Visita ao Palácio do Planalto e outros monumentos de Brasília
Duas semanas de trabalho em Brasília me obrigaram a atualizar os passeios que tinha feito a alguns anos atrás, quando voltávamos de uma viagem a Orlando. Se você quer saber o que fazer em pouco tempo em Brasília dá uma olhada nesse post: Turismo em Brasília – o que fazer em um dia. Dessa vez, tive mais tempo na Capital e pude fazer passeios que não tinha conseguido anteriormente, como a visita ao Palácio do Planalto e Congresso Nacional.
Como se locomover em Brasília
Brasília não é uma cidade pra visitar a pé. Os monumentos são longe um do outro e geralmente faz um calor danado. A opção mais prática é utilizar táxis ou aplicativos como Uber, que geralmente são mais baratos.
Você também pode gostar de ler:
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: trilhas para se conectar com a natureza
Pra quem não quer ficar gastando muito com transporte, outra opção são as bikes espalhadas pela cidade. Brasília é praticamente toda plana, então você não terá problemas para pedalar de um lado para outro. O mais legal é que você pode usar as bikes de graça, se não for usar por mais de uma hora direto. Se for ultrapassar o tempo de uma hora o passe diário custa apenas R$ 3,00. Para usufruir das pedaladas é só baixar o aplicativo +bike e se cadastrar.
Visita ao Palácio do Planalto
As visitas ao Palácio do Planalto ocorrem apenas aos domingos, portanto esse é o melhor dia para se programar e já visitar o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional num dia só. A visitação ocorre das 09h30 às 14h e deve ser agendada previamente nesse site.
Antes mesmo de entrar no Palácio você poderá ver o Rolls Royce presidencial. Não é permitido entrar com bolsas ou mochilas, então você terá que guardar num armário com chave disponibilizado ao lado de fora. Antes de entrar é preciso assistir um pequeno vídeo sobre segurança e passar pelo detector de metais.
A visita ao Palácio do Planalto é guiada para grupos de até 30 pessoas. Nossa guia não era muito empolgada e isso deixou a visita um pouco chata. Parecia que aquilo era uma tortura pra ela e não nos deu muitas informações sobre as salas e nem curiosidades. Cada palavra parecia decorada e se algo fugisse do script não sei o que ela faria. Foi tudo muito formal e talvez por isso o Palácio não tenha me cativado tanto, apesar da arquitetura ser muito bonita.
O que você verá na visita ao Palácio do Planalto
O primeiro andar do Palácio tem um saguão grande com a foto de todos os presidentes expostas na parede. Olhando aquilo ali descobri que preciso estudar um pouco mais a história do nosso país, pois alguns nomes que vi ali eu nem lembrava que haviam sido presidentes.
Já no segundo andar ficam a sala de imprensa, mais um grande salão com uma vista legal da Praça dos Três Poderes e salas menores de reunião. Os lugares são bem decorados e tem móveis e pinturas assinados por grandes nomes da arquitetura e arte brasileira.
A rampa que liga o segundo andar ao Gabinete Presidencial é a coisa mais estranha que eu já subi. Parece que a gente tá meio bêbado, pisando em falso, sem ter bebido nem um golinho sequer. Fiquei pensando nas mulheres de salto subindo aquilo. Coitadas!
Gabinete Presidencial
No último andar fica o gabinete presidencial. Confesso que imaginei algo mais suntuoso, mas nada me chamou muito a atenção. Não é possível entrar no gabinete pois uma fita separa os visitantes da sala presidencial. Você terá que aguardar a sua vez para dar uma rápida olhada lá dentro e pronto. Sem nenhuma explicação da nossa guia sobre o gabinete fomos colocados em um elevador e despachados já na saída do Palácio do Planalto.
Ao final da sua visita ao Palácio do Planalto não esqueça de pegar seus pertences que ficaram no armário da entrada. Ah!! E uma dica para quem estiver na cidade no primeiro domingo de cada mês: às 10h acontece a troca da bandeira na Praça dos Três Poderes. Nós estávamos lá nesse dia mas não sabíamos que ocorreria a troca por isso perdemos disso e perdemos a troca, mas quem foi garante que é uma cerimônia legal.
Você sabia que também pode visitar o Palácio do Itamaraty? A Ana do blog Destinos e Afins visitou e ainda intitulou de o mais lindo prédio de Brasília. Será? Só indo lá no blog pra conferir. “Faça a visita ao Palácio do Itamaraty”.
Visita ao Congresso Nacional
As visitas ao Congresso Nacional são menos restritas do que ao Palácio do Planalto. Acontecem Segundas, Quintas e Sextas e nos fins de semana e não é necessário agendar. Aconselho que vá aos fins de semana para ter a chance de conhecer os plenários. A Cintia – guia que nos acompanhou – era super simpática e sabia bastante da história e curiosidades do lugar, diferente da guia da visita ao Palácio do Planalto.
Começamos pelo Salão Verde, que é o local do burburinho. É ali que políticos, jornalistas, empresários e outra infinidade de pessoas se encontram diariamente. O local é espaçoso e tem um painel lindo do artista Athos Bulcão, chamado ventania. Esse painel não foi previamente previsto por Niemeyer, já que os janelões da sala foram projetados para que dali se tivesse uma visão ampla da Praça dos Três Poderes. Acontece que os “poderosos chefões” do Congresso quiseram montar seus Gabinetes de frente para a Praça, o que alteraria toda a planta pensada por Niemeyer. Para que o espaço pensado pelo arquiteto não fosse “bagunçado” pelos políticos, Oscar encomendou um mural ao amigo Athos Bulcão. A vista devia ser linda, mas o painel também tem seu charme.
É no Salão Verde também a entrada para o Plenário Ulysses Vieira, mais conhecido como Plenário da Câmara dos Deputados. Me surpreendi ao entrar lá. Quando vemos as votações na TV o lugar parece enorme, não é. Os 513 deputados ficam todos esmagados uns ao lado dos outros e as bancadas parecem até velhas carteiras de escola.
O Senado Federal e o carpete desenhado
Saindo dali, passamos para o lado do Senado Federal, que tem carpetes azuis. Demos uma espiada rapidamente no Gabinete do Presidente do Senado Federal e seguimos para o Túnel do Tempo. Apesar do nome ele não tem nada a ver com o passado ou com o futuro. O túnel do tempo é uma passagem oval, toda feita em concreto aparente que liga o prédio principal do congresso aos gabinetes dos Senadores. Como tudo que vem de Niemeyer, o túnel é bem futurista.
Para ver mais fotos de viagem siga a gente no instagram @viajantesporopcao
Depois, fomos conhecer o Plenário do Senado. Ele fica bem embaixo da Cúpula Convexa e é muito bonito. Aqui é o cenário da história mais curiosa do Congresso, a famosa bandeira desenhada no carpete. Um servente de limpeza chamado Clodoaldo, em 1998, estava muito feliz com o nascimento do filho e desenhou a bandeira no carpete, com a ajuda de um aspirador de pó. Os senadores gostaram da ideia e pediram que o funcionário repetisse o desenho durante as semanas seguintes. Anos depois a bandeira ganhou a companhia do Congresso Nacional, ao seu lado direito, e da Catedral de Brasília, a esquerda. Hoje é um marco do local.
Mais coisas grátis em Brasília
Pra quem quer turistar em Brasília tenho uma boa notícia. A maioria dos pontos turísticos é de graça. Além de fazer a visita ao Palácio do Planalto e ao Congresso Nacional, fizemos outros vários passeios de graça.
Fomos novamente na Torre de TV e depois passeamos pela feirinha de artesanato que tem logo atrás dela. Nessa feirinha há diversos artesãos locais e bastante coisa pra ver. Um produto típico e muito bonito é o capim dourado, existem várias peças com esse material que ficam bem interessantes.
Visitamos ainda o Museu Nacional que também não cobra a entrada. O Museu é aquela forma maluca, que parece um OVNI, e fica ao lado da Catedral. Preste atenção na estrutura do Museu, toda feita em concreto e em formas arredondadas. Pra variar, fiquei imaginado como foi a construção do lugar e quantas toneladas de concreto foram usadas para fazer aquele teto circular e aquela órbita que fica em volta dele. As exibições eram meio malucas, mas valeu o passeio.
Você também pode gostar de ler:
– Catarata dos Couros, a melhor surpresa da Chapada dos Veadeiros
– Top 10 lugares para conhecer em Portugal
– Praias de Alagoas – conheça outras belas praias além de Maragogi
Saindo um pouco do Eixo Monumental há um lugar que também vale a visita, o Santuário Dom Bosco. De fora não se tem noção da beleza que te espera lá dentro. Os vitrais predominantemente azuis criam uma atmosfera incrível dentro do Santuário. Além disso, um lustre gigantesco com mais de 2.500 kg completa a visão que se tem do altar, junto com o Cristo Crucificado esculpido em apenas 1 tronco de cedro. É de ficar boquiaberto!
Gostou desse post? Ajuda a gente a compartilhar com mais pessoas e salva no Pinterest
Um abraço e muitas viagens!!
PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de descontona primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.
Deixe um comentário