O que fazer em Joanesburgo – Museu do Apartheid, Maboneng e mais

Eu, na minha grande ignorância, achava que Joanesburgo era a capital da África do Sul. Eu errei feio, porque o país tem três capitais – Cidade do Cabo (legislativa), Pretória (administrativa) e Bloemfontein (judiciária) – e nenhuma delas é Joanesburgo. Mas pelo menos uma coisa eu tinha certeza, é a maior cidade da África do Sul. Como nosso voo LATAM tinha como destino a cidade comecei a pesquisar o que fazer em Joanesburgo e descobri que apesar de não ser a queridinha dos turistas tem bastante coisa pra fazer por lá.

Hospedagem em Joanesburgo

Nossa primeira chegada em Joburg foi meio tensa, como relatamos nesse post aqui: Aeroporto de Joanesburgo e a chegada mais tensa de todas mas quando voltamos para a cidade depois de passar alguns dias no Kruger National Park a gente já estava um pouco mais acostumado. Nessa segunda parte da viagem ficamos hospedados na região de Sandton que tem diversos hotéis e também é um centro comercial e financeiro. É um ótimo local pra quem quer se hospedar na cidade. Ficamos no recém inaugurado Signature Lux Hotel, a poucos passos da praça Nelson Mandela. O hotel não é do estilo que estamos acostumados, ele é muito melhor. Tinha funcionários abrindo e fechando a porta pra gente passar, o que não se vê todo dia. O preço estava ótimo e a gente gosta de um conforto de vez em quando, então não pensamos duas vezes antes de reservar.

Se você quiser pode reservar o hotel pelo Booking, é só clicar aqui.

A cidade em si a gente subestimou. Nossa lista de o que fazer em Joanesburgo teve que ser cortada pela metade, pois tivemos pouco tempo na cidade. A gente só separou um dia inteiro para visitá-la, então não deu pra fazer muita coisa. Se tiver uma folga no seu roteiro sugiro que passe pelo menos mais um dia por lá, para poder conhecer mais lugares legais.

Ah!! O que vamos falar nesse post de hoje não inclui a visita a Soweto. Soweto é uma parte bem importante da história da África do Sul e se você se interessa por isso vai gostar bastante de conhecer, então separe mais um dia inteiro só pra visitar Soweto.

Nossos posts sobre Soweto você pode ler aqui:
– Por que visitar Soweto?
– O que fazer em Soweto em um dia
– Projeto Social na África do Sul – The Shalk

O que fazer em Joanesburgo – Museu do Apartheid

O Museu do Apartheid é quase um dever. Não gosto muito de descrever atrações como imperdíveis, mas se você quiser conhecer um pouco mais desse período da história africana não pode ignorá-lo. A entrada do museu já é impactante. Quando você compra seu ingresso vem escrito nele por qual porta você deve entrar, pela de brancos ou não brancos. Pode parecer uma besteira, mas a África do Sul realmente ficou dividida “oficialmente” durante 46 anos, entre 1948 e 1994. Uma das frases que mais me marcou foi “A humanidade nasceu na África. Todas as pessoas, portanto, são africanas” essa frase remete aos primeiros seres humanos de que se tem notícia, que viveram na África e mostra como essa crença na superioridade de uma raça é imbecil, sendo que todos viemos do mesmo lugar.

Tem muito, mas muito material para ser explorado dentro do museu, então separe algumas horinhas pra poder conhecer tudo com calma. Os vídeos são chocantes e dão até um nó na garganta.

Infelizmente não é permitido fotografar lá dentro. Talvez essa proibição se dê para que os visitantes possam realmente se conectar com tudo aquilo que estão vendo. Talvez esse seja um dos motivos do museu ter me chocado tanto. Vá com calma e preste atenção aos detalhes. E duvido que você não saia de lá cantarolando Freeeeeeeeee Nelson Mandela!!! Vai por mim. Esse tem nosso selo de aprovação de atração imperdível.

o que fazer em Joanesburgo - Museu do Apartheid
Os pilares da Constituição sul africana estão na entrada do Museu do Apartheid: democracia, igualdade, reconciliação, diversidade, responsabilidade, respeito e liberdade
Ingresso do museu tem escrito nele qual entrada você deve utilizar: a de brancos ou não brancos. O que fazer em joanesburgo
O seu ticket de entrada determina por qual caminho você deverá seguir. Entrada para brancos ou negros? É para sentir um pouco do absurdo que o Apartheid foi.
Vários filetes de ferro colocados sobre uma base revelam o rosto de Nelson Mandela. o que fazer em joanesburgo
Essa obra de ferro revela o rosto de Nelson Mandela dependendo da posição em que você a olha.

O que fazer em Joanesburgo – Maboneng

Outro lugar que a gente gostou bastante em Joanesburgo foi Maboneng. Esse bairro, antigamente industrial, já foi um dos mais perigosos de Joburg. Mas isso ficou no passado pois hoje ele está totalmente repaginado e cool. Tem vários restaurantes, cafés e muita arte nas ruas. Nós fomos num domingo, que é quando as coisas ficam bem agitadas por ali por conta do Market on Main, quase uma feira de comidas dentro de uma fábrica de papel desativada.

O clima do lugar é super legal. Vimos bastante gente local por lá e tinha comida de tudo quanto é tipo. O bairro vira uma festa no domingo. Com todo esse agito sempre tem algum artista tocando na rua e tem até aulas de violão na calçada para as crianças entre 6 e 16 anos. As aulas são de graça e o projeto já existe a quase 5 anos. Achei encantador e admiro bastante pessoas como a Kelly Grevler, fundadora do Sidewalk Sessions. Seja pra comer, pra ver os grafites espalhados pelo bairro, ou para ouvir uma música dos artistas itinerantes, Maboneng é uma boa escolha de o que fazer em Joanesburgo.

Grafite de um homem com roupas antigas e o letreiro Maboneng
Mais grafites.

O que fazer em Joanesburgo – outras opções para quem tiver tempo

Se você tiver mais tempo em Joanesburgo poderá gostar também de conhecer esses lugares. A gente gostaria de ter ido, mas o roteiro não deixou. Como a África do Sul deixou saudades talvez a gente repita e aí sim conheça esses outros lugares. Se você já foi conta aqui pra gente o que achou.

SAB World of Beer

O que é? Tour pela cervejaria SAB (The South African Breweries) que produz diversos rótulos de cerveja. Você pode fazer um tour guiado (75 minutos), apenas degustação, a mistura dos dois. Há também uma opção que mostra como combinar a cerveja com os pratos (apenas em datas específicas).
Onde fica? 15, President Street, Newtown
Entrada: os tours devem ser agendado previamente pelo site.
Quanto custa? De R45 a R197

Museum Africa

O que é? Museu que conta a história das primeiras civilizações africanas. Há uma parte dedicada ao Julgamento da Traição, com fotos e pequena biografia dos mais de 150 réus que foram condenados, incluindo Mandela.
Onde fica? 121, Bree Street, Newtown – ao lado do Market Theatre.
Entrada: grátis

Nighborgoods Market

O que é? Espaço com com diversos restaurantes, mercado e música.
Onde fica? 73, Juta Street

Constitution Hill

O que é? Em 1892 parte foi do complexo foi construído para ser uma prisão, que se tornou forte militar em 1896. Após o final da guerra Anglo-Boer voltou a ser prisão e já abrigou presos como Mahatma Gandhi e Nelson Mandela.
Hoje, virou museu e sede do Tribunal Constitucional da África do Sul.
Onde fica? 11 Kotze St
Entrada: R100, não é preciso comprar antecipado
Horário de Funcionamento: todos os dias das 09h às 17h
Mais informações: No site Constitution Hill

E aí, já sabe o que fazer em Joanesburgo? Se você gostou desse post compartilha com a galera e salva no Pinterest pra que mais gente possa ler também.

O que fazer em Joanesburgo

Um abraço e muitas viagens!!

Informações Práticas

Transporte em Joanesburgo

Não é muito aconselhável andar a pé por Joanesburgo, mas a cidade tem Uber e os valores são razoáveis.

Os táxis, chamados de cab, estão por toda a cidade, você deve perguntar o preço antes e pode pechinchar. As vans, chamadas de táxis, buzinam pra você na rua quando estão vazias. Costumam ser mais baratas que o táxi normal mas tem um sinal próprio. Na dúvida, pare e pergunte pra onde estão indo.

Em Joanesburgo tem o Gautrain, uma espécie de metrô. Ele cobre apenas uma parte da cidade mas pode ser combinado com o ônibus da Gautrain. Você pode baixar o aplicativo no celular que te diz o valor que vai ficar a corrida, pois cada trajeto tem valores diferentes. Você terá que comprar um cartão que é vendido em todas as estações de metro.

Existe também a opção de Metrobus. Você pode pagar em dinheiro ou comprar um cartão nos locais indicados nesse site.  Os horários de ônibus podem ser consultados aqui.

Museu do Apartheid

Ingressos: são comprados diretamente na bilheteria.
Quanto custa: R100 adultos e R85 crianças. O estacionamento é grátis.
Horário de funcionamento: todos os dias das 09h às 17h
Como chegar: Cnr Northern Parkway & Gold Reef Roads, Joanesburgo
Quanto tempo dura o passeio: eu reservaria pelo menos 2 horas, mas se você é meticuloso e quer ver tudo programe bem mais.
Mais Informações: No site Apartheid Museum

Maboneng

O que é? Um bairro revitalizado, com diversos grafites e espaços de arte e cultura. Domingo é o melhor dia para visitação pois há várias feiras acontecendo por ali.
Onde fica? No quarteirão formado pelas ruas Berea Road, Commissioner St, Betty St e Marshall St.
O que ver? Arts on Main – 264, Fox St.


 

PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de descontona primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *