são os tanques de tartarugas. O menor deles recebe as tartarugas filhotes que necessitam de algum tipo de assistência. Às 16h os tratadores alimentam os filhotes e se você estiver por lá nesse horário talvez possa ajudá-los.

O tanque maior é montado em um barco e mostra o risco dessa espécie ser capturada durante a pesca.

Esse grande tanque também possibilita que os visitantes entrem por um túnel para poder observar as tartarugas embaixo d’água.  Pra finalizar o passeio você pode sentar debaixo de uma árvore no mirante e apreciar a bela vista da baía de Vitória.

O que fazer no Espírito Santo? Pedra Azul

O Parque Estadual de Pedra Azul recebeu esse nome porque as pedras refletem uma cor azulada, dependendo da incidência da luz. Em alguns momentos do dia essa cor pode se transformar em verde e até amarelo.

A Pedra Azul tem 1882 metros de altitude e grudadinho nela fica a pedra do lagarto, que realmente parece um lagarto subindo.

Foto de @joaossalazar

O parque tem trilhas que podem ser exploradas por conta própria e outras que só se pode fazer com acompanhamento de um guia. É o caso da trilha que chega até as piscinas naturais que se formam em grandes buracos na rocha. Esse passeio deve ser agendado com antecedência.

Escaladas no Parque Estadual de Pedra Azul devem ser agendadas com antecedência também e existem algumas empresas na região que cuidam de toda a logística. Pode ser feita por iniciantes mas requer um grande esforço. 

Além do parque, pousadas e restaurantes contribuem para que a região seja um dos lugares mais procurados por turistas. Com influência italiana os lugares são charmosos e ainda trazem mais opções de atividade como passeios a cavalo e quadriciclo.

Onde se hospedar em Domingos Martins:
– Eco Pousada Quaresmeiras
– Pousada Pouso do Barão

O que fazer no Espírito Santo? Mosteiro Zen do Morro da Vargem

Em 1974, em cima de um morro com a vegetação de Mata Atlântica devastada surgiu o primeiro mosteiro Zen da América Latina, o Mosteiro do Morro da Vargem.

Um dos preceitos do budismo é respeito por todas as formas de vida e portanto desde o início do mosteiro começou-se um trabalho de recuperação da Mata Atlântica. Hoje os monges são responsáveis por uma área de 150 hectares e o Mosteiro tornou-se um Pólo de Educação Sustentável.

Foto de @danielcmenezes

É possível visitar os mosteiros apenas aos domingos, com entradas permitidas das 08h às 10h e permanência até às 12h. Durante o período os visitantes são conduzidos por um roteiro histórico e cultural, onde são apresentados os templos e demais instalações. É possível fazer trilhas e também participar de uma oficina de zazen (mindfullness).

Caso você queira uma imersão mais profunda na tradição budista o Mosteiro Zen do Morro da Vargem oferece diversos retiros durante o ano, com duração de três dias a uma semana.  

Você também pode gostar de ler:
+ Centro do Rio de Janeiro – o que fazer em 1 ou 2 dias
+ Foz do Iguaçu | Parque das Aves e Marco das três fronteiras

O que fazer no Espírito Santo? Guarapari e a Lagoa de Coca Cola

Guarapari é um destino muito procurado por capixabas e mineiros para curtir a temporada de verão. As praias,com boas ondas o ano inteiro, atraem bastante surfistas.

Mas apesar das belas praias eu escolhi Guarapari para entrar na lista do que fazer no Espírito Santo por outro motivo, pela Lagoa dos Caraís, mais conhecida como Lagoa da Coca-Cola.

A lagoa fica dentro do Parque Estadual Paulo César Vinha, que tem a missão de preservar uma faixa contínua de restinga. 

O que atrai a atenção de curiosos, como eu, para essa lagoa é a sua coloração avermelhada, que se assemelha muito a Coca-Cola. 

Foto de @marcela.vgarcia

Quem leu o post sobre o Amazonas pode se lembrar que o Rio Negro tem a cor mais escuro devido a intensa decomposição vegetal que ocorre no rio. Aqui o fenômeno é parecido, muita matéria orgânica faz com que a água tenha variações de cor.

A água morna e calma é um convite para o relaxamento. E logo ali, a poucos passos de distância o mar azul do Espírito Santo contrasta com as águas escuras da lagoa.

Onde se hospedar em Guarapari:
– Hotel Pousada Caminho da Praia
– Fragata Hotel

O que fazer no Espírito Santo? Parque Nacional do Caparaó

O Parque Nacional do Caparaó fica na divisa dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. É muito visitado por montanhistas pois lá fica o terceiro maior pico do Brasil, o Pico da Bandeira, com 2892 metros.

Foto de @viaje.com.a.josi

Além dos picos, o parque tem diversas trilhas e cachoeiras que podem ser aproveitadas por aqueles que não tem pique e nem experiência para subir montanhas.

É possível acampar no parque. Dos quatro campings existentes, o camping do Terreirão é um ponto estratégico para quem quer subir o Pico da Bandeira, pois fica no último platô. 

Só é permitido pernoitar no parque se fizer reserva antecipada.

Onde se hospedar no Alto do Caparaó:
– Chales Café da Mata
– Pousada Montanhas do Caparaó

O que fazer no  Espírito Santo? Aldeia indígena em Aracruz

Se você se interessa em conhecer outras culturas e costumes em Aracruz você tem a possibilidade de visitar uma aldeia indígena guarani.

A cidade de Aracruz é a única do Espírito Santo que ainda tem ocupação indígena. O projeto de visitação da Aldeia Tematika Tekoá Mirim foi aprovado e regulamentado no final de 2019.

Foto de @rafa_sarmento

Além de estar rodeados de natureza exuberante, os visitantes podem fazer trilhas, passear de barco, participar de rodas de conversa, assistir a apresentações de dança e do coral.

Onde se hospedar em Ibiraçu e Aracruz:
– Bitti Hotel
– IBIS Aracruz

Você também pode experimentar a pintura corporal com tintas da terra e o sabor da culinária tradicional guarani. Se quiser uma lembrança da aldeia os índios vendem o artesanato feito por eles, como chocalhos e colares.

E essas foram as nossas escolhas do que fazer no Espírito Santo.

Se você conhece outros lugares incríveis no estado deixa aqui nos comentários que a gente sempre curte descobrir coisas novas. E já salva esse post no Pinterest pra consultar ele pras suas próximas férias.

Um abraço e muitas viagens!!! (quando for seguro)

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva. Reserve seu hotel com a Booking.comAlugue seu carro com a RentCarsNão viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto. Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis. Gosta de ler? Compre livros e outros produtos com nosso link da AMAZON

Informações Práticas – O que Fazer no Espírito Santo

Palácio Anchieta

Endereço: Praça João Clímaco, 142 – Centro, Vitória
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 09h às 17h e sábados e domingos, das 09h às 16h.
Mais informações: (27) 3636-1032

Espaço Baleia Jubarte

Endereço: R. Judite Maria Tovar Varejão, 1 – Enseada do Suá, Vitória
Mais Informações: (27) 98825 0440

Convento da Penha

Endereço: R. Vasco Coutinho – Prainha, Vila Velha
Horário de Funcionamento: de segunda a quinta, das 08h às 12h e de sexta a domingos, das 08h às 16h.
Mais Informações: no site do Convento

Paneleiras de Goiabeiras

Endereço: R. das Paneleiras, 55 – Goiabeiras, Vitória
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 08h às 18h e domingos das 09h às 15h
Mais Informações: (27) 3327-0519

Projeto Tamar

Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 700, Vitória
Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 8h30 às 17h.
Mais Informações: (27) 3225-3787

Pedra Azul

Escalada: http://www.misturaturismoeaventura.com.br/  

http://www.planetavertical.com.br/escalada-guiada/pedra-azul-2/

Mosteiro Zen do Morro da Vargem

Endereço: BR 101, Km 217, s/n Zona Rural, Ibiraçu
Horário de visitação: apenas aos domingos, das 08h às 10h com permanência até às 12h. Em dias chuvosos e quando há algum evento o mosteiro não abre a visitação aos domingos. Antes de ir confirme pelos telefones (27) 3257-3030 e (27) 99743-6285.
Entrada: R$ 10,00 adultos e R$ 5,00 crianças
Mais informações: no site do Mosteiro http://www.mosteirozen.com.br/

Parque Nacional do Caparaó

Endereço: Portaria de Pedra Menina – Vale Verde Zona Rural, Alto Caparaó
Horário de Funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h
Mais Informações: no site do Parque

Aldeia Tematika Tekoá Mirim

Endereço: Rodovia ES-010, km45, após a ponte do Rio Piraquê-Açu, distrito de Santa Cruz, Aracruz
Agendamentos e consulta de valores: (27) 99606-2754 (Cacique Kara’í Werá) ou (27) 99959-6939 (Kara’í Mirim)

Bru Odppes

Veja os comentários

  • Faltou o melhor restaurante para saborear a melhor MOQUECA.
    CANTINHO DO CURUCA na Praia ? de Meiaipe
    SENSACIONAL

    • Oi, Luiz!! Que falha a minha. Está aqui registrado. Quando for pro Espírito Santo vou provar. Obrigada pela sua dica.

  • Sobre moqueca capixaba, nossa preferida é a da Cabana do Roque em Ponta da Fruta. Moqueca de badejo e moqueca de banana da terra ... Ai que delícia! Que saudade ...

    • Oi, Claudia. Obrigada pelas suas dicas. Quando formos pra lá já sabemos onde comer e mais lugares para visitar. Um abraço, Bruna

  • Sobre lugares para conhecer, passear e visitar ...
    _ Parque Botânico da Vale (Vitória)
    _ Museu do Trem da Vale (Vila Velha)

  • Tudo muito bom. Mas pra ser perfeito faltou falar nas numerosas praias. Não sou muito fã de praia, pra ser sincera gosto mais de montanha. Diga-se de passagem adoro Domingos Martins. Porém fico encantada quando chego na Praia dos Padres. Pra mim é um mundo a parte. Já escrevi um livro sobre minhas viagens e tenho uma página especial sobre a Praia dos Padres. É um verdadeiro poema!

    • Oi, Maria Cecilia. Eu sou fã de praias, mas foquei em outros lugares que geralmente são menos divulgados. Já anotei aqui a dica da Praia dos Padres. Que legal que você tem um livro sobre suas aventuras, qual o título? Agradeço o seu comentário e espero te reencontrar por aqui. Um abraço, Bruna

      • Muito bom mas nem tudo foi dito. Você não falou nas praias que todo mundo gosta. pra ser sincera não sou muito fã de praia, gosto mais de montanha. Porém em Guarapari

        • O meu livro é "Memórias Afetivas Da Minha Vida", não coloquei a venda. Distribui para amigos e familiares. Foi em 2017 Já fiz crônicas sobre Ouro Preto, Trindade , Campos de Jordão, São João Del Rei e outros .

  • Outros lugares sensacionais em Vila Velha são as Ilhas de Itatiaia e Pituã, ambas você consegue ir de barco com as equipes dos pescadores da colônia de Itapuã.
    Também vale a pena subir o Morro do Moreno e curtir a vista lá de cima

    • Tô adorando essas dicas. Obrigada, Vinicius. Nossa visita ao Espírito Santo será longa. Um abraço, Bruna

  • Conhecer o ES, não estava nos planos, somos amantes das praias brasileiras, após conhecer o nordeste, descidimos dar um volta por Guarapari, Vila velha e Vitória.
    Praias muito bonitas, mas não possuem a beleza exuberante, água gélida e poucas ondas, onde somente pude ver em vila velha na praia de Itaparica.
    Se você ainda não conhece as praias do nordeste brasileiro, não perca mais tempo.

    • Oi, Otaviano. Conhecemos apenas algumas de Alagoas e Pernambuco. Nosso litoral é bastante diversificado e tem praia pra todo gosto né? Obrigada pelo seu comentário. Um abraço, Bruna

  • Oi esqueceu de falar de Augusto Ruschi, é capixaba de Santa Teresa e foi o maior defensor da ecologia no Brasil
    Talvez no mundo
    Um abraço

    • Oi, Marcos!! Não conhecia Augusto Ruschi mas acabei de pesquisar sobre ele. Realmente o trabalho que ele fez é muito bonito e importante. Agradeço a sua dica, Bruna

  • Muito bom mas nem tudo foi dito. Você não falou nas praias que todo mundo gosta. pra ser sincera não sou muito fã de praia, gosto mais de montanha. Porém em Guarapari

  • Tem muito conteúdo neste poste, mas o ES ainda tem muito mais cidades para conhecer como itaunas (dunas), Santa Tereza, Castelo, Pancas, etc, etc. Aqui temos cachoeiras, museus, roteiros gastronômicos, história, montanhas (além da pedra azul), parques aquáticos, reservas ecológicas acessíveis, etc, etc, etc.

    • Oi, Edvander!!! Nessa série de posts eu coloquei um limite que eram 5 atrações na capital e 5 no resto de estado, então não deu pra abranger todas as belezas do estado. Agradeço a sua contribuição e espero conhecer logo o estado. Um abraço, Bruna

  • Estive em Vitória , adorei tudo lá, muitas praias lindas. A cidade tem uma ciclovia que ajuda muito na mobilidade. Fiquei no Sheraton , na praia do canto. Com certeza pretendo voltar , me encantei com tudo. Boa comida , fácil de chegar a qualquer lugar ,atende a todos os gostos: crianças, jovens e até pessoas d terceira idade.Acho que o turismo deveria ser mais divulgado. Não deve nada a Florianópolis, sem contar que é muito mais barato viajar para o Espírito Santo do que para Santa Catarina.

    • Oi, Roseli!! Obrigada pelo seu comentário. Fico feliz que tenha gostado de Vitória. Pelas pesquisas que eu fiz tive uma ótima impressão da cidade e espero conhecer logo. Um abraço e muitas viagens, Bruna.

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás