Safári na África do Sul -dicas para o self-drive safári no Kruger Park

Quem acompanha o blog pode ter visto que nosso primeiro contato com a África foi na Namíbia. Lá nós fizemos um safári no parque Etosha e gostamos tanto que ficamos com vontade de voltar, o quanto antes. Quando surgiu a promoção de passagens para a África do Sul a gente nem pensou duas vezes e logo comprou. Era nossa chance de fazer novamente um safári na África. Dessa vez seria no Kruger National Park, um dos mais espetaculares parques da África do Sul. Como muita gente tem dúvidas com relação a esse assunto, vamos tentar esclarecer os pontos aqui para o seu Safári na África do Sul por conta própria ser a melhor experiência de todas.

Leia também:
– Os Animais da África do Sul: em busca dos Big Five
– O que vimos no Etosha National Park na Namíbia

safári na África do Sul - Dois elefantes começando a atravessar a estrada na frente do nosso carro. Passarinhos no chão em volta e mais um carro a frente.
Os primeiros elefantes você nunca esquece. Se eles atravessarem a frente do seu carro então, a emoção é maior ainda.

Quantos dias ficar no Kruger Park e quando reservar?

Se você pensa em visitar o Kruger Park aconselho reservar sua hospedagem com antecedência. Os melhores camps costumam esgotar rapidamente. Bom, a gente não tem grana pra sair esbanjando por aí, então a gente acampou mesmo, de novo. Mais uma vez alugamos um carro com barraca de teto na Britz, que é uma locadora especializada em carros 4×4 e motorhomes. Para os que não são muito frescos a experiência é inesquecível. Apesar da segurança dos camps sempre rola aquela adrenalina de estar dormindo no meio da savana. Você fica separado dos grandes animais da savana apenas por uma tela.

Nós reservamos quatro noites. É suficiente? Pra nós não foi. Gostaríamos de ter ficado mais, mas pode ser que ficar horas dentro do carro não seja a sua praia. Aí você talvez fique entediado logo no primeiro dia. Essa questão é muito relativa. Lembre-se que o safári na África do Sul não é como um zoológico. Os animais estão em seu habitat natural e certamente sabem bem como se esconder, quando querem. A vantagem de estar num self drive safári no Kruger é que você vai pra onde bem entender. Se acha que aquele lugar não tá muito animado é só mudar a rota.

Sel drive no Kruger - Portão do camp Pretoriuskop e simples cerca de arame farpado.
Tá vendo essas cercas de arame aí? São apenas elas que te separam de todos os animais da savana em um safári na África do Sul
safári na África do Sul - Barraca de teto armada e arrumada com travesseiros e saco de dormir
Pra quem quer saber como é uma barraca de teto. Tcharammmm!!! Tá aí, é super confortável.

Em quais camp sites nós ficamos?

Nós passamos cada noite em um camp site, há vários (mais de 20) espalhados pelo parque. Começamos pelo Crocodile Bridge, fomos para o Berg-en-Dal, dormimos a terceira noite no Pretoriuskop e a última no Skukuza.

O Crocodile Bridge foi o mais simples de todos. Não tinha recepção nem lugar para comprar comida. Fique esperto e sempre tenha algo pra comer. Os outros eram um pouco mais estruturados, com um pequeno mercado se você precisar de alguma coisa e uma cozinha coletiva.

Self drive no Kruger - Cozinha coletiva aberta com fogão e pia.
Tem cozinha nos camp sites. Aproveite para economizar cozinhando sua própria comida.

Como chegar ao Kruger Park saindo de Joanesburgo?

Se você escolheu alugar um carro em Joanesburgo para ir até o Kruger, saiba que serão algumas horas na estrada. Nós saímos cedo, às 06h35 da manhã, e tivemos o prazer de ver o sol nascer já na estrada. O sol da África é uma das coisas mais lindas que a gente já viu, acredite. A maior parte da estrada está em boas condições e tem várias pistas. Alguns trechos porém, são em pista simples. Para nosso azar alguns trechos estavam em obras, o que atrasou a nossa chegada.

O Kruger é gigante e tem vários portões. Isso vai influenciar na sua rota e tempo na estrada. Nós entramos pelo portão de acesso ao Crocodile Bridge Rest Camp. Ele fica tão próximo a Moçambique que nos deu até um suador olhar as placas da fronteira e não encontrar as placas indicando o portão. Mas foi só um medo de principiantes, logo achamos a estrada de acesso e deu tudo certo. No total, foram aproximadamente seis horas e meia de viagem.

safári na África do Sul - Foto de dentro do carro que mostra uma estrada asfaltada e pista simples.
As estradas até Kruger são basicamente assim, asfaltadas e boas.

Fazendo o check in

Na entrada do parque você deverá mostrar a sua reserva para o camp. Quem vai pernoitar no parque recebe um cartão de chegada na cor laranja. É bom andar com esse cartão no carro, é possível que eles te peçam em algum momento. Aconselho fortemente que você aproveite e compre um mapa na entrada do parque. O Kruger é enorme, tem diversas estradas e é fácil, fácil se perder. Esse mapa também tem um pequeno guia dos animais e é bem legal pra você marcar depois do seu self drive no Kruger. Já na recepção de cada camp site você receberá um mapa específico do local e poderá escolher onde armar a barraca. Se chegar cedo garante um bom lugar.

A gente teve um problema no Camp Site Skukuza. Como nossa barraca estava no teto do carro deixamos apenas a mesa e cadeiras para “guardar” nosso lugar no camp. Para nossa surpresa quando voltamos do safari havia duas barracas montadas no nosso lugar. Fiquei super triste ao ver que as pessoas que haviam “roubado” nosso lugar eram brasileiros. Ainda tiveram a cara de pau de dizer que não tinham visto nossa mesa ali, sendo que havia vários pertences deles em cima da mesa. O camp a esse horário estava lotado e tivemos que estacionar nosso carro fora do local demarcado. Não foi legal.

Self Drive no Kruger - Papel laranja que você recebe na entrada do parque.
Você recebe esse papel na entrada do parque. Você vai precisar dele no último camp.
safári na África do Sul - Papel verde com os dados do último camp da sua estadia no kruger
Não perca esse papel. Você vai precisar dele pra sair do parque.

Game Drive e Self Drive safári na África do Sul – Kruge Park

Como as dicas desse post são para viajantes independentes, provavelmente você estará de carro. Fazer safári self drive no Kruger é muito bom pois você faz suas próprias escolhas. A que horas sair, pra onde ir, ou se fica mais um pouco parado admirando aquele elefante que, do nada, surgiu de trás das árvores. Mas, se você quer experimentar os safáris que o parque oferece, chamados game drives, a reserva deve ser feita na recepção dos camps. Só pode reservar quem está hospedado por lá, pois as saídas acontecem em horários em que o portão principal está fechado. Geralmente são oferecidos três game drives, um de manhã, um ao entardecer e outro a noite. Nós fizemos o noturno e gostamos bastante. É uma experiência diferente pois você encontra animais da África do Sul que geralmente não são vistos durante o dia. Os preços variam em cada camp, mas não são absurdos. A gente pagou em torno de R$ 80,00 cada um pelo safári do Kruger.

Quer ver mais fotos de viagem? Siga a gente no instagram @viajantesporopcao

Game Drive no Kruger - Caminhão com bancos e aberto dos lados para realizar os game drives.
Os game drives acontecem nesses caminhões. Eles são abertos. Rola um medinho!

As estradas do parque

Não pire com isso. As estradas principais do Kruger são muito boas e algumas são asfaltadas. Dá pra fazer safári na África do Sul por conta própria sem problemas. As estradas secundárias também são bem conservadas. Você só terá que ficar atento aos loops, que são pequenos caminhos que saem das estradas melhores e retornam alguns metros depois. Nós vimos um carro ter problemas nesse tipo de caminho e foi uma história tão absurda que a gente contou nesse post aqui: O dia que quebramos uma regra do Kruger National Park

Self Drive no Kruger - Estrada boa de terra com três girafas atravessando e duas dentro dos arbustos.
As estradas do Kruger são basicamente assim, de terra mas boas. Fica fácil fazer um safári self drive. Só cuidado com os pedestres.

Qual o melhor carro para fazer um safári na África do Sul?

Não existe um carro ideal para fazer safári na África do Sul. O self drive no Kruger é pra todo mundo, mas claro que alguns carros levam vantagem. Carros pequenos são os mais comuns, e vão pra todo lugar. Como eu disse, a maioria das estradas é bem conservada, então não haverá problema. O único porém é a altura do carro. Como há muita vegetação você pode passar batido por algum animal que esteja deitado atrás do matinho. Mas se tiver um olho treinado isso não vai atrapalhar. Nós alugamos uma caminhonete porque acampamos e ela já vinha com a barraca em cima e equipamentos de cozinha e geladeira. Foi fantástico!! Por ser mais alta a gente conseguia ter uma boa visão também.

O que levar para um safári na África do Sul?

Se você vai no modo aventura terá que levar todo seu equipamento de camp, a não ser que alugue um carro equipado, além dessa pequena listinha de coisas que vou mencionar aqui.

  • Lanterna – os camps são bem escuros a noite e você não vai quere pisar em nenhum bichinho né?
  • Comida – há restaurantes (bem caros) e mini mercados na maioria dos camps mas, como seguro morreu de velho, é melhor garantir pelo menos uma bolachinha (ou biscoito, pra quem preferir). Você vai passar horas no carro fazendo o self drive e isso dá fome. Se for cozinhar saiba que carne e ovos podem entrar mas não podem sair do parque. Você terá que consumir tudo lá antes de ir embora. Bebidas alcoólicas são permitidas apenas para quem vai pernoitar, e apenas dentro do camp. Nada de beber dirigindo hein!!
    Leve comida e não dependa dos restaurantes caros. Esse rango ficou uma delícia.
  • Binóculo – na Namíbia a gente não levou, mas faz toda a diferença. Leve, em alguns momentos você vai querer descobrir se aquilo lá longe é uma pedra ou um leão.
  • Repelente – principalmente se você for no verão, época de chuvas. O risco de malária é real e você não deve arriscar.
  • Camisa de manga longa ou pano para proteger do sol – horas torrando dentro do carro (no inverno) nos mostraram que é uma boa ideia. Camisa de manga longa ainda te protege dos mosquitos.
  • Adaptador e T (benjamim) – As tomadas na África do Sul são bem diferentes das nossas e não dá pra ficar sem bateria na câmera quando encontrar algum animal da África do Sul né? Geralmente o adaptador é vendido nos mercados. Não lembro de ter visto dentro do parque. Garanta o seu antes de chegar lá.
  • Paciência e Coragem – fazer um safári na África do Sul é exercitar a sua paciência. Você terá que dirigir devagar para não espantar os animais e também para não passar direto por eles sem enxergar. Os danadinhos se escondem da gente, mas uma hora eles dão o ar da graça. A coragem também é fundamental. Você vai ouvir barulhos estranhos durante a noite e os bichinhos vão correr em cima da sua barraca. Prepare-se também para os insetos. Você vai dar de cara com eles a todo momento e nem sempre serão agradáveis. Mas lembre-se você está lá para curtir a vida selvagem e eles fazem parte disso. Eu até superei meu trauma de besouros na Namíbia. Foi encarar ou fugir, eu tive que encarar.
Bush baby com um inseto na mão e olhos brilhantes
Esse pequeno terrorista nos acordou várias vezes durante a noite. Ficava correndo na nossa barraca.

E aí, tá com vontade de comprar a passagem já e fazer o seu safári na África do Sul por conta própria? Se tiver alguma dúvida deixa aqui nos comentários que a gente vai fazer de tudo pra te ajudar.

safári na África do Sul - Nós, dentro do carro, com as zebras ao fundo no parque Kruger.
Selfies com animais só são legais assim, não interferindo (tanto) no habitat deles.

Um abraço e muitas viagens!!

Gostou desse post? Compartilha com os amigos e salva no Pinterest

Safári na África do Sul, saiba tudo que você precisa saber para fazer um safári por conta própria (self drive) no Kruger National Park

Informações Práticas

Safári na África do Sul – Kruger National Park

O que é: um dos parques mais espetaculares para observação da vida selvagem. Se tiver sorte, você vai encontrar os big five aqui. Além deles, os outros animais também são lindos. Você conhece o Kudu? Eu achei maravilhoso.
Ingressos: é melhor comprar online para não correr o risco de chegar lá e bater com a cara no portão.
Quanto custa: R372 por adulto e R186 por criança. Isso equivale a aproximadamente R$ 102 e R$ 51 respectivamente. Você terá que pagar esse valor por dia. (abril/2019) Existe uma opção para economizar ainda mais e que eu só me dei conta depois que voltamos de lá. O Wild Card é um cartão que te dá acesso ilimitado aos parques durante um ano. Sabem qual o valor? R 640 por pessoa. Eu ainda tô achando isso meio estranho pois é muito barato. Vou tentar achar mais informações e trago aqui. Me aguardem
Horário de funcionamento: Depende da época do ano. Você pode verificar todos os portões do Kruger e o horário de abertura e fechamento no site do parque.
Como chegar: São muitas maneiras de chegar lá, pois há 9 portões espalhados por todo o parque. O mais fácil é jogar no google maps o portão que você quer e seguir as coordenadas. Clique aqui para ver a distância dos portões até os camps.
Quanto tempo dura o passeio: pode durar de um dia até o infinito. Nós ficamos 4 dias e achamos pouco, mas isso é muito pessoal. Lá em cima
Mais Informações: No site SAN Parks

Camp sites

Quanto custa: Existem os mais diversos preços para os camps no Kruger. Depende se você vai escolher acampar, ficar em uma tenda ou em um bangalô. Confira o preço dos Camp Sites do Kruger.
Como reservar: As reservas são feitas diretamente pelo site do parque.
Se liga: as reservas são feitas pelo método 3D. Você vai colocar os dados do seu cartão de crédito e ele vai te direcionar para uma página do seu banco. Você terá que digitar a senha do cartão para finalizar. Eu achei bem estranho, mas com as reservas da Namíbia também foi assim. Para se proteger você pode criar um cartão digital no seu banco para fazer as reservas. E tenha sempre o Antivírus atualizado.

Carros

Vamos listar aqui algumas empresas de aluguel de carros 4×4 na África do Sul. Alguns dos veículos são equipados com acessórios de camping.
Britz: Foi a que nós usamos na Namíbia e gostamos bastante do serviço e do carro.
Drive South Africa: usamos no aluguel do carro para a África do Sul. Apesar do site ser outro o carro também era da Britz.
Outras opções de 4×4 são a Bushlore e 4x4hire.
Onde alugar: Você pode alugar o carro em Joanesburgo, como nós fizemos, ou alugar em Nelspruit, que é uma cidade ao lado do parque.
Caso você queira alugar um carro comum não esqueça de usar o nosso link da Rentcars.


PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *