Eu nunca imaginei que as praias de Portugal pudessem ser tão bonitas quanto as que nós encontramos quando visitamos o país. Uma pena a gente estar só de passagem e o tempo não ter ajudado muito (choveu bastante) pois há opções para todos os gostos. A gente queria ter feito o litoral todo, mas como o tempo é algo escasso nas viagens a gente resolver visitar algumas das prais em Portugal que tivessem algo mais a oferecer, além de areia e água salgada. Vamos a elas.
Não sei de quem foi a ideia de construir uma capela a beira mar só sei que ficou bonito. Essa capelinha foi erguida em 1686 e tem formato hexagonal. As ondas chegam até ela e fiquei curiosa para saber se algum dia entrou água no altar. Não tive para quem perguntar pois a praia estava um vazio só.
Antes de se tornar uma capela cristã, o local era uma altar pagão, ou pelo menos é isso que está escrito nos azulejos de sua fachada. A praia tem uma faixa de areia bem grande e foi eleita pela European Best Destinations como a 10ª mais bonita da Europa. Temos que voltar no verão para experimentar melhor.
Quer ver mais fotos de viagem? Siga a gente no @viajantesporopcao
Fiquei apaixonada por Nazaré. Chegamos a tarde e fomos direto conhecer a parte alta da cidade. A vista lá de cima é espetacular. Na pracinha da Igreja Nossa Senhora de Nazaré você irá encontrar algumas mulheres usando o traje típico local, as sete saias. A história em torno desse traje não é única, mas todas elas são relacionadas ao mar, já que a vila era essencialmente de pescadores. As vendedoras na pracinha talvez usem as saias mais para atrair turistas do que por tradição, mas prestando atenção nas ruas da cidade com certeza você encontrará velhas senhorinhas vestindo o traje.
Antes de descer até o forte passe pela Ermida da Memória. Essa pequena capela foi erguida por um fidalgo após a aparição de Nossa Senhora. Diz a história que o fidalgo perseguia um cervo que de repente desapareceu. Nessa hora, apareceu Nossa Senhora e quando o fidalgo se deu conta seu cavalo tinha parado exatamente na beirada de um precipício. A aparição havia salvado sua vida e assim ele ergueu a ermida em agradecimento. Por falar em precipício eles dão um charme todo especial a Nazaré, que pra mim é uma das mais belas praias de Portugal.
Descendo até o forte não vá pelo caminho mais fácil (a rua) pegue a direita e vá pelos pequenos morros para ter vistas espetaculares da cidade, do mar e do forte. Para entrar no forte você terá que pagar EUR 1,00 e lá dentro poderá ver algumas pranchas de surfistas que encararam as ondas de Nazaré, como Maya Gabeira que teve um acidente sério ali em 2013. Em cima do forte fica o farol, mas o melhor de tudo e sentar em cima do morro e ficar apreciando as ondas. Chegamos bem no início da temporada de ondas gigantes e alguns surfistas estavam no mar tentando a sorte. Nenhum deles se arriscou enquanto estávamos ali, mas a gente nem tava ali por eles mesmo. O mais impressionante são as ondas. Ficamos uns 30 minutos só observando, quase hipnotizados pelo mar. E além de toda a beleza do mar demos a sorte de encontrar uma anfitriã extremamente simpática e comemos um pão com manteiga na chapa que era maravilhoso (Café Avenida, Av. Vieira Guimarães). Com certeza entrou para nossa lista de Lugares para Voltar.
Você também vai gostar:
Praias de Alagoas – conheça outras belas praias perto de Maragogi
O melhor do Porto em Portugal
Viana do Castelo e Braga
Por coincidência do destino estávamos em Portugal bem na época da etapa portuguesa do mundial de surf. Não acompanhamos muito o esporte mas resolvemos passar por ali pra ver como era. O local onde as baterias iam acontecer havia mudado para o Pico do Fabril que a gente não tinha a menor ideia de onde era. Consegui achar em um site e tivemos que andar uns 5km por estradas de terra e passando por plantações até chegar lá. Depois de estacionar o carro foi mais ou menos 1,5 km a pé até chegarmos ao pico. Infelizmente as baterias de Kelly Slater, John John e Medina seriam a tarde e a gente tinha que seguir viagem, mas foi legal conhecer um pouco mais do esporte e tivemos a chance de ver os brasileiros Alejo Muniz e Caio Ibelli na água. Uma boa dica de lugar pra quem tem habilidade com a prancha de surf.
O algarve é sensacional. A parte mais ao sul de Portugal está repleta de praias de falésias (aqueles penhascos enormes) uma mais linda que a outra. Passamos apenas um dia no algarve e ficamos com vontade de voltar pois não conseguimos aproveitar tudo que o lugar tem para oferecer. A costa não é longa, tem poucos km de extensão, mas tem muitas praias lindas. Nós conhecemos a praia da Marinha e de Benagil mas infelizmente não pudemos ir até as cavernas pois o mar estava bem agitado. Depois fomos até a cidade de Lagos e descemos até as praias do Camilo e da Dona Ana.
Se você quer conhecer um pouco mais da região de Lagos, a Marcelle do blog Viciada em Viagens selecionou a região como tendo as Melhores praias de Portugal. Ela ficou quatro dias por lá e conseguiu explorar direitinho o lugar.
Um abraço e muitas viagens!!!
Gostou desse post? Compartilha ele com os amigos e salva no Pinterest
– Capela do Sr. Da Pedra (41.06878, -8.65871)
– Forte de São Miguel Arcanjo e Farol de Nazaré (39.6045, -9.08483)
– Peniche – Pico do Fabril – Praia da Azenha (39.38391, -9.30295)
– Praia da Marinha (37.08972, -8.41284) – Benagil Caves (37.08703, -8.42441) – Praia do Camilo (37.08755, -8.66864)
PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de descontona primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.
Se você quer economizar no transporte ao chegar e sair do aeroporto JFK em Nova…
Esse é um post de dica bem rapidinho, mas necessário para que você não seja…
Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…
Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…
Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…
Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…