O que fazer no Ceará? Viagens Imaginárias 20

Bem vindos de volta ao Nordeste!! Hoje vamos descobrir o que fazer no Ceará. Se você está pensando que esse post está cheio de praias está enganado. Eu tentei fugir um pouco do óbvio para encontrar alternativas ao litoral cearense.

Não me levem a mal, eu gosto sim de praia, mas acho válido trazer aqui lugares que não são tão comuns. Eu tenho certeza que você terá facilidade em encontrar informação sobre as lindíssimas Canoa Quebrada e Jericoacoara, mas não tenho a mesma certeza sobre Quixadá ou Sobral.

E se você chegou agora por aqui esse já é o vigésimo post da série Viagens Imaginárias. Estamos viajando apenas na imaginação, por enquanto, e selecionando diversos lugares por todos os estados brasileiros que valem a pena ser conhecidos.

Mais posts das Viagens Imaginárias:
+ O que fazer na Paraíba?
+ O que fazer em Goiás?

O que fazer em Fortaleza?

Praia de Iracema

Olha lá, estou me contradizendo logo no primeiro item da minha lista do que fazer no Ceará. Calma gente, eu não vou falar só de praia, mas ela não podia ficar de fora né?

A Praia de Iracema é um dos primeiros regiões habitadas da cidade de Fortaleza e lá morou por muito tempo a elite da cidade. A Orla é bem bonita e no calçadão de Iracema acontece uma feirinha de artesanato todos os dias.

O que fazer em Fortaleza - Praia de Iracema
Foto de @taisrc_

É lá também que fica a Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte de Ferro. Essa ponte foi construída em 1921 para ser um porto da cidade, mas nunca foi utilizada para esse fim. Ela se tornou então uma atração turística mas li relatos que está um pouco abandonada. Uma pena!!

E na Praia de Iracema também existe uma construção que é muito conhecida em Fortaleza, o Estoril. Essa é uma construção de 1925 que abrigou por muitos anos a família Porto.

Ficou conhecida como Estoril por um bar que funcionou ali por muito tempo e hoje é a Secretaria de Turismo de Fortaleza. Quem gosta de prédios antigos pode dar uma conferida, é uma linda construção.

Mercado Central de Fortaleza

O porto que deveria funcionar na Ponte dos Ingleses serviria para desembarcar mercadorias para o Mercado Central de Fortaleza.

Esse Mercado existe desde1809 e vendia carne, frutas e verduras. Em meados de 1930 foi proibida a comercialização desses produto por lá e começaram a vender utilidades para casa e artesananto.

O antigo prédio do Mercado ficou em situação precária por falta de cuidados e em 1998 ele ganhou um novo espaço, no centro histórico da cidade.

O que fazer em Fortaleza - Mercado Central
Foto de @tatianagrsantos

O prédio do Mercado Central de Fortaleza tem 5 andares, sendo um deles estacionamento, e se distribui por mais de 9 mil metros quadrados. Nos seus 533 boxes você vai encontrar principalmente artesanato local, com muitos produtos em couro, renda e cerâmica.

Reserve aqui sua hospedagem com a Booking.com

Centro Dragão do Mar e Arte e Cultura

Ainda nos arredores da Praia de Iracema fica o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultuta. Essa é uma Organização Social criada em 1999 para desenvolver e fomentar de Fortaleza.

O grande complexo com mais de 30 mil metros quadrados tem planetário, anfiteatro, cinema, Biblioteca, Praça Verde, alguns museus e um grande espaço para shows.

O que fazer em Fortaleza - Dragão do Mar
Foto de @aaline__santos

A passarela vermelha do Centro Dragão do Mar também se destaca e ao redor do complexo ficam diversos bares e restaurantes que compõem o cenário cultural.

Dragão do Mar foi um nome atribuído a Francisco José do Nascimento, também conhecido como Chico da Matilde. Ele teve grande importância no processo abolicionista do Ceará, que foi a primeira província a abolir a escravatura em 1884.

Chico da Matilde era chefe do jangadeiros e em 1881 ele liderou um movimento que se recusava a embarcar escravos em navios negreiros. Após esse fato o porto de Fortaleza foi fechado para o tráfico de escravos.

Theatro José de Alencar

O quarto lugar para conhecer em Fortaleza é o Theatro José de Alencar, que leva o nome desse renomado escritor brasileiro que nasceu na cidade.

O Theatro José de Alencar foi inaugurado em 1910 e ele é resultado de um projeto para fomentar a arte após a economia do Ceará ter prosperado com o cultivo do algodão, anos antes.

A construção é um exemplo da arquitetura eclética brasileira, juntando vários estilos e trazendo influência da arquitetura europeia. O que chama a atenção logo de cara são os vitrais coloridos da fachada e as estruturas de ferro, que podem ser vistas por quem entra no teatro.

O que fazer em Fortaleza - Theatro José de Alencar
Foto de @livinhasoarees

Em homenagem ao escritor, os camarotes do museu tem nomes de diversas de suas obras. O teatro recebe visitas guiadas, que acontecem de hora em hora.

Além de conhecer a construção de 1910 os visitantes também podem visitar os jardins, projetados por Burle Marx e o Cena, Centro de Artes Cênicas.

Museu da Fotografia

Confesso que fiquei empolgada para conhecer Fortaleza e o Museu da Fotografia foi um dos motivos.

Ele abriu a pouco tempo, em 2017, e é administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota. O acervo do museu pertence ao casal, do ramo da construção civil, que resolveu compartilhar com o público sua rica coleção.

O que fazer em Fortaleza - Museu da Fotografia
Foto de @fotografia.com.cafe

A ideia é que o Museu da Fotografia incentive a educação e o conhecimento por meio das fotos. Além das exposições há espaço para workshops, cursos e exibição de filmes, biblioteca e auditório.

O acervo tem mais de 2500 fotografias, tiradas desde a década de 20, e capacidade de exposição de 400 delas simultaneamente.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Entre as obras estão fotografias de fotógrafos mundialmente conhecidos como Dorothea Lange, Robert Capa e o brasileiro Sebastião Salgado. O Museu da Fotografia ainda tem uma cópia certificada da famosa foto Menina Afegã, de Steve Mccurry, foto que foi capa da National Geographic.

O que fazer no Ceará? Mangue Seco

Se é você é daqueles que sempre busca lugares com cenários surpreendentes para tirar fotos vai gostar de conhecer o Mangue Seco de Guriú.

Mangue Seco fica na cidade de Camocim, pertinho da famosa e badalada Jericoacoara. Ali o rio Guriú se encontra com o mar, mas o mar dessa vez não é o protagonista.

O que fazer no Ceará - Mangue Seco
Fotos de @normandaadam

Nessa área de mangue existem diversas árvores secas, muitas delas com suas enormes raízes para fora. A composição é linda e confesso que lembrei um pouco das árvores mortas do deserto da Namíbia.

O melhor período para ver o Mangue Seco de Guriú é entre Julho e Janeiro e você também tem que ficar ligado na tábua de marés. Ali fica também a lagoa da Gamboa, que concentra diversos cavalos-marinhos.

O que fazer no Ceará? Sobral

Você sabia que uma cidade do interior do Ceará teve grande importância para a comprovação da teoria da relatividade de Einstein?

Eu não tinha a menor ideia disso antes de começar a pesquisar o que fazer no Ceará. Esse cidade é Sobral. Em 1919 dois ingleses vieram até Sobral para observar a posição de determinada estrela durante um eclipse.

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

Isso aconteceu simultaneamente na Ilha de Príncipe, na África, e depois de diversos cálculos (que obviamente eu não saberei explicar) esse experimento ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade.

E como marco desse fato histórico e importantíssimo para a ciência mundial foi construído na cidade o Museu do Eclipse. Lá, além de aprender um pouco mais sobre eclipses os monitores poderão te explicar um pouco mais sobre essa tal Teoria de Einstein.

O que fazer no Ceará - Sobral
Foto de @olhardalee

Só isso já é motivo mais que suficiente para conhecer Sobral, mas se você quiser mais não vai se decepcionar. Você poderá conhecer o Arco Nossa Sra. de Fátima, erguido em 1942 depois da passagem da imagem pela cidade.

Há quem chame o arco de Arco do Triunfo, e não está de todo errado já que ele foi mesmo inspirado no arco da cidade de Paris.

Sobral tem também um dos teatros mais antigos do Cearé, o Theatro São João, que foi construído em estilo neoclássico lá em 1880.

E falando em construções antigas, outro edifício é um ponto que vale a visita para quem gosta de arquitetura. É o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, construído em 1926.

O que fazer no Ceará? Beberibe

Quem já esteve no Ceará deve ter visto uma lembrança típica de lá: as garrafinhas de vidro com paisagens desenhadas com areia colorida. Essa areia colorida vem de falésias que ficam na cidade de Beberibe.

Pra ser mais exata as areias de diversos tons ficam em Morro Branco, que de branco só tem o nome. Lá fica o Labirinto das Falésias e você pode ter a oportunidade de ver de perto todo o colorido.

O que fazer no Ceará - beberibe
Foto de @leolimaxx

O melhor horário para a visita é durante a manhã, quando ainda não tem muita gente. Se você passar o dia por lá ou resolver ir mais a tarde pode combinar a visita com o Mirante do Morro Branco, que também é uma ótima opção para ver o pôr-do-sol.

Ainda em Beberibe você pode fazer passeios de buggy ou conhecer a praia de Uruaú, muito utilizada para a prática de Kite Surf.

Viajar sem Seguro Viagem é furada!! Cote o seu aqui com a Seguros Promo. Com o código POROPCAO5 você tem 5% de desconto.

O que fazer no Ceará? Juazeiro do Norte

Padre Cícero é talvez o líder religioso mais conhecido do nordeste. Popularmente chamado de “Padim Ciço” ele trabalhou por muitos anos em Juazeiro do Norte, onde visitava a comunidade e aconselhava os devotos.

Em 1889 Padre Cícero tornou-se ainda mais conhecido por fazer uma hóstia sangrar na boca de um fiel. A história se espalhou e atraiu muita gente para a cidade.

Mas a igreja não viu com bons olhos o suposto milagre e puniu Padre Cícero, que mesmo longe da igreja continuou a ser venerado pelos fiéis. As romarias feitas até Juazeiro do Norte fizeram com que a cidade crescesse e se torna-se um grande centro artesanal.

O que fazer no Ceará - Juazeiro do Norte
Foto de @01simplesclick

Hoje o local ainda é bastante visitado. Na Colina do Horto fica uma estátua de Padre Cícero e na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está o seu túmulo.

Para quem quiser dar uma esticada depois de conhecer Juazeiro do Norte pode ir até Crato, onde Padre Cícero nasceu ou conhecer o parque aquático Arajara Park, que fica a poucos quilômetros dali.

Você também pode gostar de ler:
+ Portugal | Conhecendo Fátima, Batalha e Alcobaça
+ O dia que quebramos uma regra do Kruger National Park

O que fazer no Ceará? Quixadá

E pra fechar as dicas do que fazer no Ceará eu escolhi a cidade de Quixadá. A primeira coisa que me chamou a atenção por lá foram as fotos do Açude do Cedro.

Esse açude foi construído em 1877 a pedido de D. Pedro II com o intuito de combater a seca. Não sei se a estrutura daquela época era a mesma de hoje, mas achei o local bem bonito e de lá você consegue ver outro ponto turístico da cidade, a Galinha Choca.

Galinha Choca é uma formação rochosa que se assemelha muito ao formato de uma galinha e se você tiver disposição pode subir até o topo por uma trilha que dura aproximadamente 40 minutos.

O que fazer no Ceará - Quixadá
Foto de @danubioalmino

Outra atração fica um pouco distante da cidade, é a Fazenda Não me Deixes. Essa fazenda de 1954 foi da escritora Rachel de Queiroz, a primeira brasileira a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Se você é nascido antes da década de 80 talvez se recorde de uma série que fez sucesso na Globo, e eu adorava, chamada Memorial de Maria Moura. A série foi inspirada em um livro de Rachel de Queiroz. Para visitar a fazenda é preciso reservar com antecedência.

E o último motivo para visitar Quixadá nem é desse mundo. A cidade é famosa por ser local de aparecimento de óvnis, inclusive houve um caso de abdução em 1970, o Caso Barroso. Quixadá foi inclusive retratada em um filme de ficção científica chamado Área Q. E você, acredita em vida extraterrestre?


E essas foram as dicas do que fazer no Ceará. Espero que tenha gostado de ler esse post e se você tem algum amigo pensando em conhecer o Ceará compartilha com ele essas dicas.

Salva também esse post lá no Pinterest para ler depois.

Uma abraço e muitas viagens!!

O que fazer no Ceará Pinterest


PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Informações Práticas – O que fazer no Ceará

Mercado Central

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro, Fortaleza
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 09h às 17h e domingo das 08h às 13h
Mais Informações: no site do mercado

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Endereço: Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema – Fortaleza
Horário de Funcionamento: Geral – diariamente das 08h às 22h. Os espaços tem horários diferenciados, consulte antes de ir.
Mais Informações: no site do centro

Theatro José de Alencar

Endereço: Rua Liberato Barroso 525 no Centro de Fortaleza
Horário das visitas: de hora em hora de terça a sexta das 09h às 17h, sábados das 14h às 17h e domingos das 14h às 16h.
Ingresso para visita guiada: R$10,00 inteira e R$ 5,00 meia (out/2020) Necessário agendamento pelo telefone (85) 3101 2567 ou pelo e-mail tja.adm2@gmail.com
Mais Informações: no site do teatro

Museu da Fotografia

Endereço: Rua Frederico Borges 545, Varjota – Fortaleza
Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo das 12h às 17h
Ingresso: entrada gratuita
Mais Informações: no site do museu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *