O que fazer em Roraima? Viagens Imaginárias 16

Chegamos a mais um estado do Norte do Brasil, do qual eu confesso não sabia muita coisa além de que a capital é Boa Vista. Se você também quer saber mais vem comigo nesse post de dicas sobre o que fazer em Roraima.

Roraima é o estado menos populoso do Brasil. Vivem por lá menos de 700 mil pessoas, menos de 1% da população do país e grande parte dessa população é de origem indígena. Ele é o estado mais ao norte do Brasil e um dos seus montes desbancou o Oiapoque, mas eu vou falar disso daqui a pouco.

Pra falar de Roraima eu pesquisei vários sites e blogs e caso você tenha interesse pela região te indico o blog JôViajou e o site da empresa Roraima Adventures.

E se você ainda não acompanha nossa série Viagens Imaginárias tá perdendo de conhecer um monte de lugar bacanérrimo desse nosso Brasilzão. Tem vários posts aqui no blog e também vídeos lá no canal do Youtube pra te ajudar a escolher seu próximo destino em território brasileiro.

Leia mais sobre as Viagens Imaginárias:
+ O que fazer no Acre?
+ O que fazer em Goiás?

O que fazer em Boa Vista?

Você sabia que Boa Vista é a única capital brasileira que fica no hemisfério norte?

Essa capital teve seu traçado urbano projetado na década de 30 e tem traçado radial, inspirado nas ruas de Paris. O planejamento também levou em conta outra capital brasileira que foi planejada, Belo Horizonte.

SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube

Parque Anauá

O Parque Anauá é conhecido como o maior parque de lazer da região norte. A origem do seu nome é um pouco controversa. Segundo o site de turismo de Roraima Anauá significa lugar de encontro, na língua Macuxi.

Mas também já encontrei lugares que dizem que a origem da palavra é Tupi Guarani e quer dizer árvore florida. Se você sabe o certo por favor deixa aqui nos comentários.

Independente do significado do nome o parque é realmente um lugar de encontro do moradores de Boa Vista, que tem a sua disposição muitos atrativos por lá.

Foto de @alclezia_nobrega

A boa infraestrutura do parque, que inclusive entrou em reforma no começo desse ano, conta com Anfiteatro, Forródromo, Horto Florestal, Kartódromo, locais para prática de diversos esportes e um centro de arte indígena.

No parque também funcionava o Museu Integrado de Roraima, com exposições voltadas para as ciências naturais e artefatos arqueológicos, porém o local está fechado desde 2011. com expectativas de reforma e reabertura nos próximos anos.

Prelazia

Prelazia é o nome que se dá a uma estrutura da Igreja, que conta com Prelados, Clérigos e leigos dedicados a atividade pastoral. A Prelazia de Roraima surgiu após a igreja ser desmembrada da Diocese de Manaus.

Foi nesse momento que essa construção, considerada pelos boa vistenses a mais bonita de Boa Vista surgiu. O ano era 1907 e a construção foi realizada em com arquitetura em estilo neogótico.

Os monges beneditinos, vinculado ao Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro, que por sinal é um local lindíssimo também, ficaram responsáveis pela Prelazia.

Foto de @carneirissimo

O local já foi residência de bispos e padres e dizem também que funcionou como escola e hospital.

A partir de 1944 o governador Ene Garcez dos Reis começou a utilizar o edifício como sede do governo do estado e não tenho informação de até quando isso ocorreu.

Atualmente o prédio da Prelazia mantém sua arquitetura preservada e está sob os cuidados da Diocese de Roraima. O local se tornou patrimônio histórico de Boa Vista em 1993

Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.

Orla Taumanan

A Orla Taumanan, que significa “paz” no idioma Macuxi, fica às margens do Rio Branco, que corta a cidade de Boa Vista.

Essa estrutura suspensa, inaugurada em 2004 tem área total de 6.500 m² e é um dos principais pontos turísticos da cidade e muito frequentado também pelos moradores.

Existem duas plataformas com nomes também derivados da cultura Macuxi. Uma delas é a Meremê, que quer dizer Arco-Íris e a outra é a Weiquepá, que quer dizer nascer do Sol.

Foto de @jesse_souza

Pela orla estão distribuídos alguns quiosques onde você poderá provar algumas das comidas típicas de Roraima.

Lá também existe um palco que sempre recebe artistas interpretando Música Popular Brasileira e Roraimense.

A Orla Taumanan fica bem ao lado do Centro Histórico e você pode combiná-la com a visita ao monumento dos Pioneiros, Centro de Artesanato, réplica do prédio da Intendência e da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Essa igreja foi a primeira construída na bacia do Rio Branco. O prédio começou com uma pequena capela, construída em 1725 pelos padres carmelitas.

Só no ano de 1856 os padres franciscanos, que chegaram depois, construíram uma igreja maior que foi dedicada a Nossa Senhora do Carmo.

Anos mais tarde, foram os beneditinos que assumiram a educação religiosa e ficaram encarregados da igreja. O edifício como se vê hoje só foi reconstruído na década de 20 e tem traços de arquitetura germânica.

Foto de @jesse_souza

Ela foi tombada no ano 1990 e entre os anos 2005 e 2007 foi totalmente restaurada. Durante a restauração foram descobertas e reveladas as pinturas originais das paredes.

Complexo Ayrton Senna

Quem sai do aeroporto de Boa Vista logo se depara com o Complexo Ayrton Senna. Ao longo de seus dois quilômetros esse complexo conta com diversas praças e opções gastronômicas.

Ao longo desse caminho você encontra o cine Super K, que tem a arquitetura mais original do Complexo, a praça Fábio Pacarat, muito utilizada para a realização de eventos, a praça das Águas com sua área de alimentação e o Portal do Milênio. Esse portal tem 16 metros de altura e marcou a passagem do ano 2000.

Foto de @dns_imagensaereas

Lá também existe um centro de artesanato chamado Velia Coutinho onde os turistas podem conhecer o trabalho dos artistas roraimenses e levar uma lembrança pra casa.

Velia Coutinho também dá nome a um palco onde aconteciam aulas de ginástica toda semana.

O que fazer em Roraima? Monte Roraima

O Monte Roraima fica em uma tríplice fronteira que compreende o Brasil, a Venezuela e a Guiana. Desses três países o Brasil é que detém a menor porção de território, apenas 5%. Mas isso não quer dizer que você não quer dizer que você não possa visitá-lo.

As formações rochosas de milhares de anos formam um platô com altitude que ultrapassa os 2700 metros, sendo o segundo ponto mais alto do Brasil.

O Monte Roraima também é cenário da lenda de Makunaima. Conta a lenda que o Sol e a Lua se apaixonaram, mas não conseguiam viver esse amor porque quando uma nascia o outro estava se pondo.

A lua chorava de tristeza e com isso formou-se um lindo lago no topo do monte. Por milhões de anos os dois ficaram separados até que um eclipse ocorreu, os dois se encontraram eu lago das lágrimas foi fecundado, nascendo Makunaima.

Ele se tornou guardião do Monte e vive até hoje por lá. Dizem que gosta de silêncio e quando é contrariado faz tempestades acontecerem.

Viajar sem Seguro Viagem é furada!! Cote o seu aqui com a Seguros Promo. Com o código POROPCAO5 você tem 5% de desconto.

Chegar até o Monte Roraima caminhando é uma jornada longa, porém dizem ser uma experiência transformadora. A montanha parece estar viva e desperta sentimentos de total conexão com a natureza.

Para quem não tem tanta disposição existem opções com transporte feito por helicóptero. Ganha-se na mobilidade e perde-se no contato mais próximo com a natureza, mas cada um escolhe a opção que mais agrada.

O que fazer em Roraima? Monte Caburaí

Eu sabia que tinha alguma coisa de errado quando pesquisei um pouco mais sobre a expressão do Oiapoque ao Chuí. Olhando no mapa eu pude perceber que Oiapoque não era o ponto mais ao Norte do Brasil e agora eu tenho a comprovação.

Marechal Cândido Rondon já tinha ficado com a pulga atrás da orelha em 1930, depois de uma expedição ao Caburaí, mas não conseguiu provar sua teoria. Até 1998 Oiapoque era reconhecido como ponto mais setentrional do país, mas depois de uma expedição que juntou vários órgão como Funai, Embrapa e as Forças Armadas descobriu-se que o ponto mais ao norte é o Monte Caburaí.

Foto de @roraimaadventures

Esse monte que faz parte do município de Uiramutã fica a uma distância de 85 km quilômetros do Oiapoque, portanto mudaremos a expressão. Agora é do Caburaí ao Chuí. Até a rima fica melhor.

E se você quer desbravar um dos pontos mais extremos do Brasil saiba que a tarefa não é fácil. São pelo menos 4 dias de caminhada acampando na selva para até lá. Isso só na ida. A volta ainda tem mais caminhada.

Quem faz a expedição até o Caburaí é a empresa Roraima Adventures, que não está patrocinando esse post mas que tem roteiros muito legais pelo estado.

No total são 11 dias e 10 noites e a dificuldade é altíssima. São pelo menos 6 horas de caminhada e existe a possibilidade de desidratação devido ao forte calor durante o dia. E aí, você encara?

Você também pode gostar de ler:
+ Atacama | Laguna Chaxa e Lagunas Altiplânicas – Neve no deserto
+ Salto de paraquedas em Curitiba

O que fazer em Roraima? Sítio Arqueológico da Pedra Pintada

Esse Sítio Arqueológico fica dentro das terras indígenas São Marcos e só pode ser visitado com a autorização da Funai.

A Pedra Pintada é uma enorme formação rochosa, com 35 metros de altura e 60 metros de diâmetro onde foram encontradas pinturas rupestres que podem ter 4 mil anos.

Foto de @jesse_souza

Além das pinturas foram encontrados alguns objetos como machadinhas e pedaços e de cerâmica e 4 cavernas no interior da Pedra que foram usadas como urnas funerárias.

No ano de 1959 o francês estudou a pedra mas não chegou a conclusões concretas. Algumas inscrições são parecidas com inscrições celtas e uma das pedras, chamada de Pedra do Sacrifício, foi colocada em uma posição estratégica que permite uma impressionante acústica, sugerindo que aquele era o local para manifestações artísticas.

Infelizmente algumas das pinturas feitas na pedra de granito estão se perdendo devido a ação erosiva que faz com que placas se desprendam do monólito.

Reserve aqui sua hospedagem com a Booking.com

O que fazer em Roraima? Serra do Tepequém

Na cidade de Amajari, a duzentos quilômetros da capital Boa Vista, fica a Serra do Tepequém. O nome é de origem incerta, alguns dizem que é uma variação de Tupã queem, que significa Deus do Fogo e outros apoiam a ideia de que o nome deriva de Top-King, uma denominação dada por um inglês que veio ao Brasil estabelecer os limites da coroa inglês na América. Esse nome era dado as serras mais altas, a serra-rei.

A geografia da Serra do Tepequém já mudou muito ao longo dos anos devido a exploração de diamantes na região. Moradores antigos dizem que o que se vê hoje não é nada comparado ao período anterior ao Garimpo. O local era muito mais exuberante.

Foto de @brunaterco

A atividade turística da Serra é relacionada a suas belezas naturais. Existem diversas cachoeiras espalhadas pela região como a da Laje Verde, do Funil e da Barata. Também é possível fazer o trekking e subir até o platô mais alto. Essas formações rochosas por lá são chamadas de tepui e lá de cima se tem uma vista linda da floresta que faz divisa com a Venezuela.

Para subir até o platô é obrigatória a contratação de um guia. Para as outras atividades a contratação é apenas sugerida.

Lá existe também as ruínas da antiga vila ocupada pelos garimpeiros, a vila de Cabo do Sobral. Outro resquício da extração dos diamantes na região é o Lago Esmeralda que ganhou esse nome devido a cor da água.

O que fazer em Roraima? Roteiro de observação de orquídeas e aves

Como eu falei lá no início, um dos sites que eu usei para basear minhas pesquisas sobre Roraima foi o da Roraima Adventures, e lá eu encontrei um pacote que eu achei interessante.

A Amazônia tem uma diversidade enorme de flora e fauna e Roraima foi contemplada com muitos pássaros e orquídeas únicos. O estado tem 834 espécies de aves, o que representa 57% das aves da Amazônia e mais de 400 espécies de orquídeas, o que também é praticamente a metade do total da Amazônia.

Foto do site da Roraima Adventures

Os roteiros de observação acontecem tanto próximos a capital, Boa Vista, como espalhados pelo resto do estado, inclusive no Monte Roraima e na Serra do Tepequém, que eu já falei por aqui.

E essas foram as nossas dicas do que fazer em Roraima. Se você gostou desse post não esquece de compartilhar e também salva lá no Pinterest pra pode consultar depois.

Um abraço e muitas viagens!!

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva. Reserve seu hotel com a Booking.comAlugue seu carro com a RentCarsNão viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto. Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis. Gosta de ler? Compre livros e outros produtos com nosso link da AMAZON

Informações Práticas – O que fazer em Roraima

Roraima Adventures

A empresa Roraima Adventures tem diversos roteiros para que você conheça as belezas naturais do estado de Roraima. Eles tem expedições ao Monte Roraima e Caburaí, observação de aves e orquídeas e passeios por Boa Vista. Esse post não é patrocinado, eu realmente achei os roteiros interessantes e deixo aqui a dica.
Mais Informações: no site da empresa

Bru Odppes

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás