Destino RBBV

O que fazer no Paraná? Projeto Viagens Imaginárias Post 1

As crises trazem muito transtorno para todos, mas também são oportunidades de usar a criatividade não é mesmo? Em meio ao distanciamento social fiquei me perguntando como as pessoas poderiam viajar mesmo sem sair de casa e retomei um hobbie que eu tenho desde muito cedo. As viagens imaginárias!!

Você já deve ter feito alguma viagem desse tipo. Pensa em um lugar pra onde você quer ir, começa a pesquisar e anotar informações mesmo sem ter uma data definida para conhecer aquele lugar. 

Bom, eu fazia muito isso e resolvi retomar agora um projeto completo de viagens imaginárias. Dizem que a primeira coisa que você tem que fazer para alcançar alguma coisa é imaginar, né? Então eu vou começar imaginando uma viagem por todos os estados do nosso Brasil. Que tal? 

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Essa será uma série de 26 posts, se eu tiver a disciplina necessária para chegar até o final. Se ficar muito difícil de encontrar atrações em algum estado talvez eu junte mais de um, mas isso veremos no andar da carruagem. Não vamos começar com desculpas pra que elas não se multipliquem, não é mesmo?

Quanto tempo vai demorar pra que saiam todos os posts? Isso só o meu empenho vai dizer, mas sinceramente estou empolgada em levar esse projeto até o fim, e sem enrolação. 

Já aproveita pra pegar papel e caneta pra anotar as dicas. 

O primeiro estado dessa lista será o Paraná, estado onde eu nasci e moro até hoje. Então vamos nessa, começamos hoje as Viagens Imaginárias com O que fazer no Paraná?

O que fazer no Paraná?

Eu não sei vocês, mas eu sempre subestimei o meu estado achando que nos outros existiam mais cidades e atrações turísticas para conhecer. Sabe o que é isso? Falta de vergonha na cara de pesquisar um pouco sobre o lugar onde mora. 

Nas minhas pesquisas do que fazer no Paraná até agora tive inclusive que cortar cidades da lista para o post não ficar muito extenso.

Vou começar com as cidades menores e no fim desse post tem 5 lugares para conhecer na capital, Curitiba.

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

O que fazer no Paraná? Lapa

Lapa é uma pequena cidade histórica que fica a aproximadamente 60 quilômetros de Curitiba. Para chegar até lá você pode pegar um ônibus da empresa Expresso Maringá diretamente na rodoviária de Curitiba. O trajeto até a Lapa é de aproximadamente uma hora e meia.

A cidade é pequena mas carrega o orgulho de ter resistido por 26 dias aos maragatos (federalistas) durante a Revolução Federalista de 1894, no episódio que ficou conhecido como Cerco da Lapa. Isso deu ao então chefe da República, Marechal Floriano Peixoto, tempo suficiente para reunir forças para deter as tropas federalistas. 

As atrações turísticas da cidade são relacionadas ao Cerco da Lapa, mas você não precisa saber de história para aproveitar. 

Onde ficar na Lapa:
– Pousada Solar da Lapa
– Pousada Tropeira

Sugiro que comece o passeio pela Praça General Carneiro. Ali você pode conhecer a Igreja de Santo Antonio, construída no século XVIII. Do outro lado da praça fica o Theatro São João, que recebeu a ilustre presença de D. Pedro II em 1880 e que foi utilizado como enfermaria durante o cerco.

Ali ao lado fica o Museu Histórico da Lapa, onde você pode conhecer um pouco mais da briga entre Pica paus e Maragatos que agitou a cidade durante a Revolução Federalista. Em menos de uma quadra é possível visitar o Panteão dos Heróis, erguido em homenagem a aqueles que lutaram pelo país. 

Logo em frente ao Panteão fica a Casa Lacerda, um dos lugares que eu mais gostei de conhecer na cidade – essa não é uma viagem apenas imaginária porque a Lapa nos já conhecemos. A casa do General Lacerda, figura importante do cerco é uma jóia no centro da cidade. Os móveis e utensílios da época são encantadores. Uma visita que eu recomendo com certeza.

Pra fechar o dia passe na Panificadora Zeni e prove a Coxinha de Farofa, uma invenção lapeana que mistura massa de pastel com farofa de frango.

E se quiser saber mais detalhes sobre a Lapa a é só ler esse post aqui.   

O que fazer no Paraná? Morretes

Já que saímos da Lapa comendo, vamos chegar a Morretes também comendo. Uma das atrações da cidade é um prato feito com carne cozida por muito, muito tempo. Esse prato chama-se barreado e é comido com farinha crua e banana, essa última para quem aprecia mesmo – eu prefiro só farinha.

Morretes fica no final da Serra do Mar e para chegar até lá saindo de Curitiba você pode ir pela rodovia pedagiada ou escolher o caminho muito mais legal, a Estrada da Graciosa. A estrada de paralelepípedo foi caminho dos tropeiros e fica no meio de um trecho bem conservado de Mata Atlântica do país, que orgulho.

Início da Estrada da Graciosa.

Um dos atrativos de Morretes é se banhar nas águas dos rios Nhundiaquara ou Catira e praticar o esporte de aventura da região, descer o rio de boia. A boia no caso são câmaras de pneu de caminhão e se você quiser provar essa aventura aconselho um sapato fechado para não machucar os pés nas pedras do fundo do rio.

Onde ficar em Morretes:
– Casa Di Monte Ecopousada
– Pousada Itupava
– Solar de Maria

O centro da cidade tem uma arquitetura bem bonita, cheia de casarões antigos e comércio de artesanato e restaurantes.

Ali você pode provar o barreado mas se quiser provar o melhor de todos aconselho ir ao restaurante Catira, perto do fim da Estrada da Graciosa. Esse é um jabazinho nesse post porque o restaurante é do meu sogro, mas garanto que a comida é deliciosa.

Ah!! Já ia esquecendo. Você também pode chegar até Morretes com o trem da Serra Verde Express. O trajeto de Curitiba até lá foi considerado um dos mais bonitos do mundo segundo um jornal inglês.

O que fazer no Paraná? Ilha do Mel

Já que Morretes é uma cidade próxima ao litoral paranaense nosso próximo lugar para conhecer no Paraná é a Ilha do Mel.

Para chegar até lá você precisa pegar a balsa que sai das cidades de Paranaguá ou Pontal do Sul. 

Além da reserva natural que constitui mais de 90% da ilha as principais atrações são o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e a Gruta das Encantadas.

Fui apenas duas vezes para a Ilha do Mel, e a última faz mais de 10 anos, mas tenho certeza que é um dos lugares mais bonitos do litoral paranaense. Desculpa Paraná, mas nossas praias não são aqueeeeelas coisas, né?

Onde ficar na Ilha do Mel:
– Pousada Treze Luas
– Pousada das Meninas
– Pousada Fim da Trilha

O que fazer no Paraná? Prudentópolis

Prudentópolis é conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes? Precisa de muita explicação depois desse título?

A cidade tem mais de 100 cachoeiras, então é um destino que deve entrar na lista daqueles que gostam de aventura e trilhas. Dentre todas as opções destacam-se o Salto São João, que não é o maior deles. Tem “apenas” 86 metros de queda d’água mas um volume de água impressionante. O outro Salto que merece uma visita é o Salto São Francisco, a maior queda do sul do Brasil, tem 196 metros. 

Para deixar as cachoeiras ainda mais interessantes há opções de tirolesa e rapel. Você encararia? Eu com certeza vou querer me jogar nisso quando for conhecer Prudentópolis.

Onde ficar em Prudentópolis:
– Pousada Salto Sete

– Prudentópolis Palace Hotel
– Elite Palace Hotel

E além desse contato todo com a natureza, Prudentópolis tem o Museu do Milênio, que homenageia os cem anos da imigração ucraniana na região. Essa cultura também é forte nas igrejas da cidade que, como as cachoeiras, são mais de cem.

O que fazer no Paraná? Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é certamente uma das cidades mais conhecidas do Paraná, além de Curitiba. E essa fama toda se deve a uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu.

As Cataratas são tão impressionantes, que sempre que pode a gente volta lá pra dar uma conferida naquele monte de água. As Cataratas do Iguaçu estão bem na fronteira entre Brasil e Argentina, então você tem a possibilidade de visitá-la de ambos os lados. E acreditem, vale a pena conhecer tanto o lado brasileiro quanto o lado argentino.

Em Foz você também pode visitar a hidrelétrica Itaipu Binacional, que é compartilhada com o nosso outro vizinho, o Paraguai. As visitas podem ser feitas durante o dia ou durante a noite, quando a Usina é iluminada para os visitantes.

Onde ficar em Foz do Iguaçu:
– Wyndham Golden Foz Suítes
– Hotel Rafain Centro
– Pietro Angelo Hotel

E já que falamos em Paraguai, não podemos esquecer que um dos motivos de Foz receber muitos visitantes é justamente o país que fica logo ali, depois da Ponte da Amizade. A Cidade de Leste é um shopping gigante para brasileiros, que atravessam todos os dias as fronteiras para fazer comprinhas por lá. 

O último lugar que a gente indica muito a visita é o Parque das Aves. Esse parque foi criado pela Anna e pelo Dennis, um casal que se conheceu na Namíbia e que resolveu abrir um parque de aves na década de 1990. Hoje o parque é focado no resgate, abrigo e conservação apenas de espécies da Mata Atlântica. O trabalho que eles fazem no parque é muito bonito e vai muito além de apenas um viveiro. Por isso a gente apoia e sempre indica a visita.

O que fazer em Curitiba?

Curitiba é a capital do Paraná e também conhecida como Capital Ecológica. Esse título foi conquistado pela quantidade de parques que estão distribuídos na cidade, são mais de 20. Para cada habitante da cidade há mais de 60 m² de área verde.

Onde ficar em Curitiba:
– Ibis Shopping Curitiba
– Hotel Moov
– Hotel Confiance Prime Batel

Curitiba também teve reconhecimento na área de transporte urbano, utilizando faixas exclusivas para ônibus e pontos em forma de tubo que permitiam integração de passageiros, como em um metrô. Esse modelo, proposto pelo urbanista Jaime Lerner que na época foi prefeito de Curitiba, foi utilizado por várias cidades.

Mas vamos deixar os títulos de lado que o que nos interessa mais aqui é saber o que a cidade pode nos oferecer no quesito entretenimento, não é mesmo? Então eu separei 5 lugares legais para conhecer em Curitiba. Espero que vocês gostem.

Você também pode gostar:
+ Visita a Arena da Baixada
+ Foz do Iguaçu – Parque das Aves e Marco das 3 Fronteiras
+ Parque Estadual de Vila Velha

Parque Barigui

Já que Curitiba tem tantos parques, vamos começar falando de um deles, o Parque Barigui. Ele foi criado pelo mesmo Jaime Lerner, que eu falei ali em cima, para conter enchentes do Rio Barigui na década de 70. Não só funcionou como também se tornou um dos parques mais visitados da cidade, quando o sol resolve aparecer.

Quem sempre aparece por ali também são as capivaras, que já se tornaram símbolo da cidade, e o lendário Jacaré do Barigui. Tem gente que acha que é lenda, mas realmente existe um exemplar da espécie do papo amarelo morando por lá, que nunca incomodou os visitantes.

Capivara aproveitando o solzinho do Parqeu Barigui. Foto de @vitinho_augus

Além de servir como um refúgio para os esportistas e amantes da natureza, o Paruqe Barigui tem um pavilhão de exposições que recebe diversos eventos na cidade.

Museu Egípcio e Rosacruz

O Museu Egípcio e Rosacruz é a minha maior vergonha como blogueira de viagem. Apesar de morar em uma cidade vizinha a Curitiba e falar todos os anos que quero conhecer, eu nunca fui. Ainda! 

Ele é o único museu do Brasil que tem uma múmia em exposição, ela se chama Tothmea e provavelmente viveu entre os anos de 1070 e 712 a.c. Antes de Cristo!!! Isso quer dizer que ela tem quase três mil anos, e eu ainda não a conheço.

Recentemente foi inaugurado um outro espaço dedicado a Tutancâmon. As peças desse novo museu são réplicas das encontradas na tumba do Faraó em 1922.

Se você gosta de cultura egípcia ou apenas tem curiosidade de ver uma múmia fica aí a nossa dica pra você conhecer.

Torre Panorâmica

Se você quiser ver Curitiba de um outro ponto de vista, pode visitar a Torre Panorâmica. Essa torre tem mais de 100 metros de altura e era utilizada anteriormente pela Telepar, empresa de telefonia do Paraná. 

Além da vista magnífica que se tem de Curitiba, de onde é possível enxergar inclusive a Serra do Mar, no local há um mural feito pelo famoso artista paranaenese Potty Lazarotto. O mural conta um pouco da história da cidade e do telefone.

No térreo você também pode visitar o Museu do Telefone e uma loja de souvenirs, a #SouCuritiba.

Foto de @brunofrsant

Museu Oscar Niemeyer

A quarta indicação da nossa lista do fazer em Curitiba é o Museu do Olho. Na verdade o nome oficial do Museu é Oscar Niemeyer, mas ele é carinhosamente conhecido como Museu do Olho porque um dos edifícios tem a forma de um olho. Essa não foi a intenção do arquiteto, que na verdade desenho uma bailarina, como nessa foto. Mas é quase impossível não ver um olho quando olhamos para o museu.

Grande parte das exposições do Museu é temporária, mas uma parte interessante que nunca muda é a arquitetura mesmo.

Ao lado do museu existe um grande gramado que foi apelidado de ParCão, lugar que fica repleto de gente com seus animais de estimação durante o fim de semana, fazendo piqueniques ou apenas se divertindo.

Jardim Botânico

Nosso útlimo ponto turístico é o Jardim Botânico. Este é um dos locais mais visitados de Curitba e foi inaugurado em 1991. O que chama mais a atenção é a estufa de vidro, que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século 19. 

Foto de @pablovaz

Além da estufa e dos jardins abertos ao público geral você pode agendar uma visita ao Jardim das Sensações. Nesse jardim você será estimulado a usar os outros sentidos além da visão, como olfato e tato. É uma opção para quem não pode enxergar e para aqueles que querem uma experiência diferente.

Curitiba tem diversos outros lugares incríveis para conhecer, mas não caberiam todos nesse vídeo. Esses cinco pontos estão bem espalhados pela cidade e você pode incluir paradas no meio do caminho. Se você tem mais dicas de lugares imperdíveis no Paraná ou em Curitiba deixa aqui nos comentários pra gente criar uma lista completa do Paraná.

Se você gostou desse post compartilha ele com aquele amigo que está planejando as futuras viagens e salva no Pinterest pra não perder mais ele de vista.

Um abraço e muitas viagens!!


PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva. Reserve seu hotel com a Booking.comAlugue seu carro com a RentCarsNão viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto. Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis. Gosta de ler? Compre livros e outros produtos com nosso link da AMAZON


Informações Práticas – O que fazer no Paraná

Curitiba

Parque Barigui

Endereço: Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho, Curitiba – PR
Horário de funcionamento: O parque não é fechado. Fica aberto ininterruptamente.Os estabelecimentos comerciais tem horários de funcionamento distintos.

Museu Egípcio e Rosacruz + Tutankhamon

Endereço: Rua Nicáragua,2620 – Bacacheri- Curitiba – PR
Horário de Funcionamento: Terças – Sexta-feiras 8:00 – 12:00 – 13:00 às 17:30 Sábados e Feriados  10:00 – 17h30 Domingos 13:30 – 17h30
Ingressos: Museu Egípcio + Complexo Luxor + Tutankhamon R$ 34,00 inteira e R$ 17,00 (meia),Museu Egípcio + Complexo Luxor R$ 10,00 Inteira e R$ 5,00 meia e Museu Tutankhamon R$ 24,00 inteira e R$ 12,00 meia. Também são vendidos online.
Mais informações: Site do Museu

Torre Panorâmica

Endereço: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês
Ingressos: custam R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia entrada. São vendidos apenas no local. Crianças até 5 anos não pagam.
Horário de Funcionamento: Terça a domingo: das 10h às 19h. 
Obs: A venda de ingressos é feita apenas até às 18h30.

Museu Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Marechal Hermes 999, Centro Cívico
Horário de Funcionamento: Terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia. Também podem ser comprados online.
Mais informações: Site do Museu

Jardim Botânico

Endereço: Rua Eng°. Ostoja Roguski, 690 – Jardim Botânico. 
Horário de funcionamento: Das 06h00 às 19h30
Jardim das Sensações: Das 09h às 17h, de terça a domingo. Deve ser agendado pelo telefone (41) 3264-7365 * durante as chuvas, e enquanto o percurso estiver úmido, o Jardim das Sensações permanece fechado.

Bru Odppes

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás