O que fazer no Tocantins? Viagens Imaginárias

O ano tá quase acabando e por aqui também estão acabando os estados do Brasil da nossa série Viagens Imaginárias. Hoje vamos descobrir o que fazer no Tocantins, esse estado que é o nosso caçulinha .

O Tocantins tem apenas 32 anos e foi fundado com a Constituição de 1988. O seu território antes fazia parte do norte de Goiás e movimentos separatistas já existiam desde 1820. Demorou um pouco mas agora Tocantins é estado e eu vou te contar um monte de coisa que tem pra fazer por lá.

E se você quiser acompanhar mais posts e vídeos dessa jornada de exploração virtual do nosso Brasil e só clicar nesse link da série Viagens Imaginárias.

Mais estado pra você viajar virtualmente:
+ O que fazer no Amapá?
+ O que fazer na Paraíba?

O que fazer em Palmas?

Para um estado novinho era preciso de uma capital novinha também. Foi assim que surgiu a cidade planejada de Palmas.

O Tocantins teve uma capital provisória, Miracema, enquanto a cidade de Palmas estava sendo construída a todo vapor. A construção começou em 1989 e em 1990 a capital foi transferida pra lá. E agora eu vou te dar 5 dicas do que fazer em Palmas. Bora lá.

Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis é a segunda maior praça urbana do mundo. Ela perde apenas para uma praça da cidade de Jacarta, na Indonésia, cujo nome é bem estranho: Merdeca.

Foram necessários 800 operários para construir essa praça que tem 571 mil metros quadrados e foi inaugurada em 2000.

o que fazer em palmas
Foto de @liagmara

Esse enorme complexo arquitetônico abriga os 3 poderes estaduais além de muitos monumentos e obras de arte. Por lá você pode encontrar um relógio de sol e também o Memorial Coluna Prestes, projetado por Oscar Niemeyer.

O piso da praça tem diversos painéis que representam os povos indígenas do Tocantins e se bater uma fome durante a visita existe uma Praça de Alimentação pra te socorrer.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Palácio Araguaia

O Palácio Araguaia é a sede do poder Executivo Estadual e um dos edifícios que ficam na Praça dos Girassóis. Seu prédio de arquitetura moderna tem 14 mil metros quadrados e foi construído em incríveis 13 meses.

Na sua fachada são observados arcos que remetem a uma igreja construída por escravos em Natividade e também as frisas, que são 144 painéis distribuídos no alto da fachada.

o que fazer em palmas tocantins
Foto de @natan.oliv

As frisas contam a história do Tocantins e para você não se perder nos desenhos comece do centro, na parte da frente, e vá seguindo a direita até contornar todo o prédio.

Você pode fazer visitas guiadas ao interior do prédio e lá dentro poderá ver o Centro Geodésico do Brasil, que fica no Hall, mais painéis com a história do estado e também vitrais com motivos religiosos.

Mirante da Serra do Lajeado

Quem gosta de ver as cidades do alto, como eu, tem um opção para explorar Palmas de cima. É o Mirante da Serra do Lajeado. Ele fica a apenas 22 km do centro da cidade.

Além de ver Palmas de cima você também consegue ver a Hidroelétrica Luis Eduardo de Magalhães. Esse Mirante também é muito utilizado para a prática do parapente, então é possível que você tenha a sorte de ver alguns “malucos” por lá.

o que fazer em palmas
Foto de @monalisareis1

Ver o pôr-do-sol também é uma opção, mas se você quiser explorar mais a fundo a Serra terá que viajar até a cidade vizinha, Lajeado. De lá você pode visitar cachoeiras, fazer trilhas e também ver algumas pinturas rupestres.

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

Ilha do Canela

Eu já encontrei lugares que chamam de Ilha do Canela ou Ilha Canela, mas o que importa é que esse ilha fica no centro do Lago Palmas. Ela foi formado após a construção da Hidroelétrica e tem 45 mil metros quadrados.

Para chegar lá é super rápido, apenas 10 minutinhos de barco. Você pode passar o dia todo na Ilha se quiser porque lá existem quiosques e um restaurante, então ninguém passa fome.

A área de banho é toda cercada para evitar que peixes um pouco mais briguentos, como arraias e piranhas, queiram morder seu calcanhar quando você estiver na água.

o que fazer em palmas
Foto de @phagundes

Você pode ficar o dia todo aproveitando os quiosques e as redes que ficam dentro d’água, olhando a o skyline de Palmas e curtindo a vida boa. Mas se quiser um pouco mais de agito ainda tem canoagem e stand-up. E se puder, fique até o fim do dia pra curtir um bonito pôr-do-sol.

Museu Histórico do Tocantins / Palacinho

O Museu Histórico do Tocantins é muito mais conhecido como Palacinho e com razão. Lá foi a sede do governo estadual até que o Palácio do Araguaia, que eu já falei aqui, fosse concluído.

O Palacinho foi o primeiro edifício de Palmas, construído em 1989. Além de sede do governo ele teve outros usos depois de 1991. Foi também Casa Civil Casa Militar e até residência do governador.

o que fazer em palmas
Foto de @annadmacedo

No ano de 2002 ele foi transformado no museu que existe hoje. Lá dentro você vai poder conferir uma exposição de fotos sobre a construção da cidade de Palmas, ver artefatos pré-históricos e muitos outros objetos que representam a cultura do Tocantins e dos seus povos.

Da época em que era a sede do governo restaram apenas o apelido e o gabinete do governador, que é mantido do mesmo jeito que era antigamente, quando dali saiam todas as decisões importantes do estado.

Viajar sem Seguro Viagem é furada!! Cote o seu aqui com a Seguros Promo. Com o código POROPCAO5 você tem 5% de desconto.

O que fazer no Tocantins? Taquaraçu

Depois de Palmas, o primeira dica do que fazer no Tocantins é conhecer Taquaraçu. Esse distrito fica a apenas 32 quilômetros da capital e tem ares de cidade do interior. Muita gente vai pra lá aos fins de semana pra relaxar.

Mas se você quer um pouco mais de aventura Taquaraçu também é uma boa ideia já que o ecoturismo por lá é forte. A cidade tem 82 cachoeiras catalogadas, o que deve ser maravilhoso pra acalmar o calorão da região Norte.

o que fazer no tocantins
Foto de @diandra.florencio

Uma das cachoeiras mais conhecidas é a Roncadeira, onde você pode praticar rapel. Além disso existem ainda diversas trilhas, grutas, mirantes e paredões na cidade e uma tirolesa pra quem quiser se aventurar.

Se estiver por lá na época do Carnaval não deixe de apreciar os bonecos gigantes que desfilam pela cidade. E aos fins de semana acontece a Feira da Serra, onde você pode se deliciar com a culinária local, comprar artesanato e ainda prestigiar apresentações culturais.

O que fazer no Tocantins? Almas

A cidade de Almas é uma das mais antigas do Tocantins. Sua história começa lá em 1734 quando os portugueses deram as caras em busca de ouro.

Hoje o foco mudou e ela é muito procurada pelo ecoturismo. Almas fica na região da Serra Geral e tem diversas atrações pra quem gosta de ter um contato mais próximo com a natureza.

De lá eu destaco o Cânion Encantado, que tem um enorme paredão de pedra de onde jorram 4 quedas d’água com aproximadamente 70 metros de altura. Altos também são os pés de pau-brasil que você pode encontrar pelo caminho.

o que fazer no tocantins
Foto de @lauroojesus

Outra atração é a Cidade de Pedras que são torres de arenito que se espalham por 15 quilômetros quadrados em formações que realmente se assemelham a cidades.

Ainda em Almas você pode conhecer a Fazenda Aldeia, onde pode ver de pertinho um plantação de Capim Dourado, matéria prima muito utilizada para artesanato no estado do Tocantins.

O que fazer no Tocantins? Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal tem 25 mil quilômetros quadrados, o que a torna a maior ilha fluvial do mundo. Outro título da ilha é Reserva da Biosfera, que foi dado pela Unesco.

Por ter constantes alagamentos a Ilha do Bananal se assemelha ao Pantanal e caso você queira visitá-la necessita de autorização do ICMBIO ou da FUNAI. Isso porque ela é dividida em Parque Nacional do Araguaia e em Reserva Indígena.

o que fazer no tocantins
Foto de @sangue_aventureiro

Por ser a casa de algumas tribos indígenas, como os Karajás, você pode fazer o etnoturismo e conhecer o trabalho das mulheres dessa tribo. Elas confeccionam em barro uma boneca chamada Ritxòkò, que foi considerada patrimônio cultural do Brasil.

Além da sua exuberância natural e do etnoturismo a Ilha do Bananal também é conhecida por ser um local onde se pratica a pesca esportiva. 

Reserve aqui sua hospedagem com a Booking.com

O que fazer no Tocantins? Natividade

A cidade de Natividade está nas origens do Tocantins, quando os bandeirantes ocuparam o norte de Goiás a partir de 1724 em busca de ouro.

Por ser tão antiga assim a cidade de Natividade tem um centro histórico tombado pelo Patrimônio Nacional. São aproximadamente 250 prédios coloniais e algumas igrejas que compõem esse centro.

o que fazer no tocantins
Foto de @johnassuncao_

Uma das igrejas que se destaca é a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, erguida no século XVIII por escravos que trabalhavam na mineração. Ela nunca foi terminada, mas tem arcos bem marcantes que foram representados no edifício do Palácio Araguaia.

Em Natividade você também pode conhecer o Sítio Jacuba e as esculturas em pedra que são resultado de visões de D. Romana, uma líder espiritual, e ainda comer o Amor Perfeito, um biscoito centenário muito tradicional.

Você também pode gostar de ler:
+ Paraná | Canyon do Guartelá
+ Deserto do Atacama – onde fica e porque é legal conhecer?

O que fazer no Tocantins? Jalapão

Nossa última dica do que fazer no Tocantins é uma joia do estado, o Jalapão. O Jalapão se estende por 34 mil quilômetros quadrados de paisagens de cerrado encantadoras.

Existem diversas atividades para fazer por lá, mas eu destacarei alguns que você deve considerar colocar no seu roteiro quando for pra lá.

O primeiro destaque é a Cachoeira da Velha. Ela tem o formato de ferradura com 15 metros de altura e 100 metros de largura. Além da enorme vazão d’água, que já é um espetáculo, você ainda pode praticar rafting e chegar pertinho das quedas d’água.

Falando em cachoeiras, a Cachoeira da Formiga é bem menor mas a cor esverdeada da sua água encanta os turistas. Outro lugar famoso e que virou um cartão postal do Jalapão são as suas dunas de areia fininha e dourada que chegam a ter 40 metros de altura.

o que fazer no tocantins

Para quem gosta de trilhas pode conhecer o topo da Serra do Espírito Santo. E se você tiver disposição de acordar cedo pode chegar lá em cima antes do nascer do sol e ver esse lindo presente da natureza.

E pra fechar as maravilhas do Jalapão eu destaco os fervedouros. Se você observar o chão a areia fica borbulhando como se realmente estivesse fervendo. Isso ocorre devido a pressão com que a água chega do lençol freático. Um lugar bem inusitado, onde ninguém afunda. Além de tudo isso os fervedouros geralmente tem água clarinha e linda.

E essas foram as dicas do que fazer no Tocantins. Se você tem mais lugares legais pra conhecer nesse estado deixa pra mim aqui nos comentários, é sempre bom trocar figurinhas sobre viagem.

Se você gostou desse post compartilha com os amigos e já salva no Pinterest pra consultar depois.

Um abraço e muitas viagens!!

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.
Gosta de ler? Compre livros e outros produtos com nosso link da AMAZON

Informações Práticas – O que fazer no Tocantins

Palácio do Araguaia

Endereço: Praça dos Girassóis, 971 – Plano Diretor Sul, Palmas
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 08h30 às 11h e das 14h às 17h
Mais Informações: para agendar visita guiada ligue para (63) 3212-4143

Museu Histórico do Tocantins / Palacinho

Endereço: Av. NS 10 Quadra 112 Norte lote 9, S/N Centro, Palmas
Horário de Funcionamento: de terça a sábado, das 08h às 17h e domingos, das 09h às 16h
Mais Informações: pelo telefone (63) 3218-7612


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *