Eu amo o Rio de Janeiro desde criancinha, mas só fui conhecer a cidade maravilhosa quando tinha 23 anos. Claro que depois dessa primeira visita eu fiquei ainda mais encantada com a cidade, mas ainda não tinha conhecido o centro do Rio de Janeiro, e na última viagem pra lá tiramos um tempinho pra isso.
Eu tinha uma imagem totalmente distorcida do centro do Rio e fico feliz em não ter deixado meu preconceito me afastasse de lá.
Nossa hospedagem era em Copacabana, quase na divisa com Ipanema. Dali até o centro do Rio de Janeiro daria uns 10 km. Resolvemos então fazer uma coisa que também não havíamos cogitado antes, andar de metrô.
Que me desculpem os cariocas, mas a mídia coloca um pavor tão grande na gente que tudo é motivo pra desconfiança. Das outras vezes andamos apenas de táxi e Uber, mas como dessa vez fomos para assistir ao Rock in Rio, estávamos dispostos a pegar o transporte público. Foi a melhor coisa que a gente fez, simples, rápido e seguro. Pelo menos tão seguro como andar de ônibus em Curitiba.
Pra quem quer rir um pouquinho e ficar mais sossegado com relação ao Rio, recomendo ler o “Guia de Sobrevivência do Rio de Janeiro” do blog 1 Viagem 2 Visões.
Você também pode gostar de ler:
– Farol Santander São Paulo
– Museu Catavento Cultural e Educacional
A estação de metrô que fica mais próxima do centro do Rio de Janeiro é a Estação Uruguaiana. Por lá passam as linhas L1 e L4 (laranja) e L2 (verde).
Todos os pontos que você vai conhecer nesse post podem ser visitados a pé mesmo, mas caso você queira pode usar o VLT, que são aqueles bondinhos elétricos de superfície.
Saindo da estação Uruguaiana você se depara com o Saara, que é como a 25 de março do Rio de Janeiro. Como em todo comércio popular, se você quiser pode passar horas por ali, garimpando pechinchas e enchendo sacolas.
Alugue um carro com a RentCars e aproveite as melhores condições.
Como nosso foco era conhecer lugares e não gastar dinheiro com coisas que provavelmente a gente não usaria, passamos reto pelos vendedores sem olhar para os lados, pra não correr risco de ser fisgado por alguma inutilidade.
Nossa primeira parada não estava prevista no cronograma, mas nunca é demais conhecer uma igreja, e essa nos surpreendeu. No largo São Francisco fica a Igreja de São Francisco de Paula. Quem gosta de apreciar a beleza de igrejas bem ornamentadas não pode perder a chance de conhecer esta aqui.
Sua construção iniciou em 1759 e terminou em 1801, mas só foi utilizada para fins religiosos a partir de 1865, quando foi sagrada na presença do Imperador D.Pedro I e da Imperatriz. A igreja fica aberta de segunda a sexta das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 13h.
Saindo da igreja e andando apenas uma quadra você chega ao Real gabinete Português de Leitura. Por fora você já consegue perceber que ele se destaca do entorno.
O prédio foi construído no século XIX pelo arquiteto português Rafael da Silva Castro. A arquitetura tem traços neomanuelinos, que podem ser observados nas cordas trançadas e na decoração bem rebuscada perto de portas e janelas.
Sua inauguração em 1888 teve a presença ilustre da Princesa Isabel. O prédio é o resultado da vontade de 43 imigrantes portugueses que resolveram montar uma biblioteca fora de Portugal. E não é que deu certo?
Na verdade deu tão certo que eles tiveram que ampliar o projeto, o Real Gabinete Português de Leitura que conhecemos hoje já é a segunda sede da biblioteca, planejada no ano do tricentenário da morte de Camões.
Por falar em Camões, um exemplar lindíssimo de Os Lusíadas está em exposição no salão de leitura. Se a fachada já chama a atenção quem entra no salão de leitura com certeza de surpreende ainda mais.
São três andares de prateleiras com mais de 350 mil títulos. O Real Gabinete Português de Leitura é considerado a maior coleção de livros portugueses fora de Portugal.
A quantidade de livros é impressionante, mas a decoração é o que enche mesmo os olhos. São diversos detalhes que remetem ao descobrimento do Brasil e o conjunto é, sem dúvida, exuberante.
Talvez você já tenha visto em algum lugar uma associação do Real Gabinete Português de Leitura com o filme Harry Potter. Fãs do bruxinho se sentem em uma parte de Hogwarts quando entram ali, e posso garantir que realmente o lugar parece mágico.
O melhor de tudo isso é que a entrada é grátis e, se quiser, você pode consultar o acervo em exposição de forma gratuita também. Você pode visitar a biblioteca nos dias de semana, das 09h às 18h.
Nossa próxima parada era conhecer o CCBB, então seguimos pela Rua do Ouvidor em direção a Rua Primeiro de Março.
No meio do caminho você pode fazer uma parada na histórica Confeitaria Colombo, que fica numa rua transversal, a Gonçalves Dias. Essa confeitaria iniciou suas atividades em 1894 e hoje é um dos símbolos do Rio de Janeiro.
SIGA: Instagram | Facebook | Pinterest | You Tube
Foi fundada por imigrantes portugueses e seu nome é uma homenagem ao navegador Cristóvão Colombo.A decoração em estilo Art Nouveau é magnífica e as vitrines são de deixar qualquer um babando.
A gente infelizmente não teve tempo de parar, mas deixamos aqui a dica para você. Ela fica na nossa wish list para a próxima viagem para o Rio.
Seguindo nosso roteiro fomos até o CCBB Rio de Janeiro mas como nosso dia estava cheio passamos apenas pelo saguão e acabamos não entrando para ver as exposições.
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
O prédio do CCBB tem estilo neoclássico e data de 1906. Do meio do saguão você pode ver uma enorme clarabóia que traz uma linda iluminação natural ao interior do Centro.
Ali você pode visitar exposições permanentes, como a Galeria de Valores, que tem mais de 2 mil peças que contam a história do dinheiro no mundo.
O CCBB também é casa de várias exposições temporárias que atraem diversos visitantes, como a exposição Egito Antigo, que em 2019 levou mais de um milhão de pessoas ao Centro.
Além disso, o CCBB Rio de Janeiro conta com três teatros, um cinema, salas de vídeo e auditórios. É o maior centro cultural do Brasil e um dos maiores do mundo.
Já viu que é um programão pra quem gosta de cultura né?
Bem próximo ao CCBB fica a Igreja da Candelária. A igreja começou a ser construída em 1609 e só foi terminada da forma como é conhecida hoje em 1877. É nessas horas que eu vejo como o mundo ficou sem paciência mesmo Já pensou esperar mais de 200 anos por uma construção? Nunquinha.
A igreja é uma das mais requisitadas para casamentos no Rio e em 2016 recebeu a tocha Olímpica, que até hoje está em exposição na esplanada da Candelária, logo a frente.
Essa igreja também ficou bem conhecida em um episódio bem triste. Em julho de 1993 milicianos do rio atiraram contra jovens que dormiam ao redor da igreja. Muitos ficaram feridos e 8 deles morreram depois do atentado.
Os jovens tinham entre 11 e 19 anos e quem visita a igreja pode ver o traçado dos corpos pintados na calçada em frente a Candelária. Esse episódio conhecido internacionalmente foi chamado de chacina da Candelária e ficou marcado na história do centro do Rio de Janeiro.
Apesar dessa história de violência, a Candelária é uma belíssima igreja, com arquitetura exuberante misturando os estilos barroco e Art Nouveau. Vale a visita para quem gosta desse tipo de passeio.
Seguimos nossa programação com outro templo religioso no centro do Rio de Janeiro, o Mosteiro de São Bento. Para chegar até a Igreja Abacial é preciso subir uma bela de uma ladeira, que fica logo após o passar pelo portão da Rua Dom Gerardo.
Quem chega ao final da subida e vê o exterior simples da igreja talvez se arrependa da subida, mas não deixe que isso te abale. A igreja por fora não tem nenhuma relação com a exuberância que você encontrará no seu interior
Entrando na igreja do Mosteiro de São Bento você vai ficar tão atordoado que nem saberá para onde olhar. Ela é um dos principais monumentos do barroco luso-brasileiro, e pra quem não entende muito de história da arte eu traduziria o barroco como: onde a gente puder colocar um torcidinho, um elemento ou uma firula a gente vai colocar. Sentiu o que você vai encontrar lá dentro né?
A construção dessa igreja começou em 1633 e só terminou em 1798. O interior é todo entalhado em madeira e depois que você entrar lá vai entender porque demoraram mais de 100 anos pra terminar a construção.
Enfim, é muito difícil traduzir em palavras e em fotos tudo o que você vai ver lá dentro, então só tem uma alternativa: vá!! A igreja fica aberta todos os dias das 06h30 às 18h30
Saindo do Mosteiro de São Bento você poderá visitar uma das mais novas atrações do centro do Rio de Janeiro, que fica bem próxima, o Museu do Amanhã.
Já que estamos falando um pouco de arquitetura por aqui quero saber o que vocês acham dessa estrutura futurista do Museu do Amanhã. Eu acho incrível e gosto também das outras obras do arquiteto Santiago Calatrava, que projetou o edifício. Se quiserem saber mais dá um google nele pra ver quanta coisa linda e maluca.
Mas vamos voltar a falar do Museu né? Você já pensou por que ele se chama amanhã? Esse nome foi escolhido para que todos os visitantes possam refletir um pouco sobre como nossas atitudes vão influenciar o nosso amanhã.
O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas ao nosso relacionamento com o planeta onde vivemos. A exposição principal e permanente se divide em Cosmos, Terra, Antropocentro, Amanhãs, Nós e ainda uma atração interativa chamada Baía de Todos Nós, que apresenta ações implantadas por 5 baías do mundo para despoluição, além de abordar outros temas como biodiversidade e economia.
Passando por essas exposições você será conduzido através de perguntas como De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? É uma oportunidade de repensar nossas atitudes.
E depois que você sair de lá inspirado a ser uma pessoa melhor, dê uma volta pelo entorno do Museu. É lindo demais!!!
E se você é uma pessoa que gosta de arte e de visitar museus, na Praça Mauá também fica o MAR – Museu de Arte do Rio. A gente não entrou, mas tem um combinado com Museu do Amanhã que te dá desconto. Os valores estão lá no fim do post, em Informações Práticas.
Saindo do Museu do Amanhã, a direita você verá diversos barracões que serviam o Porto do Rio. Seguindo por ali você chegará no Mural Todos Somos Um, popularmente chamado de Mural Etnias. Esse mural entrou para o Guinnes Book por ser o maior já feito no planeta. Tem três mil metros quadrados.
O responsável pela obra é Eduardo Kobra, um dos mais conhecidos e renomados artistas de grafite.
O mural foi pintado para as Olimpíadas do Rio. Os cinco anéis olímpicos inspiraram Kobra a escolher cinco tribos, uma de cada continente, e representá-las no Mural. São elas:, mursi da África, kayin da Ásia, tapajós das Américas,supi da Europa e huli da Oceania.
Viu quanta coisa tem pra fazer no centro do Rio de Janeiro? E ainda não acabou. Se você andar mais umas duas quadras depois do Mural Etnias vai chegar no AquaRio. Ele é o maior aquário marinho da América do Sul.
São vinte e seis mil metros quadrados e mais de cinco mil animais para você conhecer, além de outras exposições como a do surf e a de conchas.
Tenho que confessar que o preço do ingresso nos assustou um pouco e por isso acabamos não indo. A entrada para brasileiros é R$ 100,00, desde que você possa confirmar a nacionalidade apresentando documento, caso contrário custa R$ 120,00.
Reserve sua hospedagem com a Booking.com
Acredito que o valor do ingresso valha a pena, pois nos primeiros 3 anos o AquaRio recebeu mais de 3 milhões de visitantes.
Caso você já tenha ido deixa aqui seu comentário pra gente saber como foi a sua experiência. Quem sabe a gente inclui na nossa próxima visita.
Essa é uma novidade ainda fresquinha no centro do Rio de Janeiro. A Rio Star, roda gigante de 88 metros, inaugurou em dezembro de 2019.
Ela fica logo ao lado do AquaRio e como seu vizinho também tem um título de a maior de… A Rio Star é a maior roda gigante da América Latina. Essa a gente nem querendo podia ir, pois quando fomos para o Rio ainda não estava inaugurada.
A vista lá de cima não é das mais bonitas da cidade, mas é uma oportunidade de ver a cidade por outro ângulo.
Vale lembrar aqui que talvez você tenha que dividir sua visita ao centro do Rio de Janeiro em mais de um dia. Apesar de poder ir andando de um lugar para o outro talvez você queira demorar mais em alguma visita, aí não dá tempo de fazer tudo.
Nesse dia nós não visitamos o Museu do Amanhã pois a gente conhecia de outra visita. Se tivesse que entrar no nosso roteiro não daria tempo.
Quem quiser estender a visita ao centro do Rio de Janeiro para depois do pôr do sol pode conhecer um bar super descolado, o Rio Scenarium.
Fazia anos que eu queria conhecer esse lugar pois via fotos maravilhosas lá de dentro. Talvez você já tenha se deparado com alguma foto pela internet. O Rio Scenarium é um pavilhão cultural que tem 3 pisos e é aberto no centro para que de todos os andares você possa enxergar a banda que toca lá embaixo.
A gente chegou com fome e logo conseguimos uma mesa no térreo, mas sem conseguir ver o palco. Então resolvemos comer e depois começar a nossa peregrinação para conhecer cada cantinho.
Quem curte antiguidades vai adorar o local, pois ele é todo decorado com móveis e utensílios velhos, ou melhor, vintage. Aconselho que façam esse tour pelo bar porque cada cantinho tem um tema diferente. O que eu mais gostei foi o segundo andar, achei lindo.
Importante lembrar que o Rio Scenarium é super concorrido, então chegue cedo e esteja disposto a esperar bastante pelo pedido. Também pode rolar um aperto, principalmente na pista de dança.
Mas pra quem tá acostumado com balada é bem tranquilo.
E aí, já escolheu o que você vau querer visitar? Então salva esse post no Pinterest e não esquece de compartilhar com os amigos.
Leia também:
– Turismo em Brasília – o que fazer em um dia
– Top 10 lugares para conhecer em Portugal
Endereço: Largo São Francisco de Paula
Quanto custa: é de graça
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 13h.
Endereço: R. Luís de Camões, 30
Quanto custa: é de graça
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 09h às 18h
Mais informações: no site do Gabinete
Endereço: R. Primeiro de Março, 66
Quanto custa: exposições são de graça, artes cênicas e música R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 09h às 18h
Mais informações: no site do Gabinete
Endereço: Rua Dom Gerardo,68. Entre pelo portão e siga para a direita, pela ladeira.
Quanto custa: é de graça
Horário de funcionamento: todos os dias das 06h30 às 18h30
Fazer um tour virtual: site do Mosteiro
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro
Como chegar: de metrô, pela estação uruguaiana ou de VLT descendo na Parada dos museus. Não há estacionamento no local.
Quanto custa: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada. Os ingressos podem ser comprados online ou na hora. Se for visitar também o Museu de Arte do Rio compre o combo por R$ 32,00 inteira e R$ 16,00 meia entrada.
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Mais informações: site do Museu
Endereço: Praça Muhammad Ali, Gambôa
Como chegar: bonde elétrico L1 (azul), estação Utopia Aquario. Se for de carro, há estacionamento no local.
Quanto custa: VIP express (sem hora marcada) R$ 140,00, Normal (com horário marcado) R$ 120,00, Promo Brasil (apresentando documento) R$ 100,00, Promo Santander (até 2 ingressos) R$ 84,00 e Meia Entrada R$ 60,00. (abril/2020)
Horário de Funcionamento: todos os dias das 10h às 17h
Mais informações: site do AquaRio
Endereço: Via Binário do Porto, 299
Como chegar: bonde elétrico L1 (azul), estação Cidade do Samba. Se for de carro, há estacionamento no edifício AQWA Corporate.
Quanto custa: R$ 70,00
Horário de Funcionamento: todos os dias das 10h às 18h
Mais informações: site da RioStar
PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.
Se você quer economizar no transporte ao chegar e sair do aeroporto JFK em Nova…
Esse é um post de dica bem rapidinho, mas necessário para que você não seja…
Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…
Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…
Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…
Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…
Veja os comentários
Amei as dicas do Centro (tem lugar aí que eu mesma nunca fui, morando aqui!) e essas fotos tão lindas pra caramba! E que delícia ver a recomendação do guia aqui, ahhh!!! MUITO obrigada, de coração!
Oi, Maria!! Seu comentário alegrou meu dia. Que bom saber que você gostou. Quando moramos em um lugar é muito mais difícil enxergar tudo de legal que tem pra fazer ali porque já estamos acostumados com a rotina. Sua cidade é linda! Um abraço e muitas viagens
Q post Mara , amo o Rio w as praias são irresistíveis pra calorenta aqui hehe por isso qro dar uma chance pra essa parte cultural ! Já fui no Museu do Amanhã em um dia d chuva , então d resto das 8 as 18 acho q concluo c sucesso ! Fico encantada c pessoas q dão dicas e valor à cidade maravilhosa ❤️ super obrigada , abrço !
Olá , post mto top 👏👏 amo o RJ e as praias são irresistíveis pra calorenta aqui mas claro q eu iria dar uma chance pra cultura , além dos belos cenários ! Conheci o Museu do Amanhã em um dia d chuva , então acho q das 8 às 18 , concluo meu passeio c sucesso 😉 fico encantada c quem dá dicas e valor pra cidade maravilhosa ❤️ abrço !
Oi, Angélica!! Eu também amo o Rio de Janeiro. Já estive 3 vezes lá e ainda não consegui ver tudo o que queria. Fico feliz que você tenha gostado do post. Obrigada pelo seu comentário. Um abraço, Bruna