O que fazer em Rondônia? Viagens Imaginárias 25

Chegamos ao último estado do Norte do país. Hoje vou te dar dicas do que fazer em Rondônia. Você já pensou em ir pra lá algum dia? Eu ainda não tinha pensado mas descobri lugares legais que com certeza vão entrar na minha lista de viagens pelo Brasil.

Rondônia é o único estado brasileiro que homenageia uma personalidade nacional. O seu nome é uma homenagem a Marechal Cândido Rondon que, com sua expedições para expansão de linhas telegráficas, foi importante para o desenvolvimento da região.

Esse é o penúltimo post da Série Viagens Imaginárias e se você ainda não conhece é só clicar no link ali atrás. Eu fiz uma exploração virtual do Brasil e já escrevi sobre quase todos os estados brasileiros. Semana que vem tem o último. Você sabe qual é?

Mais das Viagens Imaginárias:
+ O que fazer no Acre?
+ O que fazer em Santa Catarina?

O que fazer em Porto Velho?

Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Construída no começo do século XX a Estrada de Ferro Madeira Mamoré ficou conhecida como Ferrovia da Morte ou Ferrovia do Diabo. Não era nada fácil trabalhar por lá e muitos operários morreram durante a obra, principalmente por doenças como a Malária.

Apesar de todas a dificuldade a construção da Estrada de Ferro foi fundamental para a colonização do estado. A ferrovia tinha 366 quilômetros e ligava Porto Velho a Guajará Mirim, mas em 1972 ela encerrou suas operações.

o que fazer em porto velho
Foto de @ocampoaof

Hoje a Estrada de Ferro Madeira Mamoré é tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro e em Porto Velho você pode visitar um complexo de 114 mil metros quadrados que atualmente (dez/2020) está em reforma.

Os antigos galpões que eram usados como oficina serão transformados em museus e também em uma feira de artesanato. Pra manter os trilhos que passam por dentro dos galpões a vista foi colocado um piso de vidro, para integrá-los ao ambiente.

Além dos museus e da feira o complexo também terá uma pista de caminhada, um mirante com linda vista para o rio Madeira e o Food Trem, espaço gastronômico montado nos vagões.

As obras deveriam ter finalizado em outubro de 2020 mas não consegui descobrir quando o Complexo vai reabrir. Espero que seja logo!!

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

Passeio de Barco pelo Rio Madeira

Outra dica do que fazer em Porto Velho é o passeio de barco pelo rio Madeira. Esse passeio saía da praça onde fica o Complexo da Estrada de Ferro mas com a reforma teve que ser deslocado para o porto do Cai N’água.

Esse é um passeio tradicional da cidade e alguns barqueiros já o realizam a 30 anos. Todo o trajeto tem aproximadamente 1 hora e vai até a ponte do rio Madeira e passa também próximo a Usina de Santo Antônio.

o que fazer em porto velho
Foto de @romochila25

As recomendações que eu vi indicam que o passeio ao final da tarde é o melhor, porque assim você pode apreciar o pôr do sol no rio, o que sempre garante um pouco mais de charme a qualquer atração. Se você der sorte ainda pode encontrar alguns botos pelo caminho.

Alguns barcos tem restaurante a bordo e você vai poder provar algumas comidas típicas de Rondônia. As informações sobre dias e horários que eu achei não são muito precisas, algumas dizem que o passeio acontece todos os dias a partir das 09h, outras dizem que é mais garantido aos fins de semana, já que é necessária uma lotação mínima para o barco sair. Eu apostaria também nos fins de semana.

Museu Internacional do Presépio

O Museu Internacional do Presépio foi inaugurado em 2002 pelo padre italiano Enzo Guarino. Ele e alguns outros italianos resolveram montar um Presépio Monumental Permanente, que pelo nome vocês já devem perceber que é enorme.

Esse presépio tem mais de 60 esculturas de cerâmica, espalhadas por 50 metros quadrados e 17 encenações que representam desde a história da criação da humanidade até a Ressurreição de Jesus.

o que fazer em porto velho
Foto de @jeversonmarcani

Além desse presépio gigante o museu ainda tem mais de mil outros presépios. São obras de 50 países e de todos os estados brasileiros feitas com diferentes materiais, como recicláveis, palha e cerâmica.

E o melhor de tudo é que você não precisa esperar a época de Natal para visitar o Museu Internacional do Presépio. Ele abre de terça a domingo durante o ano todo.

Nós visitamos em Évora, Portugal, uma igreja que também tinha uma grande coleção de presépios. Se quiser saber mais da cidade é só clicar aqui.

Palácio Getúlio Vargas – Museu da Memória Rondoniense

O Palácio Getúlio Vargas foi inaugurado em 1954, quando Rondônia ainda nem era Rondônia, era chamado de Território Federal de Guaporé.

Esse belo Palácio foi sede do governo do estado até o ano de 2015 e atualmente abriga o Museu da Memória Rondoniense.

Dentro desse museu você vai conhecer um pouco da história dos governadores do estado, apreciar obras de arte, peças arqueológicas e também alguns documentos históricos.

A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Quando estiver por lá não deixe de conhecer também o Obelisco que fica na praça em frente do Palácio. Ele foi construído em 1922 em homenagem aos 100 anos da independência do Brasil

Reserve aqui sua hospedagem com a Booking.com

Praça das 3 Caixas D’água

O último lugar para conhecer em Porto Velho é a Praça das 3 Caixas D´água. Essas caixas se tornaram símbolo da cidade e estão representadas na bandeirado município.

As caixas, que também são chamadas de 3 Marias, foram construídas para dar suporte às obras da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A primeira delas foi erguida em 1910 e as outras 2 foram erguidas em 1912.

o que fazer em porto velho
Foto de @4l4n4.tec

Essas caixas foram trazidas de Chicago, nos Estados Unidos, e percebe-se realmente que o seu design é típico daquele país.

Cada caixa podia armazenar até 200 mil litros de água e elas funcionaram até a década de 50. Hoje elas apenas ficam expostas na praça a qual elas dão nome decorando o lugar e deixando viva a memória daquela época.

O que fazer Em Rondônia? Parque Nacional de Pacaás Novos

O Parque Nacional de Pacaás Novos foi criado em 1979 para preservar o ecossistema da Amazônia Ocidental e tem mais de 764 mil hectares.

Além de diversas cachoeiras e muita mata, no parque também fica o Monte Tracoá. Esse é o ponto mais alto de Rondônia e tem 1126 metros.

Apesar de ser um Parque Nacional o turismo ainda não é muito explorado, em parte porque o parque fica em uma reserva indígena cujas tribos não tem interesse em manter contato com outros povos.

Mas você ainda tem chances de conhecer, mas para isso você deve entrar em contato com o ICMBIO da cidade de Campo Novo para verificar a possibilidade de visitação com um guia. 

o que fazer em rondônia
Foto de @catieli_oliveira96

O acesso ao Monte Tracoá é bem difícil, é para aventureiros que tem disposição e não se assustam com trilhas mais difíceis. O acesso no período chuvoso (Dezembro a Março) fica ainda mais difícil, quase impossível.

Agora no começo de 2020 também foi feita uma expedição saindo de Guajará Mirim para conhecer onde vivem os povos extrativistas. É uma outra opção para conhecer o parque e se você quiser saber sobre próximas expedições deve entrar em contato com Coordenadoria de Unidades de Conservação. Tem mais informações no fim desse Post.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

O que fazer em Rondônia? Forte Príncipe da Beira

O Forte Príncipe da Beira fica na cidade de Costa Marques, na margem direita do rio Guaporé, bem na divisa com a Bolívia.

A construção começou em 1776 para garantir os domínio portugueses na fronteira oeste do Brasil e é uma das maiores obras feitas pelos portugueses aqui no Brasil. Na construção trabalharam mais de 200 especialistas e 1000 escravos e, assim como na obra da Estrada de Ferra Madeira Mamoré, muitos morreram devido a Malária.

O forte foi usado em operações de guerra contra espanhóis e paraguaios, mas foi abandonado no final do século XIX e desmontado pelas populações do entorno que levaram telhas e até alguns dos canhões.

o que fazer em rondônia
Foto de @josecarlosbritoo

Quem “redescobriu” o Forte foi Marechal Cândido Rondon em 1914. Anos mais tarde ele retornou e percebeu que ainda estava abandonado e insistiu com o governo brasileiro que reativasse as funções militares da região.

Em 1937 o Forte Príncipe da Beira foi tombado pelo Patrimônio Histórico mas ele ainda não explora todo o seu potencial turístico. Li relatos que ele se encontra mal conservado, mas a Secretaria de Turismo andava fazendo reuniões para que fosse feita a restauração do Forte. Estou na torcida pra que isso aconteça.

O que fazer em Rondônia?Ji-Paraná

Ji-Paraná é uma das cidades por onde passou Marechal Cândido Rondon, que dá nome ao estado de Rondônia. Por lá foi criada uma base que servia de ponto de apoio para a expansão da linha telegráfica, que ia de Cuiabá até Porto Velho.

o que fazer em rondônia
Foto de @diego.halmeida

Esse antigo prédio depois funcionou como Correio e também como o Banco do Estado de Rondônia e atualmente abriga o Museu das Comunicações Marechal Rondon.

Dentro do museu existe um pouco da história de cada uma das instituições que já funcionaram ali. Você vai encontrar por lá cartas, fotografias, ferramentas, equipamentos e aparelhos telefônicos, além de caixas de correio e artesanato indígena.

Viajar sem Seguro Viagem é furada!! Cote o seu aqui com a Seguros Promo. Com o código POROPCAO5 você tem 5% de desconto.

O que fazer em Rondônia? Ouro Preto do Oeste – Vale das Cachoeiras

Na divisa da cidade de Ouro Preto do Oeste e Nova União fica o Vale das Cachoeiras, uma propriedade privada que garante a diversão e o frescor nos dias mais quentes.

Pelo nome você já percebe que existem cachoeiras nesse vale e a principal delas é a Cachoeira Mandi, que tem 32 metros de altura e é uma das maiores do estado.

Pra chegar até essa cachoeira é preciso descer 120 degraus e andar por uma trilha de aproximadamente 600 metros. No caminho você poderá se deparar com alguns habitantes locais, como macacos, capivaras e veados.

Ainda existem outras cachoeiras menores e também um parque aquático. Esse parque tem 3 toboáguas, 1 aqua rampa de 36 metros de comprimento e piscina com ondas.

Você pode aproveitar o dia inteiro no vale porque lá existe um restaurante, quiosques com churrasqueira, campos de futebol e futebol de sabão e vôlei de areia.

E se você quiser conhecer um pouco mais da região de Ouro Preto do Oeste pode subir até o Parque Chico Mendes. Por ficar no alto ele te proporciona vista para a cidade e também é muito procurado para a prática de parapente.

Você também pode gostar de ler:
+ Valparaíso e Viña del mar
+ Pousada do Canyon Guartelá

O que fazer em Rondônia? Hotel Pakaás Palafitas Lodge

Eu geralmente não falo de hotéis por aqui, até porque nas nossas viagens nós escolhemos preço baixo e não luxo, mas a última dica do que fazer em Rondônia é um hotel de selva. Eu resolvi falar dele aqui porque achei que o preço não é assustador, como a maioria dos lodges amazônicos.

No Pakaás Palafitas Lodge existem 28 cabanas – rústicas por fora e confortáveis por dentro – que ficam a 4 metros de altura, interligadas por passarelas que estão no nível da copa das árvores. Essas passarelas também te levam ao bloco principal onde fica o restaurante e a piscina.

A piscina do hotel merece destaque porque dela você tem vista para o encontro dos rios Mamoré e Pacaás Novos que pode ser visto nitidamente por causa da diferença da cor das águas.

Além de aproveitar os benefícios que o hotel tem você também poderá fazer passeios de barco e talvez encontrar com botos, ou atravessar para o país vizinho, a Bolívia, e fazer compras na Zona Franca.

E aí, curtiu as dicas do que fazer em Rondônia? Então já compartilha com o seu parceiro de viagens e salva no Pinterest pra ler de novo depois.

Um abraço e muitas viagens!

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Informações Práticas – O que fazer em Rondônia

Complexo Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Endereço: 1079, Av. Farquar, 5 – Porto Velho
Mais Informações: O complexo está em obras (nov/2020) consulte antes de ir.

Museu Internacional do Presépio

Endereço: R. Mané Garrincha, 3154 – Socialista, Porto Velho
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 12h e das 14h às 20h
Entrada: R$ 5,00 adultos e R$ 3,00 crianças de 7 a 12 anos.
Mais Informações: pelo telefone (69) 3214-7443

Museu da Memória Rondoniense – Palácio Getúlio Vargas

Endereço: R. Dom Pedro II, 608 – Porto Velho
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 17h
Entrada: gratuita

Parque Nacional de Pacaás Novos

Para saber mais informações sobre a visita entre em contato com o ICMBIO de Campos Novos pelo telefone (69) 3239-2203 ou com a Coordenadoria de Unidades de Conservação de Guajará Mirim pelo instagram @cuc.sedam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *