Destino RBBV

O que fazer em Goiás? Viagens Imaginárias 3

Estou feliz em anunciar que hoje temos post do Centro-Oeste na série Viagens Imaginárias. Isso quer dizer que sigo firme na intenção de escrever sobre todos os estados brasileiros. O post de hoje fala sobre o que fazer em Goiás.

Se você ainda não conhece essa série de posts, estou aproveitando o período caótico para pesquisar sobre lugares que nós gostaríamos de conhecer pelo Brasil.

E como é provável que o Brasil seja o destino das próximas férias de um número maior de brasileiros eu aproveito para compartilhar por aqui os lugares que eu selecionei e que podem ser úteis pra você também.

Então vamos logo falar do que fazer em Goiás pra esse post não ficar longo demais. Vou começar novamente com a capital, Goiânia, e depois eu trago mais 5 lugares para conhecer em Goiás. 

Veja outros estados das Viagens Imaginárias:
+ O que fazer no Paraná?
+ O que fazer no estado de São Paulo?

O que fazer em Goiânia?

Goiânia é uma cidade projetada da década de 30 que tinha a intenção de atender uma população de 50 mil pessoas. O projeto inicial teve que ser modificado pois a população cresceu muito e hoje já ultrapassa 1 milhão e 300 mil habitantes.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Olhando o mapa da cidade você consegue identificar alguns núcleos, dos quais saem ruas em forma radial. As ruas são numeradas e dizem que nem os próprios moradores conseguem se entender direito por lá, já que a numeração não segue uma lógica.

Se é fácil ou não andar pela cidade a gente só vai saber mesmo quando for pra lá, por enquanto ficamos aqui só sonhando em conhecer os lugares que a gente escolheu em Goiânia.

Onde se hospedar em Goiânia:
– Mercure Goiania
– iFlat Brookfield Towers

Beco da Codorna

Pelo jeito a arte urbana tem tomado conta das cidades pelo Brasil. Como em São Paulo, Goiânia também tem seu beco grafitado, o chamado Beco da Codorna.

Eu estou achando isso ótimo, porque adoro essa arte de rua. Vamos deixar claro aqui que grafite não tem relação com as pichações, que além de ser vandalismo, e não arte, ainda é crime.

Foto de @wsmartins

A ideia do Beco da Codorna surgiu de alunos do curso de Publicidade e Propaganda que se uniram a Associação dos Grafiteiros de Goiânia e transformaram o local que antes era ponto de venda de drogas em ponto cultural da cidade.

Atualmente diversos eventos acontecem por lá, como feiras e shows com bandas locais.

Memorial do Cerrado

O Memorial do Cerrado é um complexo que funciona dentro do Campus II da PUC Goiás. O museu trata desde a origem da terra até a chegada dos portugueses ao Brasil.

O espaço é dividido em trilhas ecológicas e educação ambiental, Museu de HIstória Natural e réplica de um quilombo, aldeia indígena Timbira e vila cenográfica de Santa Luzia.

O que me chamou a atenção no Memorial do Cerrado, além de ter sido eleito como lugar mais bonito de Goiânia em 2018, foi poder vivenciar um pouco da história da ocupação do cerrado nos espaços replicados ali. 

Foto de @wsmartins

Pelas fotos pude perceber que o trabalho foi muito bem feito e a aldeia, o quilombo e a vila realmente fazem você se sentir naquela época. É um lugar interessante para aprender sobre a história dessa região brasileira.     

Segundo a Carol, do blog Vamos por Aí, o lugar é enorme, então é aconselhável que você esteja com um calçado apropriado para andar bastante e poder aproveitar o Memorial.

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

Parque Vaca Brava

Esse parque entrou na minha lista principalmente pelo nome. Gosto de lugares de personalidade. 

O Parque Vaca Brava na verdade se chama Parque Municipal Sulivan Silvestre, mas ninguém o conhece por esse nome.

Correm boatos pela cidade que o nome Vaca Brava é anterior a criação do parque. Antigamente o local era uma fazenda em meio a um brejo e as vacas da região atolavam no córrego ficando iradas por não conseguir sair. Surgiu daí o apelido Vaca Brava.

Foto de @wsmartins

Dizem também que esse é um dos parques queridinhos dos goianienses. Lá você pode praticar esportes a beira do lago e se cansar desse negócio de natureza pode sentar perto do chafariz e curtir o sinal de wi-fi ou visitar o Goiânia Shopping. 

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Quem bate o olho na esplanada do centro cultural e entende um pouco de arquitetura consegue distinguir na hora as obras de Oscar Niemeyer. 

São quatro edifício que fazem parte do centro cultural. O Museu de Arte Contemporânea de Goiás é representado por um cilindro suspenso, a Biblioteca tem o formato retangular de um pavilhão, o Palácio da Música é um semi círculo e o Monumento aos Direitos Humanos que que se destaca dos demais por ser uma enorme pirâmide vermelha.

Foto de @wsmartins

Assim como na esplanada de Brasília as formas parecem ser de outro mundo.

A maioria das atividades do lugar tem entrada gratuita e aos fins de semana muita gente se reúne por ali para andar de patins, skate e bicicleta.

Sunset Wake Park

Você sabe o que é Wake Board? É uma mistura de skate com surf, que pode ser praticado no mar ou em lagos e em Goiânia existe um parque para a prática desse esporte, é o Sunset Wake Park.

Eu achei esse um lugar bem diferente e com certeza gostaria de aprender. Para que a prancha se movimente pelo lago o praticante de wakeboard é puxado por cabos. 

Se você também se interessou, o Wake Park oferece aulas individuais ou em grupo para iniciantes. 

Foto de @raqueleemos

E se você não quiser se jogar com tudo, pode pelo menos observar os atletas fazendo altas manobras. Além da prática de wakeboard o Sunset Wake Park tem piscina, bar e lanchonete para deixar a visita ainda mais completa.

O que fazer em Goiás? Chapada dos Veadeiros

A primeira Chapada a gente nunca esquece né? E nossa primeira Chapada foi a Chapada dos Veadeiros, que fica entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e São Jorge.

Onde se hospedar na Chapada:
– Pousada Jardim da Nova Era
– Charmoso Chalé do Cerrado

Eu não tinha muita ideia do que iria encontrar por lá, só sabia que veria muitas cachoeiras. E que cachoeiras incríveis! Você pode ficar vários dias na Chapada e mesmo assim não conseguirá ver todas elas.

Se você tiver poucos dias na região eu vou indicar três passeios. O primeiro é a Catarata dos Couros, que fica um pouco fora do circuito mais visitado, mas é lindíssima e com um volume de água absurdo. 

O que fazer em Goiás – Chapadas dos Veadeiros

O segundo é uma das trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, pode ser a dos Saltos e dos Cânions, pra que você possa andar bastante pelo cerrado e ver a vegetação e os animais que fazem parte desse bioma.

E o último passeio é até a queridinha dos turistas, a cahoeira Santa Bárbara. Ela fica dentro do quilombo Kalunga e é obrigatória a visita com um guia Kalunga. Não seja preguiçoso e conheça as três cachoeiras do complexo. As outras duas são a Candaru e a Capivara.

Mais informações da Chapada dos Veadeiros você encontra aqui:
+ Roteiro Chapada dos Veadeiros – 7 dias de cachoeiras
+ Vale da Lua: Chapada dos Veadeiros de Outro mundo
+ Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: trilhas para se conectar com a natureza
+ Catarata dos Couros, a melhor surpresa da Chapada dos Veadeiros

O que fazer em Goiás? Hot Park – Caldas Novas

Escrevendo esse post sobre o que fazer em Goiás percebi que conheço mais do estado do que eu lembrava. Eu já visitei o Parque do Rio Quente, mas isso aconteceu quando eu tinha uns 6 anos. Não entraremos em detalhes de quanto tempo isso faz, mas fato é que eu nem lembrava que o parque ficava em Goiás.

O Hot Park, na minha época, era apenas Pousada do Rio Quente e não tinha metade das atrações que tem hoje. Naquela época havia apenas umas 3 piscinas de água quente e nada mais. Hoje além das piscinas tem caiaque, tirolesa e até surf.

Foto divulgação Hot Park

A água que abastece o parque é quente devido a geotermia, o calorzinho da terra. A água das chuvas que penetra profundamente e vagarosamente no solo é aquecida pelo próprio calor da terra, a quilômetros da superfície.

Onde se hospedar em Caldas Novas:
– Apart Hotel Caldas Novas
– Pousada do Ipê

Em alguns locais existem fendas na rocha que combinadas com a pressão dessas águas fazem com que elas voltem a superfície rapidamente, sem tempo de esfriar. São assim que surgem as termas e a que fica na região do Rio Quente tem uma temperatura aproximada de 37,5ºC.

Você já aproveitou uma terma? É uma delícia, não dá vontade de sair da água. E no Hot Park além da água quentinha tem várias outras atividades pra você se divertir.

O que fazer em Goiás? Parque Estadual de Terra Ronca

A primeira vez que ouvi falar desse lugar foi quando visitamos a Chapada dos Veadeiros. Lemos em um cartaz que uma empresa fazia expedições ao parque Terra Ronca. Achei bem interessante mas acabei esquecendo dele. 

O Parque Estadual de Terra Ronca é conhecido pela sua grande quantidade de cavernas e tem esse nome esquisito devido ao “ronco” que as águas fazem no interior das cavernas. Ele fica entre as cidades de Guarani e São Domingo, quase na divisa com a Bahia.

Onde se hospedar para visitar o Parque Terra Ronca:
– Pousada Portal da Terra

A caverna que deu nome ao parque, Terra Ronca, é uma das mais visitadas e foi dividida em I e II depois de um desmoronamento. Em algumas partes do trajeto dentro da caverna você tem que entrar no rio, que alcança até a cintura. Na entrada da Terra Ronca I existe um altar, onde é celebrada a Festa de Bom Jesus da Lapa, todo dia 6 de agosto.

Foto de @wilson.mallmann

A outra caverna mais famosa é a Caverna Angélica, um pouco mais fácil que a Terra Ronca e sem água ela tem formações lindíssimas. Não é muito indicada para quem tem problemas com lugares fechados pois tem passagens com teto bem baixo.

Se bem que eu acredito que quem tenha problemas com lugares fechados não tenha vontade de visitar cavernas né?

Se você quiser saber um pouco mais sobre o parque a Polliana do blog Across the Universe falou sobre o seu roteiro de 3 dias por lá.

O que fazer em Goiás? Goiás Velho

O verdadeiro nome dessa cidade é simplesmente Goiás, mas ela é bem mais conhecida como Goiás Velho. Foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Unesco em 2001 pelo seu conjunto arquitetônico bem preservado e harmonioso. E as casinhas são realmente um charme da cidade, que parece ter parado no tempo a pelo menos uns 100 anos atrás.

Foto de @paulocesar_1901

Foi nessa cidade que nasceu Cora Coralina, uma importante poetisa e contista brasileira.

Quem quiser conhecer um pouco mais da história de Cora a casa onde ela morou tornou-se um museu, que tem objetos pessoais da poetisa e também fotos e cartas.

Onde se hospedar em Goiás:
– Pousada Portalcion
– Hotel Vila Boa

O que fazer em Goiás? Cristalina

Nosso Brasil é cheio de superlativos né? Você sabia que nós temos a maior jazida de cristais de rocha do mundo? Eu também não sabia.

A cidade que ganhou esse título é Cristalina. Nada mais justo né? Ela tem hoje 4 garimpos ativos e legalmente autorizados a explorar a extração de cristais da região.

Quando era criança eu lembro de ter passado por la´e ter visto diversos vendedores oferecendo pedras na beira da estrada. 

Não sei se isso ainda acontece, mas as pedras são o principal atrativo da cidade, que recebe diversos turistas interessados nos cristais e curiosos para ver de perto um garimpo.

Foto de @cleuberjr

Mas em Cristalina outra pedra é quase tão famosa quanto os cristais, é a Pedra do Chapéu do Sol. Ela é uma pedra de quartzito enorme, com mais de 340 toneladas, que está apoiada em um pequeno ponto. Pode fazer força, a danada não se mexe.

Onde se hospedar em Cristalina:
– Ity Hotel
– Hotel Planalto

E aí, gostou das dicas do que fazer em Goiás? Espero que esse post tenha te inspirado a conhecer um pouco mais o nosso Brasil. E aguardem que tem muito mais estados vindo por aí.

Se você curtiu esse post compartilha ele com os amigos e não esquece de salvar no Pinterest.

Um abraço e muitas viagens!!

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva. Reserve seu hotel com a Booking.comAlugue seu carro com a RentCarsNão viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto. Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis. Gosta de ler? Compre livros e outros produtos com nosso link da AMAZON

Informações Práticas – O que fazer em Goiás

Beco da Codorna

Endereço: Entrada pela Av. Anhanguera, entre a rua 9 e Av. Tocantins.
Horário de Funcionamento: sempre aberto, mas prefira a visita diurna.

Memorial do Cerrado

Endereço: PUC Goiás – Campus II – Avenida Bela Vista, Km 02 – Jardim Olímpico
Entrada: R$ 12,00 inteira e R$ 6,00 meia
Visitas: necessário agendar previamente pelo telefone (62) 3946-1723

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Lote 01, Quadra Gleba, Alameda Fazenda Gameleira, 4 490
Horário de Funcionamento: Biblioteca de terça a sexta das 09h às 18h e fins de semana e feriados das 10 às 18h; MAC de terça a sexta das 09h às 17h e fins de semana e feriados das 11h às 17h
Entrada: gratuita

Sunset Wake Park

Endereço: GO-020, S/N – KM 16 – Condomínio Alto da Boa Vista, Senador Canedo
Mais Informações: Site do Sunset Wake Park 

Hot Park Rio Quente

Endereço: R Complexo Turístico Rio Quente Resorts, S/n, Esplanada
Entrada: R$ 115,00 a partir de 12 anos. Criança até 6 anos não paga, de 7 a 11 anos e maiores de 60 anos R$ 90,00. Há diversos pacotes e combinações que você pode conferir no site o valor para Alta Temporada.
Horário de Funcionamento: das 9h30 às 17h todos os dias, menos nas quintas feiras dos meses de baixa temporada. Considera-se alta temporada os meses de julho e janeiro e feriados prolongados.

Museu Cora Coralina

Endereço: Rua Dom Cândido, 20, Centro – Cidade de Goiás
Horário de Funcionamento: de terça a sábado das 09h às 16h45, domingos e feriados das 09h às 13h.
Entrada: R$ 10,00. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (62) 3371-1990 ou por e-mail:museucoracoralina@gmail.com

Bru Odppes

Veja os comentários

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás