O que fazer no Rio Grande do Sul? Viagens Imaginárias 14

Semana passada falamos do Amapá e hoje o estado da Vez é o Rio Grande do Sul. Esse é o estado mais ao sul do Brasil e dono de um sotaque que muitos dizem ser o mais correto. Será? Polêmicas a parte vamos descobrir agora o que fazer no Rio Grande do Sul.

Se você é novo por aqui, essa é a série Viagens Imaginárias onde eu seleciono lugares para conhecer virtualmente, enquanto a gente ainda não se sente totalmente seguro para viajar.

Veja mais posts da Série Viagens Imaginárias:
+ O que fazer no Paraná?
+ O que fazer no Amapá?

O que fazer em Porto Alegre?

Selecionamos aqui 5 dicas do que fazer em Porto Alegre, a capital gaúcha também conhecida como POA.

A cidade não tem mar, mas tem o rio Guaíba que é tão grande que os desavisados podem até confundí-lo. Estando por lá aproveite para conhecer o famoso e tradicional churrasco gaúcho e prove também o chimarrão.

Parque Farroupilha

O Parque Farroupilha, também conhecido como Redenção, é um parque tradicional da cidade gaúcha. 

Seu nome originalmente era Campos da Redenção, homenageando a libertação dos escravos da capital, mas em 1935 passou a ser chamado de Parque Farroupilha depois de uma comemoração ao centenário da Revolução Farroupilha.

Foto de @diana_vidigal e @vivaconosco

As pessoas se encontram nesse parque para praticar esportes para tomar um sol ou para tomar o Chimarrão. Para quem não conhece, Chimarrão é uma bebida típica do sul do país. Muito consumida no Rio Grande do Sul ela feita com erva mate e água muito, muito quente.

O Parque Farroupilha tem mais de 10 mil árvores e 38 monumentos, sendo o Monumento do Expedicionário um dos mais conhecidos.

Lá também existem um Orquidário, um Auditório, Parque de Diversões e passeios de trenzinho e pedalinho. 

Brique da Redenção

Pertinho do Parque Farroupilha acontece todos os domingos (em condições normais) o Brique da Redenção.

Inspirada nos mercados de pulgas da Argentina e Uruguai em 1978 foi criada essa feira ao ar livre para comercializar antiguidades.

Foto de @camila_chiele

Anos mais tarde foram aceitos também artistas plásticos e artesãos e a feira passou a se chamar Brique da Redenção só no ano 2000. Os 300 expositores se estendem por 5 quadras, no meio do canteiro central da Av. José Bonifácio.

Além de ser um ponto turístico bastante visitado o Brique da Redenção tornou-se Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul em 2005.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Usina do Gasômetro

O terceiro lugar para conhecer em Porto Alegre é a Usina do Gasômetro. 

Esse local antigamente era uma usina termelétrica, que apesar do nome não era movida a gás e sim a carvão.

O nome surgiu devido a proximidade com a usina de gás de hidrogênio que abastecia a iluminação pública e os fogões. Toda a região era conhecida como volta do Gasômetro.

Em 1991 ela se tornou um Centro Cultural, depois de quase vinte anos do encerramento das suas atividades.  

A chaminé da Usina do Gasômetro tem 117 metros e era referência arquitetônica e geográfica da cidade. Tanto a chaminé como o prédio da Usina foram tombados pelo governo estadual.

Dentro da antiga Usina existem salas multiusos, anfiteatros, cinemas e pode abrigar também exposições.

Por ficar a beira do rio Jacuí, é um lugar muito visitado no fim de semana, ponto de encontro da cidade gaúcha. Você pode praticar esportes ou simplesmente apreciar a natureza.

O local atualmente está em reforma para modernizar espaços e realizar melhorias na estrutura. Não esqueça de consultar se já reabiru antes de ir até lá.

Farol Santander

Porto Alegre foi uma das cidades escolhidas pelo Santander para a realização de um centro de cultura chamado Farol Santander. A outra cidade onde existe o Farol é São Paulo.

Bem no centro histórico de Porto Alegre, na praça da Alfândega, fica o prédio de 1931 com uma arquitetura exuberante que antigamente era sede do Banco Nacional do Comércio.

Foto de @menino.alto

No Farol Santander Porto Alegre você pode visitar diversas exposições temporárias, um cinema e também saber um pouco da história de Porto Alegre e da moeda brasileira. O setor de numismática fica no subsolo e dentro de um cofre, o que torna a experiência mais legal.

E por falar em experiência, andar sobre o átrio é uma das mais inusitadas, já que esse local com piso e telhado de vidro fica acima dos lindos vitrais do Grande Hall.

E se bater uma fome ainda existem por lá duas opções gastronômicas, um restaurante e um café.

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC

Você já visitou um Museu de Ciências e Tecnologia? Se ainda não, você está perdendo uma experiência muito divertida.

O Museu da PUC do Rio Grande do Sul a gente ainda não conhece, mas já fomos em um parecido em São Paulo, o Catavento Cultural e Educacional.

Nesse museu você vai poder participar de diversas experiências de física, química e tecnologia que são muito interessantes tanto para as crianças quanto para os adultos.

Foto de @pamelayamamoto

Muitas das atrações do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC são interativas então com certeza o tédio não vai te pegar lá dentro.

Além de visitar as diversas exposições você ainda poderá participar de uma investigação criminal para descobrir quem roubou um osso de dinossauro e também se sentir como um astronauta no Giroscópio Humano.

O que fazer no Rio Grande do Sul? Rota dos Cânions

A Rota do Cânions é nossa primeira dica do que fazer no Rio Grande do Sul fora da capital. Essa rota fica entre as cidades de Bom Jardim da Serra e Cambará do Sul, com aproximadamente 140 quilômetros. 

Entre essas duas cidades ficam o Cânion Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza.

O Cânion Itaimbezinho fica no no Parque Nacional de Aparados da Serra. Ele tem paredões de até 700 metros de altura e existem 3 trilhas no parque. A trilha do Vértice e a trilha do Cotovelo são feitas na parte superior do cânion, e a trilha do Boi te leva pela parte inferior, onde você pode inclusive tomar banho de rio.

Foto de @maiiapereira

Outro ponto de interesse do parque é a prática de geocaching, que se assemelha a uma caça ao tesouro. Com a utilização do GPS você pode achar esses tesouros e troca experiências com outros praticantes (geocachers).

O outro cânion, o Fortaleza, fica no Parque Nacional da Serra geral e também tem 3 trilhas, a do Mirante, a da Pedra do Segredo e a da Borda Sul, essa última sendo a mais longa e mais difícil. Além dos paredões aqui chama a atenção a Pedra do Segredo que tem 5 metros de altura e quase 30 toneladas es está equilibrada sobre uma base de apenas 50 centímetros.

O que fazer no Rio Grande do Sul? Gramado e Canela

Você já deve ter ouvido falar da dupla de sucesso do Rio Grande do Sul: Gramado e Canela. Eu já estive por lá quando era criança e uma das coisas que eu nunca vou esquecer é do cheiro do chocolate. Posso farejar um chocolate de Gramado de longe.

Além do seu delicioso chocolate Gramado se tornou uma cidade bastante turística. Lá existe o Mini Mundo, que surgiu como brincadeira de criança e se tornou um bonito parque de casinhas em miniatura. O Snowland, um parque de neve indoor com diversas atividades e também um museu de cera, o Dreamland, com diversos bonecos em tamanho real que imitam celebridades.

Foto de @isabela.oliveira.10

Além disso Gramado também é muito conhecida pela festa que toma conta da cidade na época de natal, é o Natal Luz que conta com diversos espetáculos.

Já a cidade de Canela fica a apenas 8 km de distância e tem mais algumas atrações turísticas.

Você pode conhecer por lá o Mundo a Vapor, que é um museu com locomotivas em tamanho real e em miniatura. A Igreja de Pedras é outro ponto turístico muito visitado já que a arquitetura da igreja é belíssima.

Também é possível conhecer o Parque do caracol, que tem uma cachoeira com 130 metros de altura.

E além disso tudo ainda existem diversos café e restaurantes pela região e a arquitetura relembra os imigrantes alemães e italianos que se instalaram por ali.

Reserve aqui sua hospedagem com a Booking.com

O que fazer no Rio Grande do Sul? Vale dos Vinhedos

Continuando com o nosso combo de cidade temos mais duas que ficam bem próximas Bento Gonçalves e Garibaldi. Ali, no meio delas, fica o Vale dos Vinhedos, herança dos imigrantes italianos que habitaram a região.  

As características do solo e clima contribuíram para a excelência dos vinhos produzidos ali. São mais de 30 vinícolas abertas ao público para o enoturismo, com visitas aos parreirais e degustação de vinhos e espumantes.

Foto de @mariaedembogurski

A cidade de Garibaldi é conhecida como a capital nacional do espumante e ali são produzidos rótulos bem conhecidos da vinícola Miolo e Casa Valduga.

Além de aproveitar os vinhos, em Bento Gonçalves você pode conhecer um parque temático que mostra o cotidiano dos imigrantes italianos no século XIX, chamado Epopéia Italiana.

Você também pode fazer um passeio de Maria Fumaça, que vai de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa. Esse passeio faz uma parada em Garibaldi para mais um pouco de degustação e música e dança. O trajeto dura em torno de 01h30.

E se você quiser algo mais radical vale a pena visitar o Parque Gasper, que fica nos arredores das cidades e tem Bungee Jump, Tirolesa, Paintball e outras diversas atividades para ativar a sua adrenalina.

O que fazer no Rio Grande do Sul? São Miguel das Missões

São Miguel das Missões foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983. O conjunto arquitetônico erguido pelos jesuítas, a partir de 1687 é o mais bem preservado do país. 

As missões eram empreitadas espanholas que tinham o objetivo de catequizar os índios guaranis. Geralmente os espanhóis se instalavam nos locais e logo erguiam igrejas, hospitais e escolas. 

Foto de @sabrina_pedroli

Muitas dessas construções foram destruídas devido aos embates entre espanhóis, portugueses e índios, mas as ruínas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo resistiram ao tempo e a todos os desentendimentos.

Ao anoitecer acontece um show de som e luzes que conta a história das Missões. Essa apresentação acontece desde 1978. A cidade ainda possui algumas outras atrações como Museus e Monumentos, mas o principal e mais importante é o sítio arqueológico.

Você também pode gostar de ler:
+ Paraná | Canyon do Guartelá
+ Farol Santander São Paulo

O que fazer no Rio Grande do Sul? Chuí

E a última cidade escolhida mais uma vez não podia ser outra. O post passado foi sobre o Amapá e nós falamos de Oiapoque. Agora é a vez de falar do Chuí.

Chuí é a cidade mais ao Sul do Brasil e faz divisa com o Uruguai. Se você quer saber um pouco mais sobre o outro extremo da expressão do Oiapoque ao Chuí não deixa de consultar o post do Amapá.

Foto de @nenalimacastro

Do lado brasileiro do Chuí não há muitas opções de turismo além da praia e do Farol da Barra do Chuí. Mas é sempre válido tirar um foto na placa da cidade.

E aproveitando que você vai estar por lá, você pode dar um pulinho na Praia do Cassino, que é  maior praia em extensão do mundo, com 220 quilômetros.


Se você gostou desse post sobre o que fazer no Rio Grande do Sul compartilha com os amigos e não esquece de salvar no Pinterest para consultar depois.

Um abraço e muitas viagens!

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva. Reserve seu hotel com a Booking.comAlugue seu carro com a RentCarsNão viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto. Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis. Gosta de ler? Compre livros e outros produtos com nosso link da AMAZON

Informações Práticas – O que fazer no Rio Grande do Sul

Parque Farroupilha

Endereço: Av. João Pessoa, s/n – Porto Alegre
Horário de Funcionamento: sempre aberto

Brique da Redenção

Endereço: Av. José Bonifácio, entre as Av. João Pessoa e Av. Osvaldo Aranha – Porto Alegre
Horário de Funcionamento: aos domingos, das 09h às 17h
Mais Informações: no site

Usina do Gasômetro

Endereço: Av. Presidente João Goulart, 551
Horário de Funcionamento: fechado temporariamente para reforma.

Farol Santander

Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico – Porto Alegre
Entrada: R$ 25,00. Clientes cartão Santander tem desconto. Entrada Gratuita no último domingo do mês, sujeita a disponibilidade de ingressos.
Horário de Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 19h e domingos e feriados, das 11h às 18h. 

Museu de Ciências e Tecnologia

Endereço: Av. Ipiranga, 6681 Partenon – Porto Alegre
Entrada: R$40,00 
Horário de Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados e domingos, das 10h às 18h
Mais Informações: no site do Museu

Parque Nacional de Aparados da Serra

Endereço:
Horário de Funcionamento: trilha do Vértice e Cotovelo, das 08h às 17h e trilha do Boi das 08h às 13h, não abre nas segundas.
Entrada: gratuita
Mais Informações: no site do ICMBIO

Parque Nacional da Serra Geral

Endereço:
Entrada: gratuita
Mais Informações:  pelos telefones (54) 3251-1277/1262 ou pelo e-mail ngi.aparadosdaserrageral@icmbio.gov.br.

Gramado e Canela

Mini Mundo

Endereço: R. Horácio Cardoso, 291 – Planalto, Gramado
Horário de Funcionamento: todos os dias exceto quarta-feira, das 09h30 às 16h30
Entrada: R$ 42,00 inteira e R$ 21,00 meia
Mais Informações: no site Mini mundo

Bru Odppes

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás