O que fazer em Frankfurt em 1 dia

Alemanha não estava nos nossos planos, mas a passagem mais barata e a possibilidade de encontrar a prima do Diego que mora por lá fez com que nosso primeiro destino na Europa fosse Frankfurt, a porta de entrada da Europa.

O que fazer em Frankfurt em 1 dia

Não tínhamos criado nenhuma expectativa e acho que por isso a Alemanha nos surpreendeu.

Quando compramos as passagens para Frankfurt não quisemos ignorar por completo o país (já que nosso destino era Paris) então resolvemos incluir um passeio a Heidelberg e a Karlsruhe onde a prima do Diego morava.

Como ela teve que se mudar dias antes da nossa chegada, Karlsruhe foi substituída por Frankfurt já que ali seria nosso ponto de partida para outras cidades. Então nesse post vamos te dar algumas dicas do que fazer em Frankfurt em 1 dia, já que a gente teve pouco tempo para conhecer a cidade.

Você também pode gostar de ler:
+ Heidelberg, bate e volta de Frankfurt
+ A reciclagem alemã

Onde ficar em Frankfurt

Frankfurt não é a cidade mais empolgante que eu já visitei, mas os dias passados por ali não foram perdidos. Não nos hospedamos no centro, ficamos na verdade na cidade de Kelsterbach que fica ao lado do Aeroporto.

Caso você esteja fazendo apenas uma conexão e tenha um tempo livre, talvez seja uma opção ficar mais perto do aeroporto, como a gente. Nós ficamos em um Ibis a poucos quilômetros do aeroporto, com transfer gratuito e vários mercados na frente.

onde ficar em Frankfurt

Caso você queira se hospedar no centro de Frankfurt, os hotéis Adler e Zentrum fica bem próximos a estação Hauptwache e perto também do centro histórico, sem te levar a falência.

Do aeroporto até Frankfurt

Como eu disse, nos ficamos hospedados em Kelsterbach, portanto quando queríamos ir para o agito de Frankfurt primeiro pegávamos o transfer do hotel até o Aeroporto e de lá um trem até Frankfurt.

O aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados do mundo e a estrutura é bem completa. Existem várias lojas, hotéis e uma estação de trem que te leva para várias cidades alemãs.

Por falar em trem, nossa primeira surpresa da Alemanha foi justamente no trem. Você compra o seu bilhete mas não há catracas. Você simplesmente espera pelo trem e embarca, sem ninguém pedir o seu bilhete.

Bilhete de Trem na Alemanha

Achei isso super civilizado. É claro que nem todo mundo compra o ticket e por isso as vezes um fiscal passa conferindo se você está com o seu. Nós vimos um casal que estava burlando o sistema e além de pagar uma multa eles tiveram que descer na próxima estação. Mas tenho certeza que eram exceções.

O que fazer em Frankfurt

Nas minhas pesquisas por pontos turísticos para definir o que fazer em Frankfurt eu acabei não enchendo de coisa pra não ficar depois pensando: poderia tem ido em tal lugar e não fui.

Eu acabei selecionando 3 principais, que foram a Torre Eschenheimer, a praça Rommerberg e a Borse. É claro que no meio do caminho a gente acabou passando por outros lugares bem legais e que eu vou colocar aqui pra vocês. O no final do post ainda tem alguns lugares extras, que a gente não foi mas que podem entrar na sua lista de o que fazer em Frankfurt caso você tenha mais tempo que a gente.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Torre Eschenheimer

A torre Eschenheimer tem um nome difícil, tem estilo medieval, possui 47 metros de altura e fazia parte das muralhas que cercavam a cidade.

Foi construída entre 1426 e 1428 para ser uma torre de vigilância e foi a única construção que sobrou depois que o governo da Prússia decidiu destruir as velhas muralhas em 1806.

O que fazer em Frankfurt em 1 dia

Nesse momento ela se tornou um prisão e foi impossível não lembrar da rapunzel e de outras princesas que ficaram presas em uma torre. Mas no caso da torre Eschenheimer não eram princesas que ficavam presas ali

A torre tem 9 andares, sendo que o último deles foi utilizado como moradia até 1956. Hoje o primeiro andar abriga um café, que a gente não provou, mas é uma ótima opção se você quiser conhecer o monumento por dentro.

Börse

O que fazer em Frankfurt em 1 dia

Pertinho da torre Eschenheimer fica a Börse, ou bolsa de valores de Frankfurt. Como minha formação acadêmica é economia não podia deixar de dar uma espiada.

Na frente do edifício há estátuas do touro (que indica alta na bolsa) e do urso (que indica queda na bolsa). Você achava que o touro de Wall Street tava lá só pra você fazer carinho nas partes íntimas dele e ter sorte nas finanças??? Sinto lhe desapontar mas não é só por isso não.

Praça Römerberg

O terceiro ponto do que fazer em Frankfurt da minha lista era a praça Römerberg e esse foi com certeza o que mais me impressionou.

Ali a ficha caiu. Olhando a arquitetura daqueles prédios tive certeza que estava na Alemanha. Dá uma olhada na foto aqui embaixo pra entender o que eu to falando.

A praça Römerberg fica no Altstadt, que siginifica cidade velha. Ali estão reunidas algumas casas típicas da Alemanha, com estrutura de madeira aparente, a igreja de São Nicolau (Nikolaikirche) e a prefeitura de Frankfurt (Römer).

O que fazer em Frankfurt em 1 dia

As casinhas de madeira que ficam por ali abrigam no térreo diversas lojas de souvenir. Aproveite para comprar o que quiser por ali.

No outro lado da praça está Nikolaikirche, essa igreja é do século XV, mas teve que ser reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. É uma igreja luterana, em estilo medieval e possui 51 sinos e a gente não escutou nenhum deles tocar, acreditam?

Outro ponto bastante fotografado da praça é o prédio Römer. O edifício de fachada rosada abriga a prefeitura de Frankfurt desde o ano de 1405.

O que fazer em Frankfurt em 1 dia

Caso você esteja viajando por Frankfurt no fim do ano poderá visitar as feiras de Natal que acontecem nessa praça. Essa é um experiência que está na minha lista de coisas que eu quero fazer durante a vida. Deve ser lindo!!

Kaiserdom St. Bartholomäus

Ali pertinho, meio escondida, fica a catedral de Frankfurt, Kaiserdom. A gente só consegui vê-la de longe porque o local estava em reforma. Parece que tapumes e andaimes e guindastes nos perseguem durante a viagem.

A parte que conseguimos ver, a torre principal, não nega o estilo gótico. A torre é imensa e com janelas bem alongadas. O interior também é imponente, então se você gosta desse tipo de passeio aproveite pra conhecer a Kaiserdom de Frankfurt.

Eisener Steg

Eisner Steg é o nome alemão para Ponte de Ferro, que nos incluímos na lista de o que fazer em Frankfurt depois de ter visitado a praça Römerberg. Dali até as margens do rio Main são poucos minutos de caminhada.

O que fazer em Frankfurt em 1 dia

A Eisner Steg foi construída em 1868 para ligar o centro de Frankfurt ao bairro Sachsenhausen. A ponte é toda de ferro e exclusiva para pedestres e tem aproximadamente 170 metros entre uma margem e outra.

Paulskirche

Paulskirche é uma igreja luterana de 1833 que como grande parte do centro de Frankfurt foi destruída na Segunda Guerra Mundial. Ela foi um dos primeiros edifícios a serem reconstruídos depois da guerra, como homenagem a seu simbolismo de liberdade.

O que chama a atenção em Paulskirche é a forma arrendondada, bem diferente da maioria das igrejas. Hoje o local não é mais utilizado como igreja e recebe alguns eventos e exposições.

Katharinenkirche

Mais uma igreja luterana para a lista do que fazer em Frankfurt. A igreja de Santa Catarina (muito mais fácil escrever em português) fica bem pertinho da estação Hauptwache, então a gente deixou para apreciá-la na volta para nosso hotel.

O que fazer em Frankfurt em 1 dia

A sua reconstrução após a segunda Guerra não conseguiu reproduzir todo o esplendor de antes, portanto muito da decoração barroca se perdeu.

O que ajuda a colocar a Katherinenkirche na lista de coisas a se fazer em Frankfurt é o escritor Johann Wolfgang von Goethe ter sido batizado nessa igreja. Goethe nasceu em uma família luterana e foi batizado aqui em 1749.

Café Hauptwache

A poucos passos da igreja de Santa Catarina está o Café Hauptwache. A gente nem sabia de toda a história dele antes de entrar, mas a fome falou mais alto e resolvemos parar pra jantar antes de voltar para o hotel.

O lugar é lindo e histórico, antes de ser um café foi utilizado como Casa da Guarda e também como prisão, tornando-se café em 1904.

wurst na Alemanha Café Hauptwache

Nós pedimos a famosa salsicha (Wurst) com acompanhamento de um purê de batatas e um waffle de Nutella de sobremesa. Estava tudo delicioso.

My Zeil

Ah! Pra quem quiser fazer compras pela cidade tem que conhecer a rua Zeil. Esta rua está repleta de lojas de marcas, o próprio calçadão do consumo frankfurtiano .

Ali também é o endereço do moderníssimo shopping My Zeil, que além de uma linda arquitetura e diversas lojas é uma opção para fazer as refeições, pois tem uma praça de alimentação no terceiro andar.

My Zeil

Nós apenas passeamos pela Zeil já que comprar em euros não faz muito nosso estilo e nem o nosso bolso.

O que fazer em Frankfurt – extras

Pra quem tiver um tempo sobrando na cidade a gente separou aqui mais algumas opções de lugares para visitar.

O que fazer em Frankfurt em 1 dia - Federweisser

Casa de Goethe

A primeira delas é a Casa de Goethe. Goethe foi um dos escritores mais importantes da literatura alemã, sendo Fausto sua obra mais conhecida. A casa onde o escritor viveu foi transformada em museu e tem mobilíario da época, inclusive a escrivaninha utilizada por ele.

Alter Oper Frankfurt

A Ópera de Frankfurt chama a atenção pela beleza da sua arquitetura renascentista com elementos baseados nos monumentos gregos.

O edifício de 1880 também foi muito danificado por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial e foi reconstruído com recursos doados pela população. A ópera só reabriu em 1981 e hoje tem capacidade para aproximadamente 2400 espectadores.

Se você não curte muito ópera, mas quer conhecer o interior existem visitas guiadas que devem ser agendadas no site.

Museu Stäedel

Não podia decepcionar os apaixonados por museus, então vai aqui uma opção para visitar em Frankfurt: o Stäedel.

O museu surgiu em 1818 quando o banqueiro Johann Friedrich Städel decidiu doar a sua casa e obras de arte para que fossem abertos ao público para incentivar a formação de novos artistas e manter uma coleção pública de arte.

A casa ficou pequena e o museu teve que ser transferido duas vezes para lugares maiores até chegar ao prédio onde está hoje. E aqui eu faço uma pausa pra vocês tentarem imaginar a riqueza da casa desse banqueiro. Devia ser uma maravilha né?

O museu hoje abriga mais de 100 mil obras como pinturas, gravuras e esculturas que foram criadas em mais de 700 anos de arte europeia. Quem curte arte poderá ver obras de Van Eyck, Veermer, Rembrant e Boticcelli. Pra quem não curte talvez nem saiba quem são esses aí que eu falei, mas bola pra frente que as cidades tem atrações para todos os gostos.

Federweisser

Se você tiver a sorte de visitar Frankfurt no final de setembro pode apreciar uma festa que rola na cidade todos os anos, a Fest des Federweisser.

Federwesseir é um suco de uva fermentado, que tem teor alcoólico de 4%. Mas o que é legal não é bebida em si, mas o clima de festa que rola na cidade e o monte de barraquinha com comida gostosa que você encontra por lá.

Leia também:
+ Metrô de Paris e a saga das malas gigantes
+ O quarto de Maria Antonieta no Palácio de Versalhes e outras riquezas

Uma curiosidade: o apelido de Frankfurt

Bom, pelo que a gente contou aqui talvez vocês tenham percebido que não tivemos muito tempo para curtir Frankfurt, e talvez nem seja necessário muiiiito tempo. O que pudemos perceber na cidade é que o antigo e o moderno se misturam. Prédios de milhares de anos – ou pelo menos parte deles que sobreviveu a guerra – ao lado de enormes arranha-céus.

Esses prédios enormes são fruto da grande atividade econômica de Frnakfurt, conhecida como o centro financeiro da Europa. Isso tudo rendeu a Frankfurt o apelido de Mainhattan.

Esse apelido se deve a uma comparação com Manhattan, que é o centro financeiro dos Estados Unidos. A palavra brinca com o nome da cidade (Frankfurt am Main) e do rio que a corta, o rio Main.

Se você gostou desse post não esquece de compartilhar com os amigos e salvar lá no Pinterest.

Um abraço e muitas viagens!!


PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Informações Prática – o que fazer em Frankfurt

Torre Eschenheimer

Endereço: Eschenheimer Tor 1
Quanto custa: a entrada no café é grátis
Horário de Funcionamento: do meio dia à 01h de domingo a quinta e do meio dia às 03h sextas e sábados
Mais informações: no site do Café

Börse

Endereço: Börsenpl. 4
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 08h às 22h – consulte o site para verificar se é possível fazer visitas.
Mais informações: no site da Bolsa

Kaiserdom

Endereço: Domplatz 1
Quanto custa: entrada grátis
Horário de Funcionamento: todos os dias das 09h às 20h. Fecha entre 12h e 13h15.
Mais informações: No site da Catedral

Café Hauptwache

Endereço: An der Hauptwache 15
Horário de Funcionamento: das 10h às 22h de domingo a sexta feira e das 10h às 23h aos sábados
Mais informações: No site do Café Hauptwache

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *