Categorias: PlanejamentoRoteiro

Como fazer um Roteiro de Viagem

Se você chegou até aqui é porque provavelmente vai viajar por conta própria é quer saber como fazer um roteiro de viagem. Acertei? Se é isso mesmo seja muito bem vindo, adoramos saber que tem mais gente se jogando de cabeça nas viagens. 

Se não é o seu caso e você viaja sempre com agência de turismo não se sinta rejeitado, você também é muito bem vindo e espero que as nossas dicas sirvam também para o seu propósito. Então, vamos lá.

A seguir eu vou mostrar como faço os roteiros de viagem das nossas aventuras por aí.

Tá com preguiça de ler? Então assista Como Fazer Um Roteiro de Viagem

Porque fazer um roteiro de viagem?

Fazer um roteiro de viagem não é uma tarefa complexa, mas exige muita pesquisa e dedicação. Você pode fazer um roteiro em um dia ou passar meses pesquisando lugares e lapidando a sua viagem.

Eu me enquadro mais na segunda opção e sou daquelas que pesquisa diversas referências, sejam elas online ou físicas (ainda gosto de usar guias de viagem). 

O motivo de ter um roteiro é aproveitar ao máximo a sua viagem. Você não vai gostar de bater com a cara na porta daquele museu que estava louco para conhecer e que não sabia que fechava às terças-feiras, né?

Também não quer perder tempo atravessando a cidade inteira, indo de um lugar ao outro como uma barata tonta. Quando você faz um roteiro de viagem pode agrupar no mesmo dia atrações que ficam na mesma região do destino que você conhecerá. Você economiza tempo e até transporte, já que andar pela cidade é uma das melhores formas de se conectar com o lugar.

Leia também:
+ Como usar o Google My Maps e Maps.me na sua viagem
+ Qual a melhor forma de viajar?
+ Check List de Viagem

Como fazer um roteiro de viagem?

Como eu já disse, roteiros demandam pesquisa. Quem gosta de “fuçar” na internet ou nos guias vai se dar muito bem montando um roteiro. Eu geralmente sigo os passos abaixo.

Pra onde você quer ir? Defina cidades e dias

A primeira coisa que você deve fazer é decidir quais são as cidades que irá conhecer e quanto tempo pretende passar em cada lugar. Calma!! Você não precisa ter tudo fechado logo de início, mas isso te dará um Norte.

É bem provável que no meio do caminho você descubra lugares novos, ou então ache que três dias para uma determinada cidade não serão suficientes para curtir tudo que ela tem a oferecer. E o que você faz nesses casos? Muda o roteiro, oras!! Fácil assim. 

Você vai perceber que aprender como fazer um roteiro de viagem vai te trazer também liberdade. Se você quiser fazer mudanças antes ou durante a viagem saberá exatamente o que fazer. 

Defina seu tipo de viagem

Pra viagem ficar legal você precisa saber qual o seu estilo de viajar. Não dá pra colocar no roteiro um restaurante super chique que alguém indicou se você nem curte turismo gastronômico. 

Você pode ser aventureiro, intelectual, gostar apenas de passear pela cidade, comer em bons restaurantes ou fazer compras até que o limite do cartão exploda. 

Independente da sua escolha o seu roteiro de viagem tem que ter a sua cara, ou você vai voltar frustrado e achando que o lugar é horrível. 

Perca algum tempo tentando entender o que você e seus companheiros de viagem gostam de fazer, para poder otimizar suas escolhas.

Saia caçando atrações por aí

Se você vai para Nova York, Paris ou Roma essa parte vai ser beeeeem fácil. Já se você escolher um destino exótico, como Windhoek, vai ter que arregaçar as mangas e procurar referências.

Essa é a hora de coletar a maior quantidade de lugares possíveis do destino para onde vai. Isso pode ser feito pesquisando blogs de viagem (não esqueça de ver nossos posts hein), guias, jornais, amigos e redes sociais.

Eu vou deixar aqui alguns lugares onde eu gosto de fazer essa busca antes de ir para algum destino. 

Anote tudo que você achar interessante. Pode ser em um caderninho, celular, documento no computador ou direto no Google My Maps. O My Maps pode te ajudar muito a fazer seu roteiro, então sugiro que você conhece e comece a usar essa ferramenta. 

Site da RBBV e Blogs

A RBBV é a Rede Brasileira de Blogs de Viagem e lá no site você tem muito conteúdo para garimpar. A página inicial tem uma barra com todos os continentes. Clicando ali você acessa de forma fácil diversos países e pode ler o que cada blog tem a dizer sobre aquele país.

Além disso, os blogs estão aí pra informar os viajantes e passar um pouco de como foi a experiência de viagem. Se você gosta de algum blog não esqueça de procurar se já existe algum conteúdo publicado sobre o lugar do seu interesse.

Guias de Viagem

Podem me chamar de Old School mas eu ainda adoro um guia de viagem. Eles foram, por muito tempo a forma mais eficaz de fazer um roteiro de viagem e pra mim ainda tem seu charme. 

Eu gosto particularmente dos guias do Lonely Planet, dos Guias Visuais da Folha e também dos Guias Criativos para Viajantes Independentes do Zizo Asnis.

Vocês lembram do Almanaque Abril? Talvez ele tenha contribuído com o meu amor por viagens pois desde pequena eu ficava procurando países para ler sobre eles e descobrir qual era a moeda e a língua falada lá. 

Se depender de mim os guias podem durar pra sempre. 

O poderoso Google

O que é que o Google não sabe né? Se você colocar na pesquisa “o que fazer em Windhoek” ele vai abrir uma caixa com as principais atrações no destino. Simples assim!

Pode ser que você se contente com isso e já fique feliz com as opções apresentadas. Se você ainda não estiver satisfeito fica ligado na nossa próxima dica de como achar atrações para fazer seu roteiro de viagem.

Instagram e You Tube

O Instagram pode ser uma boa fonte de pesquisa na hora de fazer o seu roteiro de viagens. Você pode procurar pelas Hashtags ou Locais e vai ver uma enxurrada de fotos. 

Só cuidado para não criar muitas expectativas, pois a gente sabe que as fotos do Instagram não são totalmente verdadeiras, né? Aquele meme Expectativa x Realidade rola em bastante lugares que a gente visita.

A gente até já escreveu sobre isso aqui: Sua expectativa é compatível com a realidade?

SIGA A GENTE: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

O You Tube também pode te ajudar a descobrir lugares legais. É só usar a caixa de pesquisa mais uma vez e se embrenhar nesse mundo paralelo dos vídeos. 

Vocês também começam pesquisando uma coisa e conseguem sair do You Tube só umas três horas depois tendo assistido um vídeo totalmente maluco, que você nunca pensou em assistir? Cuidado de novo, dessa vez pra não perder muito tempo por lá.

Pinterest

Apesar de ter carinha de Rede Social o Pinterest é uma importante ferramenta de pesquisa e pode ser bem útil para viagens. 

A busca no Pinterest é feita por imagens, então fica bem fácil saber se você se interessa ou não por algum destino.

É só colocar a cidade na busca e clicar nos Pins que te chamaram mais a atenção. Mais uma Piscina Infinita que vai te deixar horas preso, mas que vai te ajudar bastante como fazer um roteiro de viagem.

Como fazer um roteiro de viagem? Hora do Pente Fino

Depois de ter anotado um caminhão de coisas de seu interesse é hora de garimpar mais a fundo. Analise com mais critério os lugares que você selecionou, se possível tentando entender um pouco mais sobre ele.

Só assim você vai conseguir definir se tal atração se encaixa no seu perfil de viajante ou não. Como eu disse antes, não vale a pena colocar um monte de coisa no seu roteiro só porque é moda ou alguém te indicou. Se você não tem afinidade como religião e arquitetura vai selecionar igrejas porquê?

Verifique o horário de funcionamento e outras informações

Aqui também já é um bom momento de você verificar qual o horário de funcionamento dos lugares que quer visitar. Não vale de nada selecionar o lugar certo mas no dia errado. Veja principalmente quando os lugares fecham e tente fazer o seu roteiro de forma a encaixar perfeitamente os dias das atrações.

Uma dica aqui é usar novamente o Google. Quando você digita o local de interesse no canto direito da página de busca abre uma janela com diversas informações. Ali geralmente você encontra horário de funcionamento, endereço, avaliações e também um gráfico com os horários de pico.

Vale também anotar qual metrô ou ônibus passa perto daquela atração e também quanta custa o ingresso. Assim você deixa seu roteiro ainda mais completo e pode se planejar financeiramente.

Quer dicas de lugares para conhecer? Veja aqui
+ Top 10 lugares para conhecer em Portugal
+ Parques em Orlando – a terra da Magia!

Organize tudo

Depois de escolher os locais, você deve começar a agrupar as atrações nos dias da sua viagem. Tente colocar os lugares mais próximos no mesmo dia, para não perder tempo de deslocamento entre uma atração e outra.

Eu gosto de usar o Google My Maps para fazer o meu roteiro de viagens porque ele é fácil de manipular e bem intuitivo. Se você quiser saber como usar o Google My Maps e ainda exportar seu roteiro para o aplicativo Maps.me eu já fiz um post bem explicado aqui.

Caso você não queira usar o My Maps, papel e caneta servem perfeitamente, ou aquela planilha de excel. 

Não esqueça dos voos e hospedagem

Eu te dei várias dicas ali em cima sobre como fazer um roteiro de viagem mas não posso deixar de te lembrar de colocar as informações de voos e hospedagem nos seu roteiro.

Coloque tudo em ordem cronológica para visualizar melhor o que vai acontecer em cada momento. Assim as informações não ficam perdidas em vários aplicativos diferentes e você pode acessá-las de forma rápida e simples.

E aí, gostou de aprender como fazer um roteiro de viagem? Se você tem alguma dica que que não falei aqui deixa nos comentários que eu vou adorar saber.

Aplicativos para ter o Roteiro de Viagem na palma da mão.

Nessa era de tecnologia existem alguns aplicativos que organizam todas as informações do roteiro de viagem por você.

Eu confesso que tentei usar alguns, mas ainda sou da era do papel e da caneta e depois passo tudo para um arquivo do word mesmo. Gosto mais desse jeito.

Se você gosta de usar aplicativos seguem minhas sugestões: Trip It e Sygic Travel. Com eles você pode vincular inclusive hospedagem e transporte e deixar tudo a mão.

Um abraço e muitas viagens!!

Se você curtiu esse post nos ajude a alcançar mais pessoas. Compartilha com a galera ou salva no Pinterest.


PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Bru Odppes

Veja os comentários

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás