Palácio de La Moneda e a troca da guarda

Estávamos com um dia livre em Santiago e resolvemos assistir a troca da guarda no Palácio de la Moneda. Chegando lá descobrimos duas coisas, que já deveríamos saber antes de ir. Primeira: a troca não acontece todos os dias. E adivinhemmmm??? “Acertamos” o dia errado. Na verdade o cronograma é bem simples, em alguns meses a troca acontece nos dias pares e em outros nos dias ímpares. No ano de 2019 a troca ocorrerá em dias pares em Janeiro, Abril, Maio, Agosto, Novembro e Dezembro e nos dias ímpares Fevereiro, Março, Junho, Julho, Setembro e Outubro. A segunda descoberta foi que a frente do Palácio (onde ocorre a cerimônia) é na Praça da Constituição e não na Praça da Cidadania, como eu pensava que era.

Parte de trás do palacio de la moneda com um espelho d'água em frente
A gente achava que essa era a frente do Palácio, mas não é. A frente fica na outra rua.

Em Santiago encontre o seu hotel com a Booking.com

A troca da Guarda do Palácio de La Moneda

Como erramos o dia da troca aproveitamos para fazer um tour por Santiago com o ônibus da Turistik. Mas a gente não podia desistir tão fácil assim. Nos dias seguintes tínhamos programado passeios no Deserto do Atacama, mas na volta para Santiago tivemos a sorte de encaixar a troca da guarda no nosso roteiro. Ela começa às 10h nos dias de semana e 11h nos fins de semana, mas é bom chegar um pouco mais cedo porque a praça fica lotada.

Para mais fotos de viagem siga a gente no Instagram – @viajantesporopcao

Veja nossas aventuras pelo Atacama:

Na hora marcada primeiro saem do Palácio de la Moneda os soldados que irão deixar o posto. Logo depois cavalaria, banda, artilharia e mais soldados começam a surgir das ruas laterais. Na minha inocência achava que ia ser só olhar um pra cara do outro e tchau. Que nada!!! É tudo nos conformes, com toda a pompa e circunstância. A cerimônia toda dura uns 30 minutos. Entra gente, sai gente, a banda toca e a gente fica ali grudado pra não perder nada.  

Visão geral dos soldados e da banda em frente ao palacio de la moneda durante a troca da guarda

Nunca vimos oficialmente outra troca de guarda na vida. Perdemos o dia da troca do Palácio de Buckingham e apenas ouvimos os soldados marchando em Berlim. A troca da guarda em Santiago é bem legal, eu recomendo assistir se você tiver tempo. Lá pelas tantas nós, brasileiros, tivemos uma grata surpresa. A banda marcial começou a tocar Aquarela do Brasil. Imensamente aplaudidos né? Tenho a impressão que os brasileiros vão dominar o mundo, estamos em todos os lugares.  Confere o vídeo pra ver um pouquinho da troca da guarda.


Viajar sem seguro é furada. Com a Seguros Promo você recebe 5% de desconto com o código POROPCAO5

Visita guiada ao Palácio de la Moneda

Como eu sei que depois de ler essas dicas você vai se planejar melhor que a gente, você pode fazer uma visita guiada ao Palácio de la Moneda também. As visitas ocorrem durante a semana e são em Espanhol. A entrada é de graça, mas você precisa reservar com antecedência preenchendo um formulário neste site. Sua confirmação chegará por e-mail e você só terá que apresentá-la junto com um documento de identificação. Você terá acesso ao interior do Palácio e conhecerá as salas de onde o Chile é governado. Caso tenha sorte pode até encontrar o presidente pelos corredores. Dizem que Michelle Bachelet era simpática com os turistas. Será que o atual presidente também é?

Já esteve no Palácio de la Moneda? Conta pra gente o que achou de lá.

Um abraço e boas viagens!!

Diego e eu na frente do Palácio, na praça da constituição

Informações Práticas

Quanto custa: Nada, nem pra assistir a troca da guarda nem pra visitar o Palácio de La Moneda
Horário: a visita ocorre durante a semana em horário a confirmar após o agendamento. A troca da guarda acontece às 10h em dias de semana e 11h aos fins de semana.
Como chegar: esquina das ruas Moneda com Morandé
Observação: visitas ao Palácio devem ser agendadas nesse site.

Gostou desse post? Compartilha com os amigos viajantes e dá um Pin nele no Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *