O que fazer no estado de São Paulo? Viagens Imaginárias 2

Bem vindos ao segundo post da série Viagens Imaginárias. Hoje vamos descobrir o que fazer no estado de São Paulo.

Para quem não sabe o que são as Viagens Imaginárias, eu comecei uma série de posts com lugares que eu quero conhecer em todos os estados do Brasil.

É uma forma de viajar sem sair de casa e já atualizar a lista de lugares para conhecer Brasil afora. O primeiro post foi do Paraná, onde nós moramos. Se você quiser pode acessá-lo nesse link aqui embaixo.
+ O que fazer no Paraná? Viagens Imaginárias 1

Bom, chega de enrolação e vamos logo aos lugares.

O que fazer em São Paulo? A cidade

Hoje vou começar falando de São Paulo capital. São Paulo é a maior cidade do Brasil e vocês devem imaginar que lá tem milhares de coisas legais para fazer.

Mas como eu não podia fazer uma lista infinita de lugares, segui o padrão que eu determinei para todos esses posts, apenas 5 lugares. Não foi tarefa fácil, mas vocês vão ver que apesar de serem apenas 5 principais são lugares que tem muitos desmembramentos.

Onde se hospedar em São Paulo:
– Uotel Vila Madalena
– Hotel Trianon Paulista

Parque Ibirapuera

O mais famoso parque de São Paulo tem mais de um milhão de metros quadrados. Eu nem consigo imaginar o quanto é tudo isso, mas é muito grande.

Em meio ao caos de São Paulo o Ibirapuera é um refúgio para que os paulistanos possam apreciar a natureza e praticar esportes. Você vai perceber que muita gente aproveita o parque para fazer atividade física.

Quem gosta de grafite pode sair procurando por lá obras de artistas renomados como Kobra e Os Gêmeos.

E pra quem é mais chegado em arquitetura, muitos dos edifícios erguidos dentro do parque são do renomado Oscar Niemeyer, entre eles estão o auditório, a oca e o Pavilhão Ciccilo Matarazzo, que abriga a Bienal de SP, evento que está no livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer.

Deu pra perceber que não vai faltar o que fazer por lá, né?

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Avenida Paulista

Eu não disse que São Paulo tem muitas coisas para fazer? Depois de falar do Ibirapuera que é várias atrações em um único lugar eu vou falar sobre a Avenida Paulista, que também tem coisas interessantes em cada esquina.

A Paulista tem quase três quilômetros de comprimento e nossa dica é começar pela Japan House, em seguida atravessar a rua e conhecer também a Casa das Rosas, de onde se tem uma visão linda do mural feito pelo Kobra que retrata Oscar Niemeyer.

Depois você segue em direção ao MASP, apreciando os arranha-céus. No meio do caminho você pode visitar o Itaú Cultural ou o Centro Cultural FIESP, que tem um mirante incrível.

Se quiser pode terminar sua visita pela Paulista conhecendo o MASP, que é um dos mais importantes museus do Brasil e tem mais de 8 mil obras em seu acervo.

Além das exposições o próprio prédio do museu já é uma obra de encher os olhos. São 74 metros de vão livre, projetados pela arquiteta Lina Bo Bardi. Ele também está listado no livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer.

Mercado Municipal

O terceiro ponto turístico de São Paulo que eu considero imperdível é o Mercado Municipal. Toda cidade grande tem que ter uma aglomeração, você concorda? Se quiser participar da muvuca lá é o lugar.

O Mercado é praticamente uma feira de grandes proporções, onde você pode comprar frutas, verduras, bebidas, carnes e muito mais. Porém o que faz o mercado ser mais atrativo para os turistas são os restaurantes, principalmente aqueles que vendem o famoso pão com mortadela.

Você já deve ter ouvido falar né? São diversas camadas de mortadela em um pão enorme e você pode fazer várias combinações. Eu que não gosto muito de mortadela aprovei o famoso pão com mortadela.

Se quiser aproveitar o clima de multidão, a poucas quadras do Mercado Municipal fica a 25 de Março, rua de comércio popular. Vai que você encontra alguma coisinha.

Bairro da Liberdade

A cidade de São Paulo abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, e muitos desses imigrantes se concentraram no Bairro da Liberdade.

Andar pelo bairro é sair um pouco da nossa cultura e descobrir muitas coisas novas. As principais ruas do bairro são decoradas com lanternas suzurantô e os sinaleiros para pedestres também tem um desenho oriental.

Foto de @bsgui12

Além de um museu sobre a imigração japonesa, a principal atração da Liberdade é realmente andar pelo bairro e entrar nas lojas para ficar por dentro das invenções orientais. Tem muita coisa legal e as vezes inútil. Entre também nos mercados e sinta-se um analfabeto tentando ler aqueles rótulos desenhados com o ideograma japonês.

Vila Madalena

Vocês perceberam que fui um pouco genérica nas minhas indicações né? Não tem como escolher apenas 5 lugares em um cidade tão culturalmente rica como São Paulo, então eu vou terminar as dicas no mesmo embalo.

A Vila Madalena é conhecida pelos barzinhos que lotam de gente. A rua principal é a Aspicuelta. Já pensou ter que falar isso depois de ter bebido alguns drinks?

Apesar do nome complicado é nela que se concentram a maioria dos bares da região. É como se você literalmente tropeçasse em um e caísse em outro. São muitas opções, para todos os gostos.

Quando estivemos por lá a gente gostou bastante de ir ao Salve Jorge. Cerveja gelada, comida gostosa e música boa. Mas esse foi apenas um dos vários que a gente conheceu. A gente preferia os que não cobravam entrada para poder entrar, tomar pelo menos uma cerveja e curtir a vibe e partir para o próximo.

Você também pode gostar de ler:
+ São Paulo não é só conexão
+ Museu Catavento Cultural e educacional – o divertido museu de ciências
+ Farol Santander São Paulo

O que fazer no estado de São Paulo? Brotas

Saindo da capital nossa primeira dica do que fazer no estado de São Paulo é visitar a cidade de Brotas. O que me deixou curiosa e me fez colocar Brotas nessa lista é a tal da areia sonora. Você pode estar se perguntando se eu escrevi certo mas é isso mesmo, uma areia que canta.

Queria eu ter o dom musical dessa areia aí. Pode pesquisar vídeos pra ver que é real. Eu já me convenci e quero ver ao vivo agora.

Além do espetáculo das areias, Brotas também tem uma grande variedade de atividades relacionadas ao turismo de aventura e ecoturismo.

Foto de @cssng_vitor

Onde se hospedar em Brotas:
– Brotas Suítes Belo Quinto
– Villa do Conde

O que fazer nos estado de São Paulo? PETAR

Continuando na vibe do ecoturismo o próximo destino para conhecer no estado de São Paulo é o PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira.

Você já ouviu falar desse parque? Eu não vejo muito divulgação por aí, mas ele é Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO.

Esse parque é tão importante porque abriga a maior porção preservada de mata Atlântica no Brasil. E para os turistas os atrativos além da mata são cachoeiras e mais de 300 cavernas, motivo pelo qual eu fiquei sabendo que o PETAR existia.

As centenas de cavernas tem as mais diferentes características. Tem cavernas onde atravessam rios, aquelas que só podem ser conhecidas mergulhando, cavernas onde é possível fazer rapel e também aquelas com passarelas, acessíveis a todos os visitantes.

Escrevendo esse post eu acabei descobrindo que uma das cavernas que eu achava que faziam parte do PETAR na verdade tem seu próprio parque, a Caverna do Diabo.

Foto de @anapveiga

O interior da caverna é absurdamente lindo nas fotos e imagino que seja ainda mais bonito quando visto ao vivo. Ela na cidade de Eldorado, na região do Alto da Ribeira.

Onde se hospedar para conhecer PETAR:
– Glamping Mangarito
– Pousada Villa Branca – Petar

O que fazer no estado de São Paulo?

Holambra

Para quem gosta de flores, São Paulo tem duas cidades pra você apreciar. A primeira delas é Holambra, uma cidade fundada por um holândes em 1948 que juntou as iniciais das palavras HOlanda, AMérica e BRAsil.

Você achou que era só Holanda brasileira né? Eu também, mas graças ao post do blog Viajar Mais aos 50 eu descobri a verdadeira história por trás do nome.

Nesse pedacinho holandês no Brasil você poderá conhecer um moinho, um museu com um pouco da história dos imigrantes holandeses ou aproveitar a Expoflora, em setembro.

Foto de @tocontigoeviajo

Holambra é a Capital Nacional das Flores, sendo responsável por aproximadamente 45% do cultivo do país. Mas não pense que é só chegar lá pra encontrar diversos campos floridos. A maioria das flores é cultivada em estufa e caso você queira visitar há agências autorizadas que levam até essas estufas.

Onde se hospedar em Holambra:
– Hotel 1948
– Cantinho da Jane

Cunha

A outra cidade para os amantes das flores é Cunha, mas essa é um pouco mais específica. Em Cunha fica uma enorme plantação de lavanda, aquela florzinha roxinha e miúda.

O Lavandário tem 40 mil pés de lavanda e pretende chegar aos 100 mil. Você pode fazer uma visita simples ou agendar a vivência onde aprende a plantar, podar e observa a destilação do óleo essencial de lavanda.

Foto de @solbomsucesso

Além dO Lavandário, Cunha também tem torno de 17 ateliês de cerâmica, sendo um o maior núcleo de cerâmica artística do Brasil. Além de apreciar as lindas peças dos atêlies, em alguns deles você também encontra o forno top de linha na produção oriental, o forno Noborigama.

Como não entendo nada de cerâmicas acho que só vou entender a complexidade de vantagem desse forno quando visitar a região.

Onde se hospedar em Cunha:
– Guest House Recanto da Montanha
– Pousada Natureza e Arte

O que fazer no estado de São Paulo? Ilhabela

Não conheço o litoral paulista, mas já ouvi maravilhas de Ilhabela. Você sabia que o município de Ilhabela na verdade é formado por um arquipélago de 14 ilhas? A principal delas é São Sebastião, mesmo nome da cidade de onde saem as balsas para a ilha.

Foto de @bruno.falcai

Além de aproveitar a praia os turistas podem praticar mergulho, observando diversas espécies marinhas e também naufrágios. Para aqueles que preferem outros tipos de aventura há trilhas, cachoeiras e passeios de jipe pelas trilhas off-road da região.

Onde se hospedar em Ilhabela:
– Barra do Piuva Porto Hotel
– Pousada Vila das Velas

O que fazer no estado de São Paulo? Santuário de Aparecida.

Para finalizar as dicas do que fazer no estado de São Paulo vamos falar de um lugar de fé e peregrinação, o Santuário Nacional de Aparecida.

O Santuário tem quase 143 mil metros quadrados de área construída. É uma estrutura gigantesca pra receber devidamente a grande quantidade de devotos que o visita todos os anos, são mais de um milhão.

O Santuário é dedicado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Uma imagem da Santa foi encontrada e 1717 por três pescadores no rio Paraíba do Sul e a partir daí tornou-se milagrosa.

Foto de @renato.spilimbergo

O feriado religioso do dia 12 de outubro é dedicado a Nossa Senhora. Você sabia que 12 de outubro é feriado religioso e não apenas dia das crianças né?

A devoção a Nossa Senhora é tão grande que inspirou até um caminho semelhante ao Caminhos de Santiago. No Brasil também existe um caminho de peregrinação chamado Caminho da Fé?

Foto de @dennerjs

Ele começa na cidade de Tambaú e termina em Aparecida. São 12 ramais, mais o principal, e você pode escolher qual deles seguir. Tudo isso totaliza 1500 quilômetros de trilhas. Você encararia?

Onde se hospedar em Aparecida:
– Hotel Pousada Dona Ana
– Pousada Orquideas de Maria

Bom, essas foram as minhas escolhas de lugares para conhecer no estado de São Paulo. Espero que vocês estejam começando a entrar no clima de viajar pelo Brasil assim que for possível.

Nossas Viagens Imaginárias continuam no próximo post e eu espero que você tenha gostado desse post, compartilhe ele com quem você achar interessante e não esquece de salvar na sua pasta de viagens no Pinterest.

Um abraço e muitas viagens!!! Imaginárias e Reais.

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva. Reserve seu hotel com a Booking.comAlugue seu carro com a RentCarsNão viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto. Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis. Gosta de ler? Compre livros e outros produtos com nosso link da AMAZON

Informações Práticas – O que fazer no estado de São Paulo

Mercado Municipal

Endereço: R. Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo
Horário de Funcionamento: todos os dias das 06h às 18h.
Entrada: grátis

PETAR

Endereço: Rod. Antônio Honório da Silva, Iporanga
Entrada: R$ 16,00
Mais informações: Site ingressosparquespaulistas.com.br

Cunha – O Lavandário / Ateliês

Endereço: Rodovia SP 171 (Guaratinguetá-Paraty) – km 54,7. A 8 km do centro de Cunha.
Horário de Visitação: de sexta a domingo das 10h até o pôr-do-sol
Entrada: para visita simples R$ 15,00. Maiores de 60 anos pagam R$ 7,00 e crianças até 12 anos não pagam. O ingresso para a vivência é R$ 150,00 e deve ser agendado com antecedência. (preços de 06/2020)
Mais informações: no site do Lavandário
Informações sobre os ateliês de cerâmica aqui

Santuário Nacional de Aparecida

Mais Informações: No site do Santuário
Informações sobre o Caminho da Fé, clique aqui

Bru Odppes

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás