Uma aventura pelas estradas da Namíbia até Sesriem
País desconhecido, na África, estrada de chão e a polícia te para no segundo dia de viagem. Assim começou nossa saga pelas estradas da Namíbia até as maiores dunas do mundo. Nosso trajeto até Sesriem era pra durar em torno de 3 horas e acabou durando quase 6. Passamos alguns perrengues mas depois de chegar a salvo temos bastante história para contar.
Parados pela polícia já no segundo dia
Chegamos na Namíbia pela capital, Windhoek. Resolvemos dormir por ali e só pegar a estrada no outro dia, depois de nos abastecer de mantimentos para acampar 2 noites no deserto. Saímos de Windhoek por volta das 11h e logo nos primeiros quilômetros pegamos estrada de chão. No primeiro posto policial cometemos o erro de diminuir a velocidade mas não parar. Erro, erro, erro!!! Estamos acostumados a fazer isso aqui no Brasil, parar apenas se o policial mandar. Assim que passamos pela policial ela fez sinal pra voltarmos. Gelamos!!! Levamos “mijada”. Resumo da história: depois de pedir passaportes, carteira de motorista e de fazer a gente voltar pra ler a placa de PARE – que estava parcialmente coberta por um casaco – ela nos deixou seguir viagem. Avisou que a estrada estava lisa por causa da chuva e que era para termos cuidado. Ufa! Foi tenso, mas não foi dessa vez que fomos presos. Aprendemos a lição. Pare sempre que avistar um policial.
As surpresas nas estradas da Namíbia
Seguimos pela estrada de chão. Retas e mais retas que nunca acabavam. Começou a chover. Isso não nos preocupou muito pois a estrada era boa. Mas é claro que não podia ser tão fácil assim. Em alguns pontos a estrada fica inundada quando chove. No primeiro ponto passamos por uma pequena poça de água. No segundo a quantidade de água começou a aumentar. No terceiro, quando víamos a placa que indicava risco de inundação já começava uma dor de barriga. A gente colocava no 4×4 e passava na fé. Tava tudo tranquilo até a gente chegar em um “rio”. Não sei de onde vinha tanta água, mas a estrada ficou completamente inundada e a água corria como se fosse um rio mesmo. Ali paramos o carro para analisar a situação. O Diego desceu para ver de perto. A Marion tava pensando em como usar o 4×4. Eu tava querendo dar meia volta e seguir por outro caminho, nem que a gente tivesse que voltar até Windhoek.
Como tinha 2 corajosos no carro a gente arriscou. Foram novos momentos de tensão e alguns palavrões dentro do carro. Passamos! É por isso que eu disse no post anterior, se puder, alugue um 4×4. Depois desse episódio invocamos que uma linha azul no GPS era um rio. O caminho nos faria passar por dentro dele. Esse foi um típico exemplo de sofrer por antecipação. Para nosso alívio o tal “rio” nunca apareceu e não houve nenhum outro ponto tão alagado no caminho. Passamos por algumas vilas bem pequenas, cânions e outras paisagens lindíssimas.
Finalmente chegamos em Sesriem
Depois de quase 6 horas no caminho finalmente encontramos a última estrada – em melhores condições – que levaria até Sesriem. Nessa hora descobrimos que havia um outro caminho, provavelmente mais fácil. Nosso GPS quis nos trolar e acabou nos enfiando em uma aventura que ficou pra história. Lá no fim da viagem, no último dia, descobri o porquê. Nosso GPS estava programado para EVITAR estradas pavimentadas. Na próxima vez vou olhar antes as configurações.
Quer ver como foi essa aventura? Assista ao vídeo
Informações Práticas
Dica 1: Sempre que pegar um GPS verifique antes de sair dirigindo para qual tipo de estrada ele está configurado. Se você não olhar isso pode cair em algumas furadas.
Dica 2: PARE sempre que ver um posto policial na Namíbia, mesmo que o policial não faça nenhum sinal. Melhor garantir do que correr o risco de ficar por ali mesmo.
Dica 3: Se cair em uma estrada secundária curta a paisagem. Você vai demorar pra chegar no destino, mas vai ver coisas que a maioria das pessoas nem imagina que existam.
Dica 4: Quando for viajar de carro sempre tenha alguns mantimentos. Água e coisinhas para comer são extremamente importantes.
Dica 5: Abasteça antes de sair. Na Namíbia os postos são escassos.
Dica 6: Ter as coordenadas de GPS do local onde você vai ajuda muito. Mas cuidado para pegar as coordenadas geográficas e não as decimais. A coordenada da entrada do Parque Naukluft, onde ficam as dunas gigantes é 24°29’09.9″S 15°47’58.2″E
Gostou desse post? Dá um pin nele no Pinterest e compartilha com a galera
Deixe um comentário