África

O que fazer em Windhoek?

Quando chegamos ao aeroporto Hosea Kutato, em Windhoek – capital da Namíbia-, já deu pra ter uma ideia do que nos esperava no país. Pra vocês entenderem a nossa surpresa, descemos do avião direto na pista e ao invés de entrar num ônibus ou van para ir até o terminal nós fomos caminhando mesmo. O aeroporto é super pequeno e não espere muitas facilidades por ali. Tentamos comprar um chip de celular mas estava em falta, nas 2 lojas de telefonia.

A gente foi andando até o terminal, que é pequeno assim.

Não tivemos que esperar muito tempo na fila das locadoras de carro pois a nossa era fora do aeroporto. Aguardamos apenas um funcionário vir nos buscar. Para explorar o país nos alugamos uma caminhonete 4×4 com a empresa Britz. Ela era equipada com barraca de teto e acessórios para camping. Nós achamos que o investimento valeu a pena tanto pelo conforto quanto pela aventura.  

Dirigindo na contramão

Depois de pegar o carro, seguimos para Windhoek na mão inglesa. Isso é totalmente desesperador nos primeiros minutos. Parece que você tá na contramão o tempo todo. O cérebro da uma bugada legal. Foi no caminho para a cidade que vimos os primeiros animais da África, um grupo de babuínos na beira da estrada. A gente não tava esperando isso. Nem deu tempo de tirar a máquina da mochila pra fotografar.

Vamos caminhar até o BAR

Passamos rapidamente na nossa acomodação para deixar as coisas e tomar um banho e seguimos para o famoso restaurante Joe’s Beerhouse. Pensa em 3 loucos saindo a pé em uma cidade totalmente desconhecida. Éramos nos 3 (Eu, Diego e Marion). A gente tinha visto pelo Google Maps que a distância era curta, mas a gente não tinha noção que o caminho seria tão isolado daquele jeito. Por sorte não tivemos problemas, mas rolou uma tensão até chegar no bar.

Joe´s Beerhouse

O bar/restaurante é lindo, super temático. Nós adoramos logo de cara. Já na entrada eles penduraram um mini (o carro). Esse foi um presente de dois portugueses aventureiros. Eles quiseram provar que o carro era forte o bastante para cruzar a África de Maputo (Moçambique) a Luanda (Angola). Eles conseguiram chegar até a fronteira da Angola sem muitos problemas, apenas uns pneus furados.  Mas o destino não quis que completassem a jornada e devido a algum problema com o visto eles tiveram que permanecer na Namíbia. Acabaram indo até Windhoek e conheceram o Joe´s Beerhouse. Como foram muito bem recebidos decidiram doar o velho mini para o bar, e hoje ele decora a entrada.

Nossa surpresa maior foi descobrir que eles servem carnes de caça, de bichos exóticos. Pelo menos ao nosso gosto. Ouvimos um casal inglês pedindo esse tipo de prato e resolvemos experimentar também. O Diego escolheu um prato chamado Bushman Sosatie. Nele eram servidas carnes de crocodilo, zebra, kudu, oryx e springbok (gazela). Eu até achei algumas das carnes saborosas, a de gazela é super macia, mas confesso que não me agradou muito comer esses bichos. Se você não tiver estômago pra isso pode escolher outra coisa do cardápio, que é variado. Na volta pra nossa acomodação resolvemos pegar um táxi, pois começou a chover. Quase tive um treco quando o motorista nos cobrou 90 dólares. Mas eram dólares namibianos, a gente tinha que começar a se acostumar com a moeda.

A decoração do Joe´s é linda. Nos empolgamos e faltou tirar mais fotos.
Espetinhos de carnes exóticas.

O que fazer em Windhoek

Windhoek foi apenas nossa cidade de chegada e de partida. Não programamos muitos passeios por lá pois o resto do país era mais interessante. Mesmo assim tem algumas coisas que você pode visitar durante sua estadia, se tiver tempo.

  1. Christuskirche: essa igreja é bem legal. Ela foi construída em 1910 e sua arquitetura me lembra aquelas casinhas de bolacha que fazem no Natal. Não conhecemos seu interior pois estava trancada e a gente não foi até o escritório que fica na Peter Müller St pegar a chave.

    Adoramos essa igrejinha

  2. National Musuem of Namibia / Independence Museum: Os museus ficam bem próximo a Christuskirche. O National Museum ocupa o lugar onde antigamente era o quartel general alemão e o Independence é um prédio novo. Os museus são voltados para a época colonial e de independência da Namíbia e há algumas peças indígenas. Não conhecemos também pois quando fomos (fev/2017) estava em reforma.
    O National Museum era antes um forte alemão.

    Independence Museum conta a história da independência da Namíbia, que é recente. Ocorreu em 21 de março de 1990.

  3. Owela Museum: Esse museu é dedicado as tribos que povoaram a Namíbia e aos animais. Lá eles reproduziram peças da cultura de cada povo como as casas, vestimentas e armas. Na parte dedicada aos animais você poderá se inteirar um pouco mais das espécies encontradas no país e ficar ciente da matança dos rinocerontes para comercialização do chifre. É muito triste.
    Uma das tribos mais conhecidas da Namíbia, os Himba.

    O Owela Museum também é dedicado aos animais.

  4. Heroe´s Acre: Esse monumento dedicado aos heróis de guerra fica a 10 km ao sul da cidade de Windhoek. Possui um obelisco de mármore e uma estátua do soldado desconhecido. Foi erguido em 2002 para fomentar o nacionalismo e patriotismo. Não conseguimos ir até lá. O tempo foi curto.

    De volta para o avião. Tchau Namíbia!! PS: levei mijada por causa dessa foto.


Informações Práticas

Hospedagem

Klein Windhoek Self-Catering
O que é: hospedagem para até 4 pessoas que ficamos na chegada. É um sobrado inteiro com um quarto com cama de casal e outro com 2 camas de solteiro. É bem decorado, tinha acabado de ser reformado. Tem sala e cozinha integradas. O bairro é tranquilo e não muito longe do centro. É na mesma rua do Joe´s Beerhouse. Aprovadíssimo!  
Como chegar: 85 Nelson Mandela Ave, Windhoek
Coordenadas GPS: 22°33’47.7″S 17°05’56.6″E
Como reservar: reservamos pelo Hoteis.com nesse link aqui. 
Quanto custa: para uma diária gastamos NAD 1,170.00 o equivalente a R$ 292,50 na época (fev/2017). Pagamos direto na hospedagem.

Discovery Guest House – Windhoek
O que é: hospedagem para até 3 pessoas que ficamos na volta a Windhoek. É como um hotel com vários quartos. O nosso quarto tinha cozinha e sala com tv, além do quarto com uma cama de casal (maravilhosa) e uma cama de solteiro. O banheiro tinha até banheira. O café da manhã está incluso e eles fazem omeletes na hora pra você. O bairro também não é central, mas se estiver de carro não haverá problemas. Nós gostamos bastante.  
Como chegar: 15 Tauben St, Windhoek
Coordenadas GPS: 22°33’47.7″S 17°05’56.6″E
Como reservar: reservamos pelo Hoteis.com nesse link aqui. 
Quanto custa: para uma diária gastamos R$ 292,56 na época (fev/2017). Pagamos com cartão de crédito no Hoteis.com

Lugares para conhecer

Joe´s Beerhouse
O que é: Um barzinho super legal onde você pode experimentar carnes exóticas como carne de zebra, crocodilo, kudu e gazela.
Como chegar:  60 Nelson Mandela Ave, Windhoek
Coordenadas GPS: 22°33’03.37”S 17°05’17.37”
Mais Informações:  No site Joe´s Beerhouse

Christuskirche
O que é: igreja construída em 1910 com uma arquitetura diferente
Como chegar: Entre a Fidel Castro e a Robert Mugabe Ave, Windhoek
Coordenadas GPS: 22°34’04.3” S 17°05’11.3” E

National Museum of Namibia / Independence Museum
O que é: museu que conta o passado da Namíbia e sua independência
Como chegar: Robert Mugabe Ave, Windhoek
Coordenadas GPS: 22°34’10.4” S 17°05’16.7” E

Owela Museum
O que é: museu com história das tribos e dos animais da Namíbia
Como chegar: Robert Mugabe Ave, Windhoek
Coordenadas GPS: 22°33’49.8′ S 17°05’09.7” E
Entrada: a entrada é grátis, mas vão fazer uma pressão pra você deixar doações.

Hero´s Acre
O que é: memorial aos heróis de guerra
Como chegar: estrada B1, Windhoek
Coordenadas GPS: 22°39’31” S 17°04’39.5” E

 

Gostou desse post? Dá um pin nele no Pinterest e compartilha com a galera.

 

Bru Odppes

Veja os comentários

  • muito bom este site/informação sobre Namíbia. se tiverem mais dicas, por favor enviem-me por gentileza, sem mais; Marco A S Moraes.

    • Olá, Marco!! Ficamos felizes que você tenha gostado dos nossos relatos sobre a Namíbia. Você conseguiu acessar os outros posts sobre o país? Se clicar na pesquisa e escrever Namíbia aparecem todos. Podemos indicar também o blog CasalWanderlust, eles viajaram para algumas regiões da Namíbia que não fomos e tem bastante dicas legais. Espero ver você por aqui mais vezes. Um abraço e muitas viagens!! Bruna Odppes

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás