Deserto da Namíbia – dunas gigantes e o cemitério de árvores
Por mais que você nunca tenha ouvido falar na Namíbia, talvez conheça um dos seus pontos turísticos mais visitados: a floresta petrificada de acácias mais conhecida como Deadvlei que fica no meio do Deserto da Namíbia. Para conhecer essa maravilha você terá que ir até o Parque Nacional Namib Naukluft. A entrada do parque fica em Sesriem e foi o primeiro lugar que visitamos. Se você leu o post anterior “Uma aventura pelas estradas da Namíbia até Sesriem” sabe que chegar lá não foi das tarefas mais fáceis. Dirigir dentro do parque não foi diferente.
Nós dormimos em um camping dentro do parque, dessa forma pudemos dirigir até as dunas antes do nascer do sol. Quem fica em hospedagens fora do parque só pode entrar depois que o sol nasce. Para saber como se hospedar dentro e fora do parque você pode ler esse post aqui: Hospedagem em Seriem: Luxo ou Aventura.
A Duna 45
Do portão até o primeiro ponto de parada são aproximadamente 45 km. Chegamos a duna 45, provavelmente a duna mais fotografada do mundo. O número indica a distância do portão, 45 km. Com o sol já querendo dar as caras começamos a subida. Eu tenho problemas com subidas, canso muito fácil. Essa não foi diferente. Para piorar a situação a areia, que escorregava para os lados, nos deixava com a sensação de subir, subir e não sair do lugar. Enfim chegamos ao topo, quase sem fôlego. No meio do Deserto da Namíbia subir alguns metros em uma duna com areia escorregadia antes 7h da manhã não foi uma tarefa muito fácil.
O sol apareceu logo em seguida e aproveitamos aquele momento só para observar. É impressionante o espetáculo de cores que a luz do sol proporciona quando toca os montes de areia. Formas e cores se revelaram num sem fim de dunas de todos os tamanhos. Valeu a pena subir. Teve gente que tentou escorregar para descer. Nós optamos pelo método mais comum e fomos andando mesmo. Felizmente a descida é bem mais fácil que a subida.
Encalhando no Areião do Deserto da Namíbia
Percorrendo o parque por mais 15 km você chega até a estrada que leva a Deadvlei e Sossusvlei. Se você estiver sem um carro 4×4 não poderá seguir adiante. Se tiver com um 4×4 sugiro que saiba como usar a tração antes de continuar. Se não souber pague o Shuttle e seja feliz. A gente arriscou, mesmo sem murchar os pneus. Fomos naquele pensamento de “nem precisa disso” e acabamos com o carro encalhado na areia do Deserto da Namíbia. Um dos guias do parque se ofereceu pra desencalhar e fiquei até com dó do carro. Tivemos que pegar um Shuttle para continuar.
Deadvlei é surreal
Depois disso ainda há uma pequena caminhada até chegar ao ponto alto do parque, Deadvlei. É desse lugar que eu falei lá no comecinho, o cemitério de árvores. Estima-se que as árvores estejam ali a mais de 900 anos e não se decompuseram devido ao clima seco da região. São várias acácias mortas, praticamente petrificadas, embelezando o local. É um cenário completamente diferente de tudo que eu já tinha visto. Realmente lindo. Para aqueles que têm disposição, aqui fica também uma das maiores dunas do parque, a Big Daddy. São 325 metros de puro “morrinho” de areia. A Duna 45 foi suficiente para nos cansar e não subimos essa. A vista lá de cima deve ser lindíssima, mas num sol de rachar não tivemos coragem de subir. Nos contentamos em olhar as pessoas parecendo formiguinhas lá em cima.
Pra fechar a visita voltamos ao estacionamento e fomos com o Shuttle até Sossusvlei. Essa é outra cratera de argila mas não tem árvores como Deadvlei. Aqui fica a Big Mamma que dizem ser mais fácil de subir que a Duna 45. Não foi dessa vez que comprovamos essa afirmação. Foi uma visita rápida e ninguém desceu do veículo. Só oi, foto e tchau. Voltamos até o ponto onde nosso carro encalhou e o guia nos deixou em um lugar onde a chance de encalhar seria menor. Chegamos sem maiores problemas até a estrada asfaltada.
Quer ver mais fotos de viagem? Siga a gente no @viajantesporopcao
Na volta para o acampamento pudemos ver os 46 km de dunas que estavam escondidas no escuro da manhã. É areia que não acaba mais. E apesar de parecer uma coisa sem graça posso te garantir que é de uma beleza sem igual. A visita ao Deserto da Namíbia serviu para que a gente comprovasse mais uma vez que os desertos têm uma beleza ímpar.
Quer conhecer outro deserto? Clica no link abaixo para ir ao Deserto do Atacama.
Deserto do Atacama, onde fica e porque é legal conhecer?
Um abraço e muitas viagens!
Gostou desse post? Salva ele no Pinterest e compartilha com a galera.
PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de descontona primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.
Deixe um comentário