Santa Catarina | A Schlachfest de São Bento do Sul

Eu nunca tinha ido a uma festa do chopp até conhecer a Schlachfest de São Bento do Sul. Não tenho base para comparação com as famosas Munchen de Ponta Grossa e Oktoberfest de Blumenau, mas posso garantir que a festa de São Bento deve entrar na lista de quem gosta das tradições germânicas.

Tudo acontece em Setembro, geralmente no fim de semana pós feriado da Independência. São três dias de festa que começam na sexta-feira com a retreta no coreto da pracinha. Para os menos entendidos, como eu, retreta não tem nada a ver com treta tá? É apenas uma apresentação de banda musical em praça pública.

O próximo evento acontece já na Sociedade Ginástica, que é o clube que sedia a festa. A sangria do Barril abre a festa e logo em seguida ocorre a escolha da Rainha e princesas. Depois é hora de dançar as músicas típicas de festa do chopp. Sempre tem “Um Barril de Chopp, lálálálálá…” ou a chiclete “Cuida bem, cuida bem, da sua marreca…”. Tudo muito divertido. E se você curte dançar esse estilo vai se encontrar por aqui, pois todo mundo entra no clima. E se não quiser se sentir meio diferente pode vestir a roupa típica alemã, é maioria.

Abrindo a festa.
O animado baile da Rainha.

No sábado, acontece o tradicional desfile pelas ruas do centro da cidade. Na minha opinião é o ponto alto da festa. É legal ver como o pessoal prestigia a festa. Quando vai se aproximando do início do desfile, famílias inteiras chegam carregando seus banquinhos, mesas e claro, seus barris de chopp. Esse ano, foram mais de 70 grupos a desfilar, entre eles um de tradições polonesas. Não tem idade pra participar da festa. Crianças de apenas alguns meses seguem em carrinhos puxados pelos pais e idosos desfilam firmes pela rua Felipe Schmidt. Muitos carros distribuem chopp e crianças jogam balas para a galera. É divertido!

A parte que mais gosto: o desfile
Essa foto é de 2013 mas o Kako´s Wagen continua marcando presença no desfile.

A festa continua até o fim da tarde de domingo na Sociedade Ginástica com bailes, apresentações de dança e muita comida típica, doces e chopp. Quem ficou interessado pode acompanhar o site oficial da festa pra não perder a do ano que vem. Prosit!!!

Bru Odppes

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás