Bruxelas | Um rápido passeio na terra do menino mijão
Confesso que Bruxelas entrou no nosso roteiro pelos chocolates e cervejas. Mas pesquisando um pouco fui descobrindo algumas coisas da cidade e uma delas foi o Manneken Pis, o menino mijão, que vou apresentar daqui a pouco. Sendo assim resolvemos passar um dia por lá fazendo um bate e volta de Paris.
Nosso trem saía da Gare du Nord e posso dizer que o passeio começou bem. Adorei esse lugar. Estação antiga que tem até aqueles letreiros que não são digitais. As letrinhas ficam trocando até formar as palavras. Consegui explicar??? Aí vai uma foto dela.
A viagem é rápida e chegando em Bruxelas já notamos algumas diferenças. Tudo por lá é pago. Tivemos que pagar pra usar o banheiro (até do Mc Donalds) e também pelo mapa no centro de informações.
Já na estação de trem demos de cara com o TinTin em uma enorme parede. O criador do desenho em quadrinhos, Hergé, é belga, então a cidade está recheada de desenhos. Resolvemos ir até o centro caminhando e achamos várias outras cenas pintadas nas paredes dos prédios.
Chegamos a Grande Place e descobrimos porque alguns acham essa praça a mais bonita do mundo. Ela é toda cercada por prédios que representam a arquitetura belga do século XVII.
Ali na praça fica o Museu de Bruxelas, na Casa do Rei. Tem várias esculturas, peças de porcelana e pinturas retratando o grande incêndio que teria ocorrido na cidade, mas a principal atração do museu é o guarda roupa do menino mijão (Manneken Pis). Sim, o moleque tem um guarda roupa que se duvidar é umas 3 vezes maior que o meu. Mas deixa primeiro eu te contar as histórias dele. Não se sabe qual é a história verdadeira, mas há muitas especulações sobre o motivo de construírem uma estátua de um menino mijando. Uma delas diz que um pai desesperado pois seu filho estava desaparecido jurou que faria uma estátua na posição em que o encontrasse. Outra diz que o menino conseguiu apagar o grande incêndio da cidade fazendo xixi. E a que eu achei mais absurda e divertida é que uma bruxa pegou o menino fazendo xixi dentro da sua propriedade e o transformou em pedra. O que é certo é que o Manneken Pis recebeu uma curiosa estátua em sua homenagem. Mas pro coitadinho não ficar pelado passando vergonha e frio o tempo todo resolveram fazer umas roupinhas pra ele. A coleção é enorme e tem trajes de vários países. O Brasil tem 3 trajes nessa coleção, uma roupa de capoeira, outra de plantador de café e a última de um índio amazônico.
Depois de saber a história toda fomos visitar o Manneken Pis. Ele não estava usando nenhum traje de seu guarda roupa naquele dia. Na verdade ele é tão pequeno que você só vai descobrir onde ele está quando perceber uma aglomeração de pessoas olhando para uma esquina.
Ah! Se seu passeio for rápido como o nosso e você não quiser sair muito do centro não deixe de passar na Galeries Royales St. Hubert. Vá apreciar o teto e as lindas vitrines.
Deixe um comentário