Santiago: fazer o tour com o ônibus da turistik compensa?

Nós sempre fizemos nossos roteiros por conta própria, mas quando chegávamos a alguma cidade que tinha um ônibus de turismo ficávamos com vontade de experimentar. Na nossa última viagem a Santiago programamos 2 dias de ski nas montanhas, mas ao final do primeiro dia decidimos que era suficiente, então ficamos com um dia livre. Nem lembramos do ônibus, mas ao sair do mercado central demos de cara com ele e resolvemos tirar a prova. Era nossa chance de testar se fazer o tour com o ônibis da turistik compensa.

A passagem custa CLP 30.000,00 e dá direito a:

  • um fone de ouvido para ir escutando as informações turísticas e;
  • subidas e descidas quantas vezes você achar necessário.

São 13 pontos de parada que cobrem praticamente toda a cidade de Santiago. O serviço funciona das 09:30 da manhã até as 18:00. Não deixe pra pegar o ônibus muito tarde pois a partir das 16:30 as subidas e descidas são controladas.

Símbolo da empresa Turistik

Quais são as paradas do ônibus da turistik?

Parque Arauco

Um dos shoppings mais importantes do Chile e na minha opinião muito bonito. O Parque Arauco conta com diversas lojas de redes internacionais além das locais. Tem uma variedade imensa de restaurantes e as lojas de decoração são de querer despachar um container inteiro para casa. Só nos falta dinheiro pra isso.

A parada de embarque fica na Av. Kennedy nº 5413 na frente de Ripley.

Fachada cheia de plantas do shopping Parque Arauco.

Sheraton

Essa parada fica em frente ao hotel Sheraton e a apenas algumas quadras do Museu Parque das Esculturas inaugurado em 1985 e que conta com mais de 30 esculturas ao ar livre. Aqui perto também fica o teleférico de Santiago e nos tours Hop On Hop Off Premium o veículo para perto dali de terça a domingo para que você possa ver Santiago de cima. Se quiser, é claro!

Embarque na frente do Hotel Sheraton.

Patio e Barrio Belavista / Cerro San Cristóbal

Essas duas paradas são muito próximas e vão te permitir ir até o Cerro San Cristóbal, La Chascona (casa-museu do escritor Pablo Neruda) além da rua PioNono que tem uma grande quantidade de barzinhos e do Patio Bellavista com várias lojas de artesanato. Não deixe de visitar o Cerro San Cristóbal. A vista lá de cima é simplesmente espetacular e a subida de de funicular é uma aventura a parte.  

Você poderá embarcar na esquina das Ruas Bellavista e Constitución ou então na esquina das Ruas Santa Filomena com Pío Nono.

Entrada do pátio Bellavista com uma porta em arco.

Praça da Armas

Praças com esse mesmo nome podem ser encontradas por todo o Chile pois eram o ponto central dos planos espanhóis quando chegavam às cidades. Nessa parada é possível conhecer a Catedral Metropolitana, a prefeitura, o Correio Central e o Museu Histórico Nacional. Se não quiser entrar nos museus tudo bem, mas não deixe a Catedral de lado. Ela é lindíssima e você ainda pode ter a sorte de ver alguma celebração acontecendo. A praça em si também tem seus encantos.

Aproveite essa parada para conhecer o Mercado Central que foi inaugurado em 1872 e tem como especialidade os frutos do mar. Experimente a empanada mais gostosa de Santiago no Empório Zunino ou gaste os tubos comendo a famosa Centolla, o caranguejo gigante. 

Embarque na Rua Calle Monjitas em frente ao nº 821.

Marco de Santiago no chão da praça das armas

Praça da Constituição

Aqui estão reunidos alguns dos edifícios mais importantes do Chile como o Palácio La Moneda, sede do governo chileno e principal atração desta parada. Nesse Palácio é realizada a troca da guarda em alguns dias da semana.  Para saber como é a troca e em quais dias da semana ela acontece acesse A troca da guarda no Palácio La Moneda

Embarque na Rua Teatinos em frente a nº 248

Espetáculo da Troca da Guarda que acontece na Praça da Constituição

Paseo Bulnes

Paseo Bulnes é um calçadão exclusivo para pedestres que se estende por 6 quarteirões e foi construído no início dos anos 1930. Os destaques aqui são as estátuas dos heróis chilenos O´Higgins e San Martin. Ao final do calçadão, próximo ao parque Almagro fica a Igreja do Santíssimo Sacaramento, inspirada na Sacré Coeur de Paris .

Embarque no Paseo Bulnes, entre Nataniel Cox e Zenteno.

Cerro Santa Lucía

O cerro Santa Lucía fica no centro da cidade de onde é possível ter uma visão privilegiada de Santiago. Um dos turistas ilustres que passaram por aqui foi o evolucionista Charles Darwin,  em 1835. Nessa parada é possível conhecer também o bairro Paris-Londres, a igreja de São Francisco, a biblioteca Nacional e o prédio principal da Universidade Católica do Chile.

Embarque na Av. Libertador Bernardo O’higgins em frente ao nº 440.

Quer conhecer mais desses lugares? Entre nesse post aqui Uma voltinha por Santiago

Fonte de água em estilo antigo no Cerro Santa Lucía.
Skyline de prédios vistos de cima do cerro santa Lucía
De cima do Cerro Santa Lucía podemos ver um pouco do centro de Santiago

Providencia

O bairro Providencia é uma importante zona de comércio e gastronomia. Nessa parada poderá encontrar diversas lojas e restaurantes além da tradicional avenida Pedro de Valdivia. A história do nome desse bairro é um tanto engraçada. Irmãs da ordem da Divina Providência sairam do Canadá com destino ao estado do Oregon, nos Estados Unidos. Como o local inundou e elas não sabiam voltar ao país de origem, contaram com a ajuda de um comandante chileno que as levou para Santiago e por lá elas ficaram no local que hoje recebe o nome de Providência.

Embarque na Rua Lota em frente a nº 2257.

Costanera Center / Sky Costanera

Esse moderníssimo edifício é o maior da América Latina, com 300 m de altura. Isso fornece uma vista privilegiada da cidade através do mirante Sky Costanera, que fica aberto de segunda a domingo das 10h às 22h. Os ingressos são adquiridos no local e custam $ 15.000. 

O edifício ainda abriga o maior shopping do Chile, o Costanera Center que conta com diversos restaurantes e lojas de importantes marcas mundiais. 

Embarque na esquina da Av. Nueva Tajamar com Vitacura. Fora do Hotel NH.

Prédio todo espelhado com o topo assimétrico
Esse edifício gigante do lado esquerdo da foto é o moderníssimo Sky Costanera.

Isidora Goyenechea

Várias mansões com características arquitetônicas dos anos 40 e 50 podem ser encontradas nesta parada que fica no bairro que já foi sinônimo de riqueza em Santiago. Hoje, além das mansões existem modernos arranha-céus disputando lugar na paisagem. Por aqui também fica El Golf. Essa é uma zona financeira e hoteleira da cidade, também conhecida como Sanhattan, uma mistura de Santiago com Manhattan. Aos domingos é possível visitar uma feira de antiguidades na Praça Peru.

Embarque na esquina da Rua Isidora Goyenechea com a Rua La Pastora.

Escola Militar

A escola militar é o local onde são treinados os oficiais do exército chileno. O edifício foi projetado pelo arquiteto chileno Juan Martínez que ganhou o primeiro prêmio nacional de arquitetura do Chile. A atração aqui é um Museu Militar que tem entrada grátis. Além disso não há muito o que ver nos arredores. 

Embarque na Av. Apoquindo nº 4759, canto de San Pascual

Nueva Las Condes

Las Condes é um novíssimo bairro de Santiago com diversas construções vanguardistas e vários hotéis. É um bairro ótimo para hospedagem e fica logo na saída para as montanhas. Aqui é possível encontrar diversas agências que fazem passeio para o Valle Nevado e outras estações de ski. É aqui também que fica o Parque Araucano que tem um lindo jardim de rosas, lugar para a prática de esportes e parquinho para os pequenos.

Embarque na Av. Alonso de Córdova em frente ao nº 5710.

Vai aproveitar a visita em Santiago pra testar suas habilidade na neve? Você pode escolher entre A Bonita Estação La Parva ou tentar o Ski no Valle Nevado.

E aí, o tour com o ônibus da turistik compensa ou não?

Fizemos o tour completo. Pegamos o ônibus no mercado central e voltamos ao mercado central. Por já conhecer boa parte da cidade não nos animamos em descer em nenhum ponto. Isso nos deu um sonoooo. Ficamos 2 horas passeando de ônibus por Santiago. Uma coisa interessante são os áudios. Neles você pode descobrir bastante sobre a história dos lugares.

Um selfie no ônibus da turistik

Nossa opinião final não foi favorável ao tour. Achamos caro e muito rápido. Você pode passar pelos mesmos lugares pegando o metrô (que sai bemmmm mais barato) ou até mesmo um taxi combinado com caminhadas.

Acho que só vale a pena se você tiver apenas um dia na cidade e não quiser ficar pensando muito nos trajetos. Aí é só embarcar e curtir a paisagem!

Informações Práticas

Ingressos: Podem ser comprados na hora ou online.
Quanto custa:  entre $ 23.000 e $ 30.000 (adultos) e $ 15.000 (crianças de 3 a 11 anos)
Horário de funcionamento: das 9h30 às 18h
Como chegar: Você pode subir em qualquer um dos 13 pontos relacionados no post acima.
Quanto tempo dura o passeio: Depende de quantas paradas você descer e quanto tempo você vai ficar em cada parada. Reserve, pelo menos, meio dia.
Bônus: você tem direito a um ticket de subida e um de descida no funicular do Cerro San Cristóbal (de terça a domingo das 10h às 18h)
Mais Informações: No site da empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *