O que fazer em Pernambuco? Viagens Imaginárias 9

Bem vindos a mais um post das Viagens Imaginárias. Hoje é dia de falar um pouco de um dos únicos estados nordestinos que a gente já conheceu. Vamos descobrir juntos o que fazer em Pernambuco.

Pernambuco é recheado de coisas lindas pra conhecer, mas eu deixei de fora lugares supeeeer famosos pra dar chance pra alguns que eu conhecia pouco.

E se você também está em casa com saudades de viajar, nós temos diversos posts aqui no blog pra você usar a sua imaginação com a gente.
+ O que fazer no Paraná?
+ O que fazer em Goiás?

O que fazer no Recife?

O que dizer de Recife, cidade que nós praticamente ignoramos na nossa viagem e que eu me arrependo muito agora?

Quando estivemos em Pernambuco nosso foco eram as praias, então a gente acabou deixando de lado Recife, mas agora percebo que foi um belo de um engano.

Eu tive que escolher cinco lugares para não deixar esse post muito extenso, mas em Recife há diversas opções de lazer. Se você gosta de história vai amar andar pelas ruas de Recife antigo e apreciar casarões seculares.

Então vamos logo começar a lista do que fazer em Recife e se você souber de mais algum lugar pra conhecer na cidade manda aqui nos cometários que a gente adora descobrir lugares novos.

Onde se hospedar em Recife:
– Fity Hotel
– Mar Hotel Conventions

Oficina e Instituto Brennand

Era um vez uma rica família brasileira, com tradição no ramo da cerâmica. Dessa família saíram duas pessoas que contribuíram muito para o circuito cultural do Recife, e do Brasil como um todo: Francisco e Ricardo Brennand.

Os dois, que são primos, seguiram por caminhos diferentes mas acabaram deixando um legado em comum para a sociedade, a arte.

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

Francisco Brennand ficou com a olaria do pai e em 1971 a transformou em um grande ateliê e museu, a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. O local, que tem aproximadamente 15 quilômetros quadrados, abriga mais de 2 mil obras do artista. Um luxo ter um local assim para expor suas obras né?

Foto por @sgfigueiroa

Além da exposição de esculturas e pinturas a Oficina ainda tem um cine teatro, uma pinacoteca, uma lojinha e a Praça Burle Marx, projetada pelo famoso paisagista que era amigo de Francisco Brennand.

As obras de Francisco estão expostas também em uma “ilha” que pode ser vista a partir do Marco Zero de Recife.

Instituto Ricardo Brennand

O outro Brennand, Ricardo, não colocava a mão na massa como o primo Francisco, mas também era um apreciador das artes e colecionava armarias (facas, armaduras, espadas e por aí vai) e diversas obras que retratavam a invasão holandesa no Brasil.

No jardim ainda há réplica de esculturas e um Botero original.

Foto por @_davidcolaco

Pra deixar sua coleção exposta em um edifício à altura, Ricardo construiu um castelo, que se tornou o Instituto Ricardo Brennand. O Instituto fica a poucos quilômetros da Oficina Brennand. 

Museu Cais do Sertão

O Museu Cais do Sertão fica em um edifício super moderno, perto do Marco Zero de Recife e pode ser combinado com uma visita ao Recife antigo.

O museu utiliza as músicas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião para conduzir o visitante pelos  7 territórios que mostram um pouco da história e da cultura do povo sertanejo.

Os 7  territórios são: Viver, Ocupar, Trabalhar, Cantar, Criar, Crer e Migrar.

Em cada um deles você poderá entender um pouco mais sobre como o tema se relaciona a vida no Sertão e como Luiz Gonzaga retratou aquilo em suas músicas.

Foto por @caique.fotos

A música está em todos os espaços do museu e o túnel das origens mostra artistas que se inspiraram na música de Luiz Gonzaga para compor sua própria identidade.

No Museu Cais do Sertão você poderá visitar uma réplica das casas de terra batida do sertão, participar de experiências musicais com instrumentos típicos do baião e explorar suas habilidades vocais em um karaokê. Quem tem coragem de soltar a voz?

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Paço do Frevo

Você já deve ter visto alguma apresentação de Frevo né? Esse ritmo surgiu no estado de Pernambuco entre os séculos XIX e XX como ritmo carnavalesco.

A dança é complexa e exige muita preparação e disposição dos dançarinos, que geralmente se apresentam com sombrinhas coloridas abertas.

E se você se interessar por conhecer um pouco mais da história do Frevo pode visitar em Recife o Paço do Frevo. Esse local foi criado para difundir esse ritmo e essa dança tradicionais de Pernambuco. 

Foto por @souzlari

Lá existe uma escola de dança e também de música, um centro de documentação com toda a trajetória e desenvolvimento do Frevo e também exposições que contam histórias de personagens e agremiações desse ritmo pernambucano.

Se você quer conhecer um pouco mais do Museu, tem um post bem legal no blog Vida Sem Paredes.

Mercado de São José

Mais um mercadão aparecendo por aqui e dessa vez é o Mercado de São José. O prédio que abriga o mercado foi pré-fabricado em ferro e trazido da Europa para o Brasil no fim do século XIX e é o maior edifício desse estilo feito no país.

Foto por @alanadalmeida

Inaugurado em 1875 ele é o mercado público mais antigo do Brasil e serve tanto a população local como turistas. Os mais de 500 boxes vendem de tudo um pouco, e é essa diversidade que eu acho mais interessante nesse tipo de mercado.

Além de ser um ponto tradicional do comércio de peixes e crustáceos (o que deve dar um cheirinho característico ao lugar) no Mercado de São José você também vai encontrar por lá artesanato, rendas, folhetos de cordel, produtos da medicina popular e comida, é claro.

Só de pensar em uma carne de sol e queijo coalho eu já começo a salivar.

Capela Dourada

Provavelmente a Capela Dourada seja a mais bonita capela que você conhecerá em Recife. Essa capela, que faz parte da Ordem de São Francisco, começou a ser construída em 1696 e só foi finalizada em 1724.

Pela demora da obra vocês já devem imaginar o nível de detalhes que existe lá dentro. Foram utilizadas madeiras nobres, como cedro e jacarandá, para cobrir tetos e paredes. Essas madeiras foram entalhadas, cobertas com gesso e depois com lâminas de ouro.

Foto por @lucas.jordano

O dourado que se vê lá dentro não é uma simples tinta dourada, é ouro mesmo. Pra quem gosta de arquitetura, como eu, é um belíssimo exemplar do barroco, rebuscado e super detalhado.

Dizem que o teto se assemelha a Capela Sistina, pela quantidade de telas, mas eu acredito que seja mais parecido com o Salão dos 500 do Palazzo Vecchio, em Florença.

A influência portuguesa na Capela Dourada pode ser vista nos murais de azulejos azuis, que são encontrados em muitas igrejas franciscanas pelo Brasil e nos santos, que foram trazidos todos de Portugal.

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

O que fazer em Pernambuco? Olinda

Olinda é nossa única figurinha carimbada dos 5 lugares para conhecer em Pernambuco. Acredito que todo mundo, ou quase, já tenha ouvido falar da cidade e eu achei que ela merecia estar aqui, mesmo sendo super conhecida.

A cidade de Olinda fica coladinha ao Recife e eu aconselho que você conheça o centro histórico a pé, mesmo que isso te deixe com as pernas doendo de subir e descer ladeiras.

Onde se hospedar em Olinda:
– Hotel 7 Colinas
– Pousada Convento da Conceição

Quando estivemos lá em 2018 eu estava decidida a conhecer tudo por conta própria, como a gente faz normalmente. Mas logo ao estacionar fomos recepcionados por um guia bom de papo que acabou nos convencendo a fazer o tour com ele.

Foi bom e ruim ao mesmo tempo. A gente ficou sabendo de vários fatos históricos e curiosos da cidade mas acabou perdendo a liberdade de ficar quanto tempo a gente achasse necessário em cada ponto.

Tem muita coisa pra se ver em Olinda, mas eu vou te dar três sugestões de lugares. A Catedral da Sé, de onde se tem uma vista maravilhosa da praia azulzinha. A Casa dos Bonecos Gigantes, onde você pode ver os bonecões que são usados no carnaval de rua da cidade e a Rua de São Bento, que tem as construções em estilo português da época da fundação da cidade, a casa de Alceu Valença e termina no Mosteiro de São Bento.     

Você também pode gostar de ler:
+ Praia dos Carneiros: fotos para inspirar sua viagem
+ Maragogi, o que fazer nesse paraíso?

O que fazer em Pernambuco? Caruaru

Se o São João de Campina Grande na Paraíba é a maior do mundo a de Caruaru em Pernambuco é a segunda maior, ou talvez seja preciso avaliar melhor esse título.

A festa de São João de Caruaru conta com quadrilhas de mais de quatro mil pessoas e as apresentações de pífanos e o desfile de bacamarteiros são os pontos altos da festa.

Foto por @janainapepeu

Mas pra quem visitar a cidade fora do período da festa junina tem outras atrações para conhecer. Uma delas é a Feira de Caruaru, uma das maiores feiras ao ar livre do Brasil e declarada patrimônio imaterial.

Pra variar, lá se vende de tudo um pouco. De comida a artigos eletrônicos. Essa feira foi imortalizada em um música, cantada pelo ilustre pernambucano Luiz Gonzaga.   

O outro lugar para conhecer é a Casa Museu de Mestre Vitalino, um grande artista de Caruaru que fazia pequenas esculturas em cerâmica retratando o nordeste o homem nordestino. Lá é possível ver objetos do artesão, instrumento de trabalho e o trabalho de seu filho, Mestre Severino.

Onde se hospedar em Caruaru:
– Pousada Casa da Gente
– Caruaru Park Hotel

O que fazer em Pernambuco? Ilha de Santo Aleixo

A Ilha de Santo Aleixo fica a apenas 2 quilômetros da costa da cidade de Sirinhaém. Apesar de pertencer a esse município a ilha é uma propriedade privada, mas para nossa sorte eles autorizam o turismo. 

A Ilha de Santo Aleixo tem apenas 36 hectares e é feita basicamente de rocha vulcânica. Se você é curioso como eu deve se perguntar como rocha vulcânica se no Brasil não existe vulcão.

Pois é, eu acabei descobrindo que isso é resultado da atividade vulcânica de milhões de anos atrás, quando as Américas ainda eram grudadas na África e que a e que Pernambuco foi uma das últimas regiões a se “descolar” da continente africano.

Por ali já passaram espanhóis, franceses e holandeses e piratas usavam a ilha como base para saquear a costa Pernambucana.

Foto por @jonathafalcao

Hoje ela serve pros turistas se encantarem, e é ainda um paraíso pouco conhecido. Como a Ilha de Santo Aleixo é pequena é possível percorrê-la toda a pé, passando por vários mirantes de onde você vê a água do mar em tons de azul e verde.

O principal ponto da ilha é a Praia da Ferradura, também conhecida como Lagoa Azul. Lá você pode aproveitar as piscinas naturais e ainda observar peixes e corais, portanto leve seus óculos e snorkel.

Lá também é possível alugar um Jet Ski, Caiaque ou Stand Up e existem algumas de restaurantes, já que o passeio costuma durar algumas horas.

A saída dos barcos ocorre em Sirinhaém, que fica entre as lindas praias de Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros. 

O que fazer em Pernambuco? Petrolina

Outra dica do que fazer em Pernambuco é visitar Petrolina, que fica no Sertão mas tem a honra de estar às margens do rio São Francisco. A cidade é uma das maiores exportadoras de frutas do país. 

A grande plantação de uvas possibilitou que na região de Petrolina se iniciasse a produção de vinhos. A atividade é recente,  menos de 50 anos, mas já estão instaladas por lá ao menos 7 vinícolas e todas elas oferecem visitas.

Continuando no clima gastronômico, outro lugar bem conhecido de Petrolina é o Bodódromo. Esse é um complexo com 15 restaurantes especializados nas delícias nordestinas. E pelo nome do lugar você deve ter adivinhado que o prato principal é a carne de bode, que é a carne vermelha mais magra que existe.

Foto por @brunosvasconcelos

E se você gosta de cultura e artesanato pode conhecer as obras do Mestre Quincas e da Ana das Carrancas. As carrancas eram muito usadas nos barcos que navegam no Rio São Francisco como forma de espantar os maus espíritos.

Elas geralmente são feitas de madeira, como as do Mestre Quincas. Ana era uma louceira, que confeccionava potes e panelas de barro, e depois de ouvir a história das carrancas resolveu reproduzi-las em cerâmica, sem nunca ter visto uma. Foi assim que ela reinventou as carrancas e virou uma artista reconhecida no estado.

Onde se hospedar em Petrolina:
– Nobile Suites del Rio
– Ibis Petrolina

O que fazer em Pernambuco? Serra Talhada

A gente falou no post da Bahia sobre a cidade onde nasceu Maria Bonita, e não podemos deixar de fora a cidade onde nasceu Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, o rei do Cangaço.

As principais atrações de Serra Talhada são relacionadas ao cangaço e a vida de Lampião. Você pode começar com a visita ao Sítio Passagem das Pedras, que é o local onde lampião teria nascido.

A visita deve ser agendada previamente e você será acompanhado por um guia, que pode te passar mais informações sobre Lampião.

Depois de conhecer a origem você pode visitar o Museu do Cangaço e descobrir ainda mais sobre esse movimento que aconteceu no sertão brasileiro entre os séculos XVIII e XX.

Foto por @alinifernandes98

E Serra Talhada ainda é conhecida como a Capital do Xaxado. Essa é uma dança que antigamente era praticada apenas por homens e que teria surgido no bando de Lampião,apesar da origem ser controversa.Mas o que é fato é que foram os cangaceiros que divulgaram a dança, já que usavam como grito de guerra ou para celebrar vitórias.

Serra Talhada tem vários grupos de dança e sedia o Encontro Nordestino de Xaxado.

Onde se hospedar em Serra Talhada:
– Felipe Hotel

E aí, curtiu as dicas do que fazer em Pernambuco? Conta pra gente o que você achou e se você conhece algum lugar desses.

Um abraço e muitas viagens!!! (Imaginárias)

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva. Reserve seu hotel com a Booking.comAlugue seu carro com a RentCarsNão viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto. Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis. Gosta de ler? Compre livros e outros produtos com nosso link da AMAZON

Informações Práticas – O que fazer em Pernambuco

Oficina Brennand

Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea
Horário de funcionamento: De terça à domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h). Fechado às segundas-feiras.
Entrada: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia
Mais informações: pelos telefones (81) 3271-2466/ 3272-5494 ou pelo site

Instituto Ricardo Brennand

Endereço: R. Mário Campelo, 700 – Várzea, Recife
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 13h às 17h
Entrada: R$ 32,00 inteira e R$ 16,00 meia
Mais informações: pelo site do Instituto

Museu Cais do Sertão

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 1152 – Recife
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 17h, sábado, das 10h às 16h e domingo, das 13h às 16h. Não abre às segundas.

Paço do Frevo

Endereço: R. da Guia, s.n – Recife
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Todas as terças a entrada é gratuita e no primeiro domingo do mês
Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h e sábados e domingos das 14h às 18h. Não abre segundas.
Mais Informações: no site do Paço

Mercado de São José

Endereço: Praça Dom Vital – São José, Recife
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 08h às 17h, sábados das 08h às 15h e domingos das 08h às 12h.

Capela Dourada

Endereço: R. do Imperador Pedro II, S/N – Santo Antônio, Recife
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h e aos sábados, das 08h às 11h30.
Mais Informações: no site da Capela 

Sítio Passagem das Pedras

Endereço: próximo ao riacho São Domingos, na Serra Vermelha. Se ajudar, seguem as coordenadas 8°13’05.0″S 38°24’39.1″W
Mais informações: pelos telefones (87) 3831-3860 ou (87) 98813-1323

Bru Odppes

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás