Seguimos desbravando nosso Brasil virtualmente e escolhendo ótimos lugares para visitar. O post de hoje tem informações sobre o que fazer na Bahia. Vem ver!!! 

Primeiro estado do Nordeste que aparece na nossa série Viagens Imaginárias e um dos estados que a gente ainda não conheceu. Se você é da Bahia e conhece outros lugares que a gente não escolheu, deixa nos comentários sua sugestão que aumentar a lista de viagens é sempre bom.

A gente já falou do Paraná, São Paulo e Goiás e você pode ler aqui embaixo sobre cada um deles:
+ O que fazer no Paraná?
+ O que fazer no estado de São Paulo?
+ O que fazer em Goiás?

Pra quem leu o título Viagens Imaginárias e ainda não sabe o que é isso eu explico. A série de postagens surgiu durante a pandemia e como as viagens estavam (ainda estão) fora de cogitação resolvi pesquisar lugares pelo Brasil que dariam uma ótima viagem.

Mas vamos deixar de enrolação e começar logo a te contar o que fazer na Bahia.

O que fazer em Salvador?

Vamos começar nossas andanças pela Bahia com Salvador, capital do estado. Podem me achar meio alienada mas eu juro que não sabia que o nome Salvador era relacionado ao São Salvador, Jesus Cristo. Você sabia?

A cidade foi fundada em 1549 e já nasceu importante, foi capital do Brasil até 1763. A mando do rei de Portugal, o navegador Tomé e Sousa já chegou com a missão de fundar uma cidade-fotaleza que seria denominada de São Salvador.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Pela topografia acidentada da região a cidade foi dividida em alta e baixa e hoje é um dos destinos mais procurados pelos turistas no Brasil. Isso se deve principalmente pela cultura soteropolitana, bastante conhecida pela música, culinária e pelo sincretismo religioso.

Então vamos logo falar sobre os 5 lugares que eu selecionei para conhecer em Salvador. Estão prontos?

Onde se hospedar em Salvador:
– Grande Hotel da Barra
-Novotel Salvador Rio Vermelho

Mercado Modelo

Vamos começar nosso passeio em Salvador pela cidade baixa e conhecer o Mercado Modelo. O prédio onde o mercado funciona atualmente é da metade do século XIX e já foi utilizado como alfândega da cidade.

O Mercado Modelo tem mais de 250 lojas de artesanato onde você poderá comprar inclusive aquele berimbau que não vai saber como levar pra casa depois.

Foto por @31.demaio

Já li relatos na internet que os produtos são caros por lá, mas também fiquei sabendo que é o melhor lugar para praticar um “esporte” bem conhecido em Salvador, a pechincha.

Aos sábados, nos fundos do Mercado Modelo, você poderá apreciar apresentações de capoeira. Um bom incentivo para aprender a tocar o berimbau que você acabou de comprar.

Elevador Lacerda

Pertinho do Mercado Modelo fica o Elevador Lacerda. Você sabia que ele é o primeiro elevador urbano do mundo e o mais alto?

O Elevador foi construído para ligar a cidade baixa, saindo da Praça Cairu, a cidade alta, chegando na Praça Tomé e Sousa.

A construção, que hoje tem estilo Art Deco, ficou conhecida inicialmente como parafuso, mas em 1896 seu nome foi oficializado como Elevador Lacerda, em homenagem ao seu idealizador, Antonio Lacerda.

Foto por @caique.bouzas

O Elevador Lacerda transporta em média 28 mil pessoas por dia, num sobe e desce que demora aproximadamente 30 segundos. E o melhor de tudo é que o passeio de elevador custa apenas R$ 0,15. Quando estiver em Salvador separe as moedinhas para não perder essa experiência.

Palácio Rio Branco

Saindo do Elevador Lacerda você estará na Praça Tomé e Sousa, que também é cenário da nossa próxima dica do que fazer em Salvador, conhecer o Palácio Rio Branco.

Esse Palácio é tão bonito que dizem que os moradores da cidade o reverenciavam tirando o chapéu quando passavam por ali. Não sei se a história é verdadeira, mas de fato existe uma Rua chamada Tira Chapéu em seus arredores.

O Palácio Rio Branco tem a mesma idade de Salvador, pois sua primeira versão foi construída logo na chegada de Tomé e Sousa, em 1549. Ele foi sede do governo do Brasil por mais de 200 anos.

O local tem uma vista magnífica da baía de Todos os Santos e foi esse um dos motivos de ter sido construído ali. Era um local estratégico para avistar navios inimigos se aproximando da costa.

Foto por @kelianamacedo

O Palácio Rio Branco sofreu 2 bombardeios, um durante a invasão holandesa e outro no governo do presidente Hermes da Fonseca. Felizmente foi reconstruído e hoje você pode visitá-lo. Sem reserva é possível conhecer apenas o térreo.

Caso queira saber um pouco mais da história e conhecer os demais cômodos do Palácio é necessário agendar uma visita guiada. Assim você conhecerá lugares que foram visitados inclusive pela Rainha Elizabeth II, em sua visita a Salvador em 1968.

Pelourinho

Pelourinho é o nome que se dá a uma coluna erguida em praça pública, utilizada para castigar aqueles que infringiam as leis. No Brasil esse tipo de punição também era usada com escravos.

Apesar da triste orgiem do nome Pelourinho o lugar hoje é um dos bairros mais pulsantes de Salvador e virou referência da cultura baiana.

O bairro é tombado pelo Patrimônio Nacional e da Humanidade pela Unesco. As casinhas da época colonial ganharam cores vibrantes e hoje abrigam lojas, restaurantes e museus, dentre ele o Museu Afro, Fundação Casa de Jorge Amado e a Casa do Carnaval da Bahia.

Foto por @rosilene_borba

O Pelourinho sofreu um período de grande degradação, mas se reergueu na década de 90 sendo palco inclusive artistas internacionais. Quem lembra do vídeo clipe They don´t care about us de Michael Jackson que foi gravado com o Olodum?

E por falar em Olodum, o grupo se apresenta no Pelourinho aos domingos e terças. Assistir uma apresentação deles está na minha lista de coisas pra fazer antes de morrer.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Pra fechar a nossa lista do que fazer em Salvador eu escolhi a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Se você ainda não teve uma fitinha do Bonfim amarrada no braço você não é um brasileiro original. Brincaderinha, gente!

Senhor do Bonfim também é um referência a Jesus Cristo e é considerado o padroeiro não oficial da cidade de Salvador.

A igreja foi construída no séc XVIII quando uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim foi trazida por um navegador português como forma de promessa, caso ele sobrevivesse a uma tempestade marítima.

Foto por @dorgestudartphotoart

As fitas coloridas do Bonfim, muito conhecidas dos brasileiros, foram criadas em 1809 como uma forma de devoção. Amarra-se a fita no braço com três nós, cada um correspondendo a um pedido e acredita-se que serão realizados quando a fita arrebentar naturalmente.

Outra tradição é a lavagem do Bonfim, que acontece na quinta feira que antecede o segundo domingo depois do dia de reis (em janeiro). Não se sabe ao certo o que deu origem ao evento, mas antes da lavagem ocorrer um procissão das baianas do Candomblé, revelando o sincretismo da celebração.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

A festa do Bonfim começa com o ritual da lavagem do Bonfim e se estende até o domingo, com missas, procissões e quermesse.

O que fazer na Bahia? Trancoso

Pode não ser assim nas outras regiões do país, mas quando pensamos no Nordeste aqui no Sul logo vem praia na nossa cabeça. E é por isso que eu começo nossa lista do que fazer na Bahia com um belo exemplar do litoral baiano, Trancoso.

Trancoso está no livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer e foi definida como Estilo bicho grilo mas chique ao mesmo tempo.

Acredito que essa definição tenha relação com o estilo praiano simples de ser em contraste com restaurantes refinados e com altas festas que agitam a temporada de veraneio.

Foto por @matisaam

Onde se hospedar em Trancoso:
– Trancoso Pousada
– Pousada Le Refuge

O Quadrado de Trancoso é a representação perfeita de uma cidade de interior. Um grande gramado, com uma igrejinha do século XVII e casinhas simples e antigas dando o colorido que faltava. E melhor de tudo é que pertinho dali é possível apreciar o mar do alto de uma falésia.

Além das praias mais próximas do Quadrado de Trancoso a Praia do Espelho, a aproximadamente 30 minutos de carro, é uma das mais famosas e procuradas praias do litoral baiano.

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

O que fazer na Bahia? Paulo Afonso

Como não é só de praia que vive a Bahia, tentei achar atrações diferentes para colocar na minha lista. Confesso que não foi uma tarefa muito fácil, mas trago para vocês a cidade de Paulo Afonso, nossa segunda dica do que fazer na Bahia.

Em paulo Afonso você pode apreciar um parte do Cânion do Rio São Francisco, que tem 65 km e vai até a barragem do Xingó. É possível faezr passeios de Catamarã pelo cânion e observar os grandes paredões de pedra, que podem ter mais de 100 metros de altura.

Foto por @zecatxeira

Na zona rural de Paulo Afonso, no povoado Malhada do Caiçara, você poderá visitar a casa onde nasceu a rainha do cangaço, Maria Bonita. A casa é o local onde ela morou do seu nascimento até 1929, quando se juntou ao bando de Lampião, com quem viveu por oito anos até serem atacados e mortos.

A casa de reboco tem aproximadamente 50 m² e mostra objetos da família de Maria Bonita e também uma exposição de fotos da época em que se juntou ao cangaceiro Lampião.

Onde se hospedar em Paulo Afonso:
– Ilha Bela Hotel
– Hotel Belvedere

O que fazer na Bahia? Chapada Diamantina

Até hoje só conhecemos a Chapada do Veadeiros, mas foi suficiente para perceber que a gente tem que conhecer as outras Chapadas do Brasil. Então nosso terceiro lugar para conhecer na Bahia é a Chapada Diamantina.

Com uma natureza abundante e exuberante a Chapada Diamantina se estende por mais de 38 mil km² e as cidades que podem virar pontos estratégicos para você visitar a região são Lencóis, Mucugê, Igatu e Vale do Capão.

A Chapada Diamantina tem uma grande diversidade de cachoeiras, cânions e cavernas, então é quase impossível conhecer tudo o que a região tem a oferecer.

Foto por @natinoinsta

Onde se hospedar para visitar a Chapada Diamantina:
– Chalés Natora
– Pousada Solar Azul

Lugares que eu acredito serem imprescindíveis são três. O Morro do Pai Inácio, de onde se tem uma visão deslumbrante dos cânions. A Cachoeira da Fumaça, que é tão alta que a água praticamente vira fumaça ao chegar no chão. Por último são dois lugares que tem o mesmo atrativo, cavernas com água azulzinha lá dentro.

O primeiro é o Poço Encantado que deve ser visitado de abril a setembro no horário das 10h às 13h30. O outro é o Poço Azul que deve ser visitado entre fevereiro e outubro das 12h30 às 14h. No Poço Azul é possível experimentar a flutuação.

Você também pode gostar de ler:
+ Roteiro Chapada dos Veadeiros – 7 dias de cachoeiras
+ Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: trilhas para se conectar com a natureza

O que fazer na Bahia? Ilhéus

Ilhéus entrou na minha lista de viagens a muito tempo atrás, no tempo em que eu era uma criança e assistia novelas. Alguém aí lembra da novela Renascer?

Aquela novela ficou gravada na minha memória pelas fazendas de cacau. Eu achava o máximo aqueles telhados móveis para que as sementes de cacau pudessem ser espalhadas para secar ao sol.

Foto por @toledotha

Além do cacau Ilhéus também é bastante conhecido por ter sido residência do escritor Jorge Amado e por aparecer em suas histórias. A casa onde ele morou foi transformada na Casa de Cultura Jorge Amado. Durante a visita guiada são passadas informações sobre os objetos em exposição na casa e sobre a vida do escritor.

A importância do escritor para Ilhéus é tamanha, que a primeira ponte estaiada do estado da Bahia – construída na cidade – recebeu o nome de Jorge Amado.

Onde se hospedar em Ilhéus:
– Pousada dos Hibiscus
– Opaba Praia Hotel

O que fazer na Bahia? Parque Nacional de Abrolhos

Nossa última dica do que fazer na Bahia mostra toda a riqueza do litoral brasileiro.

Abrolhos é um arquipélago com cinco ilhas que foi transformado em parque em 1983 por concentrar a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul.

Foto por @pjr.bruno

Lá existem diversas espécies de tartarugas marinhas, o maior banco de corais do Atlântico Sul e serve como berçário para as baleias jubarte, que podem ser vistas de junho a novembro.

Não é a toa que até Charles Darwin deu uma espiada na região.

Apenas agências autorizadas podem entrar no parque e existem opções de Bate e Volta, saindo da cidade de Caravelas, ou pernoite, para quem quer aproveitar mais da experiência.

Onde se hospedar para visitar Abrolhos:
– Abrolhos Sol a Mar
– Pousada Paradise


Se você gostou desse post compartilha com os seus amigos e salva ele no Pinterest pra poder consultar depois.

Um abraço e muitas viagens!!!

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva. Reserve seu hotel com a Booking.comAlugue seu carro com a RentCarsNão viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto. Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis. Gosta de ler? Compre livros e outros produtos com nosso link da AMAZON

Informações Práticas – O que fazer na Bahia

Mercado Modelo

Endereço: Praça Visconde de Cayru, Salvador
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 09h às 18h e domingos das 09h às 14h

Elevador Lacerda

Endereço: Praça Visconde de Cayru, Salvador
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 23h e domingos e feriado, das 7h às 22h

Palácio Rio Branco

Endereço: Praça Tomé de Souza, Salvador
Visitas guiadas: mais informações pelo telefone (71) 3116-6928

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Endereço: Largo do Bonfim, s/n, Salvador
Horário de Funcionamento: segunda, das 08h30 às 18h, de terça a sábado, das 06h30 às 18h e domingos, das 05h30 às 18h

Museu Casa de Maria Bonita

Endereço: Instituto Geográfico Paulo Afonso – Rua Canadá, 194. Caminho dos Lagos. Paulo Afonso – BA
Horário de Funcionamento: todos os dias das 07h às 18h

Casa de Cultura Jorge Amado

Endereço: R. Jorge Amado, 21, Ilhéus
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta, das 9 às 12h e das 14 às 18h, e aos sábados das 9 às 13h
Ingresso: gratuito

Parque Nacional de Abrolhos

As saídas geralmente acontecem da cidade de Caravelas.
Ingresso: R$ 45,00 (para brasileiros)
Mais informações: Site do ICMBIO

Bru Odppes

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás