Deserto do Atacama, onde fica e porque é legal conhecer?

Deserto do Atacama? Onde fica? O que vocês vão fazer por lá? Essas eram as perguntas frequentes que escutamos quando contávamos pra quem quer que fosse que estávamos indo para o deserto do Atacama. A nossa resposta antes da viagem era: não temos muita certeza, contamos na volta. Se me perguntassem isso hoje eu responderia assim: Atacama fica no norte do Chile e nós vamos andar pra caramba, descobrir que San Pedro de Atacama é um oásis no deserto que tem até loja da The North Face e restaurantes gourmet, conhecer pessoas legais e principalmente ver como a natureza é espetacular e te presenteia com paisagens de outro mundo de tão bonitas. Será que seria uma boa resposta?

Gosta de fotos de viagem? Siga @viajantesporopcao

Deserto do Atacama, onde fica?

O Deserto do Atacama fica na região norte do Chile chamada de Antofagasta. O ponto de partida da maioria dos passeio é uma cidade chamada San Pedro de Atacama. Para chegar até lá, o mais fácil évoar até o aeroporto de Calama e de lá pegar um transfer ou dirigir até San Pedro. Saindo de Santiago o voo até Calama leva aproximadamente duas horas. Nós fizemos o traslado Calama – San Pedro com a empresa Trans Licancabur e custou $ 20.000 (valores de agosto de 2014). A empresa fica logo após o desembarque e como o aeroporto é super pequeno você encontrará com certeza. Existem outras duas que fazem o mesmo trajeto, a TransVIP e a Transferpampa. A TransVIP, como o nome já denuncia, tem tarifas um pouco mais elevadas, a partir de $ 36.000 (ida e volta). O trajeto até San Pedro de Atacama é feito em uma van e leva aproximadamente uma hora e meia.

Pequeno aeroporto de Calama com algumas vans no estacionamento.
Olha que pequeno o aeroporto de Calama.

Quer se aventurar de carro pelo Deserto do Atacama? A Rentcars te ajuda a achar o carro com melhor custo benefício.

Chegando em San Pedro de Atacama

Ao chegar em San Pedro de Atacama você vai se deparar com uma placa que mostra o número de habitantes conforme o Censo de 2002: 1982 habitantes. Esse número já ficou ultrapassado. A cidade tem muito mais gente do que a placa informa, mas ninguém sabe ao certo o número real. Uns dizem 7.000 outros 15.000 mas a verdade é que por onde se olhe há turistas. De todos os tipos, idades, nacionalidades. San Pedro e seus habitantes são a porta que mostra ao mundo o Deserto do Atacama e são bons no que fazem.

Placa de San Pedro de Atacama que diz ter mil novecentos e trinta e oito habitantes, censo de dois mil e dois

Você pode até levar um choque na chegada. A cidade é simples, as ruas são de terra e por incrível que pareça as construções também.Como a chuva é coisa rara no deserto praticamente tudo é construído com adobe. Adobe é um tijolo feito de argila e seco ao sol, coisa que não falta por aqui.

Veja no Booking.com onde se hospedar em San Pedro de Atacama

Por que conhecer o Atacama?

A gente já deu um spoiler lá no início do post, mas o que mais chama a atenção no Atacama é que ele é o deserto mais árido e mais alto do mundo. Por ter grande altitude, que varia de 2400 m em San Pedro de Atacama, 4300 m nos Geysres del Tatio e 6000 m no topo dos vulcões, as correntes marítimas não conseguem chegar até lá,portanto quase nunca chove. Quase nunca, pois quando estivemos lá em agosto de 2014 pegamos umas gotas de chuva e uns flocos de neve. Acho que foi sorte!!

Viajars em seguro é furada!! Por isso a gente firmou uma parceria com a Seguros Promo pra te oferecer um desconto de 5%. É só clicar no link e usar o código de desconto POROPCAO5.

Por ser um local tão seco as noites por lá são lindamente estreladas.Mesmo na cidade de San Pedro você consegue enxergar as estrelas, mas existe um tour astrológico que te leva para o meio do deserto sem interferência da luz. Lá deve ser ainda mais bonito. Esse passeio não pudemos fazer pois como disse no parágrafo anterior tivemos a sorte de pegar chuva no deserto, portanto havia muitas nuvens no céu.Quer ainda mais motivos para comprar agora sua passagem? Você pode escalar um vulcão, se for aventureiro, mergulhar nas águas quentes de uma piscina natural enquanto lá fora faz -15º C, ver de perto os flamingos que são sensação da internet atualmente e conhecer mochileiros do mundo todo. Nos links aqui embaixo estão os passeios que nós fizemos:

Entardecer no Valle de La muerte deixa o vulcão Licancabur com tons de rosa e laranja
Entardecer no Valle de la Muerte

Agora que você já descobriu onde fica o Deserto do Atacama e tanta coisa legal que tem pra fazer por lá já pode programar a sua viagem. Se você não sabe quanto tempo ficar por lá te dou uma dica de amiga,reserve pelo menos uma semana inteira pra não se arrepender depois.A gente ficou apenas 4 dias, se arrependeu e vai ter que voltar.

Um abraço e boas viagens!!

Informações Práticas

Agências que fazem o transfer até San Pedro de Atacama: Trans Licancabur, TransVIP e Transfer Pampa

Se gostou desse post compartilha nas redes sociais, dá um PIN no Pinterest e nos ajude a alcançar mais pessoas.




PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de descontona primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *