Haarlem, Holanda – bate e volta perto de Amsterdam

O bairro do Harlem em Nova York eu já conhecia (e aquele tal de Harlem Shake também), mas eu nem imaginava que o nome do bairro tinha sido inspirado pela simpática cidade de Haarlem, Holanda, que fica ao lado de Amsterdam.

Haarlem não estava no roteiro, mas depois de conhecer os pontos turísticos de Amsterdam e ainda sobrar tempo resolvemos procurar alguma cidade onde fosse possível fazer um bate e volta. Achamos!

Chegando em Haarlem, Holanda e conhecendo a Grote Markt

Em menos de vinte minutos chegamos a estação principal. Para ir até o centro da cidade você não vai precisar de transporte, use suas pernas mesmo e já vá se familiarizando com a arquitetura. Não sabíamos quase nada da cidade, apenas que ali havia um moinho, uma igreja legal e uma cervejaria diferente. Logo ao chegar avistamos uma torre no centro da cidade e fomos pra lá. Rumo certo, ali ficava a Grote Markt, a praça principal. Demos de cara com o centro de informações turísticas e descolamos um mapa e uma breve conversa com a simpática senhora que nos recebeu. Ela até arriscou algumas palavras em Português quando falamos que éramos brasileiros.

Haarleem Holanda - estação
Estação de Haarlem, Holanda. Você poderá conhecer tudo a pé, não se preocupe com transporte.
Haarleem Holanda - praça com uma igreja ao fundo
Grote Markt, uma simpática pracinha em Haarlem, Holanda
Haarleem Holanda - pracinha central
Mais um pouquinho da Grote Markt.

Catedral de São Bavo

Com o mapa na mão seguimos para a Catedral de São Bavo, a igreja legal que falamos no início desse post. O lugar não é muito perto, mas é possível ir caminhando e conhecendo um pouco de Haarlem. Quando chegamos até a catedral descobrimos que ela estava em reforma. Nós sempre temos a “sorte” de visitar monumentos em reforma, o que é horrível para as nossas fotos. A parte da frente estava toda coberta com andaimes e não pudemos entrar para conhecer o interior. Frustrações à parte a gente que na minha opinião é bem mais bonito que a parte da frente.

Catedral de São Bavo
A parte de trás da catedral de São Bavo em Haarlem, Holanda é muito mais bonita que a frente, que por sinal, estava em obras.

Conheça também os pontos turísticos de Amsterdam, é só clicar nos links abaixo:
O que fazer de graça em Amsterdam
Visitando a Casa de Anne Frank
Red Light District e os Coffee Shops de Amsterdam

O velho portão da cidade e o antigo moinho

No nosso retorno ao centro de Haarlem passamos pelo teatro municipal e seguimos rumo ao moinho. Esse moinho deu trabalho. Andávamos e andávamos e parecia que nunca íamos chegar. Acabamos passando antes pelo antigo portão da cidade, chamado de Amsterdamse Poort. Esse é considerado um marco nacional por ter resistido as invasões na cidade.

Antes de encontrar o Molen de Adriaan, o moinho de Haarlem, nós acabamos passando por alguns bairros da cidade. Isso é um passeio e tanto, já que você acaba observando um pouco da rotina das pessoas que vivem por ali. Adoramos sair um pouco dos pontos turísticos e ver a vida do lugar. Depois de muito caminhar finalmente chegamos ao moinho. Ele foi construído pela primeira vez em 1778 por um homem de negócios de Amsterdam chamado Adriaan de Boois que o utilizava na produção de cimento. Depois foi vendido para uma empresa de tabaco e finalmente de grãos. Em 1932, após um incêndio, o moinho foi destruído e sua reconstrução aconteceu muitos anos depois, sendo reaberto em 23 de abril de 2002. Hoje o moinho é aberto a visitação e está disponível também para eventos. Nós não visitamos o seu interior, nos contentamos apenas com a visita externa, o que já nos agradou. Por estar às margens do rio Spaarne você vai poder apreciar alguns barco a vela ancorados por ali, o que dá ainda mais charme cidadezinha de Haarlem.

Haarleem Holanda - Molen de Adriaan
Olha o moinho aí gente!!! Demorou mas a gente achou.
canal com um veleiro
Cenário de filme né? Nós amamos Haarlem

Quer ver mais fotos de viagem? Siga a gente no @viajantesporopcao

Flanando por Haarlem

Começamos a voltar para o centro da cidade passando por vielas muito interessantes. Gostamos bastante de andar por lá pois as construções são bem diferentes e as lojas são muito conceituais e bonitas. Apesar de ter menos de 200 mil habitantes a cidade é bem desenvolvida. Antes de parar para almoçar ainda pudemos ouvir os sinos da Grote Kerk tocando. Não eram apenas as baladas normais de qualquer igreja, eles tocavam música mesmo, achei genial. Paramos no tradicionalíssimo restaurante holandês chamado Mc Donalds para almoçar. A gente faz dessas coisas às vezes com a desculpa de economizar, estamos tentando mudar isso porque é vergonhoso, eu sei.

Haarleem Holanda - loja de queijos
A gente podia ter trocado o Mc Donalds por uns queijos daqui né? Hummmm!!!

Cervejaria Jopenkerk

Nossa última parada foi na cervejaria Jopenkerk. Se você prestou atenção ali atrás deve ter percebido que Kerk em holandês é igreja. Essa cervejaria fica dentro de uma antiga igreja. Para nós isso é muito, muito estranho, mas na Europa é uma coisa normal. As igrejas que já não servem mais para fins religiosos são usadas para outros fins sem nenhum constrangimento. Simples assim. O lugar é muito bonito mas literalmente fede cerveja. Pra ver nosso relato detalhado sobre a cervejaria é só clicar nesse link aqui: As cervejarias de Amsterdam. Depois de tomar uma divina cervejinha em Haarlem, voltamos para Amsterdam. Se tiver um dia livre vá conhecer. É perto, rápido e pode te surpreender positivamente.

Jopenkerk
Uma cervejaria dentro de uma igreja. Essa é a Jopenkerk em Haarlem, Holanda
Haarleem Holanda - interior da Jopenkerk
Olha como é linda a cervejaria por dentro.

Tem mais um lugar na Holanda que é lindo é da pra visitar num bate e volta a partir de Amsterdam. A Lu do blog Let´s Fly Away visitou Keukenhof e conta como fazer pra chegar lá. Mas se liga que tem época certa do ano pra conhecer hein. Entra lá pra conferir: Keukenhof – parque de tulipas na Holanda.

Outros lugares na Europa:
Palácio de Versalhes – a casa de Maria Antonieta
Bruxelas – contrabando de cervejas e chocolates

Um abraço e muitas viagens!!

Gostou desse post? Compartilha com a galera e salva ele no Pinterest

Um bate e volta a 20 minutos de Amsterdam. Conheça essa charmosa cidade que tem um moinho, uma catedral linda e uma cervejaria inusitada.

Informações Práticas

Como chegar em Haarlem: a partir de Amsterdam você vai ao guichê da estação central de trem e pede uma passagem para Haarlem. O custo fica em torno de 6 euros e o trajeto leva menos de 20 minutos.

Catedral de São Bavo
O que é: catedral católica terminada em 1930 com arquitetura surpreendente.
Onde fica: Rua Leidsevaart 146, Haarlem – Holanda

Moinho Adriaan
O que é: réplica de um moinho construído em 1778 que foi destruído pelo fogo e recobstruído em 2002.
Onde fica: Papentorenvest 1A, Haarlem – Holanda
Tours guiados: é possível fazer um tour pelo moinho nos meses de Junho a Setembro. Durante a semana das 13h às 17h e fins de semana das 10h30 às 17h. Os ingressos custam 5 euros para adultos e 2 euros para crianças de 5 a 12 anos.
Mais informações: Molen de Adriaan

Jopenkerk
O que é: cervejaria inaugurada dentro de uma antiga igreja.
Onde fica: Gedempte Voldersgracht 2,Haarlem – Holanda
Horário de Funcionamento: todos os dias das 10h às 01h


PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de descontona primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *