Categorias: Inspiração

Sua expectativa é compatível com a realidade?

Lista de metas para o ano novo ou lista de lugares para conhecer em uma viagem. O que elas têm em comum? Expectativa

Você já deve ter visto algum meme do tipo “Expectativa x Realidade” mas na hora de criar as nossas a gente esquece o mundo real e joga nossas expectativas lá nas alturas. Você também é assim né? Todos somos.

Viajar é uma das coisas que eu mais gosto na vida, mas mesmo assim eu me frustrava em alguns momentos. Você já foi para algum lugar imaginando mil coisas sobre ele e quando chegou lá não era tudo que você esperava? 

Ou então estava contando as horas para conhecer um museu, subir em uma torre, andar em algum brinquedo e na hora que você ia realizar o seu sonho algo não deu muito certo? Fechado para reforma, ingressos esgotados ou aquela chuva no lugar e hora errados. Isso acontece, e quanto maior a nossa expectativa maior a nossa frustração.

Sei por experiência própria que quanto mais a gente imagina algo perfeito, mais a gente fica bravo quando algo não sai do nosso jeitinho.

Criar muita expectativa é como querer saber o lugar exato onde o seu paraquedas vai pousar. Nunca dá certo!

Deixar que as coisas aconteçam mais naturalmente foi a forma que eu encontrei de não me decepcionar tanto quando algo saia do prumo. Eu não deixo de planejar as minhas viagens e nem de ter metas para o meu ano, mas eu tento levar tudo de forma mais leve.

Meus primeiros roteiros de viagem tinham hora marcada para cada “compromisso” e eu fazia e refazia a rota olhando o Google Street View. Só de usar a palavra compromisso você já tem ideia de como eu era obcecada em fazer tudo que estava no roteiro.

Você também pode gostar de ler:
– Um ano novo vem aí, e agora?
– Livros de Viagem para inspirar a sua

Não vou dizer que deixo tudo ao acaso atualmente, eu ainda gosto de passear pelos lugares no Google e também planejar e estudar os lugares que pretendo conhecer, mas isso só acontece porque é algo que eu amo fazer.

O que não existe mais é aquela obrigação de passar na esquina X porque tem uma janela bonita para tirar uma foto ou ter que entrar no observatório Y porque alguém disse que é legal.

Nas viagens, assim como na vida a gente tem que deixar espaço para o acaso e ter expectativas sim, mas não surreais.

O Instagram é um ótimo instrumento de pesquisa quando você está montando um roteiro de viagem. Muitas coisas legais são postadas por lá, mas não pense que a foto que está ali é uma imagem totalmente real. 

Muitas das fotos que a gente vê no Instagram passam por um extenso processo de tratamento. Inclusive eu, que não sou especialista em edição de fotografia dou uma arrumadinha nas fotos (e se você ainda não segue nosso instagram nos faça o favor de seguir né! @viajantesporopcao).

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Contenha sua expectativa para se surpreender com seu destino. Deserto do Atacama – 2014

Então não vá para os lugares achando que tudo vai ser um conto de fadas, lindo e perfeito. Em muitos lugares você vai chegar e ver que deram uma boa editada nas fotos que você viu, nem era tudo o que você esperava. Em outros, a beleza real nunca vai poder ser traduzida em uma imagem. 

Portanto vá de coração aberto, seja para uma viagem, para um novo ano ou desafio. Crie expectativas sim, mas deixe também que a vida real te surpreenda de um jeito bom. 

Um abraço e muitas viagens!!!

Conta pra gente se você já se frustrou em alguma viagem ou se algo foi muito mais do que você esperava. Também compartilha esse post com alguém que você sabe que vai gostar e não esquece de nos salvar no Pinterest.

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Bru Odppes

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás