É hora de começar!

Quer momento melhor para começar alguma coisa que o ano novo? Nos primeiros dias do ano todo mundo está empolgado com as metas que traçou no finalzinho do ano passado. Então, é hora de começar a colocar tudo em prática.

é hora de começar, vale pra tudo na vida, inclusive viagens
Bora começar o ano se mexendo?

Eu sei – por experiência própria – que é muito fácil falar e não tão fácil assim fazer. Já fazia um bom tempo que eu pensava em fazer vídeos para o Youtube, levando conteúdo daqui do blog para uma plataforma que alcance as pessoas de uma forma diferente.

O blog começou em 2014, eu coloquei alguns vídeos no You Tube de lá pra cá, mas eram poucos e sem regularidade. Mas aí chegou 2020 com uma reviravolta maluca e que me trouxe a vontade de colocar esse projeto em prática.

Eu tive a ideia de fazer um tour virtual por todos os estados brasileiros em uma série que acabou se chamando Viagens Imaginárias. Eu me enrolei por alguns meses até ter a coragem de fazer o primeiro vídeo e só não morri mais de vergonha porque estávamos no auge do distanciamento social.

Você também pode gostar de ler:
+ Qual a melhor forma de viajar?
+ Viajar é prioridade pra você?

Você nunca será bom se você não começar

Não foi fácil começar. Sabe aquele crítico interior que todo mundo tem e que fica dizendo: você ainda não tá pronto. Estude mais um pouco. Melhore mais um pouco ? Ele existe em todo mundo e é o seu pior inimigo. É ele que faz com que gente procrastine e adie projetos que podem ter um resultado fantástico.

Nunca vai existir a hora perfeita de começar. Você nunca se acha bom ou pronto o bastante, e se você não começar nunca será. A prática talvez não te leve a perfeição, mas com certeza ela te ajudará a evoluir, e muito.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Lendo o livro O método Bullet Journal, de Ryder Carroll, eu me deparei com a seguinte frase: “Quem nunca começa está fadado ao fracasso.” E não é verdade? Se você quer alcançar alguma coisa na vida mas nunca começa já fracassou aí. Se você começar existem 3 possibilidades: pode dar muito certo; você pode descobrir que não era bem aquilo que queria e mudar de rota; ou pode dar muito errado. Se acontecer a terceira opção foi apenas o resultado de 33 % de chance de fracasso contra 100% se você não começar.

A primeira Lei de Newton: a Inércia

Você deve estar pensando o que Newton tem a ver com um blog de viagens e talvez pense o mesmo sobre essa história de começar. Tenha calma, logo tudo fará sentido.

Eu não sou física e nem muito entendida sobre o assunto, mas lembro da chamada lei da inércia e você talvez lembre também. Um corpo que está parado tende a permanecer parado, a não ser que alguma força externa aja sobre ele. O mesmo acontece com o movimento, que tende a continuar se nenhuma força atuar no sentido contrário.

Isso explica muita coisa pra mim. A gente tá no conforto dos nossos dias sem ação, deixando a vida nos levar sem fazer muito esforço. Começar algo novo requer uma certa força, como na lei da inércia.

Começar a gravar vídeos não era o meu estado natural e ainda não é algo que eu faça de forma simples e espontânea. Eu ainda tô empurrando meu bloquinho (como nas aulas de física) pra que ele comece a se movimentar, mas eu sei que assim que o bloco entrar em movimento o difícil vai ser parar, e é isso que eu tô buscando.

Serve pras viagens e pra tudo na vida

O meu exemplo de gravar vídeos não que dizer que todo mundo tenha que virar youtuber. Você pode se jogar em qualquer outra profissão, projeto, viagem ou sonho e ver como as coisas vão fluindo, aos poucos.

Agora vamos trazer essa realidade para as viagens. Talvez você ainda não tenha conseguido fazer essa conexão, mas eu te ajudo. Você só vai viajar bastante se começar a viajar. Parece muito óbvio, mas talvez não seja tanto.

Eu sempre tive vontade de conhecer outros lugares, mas geralmente minhas viagens de férias eram passar alguns dias na praia. Eu nunca tinha feito outro tipo de viagem na minha vida jovem/adulta até passar 4 dias no Rio de Janeiro.

comece agora a se planejar e a viajar
Rabiscar seus planos no papel é importante, mas é mais importante ainda agir pra que eles não fiquem só no papel.

Aquele dias turistando me fizeram confirmar que eu amava conhecer lugares novos, então eu coloquei isso como uma prioridade na minha vida. Se eu continuasse passando as férias na mesma praia todo ano talvez a turista/viajante que vive em mim apenas ficasse sonhando com as viagens e pensando que não eram pro meu bolso.

Quando eu dei o primeiro passo e vi como era legal, eu decidi que queria conhecer outras culturas e outros países. E depois de 3 anos dessa primeira visita ao Rio de Janeiro a gente embarcava para os Estados Unidos, para conhecer Nova York e Orlando. Depois disso as coisas começaram a ficar ainda mais fáceis e hoje a gente já conhece mais alguns países.

Como começar a viajar?

Não importa se você vai contratar uma agência de viagens ou se vai viajar por conta, o primeiro passo sempre é você que tem que dar. Pra quem tá só na vontade e ainda não iniciou essa jornada de conhecer vários lugares aqui vão as minhas dicas:

  • Defina o destino: pode ser uma cidade vizinha ou o outro lado do mundo. Como diz o gato do desenho da Alice, pra quem não sabe pra onde vai qualquer lugar serve.
  • Pesquise quanto custa: não precisa saber tudo nos mínimos detalhes, mas já tenha uma ideia de quanto custa o transporte, hospedagem e os passeios que você quer fazer.
  • Faça a poupança da viagem: eu sou adepta de viajar com tudo pago ao invés de me preocupar com o cartão na volta. Depois da pesquisa de preços você já tem um orçamento básico. Comece a guardar todo mês o dinheiro necessário pra fazer a viagem, nem que você comece com R$ 10,00. Você já deve ter aprendido aqui que o importante é começar né?
  • Vá: os passos necessários para te tirar da inércia já foram dados, agora é só manter o movimento e sair pra sua aventura. A segunda vai ser mais fácil, a terceira mais ainda e daqui a pouco você vai voltar aqui pra me contar que tá rodando o mundo.

Então bora começar? Quero ver todo mundo se mexendo e colocando em ação aquele planejamento de viagens que nunca saiu do papel. Dê o primeiro passo que os outros vão ficando cada vez mais fáceis e certeiros.

Se você quiser mais dicas de planejamento tem aqui:
+ Como fazer um roteiro de viagem

é hora de começar. serve pra tudo na vida, inclusive viagens
É bem assustador, mas o mais importante é dar o primeiro passo.

E pra terminar esse post com mais uma inspiração eu trago uma frase de Martin Luther King. “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada, apenas dê o primeiro passo.”

Compartilha com a galera que tá precisando de um empurrãozinho e salva lá no Pinterest pra ler sempre que a procrastinação te agarrar.

Um abraço e muitas viagens!
P.S.: Em tempos de pandemia o melhor a fazer é se planejar e guardar seu dinheirinho pra realizar viagens incríveis depois. Tenha paciência que tudo vai passar.

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *