Lagunas Altiplânicas, Laguna Chaxa e neve no deserto

Era nosso último dia de grandes passeios pelo deserto do Atacama e já estávamos com aquela vontade de nunca mais ir embora. Para esse dia estavam reservados os passeios pela Laguna Chaxa e pelas Lagunas Altiplânicas. Começamos pela Laguna Chaxa que fica no Salar de Atacama. A paisagem é surreal e para ficar ainda mais bonita você vai encontrar encontrar vários flamingos por lá. Eles passam horas na laguna comendo um bichinho chamado artêmia, que sobrevive em águas com alta concentração de sal.Infelizmente chegamos logo depois de um grupo grande de turistas, o que espantou a maioria dos pássaros.

Lagunas altiplanicas - Três flamingos caçando artêmis na parte rasa da laguna chaxa

Muito sal na Laguna Chaxa

Para se ter uma ideia da quantidade de sal que existe por ali recomendo que você faça o passeio pela trilha do Salar. Diego e Marion preferiram o café da manhã, mas eu encarei a trilha que é bem curtinha.

Ao longo do caminho, que tem aproximadamente 500 m, você verá diversas placas explicando sobre a formação das lagunas, dos picos e dos vulcões. O chile tem 150 vulcões ativos, o que equivale a 10 % do total existente no planeta.Se você não conseguiu ver flamingos na chegada, aqui existe um ponto de observação. O problema é que a laguna onde eles ficam é bem mais afastada e você precisará do zoom da sua câmera para enxergá-los melhor. Sem a interferência humana os flamingos passam horas lá, comendo artêmias.

Para mais fotos de viagem siga @viajantesporopcao

Lagunas altiplanicas - Raio de sol saindo por entre nuvens e iluminando o salar do atacama
Caminho feito no Salar do Atacama por entre as erupções de sal

Quer conhecer mais o Deserto do Atacama? Dá um olhada nesses posts aqui:
Valle de la luna e Valle de la Muerte no Atacama
Geyser del Tatio e o Vale de Cactus
Laguna Tebinquiche e Laguna Cejar
Deserto do Atacama, onde fica e por que é legal conhecer?

Lagunas Altiplânicas

Depois de tomar o café ali na Laguna Chaxa seguimos em direção ao ponto alto do dia, as Lagunas Altiplânicas. Estas lagunas se formaram na base dos vulcões Miscanti e Miñiques e suas águas são de um azul impressionante. Ficam a 4195 metros de altitude mas como já estávamos acostumados não sofremos com o mal da altitude, também chamado de soroche.

Lagunas altiplanicas - Eu e Diego a frente da LAguna Miscanti

Laguna Miscanti

O dia estava nublado, o que é raro no deserto, então não sei definir se temos sorte ou azar. Para nossa surpresa, ainda no caminho para as lagunas começou a nevar. A gente persegue a neve a dois anos – nunca tínhamos visto ela caindo – e fomos ver justo no deserto. Era inacreditável!! Acho que nossos companheiros de van devem ter nos achados as pessoas mais idiotas do mundo. A gente tava fazendo a maior festa por causa de uma “saraivinha”, porque nem de neve podíamos chamar aquilo. Nossa empolgação aumentou ainda mais quando chegamos na laguna Miscanti. São 15 km² de água que se deposita na laguna através da infiltração da chuva. Que lugar lindo! Fico imaginando como é a paisagem com sol, pois com o tempo nublado já era espetacular.

Lagunas altiplanicas - Laguna miscanti no meio com montanhas ao fundo e uma névoa cobrindo grande parte delas. A frente da laguna há uma vegetação rasteira de cor dourada e algumas pedras.
Primeira impressão das lagunas altiplânicas. Pena que o tempo não colaborou.

Laguna Miñiques

Depois foi a vez de caminhar até a Miñiques. Essa laguna tem um décimo do tamanho da Miscanti mas nem por isso sua beleza é menor. A paisagem é deslumbrante. A combinação dos vulcões ao fundo, vegetação rasteira amarelo ouro e da laguna azulzinha encanta qualquer pessoa. As nuvens atrapalharam um pouco a nossa vista dos vulcões, mas a “neve” que estava caindo nos deixou bem felizes mesmo que o tempo não tenha colaborado.

Já fez o seu seguro viagem? Com a Seguros Promo você tem 5% de desconto usando o código POROPCAO5. Contrate agora e viaje tranquilo.

Lagunas altiplanicas - Eu e Diego agachados na placa da Laguna Miniques que tem uma vegetação mais rala que da miscanti e também muita névoa.

Povoados do Deserto

Recuperados da euforia, partimos para o povoado de Socaire. O povoado é bem pequeno e sua principal atração é uma igrejinha feita de adobe. No meio do caminho encontramos o que eles chamam de Zorro (raposa), um bichinho simpático e acostumado com turistas. Até pose pra foto ele fez. Esse animalzinho é bem famoso por lá, já vi diversas fotos dele. Ainda na estrada passamos pelo trópico de Capricórnio do Caminho Inca e não resistimos e tiramos umas fotos no meio da Carretera.

Você pode reservar seu hotel em San Pedro de Atacama com a Booking.com

Lagunas altiplanicas -Animal parecido com um chacal com pelos amarelos, brancos e pretos posando para a foto com a cabeça um pouco de lado.
E não é que o bichinho ainda faz pose? Esse chacal/lobo/não sei o nome é conhecido como zorro pelos chilenos.
Lagunas altiplanicas - Marion fazendo pose de pugilista ao lado da placa do povoado de socaire

Nossa última parada antes de voltar para San Pedro de Atacama foi no povoado de Toconao. Um lugar um pouco maior que Socaire, mas ainda muito pequeno. O que me chamou muito a atenção aqui foi a igreja, que também é de adobe, mas tem o teto e a escada feitos de madeira de Cactus. Nunca tinha visto nada feito com esse tipo de material e achei muito interessante. Antes de chegar em San Pedro ainda pegamos chuva. Dá pra acreditar? Como disse a Marion: somos a mudança climática em pessoa.

Agora que você conheceu um pouco mais da Laguna Chaxa e das Lagunas Altiplânicas pode programar melhor sua viagem ao Atacama.

Um abraço e muitas viagens!!

Informações Práticas

Quanto custa: depende da agência, mas o valor aproximado é de CLP 95.000

Quem leva: Praticamente todas as agências de San Pedro de Atacama. Procure com calma e veja bem quais são os itens que você julga indispensáveis para não se arrepender depois.

Quanto tempo demora: o dia todo. Você sai de manhã e volta no começo da tarde, então não conseguirá fazer outro passeio no mesmo dia.


Gostou desse post? Compartilha com a galera e dá um Pin no Pinterest


PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de descontona primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *