Se você for pedir um pastel em Portugal lembre desse post aqui: Não é Pastel de Belém, é Pastel de Nata. Aprenda isso antes de viajar, para o seu bem.
Aqui no Brasil é comum a gente chamar o Pastel de Nata de Pastel de Belém mas isso para os portugueses não faz sentido algum. É como se a gente pedisse um Big Mac no Burger King. Entenderam o drama?
Então pra não escutar uma resposta não muito educada dos portugueses contenha sua vontade de pedir um Pastel de Belém e contente-se com os Pastéis de Nata em Portugal.
Muitas dicas de Portugal por aqui:
+ Dicas de Portugal para você não passar apuros
+ Portugal | Viana do Castelo e Braga
A gente não era especialista (e continua não sendo) no doce aqui no Brasil. Que eu me lembre tinha comido Pastel de Nata apenas uma vez aqui – naquela rede de comida árabe – mas chegando lá colocamos nosso paladar a prova e fizemos questão de experimentar os pastéis em todas as cidades pelas quais passamos.
Aqui vai a lista dos melhores e piores Pastéis de Nata que provamos em Portugal. Mesmo que o seu paladar não seja igual ao nosso e a ordem da sua lista não seja a mesma, tenho certeza que não vai se arrepender de ter provado.
Clássicos são clássicos né? O Pastel de Nata da Confeitaria Nacional estava fresquinho e crocante. Devem ser os 187 anos de experiência da Confeitaria, que foi fundada em 1829. Aparece na frente do Pastel de Belém por ter um gosto um pouco mais marcante.
Não há como negar, o verdadeiro Pastel de Belém – vendido desde 1837 – é realmente delicioso. Acho que isso se deve a frescura do doce já que o giro é muito, muito alto.
Em uma entrevista que vi no programa Lugar Incomum uma funcionária da Pastelaria disse que eles chegam a vender 30 mil unidades aos fins de semana, em cada um dos dias.
A fila na entrada, pra quem compra pra levar, é grande. Lá dentro você sempre acha uma mesinha pra sentar e ainda pode observar a produção pelos janelões da cozinha.
Foi o primeiro que a gente comeu em terras portuguesas, então achamos uma delícia. Ficou marcado na memória mas não nos serviram canela e açúcar, que depois descobrimos que dá um toque especial
Um lugar bem mais moderninho mas que sabe fazer muito bem o doce tradicional português. Além de ser fresquinho as embalagens dos Pastéis de Nata pra levar são bem estilosas.
Temos 4 empatados em quinto lugar, pois não eram nem muito bons nem ruins, estavam no mesmo patamar, são eles:
Tradicional pastelaria de Lisboa que fica entra as praças do Rossio e da Figueira. Doce bom, mas sem nenhum atributo especial.
Deve ter muita coisa boa por aqui, pois o lugar estava completamente cheio de gente. O Pastel de Nata de Lamego não tinha nada de diferente, então ficou empatado em quinto lugar com mais alguns que não chamaram tanto nossa atenção.
Um lugar simples, mas pelo jeito tradicional. Vimos muitos idosos tomando café e almoçando por ali. O Pastel de Nata era bom, mas outros da lista eram bem melhores.
O nome do lugar é Lisboa, mas provamos no Porto. Depois dessa nada mais faz muito sentido nessa vida. O lugar é super legal mas o pastel de nata continuou empatado em quinto lugar.
Leia também:
+ Top 10 lugares para conhecer em Portugal
+ O que fazer em Lisboa em 1 dia – Roteiro a pé
Esse foi o Pastel de Nata mais difícil de encontrar. Depois de jantar em Nazaré saímos em busca da sobremesa e em todos os lugares que a gente parava tinha acabado o Pastel de Nata.
Andamos algumas quadras até chegar a uma praça e encontrar um Pastel a venda. Acho que ainda tinha sobrado Pastel ali porque não era lá grandes coisa, mas serviu pra matar a vontade de doce naquela hora.
Cortesia do nosso host do airbnb, que teve uma boa intenção, mas o doce não era tão bom assim. Por ser um Pastel de Nata feito na rede de mercados Pingo Doce ele estava até que gostoso. Acho que se estivesse fresquinho teria subido algumas posições no ranking.
Talvez essa seja a análise mais injusta de todas. Quando chegamos em Coimbra minha garganta estava doendo tanto que eu não sentia muito o gosto dos alimentos. Deve ser por isso que o Pastel de Nata da Palmeira ficou em penúltimo lugar.
Chegamos ao último lugar!! Não era horrível, mas os outro eram melhores. Pro nosso gosto tinha um sabor muito forte de gema de ovo e o recheio estava muito mole. Nem por isso deixamos de comer o doce inteiro, não se pode desperdiçar uma iguaria dessas.
Essa foi nossa pequena lista de experimentos com o Pastel de Nata em Portugal. Claro que a lista não é absoluta pois cada pessoa tem um gosto diferente mas serve pra você ter uma ideia de onde buscar os melhores.
Aqui embaixo fica o mapa com todos os locais citados na lista. Agora é só fazer uma “caça ao tesouro” e depois vir aqui nos contar o que achou.
Ah!! Se tem algum outro lugar incrível para indicar deixa aí nos comentários que vamos adorar saber.
Um abraço e muitas viagens!!
PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.
Se você quer economizar no transporte ao chegar e sair do aeroporto JFK em Nova…
Esse é um post de dica bem rapidinho, mas necessário para que você não seja…
Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…
Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…
Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…
Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…
Veja os comentários
Pastelaria Fidalgos na Moita, fabrico tradicional, já com mais de cinquenta a confecionar do mesmo modo, obteve o segundo lugar no Concurso O Melhor Pastel de Nata 2018.
Figura em várias listas como um dos melhores pastéis de nata.
Oi, Amandio. Obrigada pela dica. Isso aumenta ainda mais nossa vontade de voltar a Portugal. Que seja em breve. Abraços