Check List de Viagem

Antes de uma viagem eu sempre sonho que estou esquecendo alguma coisa, e geralmente é a minha máquina fotográfica!! Você também é assim? Para evitar desesperos na hora de sair de casa eu comecei a fazer um Check List de Viagem e isso ajuda bastante a evitar esse medo de deixar algo para trás.

Nesse post eu vou relacionar aquilo que eu acho mais importante, mas não quer dizer que essa lista seja definitiva. É uma base pra você pensar no que precisa levar para sua viagem e incluir ou retirar itens. Ao longo desse post você pode clicar nos links e baixar um PDF para usar em todas as viagens.

Vamos começar pela pré-viagem, aquilo tudo que você precisa providenciar antes de arrumar as malas.

Você também vai gostar de ler:
+ Como usar o Google My Maps e Maps.me na sua viagem
+ Como fazer um roteiro de viagem

Check List de Viagem – Preparativos

Se você contratar uma agência de viagens provavelmente esse Check List de Viagem vai ser providenciado para você, mas nunca é demais dar uma conferida né?

Se você é um viajante independente vai ter que se virar por sua própria conta e risco, então é bom ficar ligado nessas dicas.

Documento de identificação

Verifique se você está levando todos os documentos necessários para sua viagem. Se for viagem nacional o seu RG ou Carteira de Motorista são suficientes.

Para a maioria das viagens internacionais é imprescindível que você possua um passaporte e que ele tenha validade de pelo menos 6 meses. Já ouvi histórias de gente que estava na fila do Check In e teve que cancelar a viagem pois o passaporte não estava válido. Tenso né?

Eu costumo tirar fotos dos meus documentos e mandar para meu próprio e-mail.  Assim eu tenho acesso a eles caso alguma coisa fora do previsto aconteça. 

Check List de Viagem - documentos
OS documentos são os itens imprescindíveis da sua viagem. Sem eles você não vai a lugar algum!!

Permissão Internacional para Dirigir

Se você pretende alugar um carro no exterior saiba que muitos países exigem a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Ela é basicamente uma tradução da sua Carteira de Habilitação em diversas línguas.

Lembre-se que a PID só é válida junto com a sua Habilitação, então não esqueça de levá-la também. A PID pode ser solicitada no Detran de sua região.

Vacinas

Alguns países exigem um Certificado Internacional de Vacinação. A exigência mais comum é a vacina da Febre Amarela e você precisa tomá-la com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem. 

Fique esperto e pesquise quais vacinas o país ou o estado para onde você vai viajar exigem, e se é obrigatório o Certificado. O site Saúde do Viajante da Anvisa é o mais recomendado para saber as vacinas exigidas.

Reservas

Fez as suas reservas de hotel, carro e está com a passagem comprada? Salve esses arquivos no seu celular, encaminhe as reservas para o seu e-mail e se quiser garantir imprima tudo e leve com você.

Nunca se sabe quando o celular vai ficar sem bateria né?

Se for visitar atrações muito concorridas já compre os ingressos pela internet. Você evita filas e não corre o risco de esgotarem bem na sua vez.

Nós temos parceria com o Booking.com para você reservar o seu hotel e com a Rentcars se você for alugar um carro. É só clicar nos links.

Roteiro

Fazer ou estudar o roteiro da sua viagem é uma boa forma de ir entrando no clima. Se você quiser saber como a gente faz nossos roteiros é só entrar aqui: Como fazer um roteiro de viagem

Não esqueça de salvar o seu ou imprimir para ter todos os dados sempre à mão.

Check List de Viagem - roteiro

Chip de Celular

Se você vai para o exterior e quer se manter conectado você terá que comprar um Chip de Viagem ou ativar o roaming da sua operadora de celular. 

Eu já expliquei nesse post “Como usar celular no exterior?” quais são as opções, e você pode identificar qual será a mais interessante pra você.

Se quiser sair do Brasil já com o chip a Easysim4U tem cobertura em diversos países. 

Seguro Viagem

Só quem já teve algum acidente em viagens sabe o valor de um seguro. Eu já tive um, você pode ler aqui: Cair na neve não é legal, mas o resgate é

Se não fosse o Seguro Viagem meu prejuízo seria enorme.

Você pode fazer uma simulação com a Seguros Promo e usando o código POROPCAO05 tem 5% de desconto.

Revisão no carro

Caso sua viagem seja com o seu próprio carro não esqueça de dar aquela revisada. Não é muito legal andar de guincho nas férias.

Check in

Se você for viajar de avião lembre-se de fazer Check In antecipado pela internet. Aí você já descobre quais as suas poltronas e tem chance de comprar bagagem despachada por um preço mais barato, se precisar.

Dinheiro 

Se você vai para o exterior providencie a troca de moedas ou a liberação do seu cartão de crédito.

Check List de Viagem – Malas

O que levar na mala de mão?

Só quem já teve a mala extraviada sabe o valor de uma mala de mão bem pensada. Para que você não passe perrengues na viagem se algo não sair como o planejado.

Lembre que não é seguro e nem recomendado despachar dinheiro, eletrônicos e documentos na mala que vai no porão do avião. Tenha tudo com você na mala de mão.

Essenciais

Essenciais são aqueles itens que podem acabar com uma viagem caso não estejam com você. Aqui estão os documentos, dinheiro e cartões de crédito, o cartão de embarque, as reservas de hotéis e carro e ingressos, se for o caso.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Eletrônicos

Aqui entra todo o rol de eletrônicos que você leva para uma viagem. Os itens que são indispensáveis, na minha opinião são: celular, máquina fotográfica, cartões de memória, Power Bank (carregador portátil).

Não esqueça de pegar todos os carregadores desses aparelhos.

Úteis

Aqui estão aqueles itens que você até vive sem, mas podem fazer uma baita diferença na sua viagem.

O primeiro deles é uma troca de roupa. Tenha na mala de mão pelo menos roupa de baixo para uns dois dias e uma camiseta extra. Se quiser também pode incluir aqui um pijama. Se sua mala não chegar pelo menos você consegue colocar uma roupa limpa após o banho.

Outros itens úteis são escova e pasta de dente, que podem ser usadas ainda no avião, escova de cabelo e lenço de papel.

Para finalizar escolhi uma caneta. Em alguns voos você tem que preencher formulários de imigração antes de desembarcar, portanto uma caneta na bolsa fará toda a diferença.

Farmacinha

Para quem sempre tem uma dor aqui ou outra ali esse item pode ser salvador. A minha lista básica é a seguinte: remédio para dor de cabeça, enjoo, Azia/má digestão, antialérgico, colírio e Bandaid. 

Aqui também entram os remédios de uso contínuo. O ideal é que você tenha a receita dos medicamentos e leve apenas o necessário para a duração da sua viagem para não levantar qualquer tipo de suspeita.

Opcionais

Esses aqui são os que você pode levar se tiver espaço na mala e se você achar que deve. Minhas escolhas são:

  • fone de ouvido (para não precisar usar o da companhia aérea)
  • travesseiro de pescoço (que às vezes mais atrapalha que ajuda)
  • tapa olho (pra quem não consegue dormir com claridade)
  • lanchinhos (para enganar o estômago entre as maravilhosas refeições do avião)
  • passatempos (pode ser um livro, revista, computador ou as velhas e boas Palavras Cruzadas)
Check List de Viagem - mala de mão e mala despachada

O que levar na mala despachada?

Confesso que já fui uma pessoas exagerada na hora de fazer a mala. Eu pensava “talvez use isso” e quando voltava de viagem a maioria das minhas roupas estavam limpas e apenas ocupando espaço na mala.

Fazer uma boa mala de viagem é um processo e nós vamos evoluindo aos poucos. Nós começamos com malas gigantes, uma para cada um, e hoje estamos na mala média, uma para os dois. 

Tentando fechar a mala de viagem
Não exagere na mala para não ter que passar por isso!!! Sentar na mala pra conseguir fechar é o cúmulo.

Sabemos que ainda tem espaço para reduzir o que levamos e estamos buscando o tamanho de mala ideal.

Apesar disso, esse Check List de Viagem para fazer a mala é o básico. Não recomendamos quantidades mas colocamos na lista aquilo que é importante levar, tanto para homens como para mulheres.

Não exagere na mala

A recomendação que mais vejo por aí é que você deve levar roupas suficientes para 7 dias, nada mais que isso. Sempre é possível usar a roupa mais de uma vez (se não estiver muito suada ou suja né!) e lavanderias existem em todos os lugares do mundo.

Por mais que você queira montar um look para cada dia resista a tentação e use sua criatividade para combinar peças. 

O melhor é colocar todas as roupas que você quer levar em cima da cama e ver se as peças combinam entre si. Aí você olha a quantidade e reduz pela metade. Eu ainda não consegui chegar a esse nível de desapego e cortar metade das roupas, mas estou no caminho.

Roupas e Calçados

Vamos começar pelas roupas íntimas, não esqueça de levar suas roupas de baixo e meias.

O próximo passo é escolher calças, bermudas ou saias. Lembre que você não precisa de quatorze calças se for passar duas semanas em algum lugar. Deixe espaço na mala pois você sempre vai encontrar algo que queira comprar, nem que seja comida.

Separe também as camisetas, blusinhas, blusas e jaquetas que você quer levar. 

Não esqueça de colocar o seu pijama na mala, isso se você usar um. 

Por último separe os calçados. Lembre que você não é uma centopéia e um par de sapatos no pé e outro para levar já é mais que suficiente. Se quiser pode levar outro um pouco mais arrumadinho para sair e chinelos. Não esqueça dos chinelos!!! Eles são muito úteis em banheiros de limpeza duvidosa.

Higiene Pessoal

Tudo aquilo que você precisa para ficar limpinho, cheirosinho e apresentável entra nessa categoria.

Escova e pasta de dentes talvez você já tenha colocado na mala de mão, mas é sempre bom lembrar. Coloque na mala também o Fio Dental.

Para a hora do banho você vai precisar de shampoo, condicionador, sabonete e desodorante. Isso você até pode comprar no destino, mas levando de casa já economiza algum trocado.

Check List de Viagem - higiene

Leve sua escova de cabelo e talvez um secador, caso a sua hospedagem não disponibilize esse item. Protetor solar, cortador de unha, lixa de unha, lâmina de barbear ou depilar também são muito úteis.

Para mulheres ainda é importante lembrar do absorvente, salvador em alguns momentos.

Para o Verão e para o Inverno

Até agora os itens relacionados são o básico, com eles o seu Check List de Viagem já está quase completo. Os itens a seguir são para viagens

Se você for para um lugar muito frio é interessante colocar na mala touca, luva e cachecol. Também recomendo um protetor labial pois um lábio rachado não é muito confortável. Se você tem muito frio nas orelhas considere também um protetor para elas.

Já para o calor e destinos com água não esqueça da roupa de banho, toalha (se o destino não fornecer), protetor solar, chapéu ou boné e óculos de sol.

Extras úteis 

A gente nunca quer chuva nas nossas férias, mas nem sempre a previsão do tempo colabora. Então minha dica é sempre colocar na mala um guarda-chuva ou uma capa de chuva. Pra nós isso foi muito útil em diversas viagens

extras da mala de mão
Alguém ainda faz palavras cruzadas?

Farmacinha de novo

Calma, não quero que ninguém fique doente. Eu coloquei a Farmacinha aqui mais uma ver porque você pode escolher levar os remédios na mala despachada ao invés da mala de mão.

Se o remédio não for de uso contínuo e se você achar que não vai precisar dele durante o voo coloque na mala despachada. 

Além da lista que eu coloquei lá na mala de mão eu incluiria também remédio para gripe ou dor de garganta e um para dor muscular. Quem nunca andou tanto pela cidade que no outro dia quase não conseguia levantar da cama?

E aí, gostou do Check List de Viagem? Não esqueça de baixar o seu PDF para usar em todas as viagens e manda pra galera que está batendo a cabeça na hora de fazer a mala.

Um abraço e muitas viagens!!!

Check List de Viagem Pinterest

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *