Aposto que se eu fosse perguntar para as pessoas que vão fazer safari quais os animais da África do Sul que elas gostariam de ver, a resposta da maioria seria um dos Big Five. Eles são os cinco animais selvagens mais difíceis de serem caçados pelo homem: o leão, o leopardo, o elefante africano, o búfalo africano e o rinoceronte. Fala aí, você também responderia um deles né?

Animais da África do Sul: os BIG FIVE

Já que os BIg Five são quase unanimidade vamos começar por eles. A gente quase conseguiu ver todos eles, mas o danado do leopardo não nos deu o ar de sua graça. Não tem problemas, assim a gente tem uma desculpa pra voltar pra África do Sul. Como se a gente precisasse de alguma desculpa né?

O ameaçado rinoceronte

Tudo num safari depende de sorte. O parque é gigantesco e os animais não ficam presos como em um zoológico. Se é preciso sorte a gente começou no Kruger com o pé direito. Logo nos primeiros minutos no parque nós encontramos uma manada de rinocerontes, inclusive um filhote. Foi alegria de criança quando ganha presente de natal. Esses animais correm sério risco de extinção pois caçadores retiram seus chifres, para vender por milhares de dólares, no mercado negro da Ásia. Eles acham que os chifres tem propriedades medicinais. A preocupação com os rinocerontes é tão grande que os turistas são orientados a não informar onde encontraram esses animais nos livros de informações que ficam na recepção do parque. Essa semana mesmo vi uma notícia de uma operação no Kruger que acabou com dois caçadores mortos. Eles já estavam com dois chifres e se não tivessem sido descobertos iriam em busca de mais.

Primeiros rinocerontes da vida. Tem um escondido atrás do arbusto.
Ver um bebê rinoceronte é pedir demais?

Nós ainda tivemos a chance de cruzar com rinocerontes por mais 5 vezes. Apenas em uma delas foi com o rinoceronte negro, o mais ameaçado. Na verdade não podemos comprovar que era o negro pois estava noite e ele apareceu e desapareceu rapidamente por entre os arbustos. O guia do safari noturno disse que era e nós tratamos logo de acreditar nele.

DICA: não poste fotos de rinocerontes durante a sua estadia no parque. A maioria dos celulares e câmeras tem serviço de localização e os caçadores ficam atentos a cada foto postada.

Mais uns rinos pelo caminho.

Um elefante não incomoda muita gente

Se você estivesse no trânsito, a caminho do trabalho, e um elefante entrasse na sua frente, certamente seria um problema. Mas no meio do parque nacional Kruger isso é um privilégio. Foi assim o nosso primeiro encontro com esse  que é um dos maiores animais da África do Sul. Eram dois deles, querendo atravessar a estrada por onde a gente estava passando. Claro que fizemos a gentileza de ceder lugar e paramos apenas para assistir ao espetáculo. Mesmo sendo enormes eles se movimentam com delicadeza, parece que estão em câmera lenta.

Mesmo quebrando uma árvore o elefante parece gentil e delicado.

Também tivemos outros encontros com os elefantes nos outros dias do safari. Todos aqueles que se esconderam de nós na Namíbia resolveram aparecer na África do Sul. Tinha elefante grande, pequeno, com marfim e sem marfim, tinha pra todo gosto. No último dia, em um trecho de aproximadamente dois quilômetros, vimos mais de 20 elefantes. Foi incrível!

Que presente!!

O topetudo búfalo africano

Você já viu um búfalo na TV ou ao vivo? A gente acha engraçado aquele chifre. Parece uma cabelo repartido ao meio formando dois topetes. Mas apesar da cara engraçada, os búfalos são um dos animais mais perigosos da África do Sul, ainda mais quando reunidos em manada.

A gente queria ter visto essa reunião, mas acabou encontrando apenas búfalos em dupla. Todas as vezes que os vimos eram dois animais. Provavelmente já estavam velhos e tinham se separado da manada para “curtir a aposentadoria”. Num dos encontros, cada um dos dois animais estava deitado em um dos lados da estrada. A gente parou o carro no meio deles. Eu comecei a falar com o que estava perto de mim, ele apenas me olhou sem muita reação. Acho que o temperamento agressivo ficou na juventude e ele só deve ter pensado: mais uma louca achando que eu entendo essa língua aí.

Olhem para esse búfalo e me digam se não parece um cabelo repartido ao meio?
Quase cara a cara com um búfalo. Ele nem me deu moral.

Nosso primeiro safari foi na Namíbia. Leia aqui como foi e o que mais você pode conhecer por lá:
– O que vimos no safari pelo Etosha Park na Namíbia e os segredos de um safari
– Namíbia | Tudo o que você precisa saber antes de ir

Cadê o leopardo?

Os leopardos geralmente andam sozinhos e gostam de descansar nos galhos das árvores. Sabendo disso nós olhamos árvore por árvore e galho por galho de todos os lugares por onde passamos. Nada dos bichos aparecerem.

Em um determinado momento vimos uma agitação perto de um campo e perguntamos ao guia de um dos carros o que estava acontecendo. Ele hesitou um pouco mas acabou nos dizendo que alguns turistas haviam visto um leopardo por ali. Paramos para observar. Duas gazelas que estavam pastando começaram a correr e em seguida pararam, olhando fixamente para um ponto, quase imóveis. Elas ficaram assim por um bom tempo e pensamos que isso poderia ser sinal de que o leopardo estava por perto. Ficamos uns vinte minutos monitorando o local e nada aconteceu. Acabamos desistindo. Esse foi um dos animais da África do Sul que a gente mais queria ter visto e não conseguimos. Ficamos um pouco frustrados mas faz parte do safari.

A gazela parecia amedrontada e a gente tava torcendo pra que um leopardo aparecesse.

O rei leão

Se houver uma aglomeração de carros em algum lugar pare também. É bem possível que tenha algum animal sendo observado. A gente parou numa dessas aglomerações e eu não estava vendo nada até que o Diego falou que eram leões. Eu não acreditei até enxergá-los. Era o animal que eu mais queria ver e agora eles estavam ali, a alguns metros da gente. Alegria pura!! Não era assim muito perto, mas com binóculos a gente podia ver direitinho. Era um bando dormindo. A gente ficou em dúvida de quantos eram no total porque a cada momento a gente descobria mais um deitado na vegetação. Pelos meus cálculos eram dois machos, seis fêmeas e dois filhotes. Devo ter tirado umas cem fotos, tamanha a empolgação.

Começando o book dos leões.
Quantos leões você vê aqui?
Alguém aí falou comigo?
Uma espreguiçadinha sempre é bom.

Para nooooooooossa alegria ficar completa, no mesmo dia, encontramos mais leões durante o safari noturno. Dessa vez estavam mais perto, uns vinte metros de distância. Foi um encontro inesquecível e ao mesmo tempo intimidador. Eu tinha a impressão que eles estavam nos encarando e que não hesitariam em atacar. O caminhão do safari é todo aberto, talvez tenha sido esse o motivo de eu me sentir tão vulnerável. Mas os leões não fizeram nada. Na verdade cansaram de ser o centro das atenções e resolveram deitar mais longe.

Não tenho palavras.
Eles não são lindos?
Eu não queria mais sair dali.
O que você faria com uma encarada dessas? Eu fiquei intimidada.

Nossos dois encontros com leões nos renderam uma história no mínimo inusitada. Se você quer saber a roubada em que nos metemos leia esse post aqui: O dia em que quebramos uma regra do Kruger National Park

E os outro animais da África do Sul?

É claro que num parque tão imenso quanto o Kruger a gente viu uma diversidade enorme de animais, mas não dá pra descrever cada encontro aqui senão esse post nunca terá fim. Pra não deixar esses bichinhos de fora, fizemos uma seleção com as melhores fotos dos quatro dias de safari. Espero que gostem.

A gente sempre confunde Impalas e Gazelas, mas tenho quase certeza que essa aí é uma Impala, os animais da África do Sul que você vai encontrar em cada “esquina”.
Vai dizer que o estorninho de burchell não é lindíssimo?
Hienas, elas riem mesmo. E tem um outro som bem característico. A gente vivia imitando elas.
O cachorro do mato, ou mabeco, é bem difícil de encontrar.
Tivemos a sorte de ver vários deles, e brigando uns com os outros
As pescoçudas mais lindas do Kruger.
Esse passarinho é super engraçado. Ele está sempre no chão e fica correndo de um lado para o outro. Seu nome é Tockus Leucomelas e ele tem uma cena com o Simba no trailer do novo Rei Leão.
Esse não é um animal da África do Sul mas é o por do sol mais lindo de todos. Que sol é esse minha gente?
Esse é um antílope que quase não se vê, o xipene.
Fêmea Kudu.
Macho kudu. Qual vocês acharam mais bonito?
Temos pumba por aqui também.
Hora do leitinho.
Nunca saberemos qual a verdade sobre as listras.
Fazendo pose.
Olha que amor esse nariz de coração do Inhacoso.
Também tem animais pequenos no Kuger National Park, esses são os mangustos..
Um representante dos desengonçados gnus.
Uma hiena bela e formosa nas primeiras horas do dia.
Ver hienas durante o dia é bem mais difícil.

Vai fazer safari na África do Sul por conta própria? Leia nossas dicas aqui: Safari na África do Sul -dicas para o self-drive safari no Kruger Park

Essa galera aí aparece em cada esquina.
Esse passarinho é o meu preferido, o Rolieiro de peito lilás.
Esse macaquinho é da espécie Green Vervet e estava nos espionando por entre as folhas.
Hipopótamos são perigosos, mas quando você os vê assim até esquece disso.a.
Andando sobre as águas.
Um curioso bebê babuíno no colo da mamãe.

A Gineta também é um dos animais da África do Sul que só são vistos a noite.
As saídas noturnas proporcionam a observação de animais que você não veria de dia.

Quer ver mais fotos de viagem? Siga a gente no @viajantesporopcao

E aí, gostaram desse post? Espero ter matado um pouco a sua curiosidade sobre os animais da África do Sul. É claro que não tem como colocar todos eles aqui, até porque a gente nem viu todos eles. Mas cada bichinho que a gente encontrava era um presente. Ver os animais vivendo em seu habitat natural é uma experiência única que serve pra gente refletir o quanto devemos preservar a natureza e cuidar dos animais.

Compartilha esse post com a galera e salva ele no Pinterest e nos ajude a alcançar ainda mais viajantes curiosos.

Um abraço e muitas viagens!!!


PLANEJE SUA VIAGEM com os nossos parceiros. Você ajuda o blog, não paga nada a mais por isso e ainda ganha alguns descontos. Bom né? É só clicar nos links abaixo pra fazer a sua reserva.
Reserve seu hotel com a Booking.com
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130,00 de descontona primeira hospedagem.
Alugue seu carro com a RentCars
Não viaje sem seguro, cote o melhor com a Seguros Promo – utilize o código POROPCAO5 e ganhe 5% de desconto.
Use seu celular no exterior com chip da Easysim4U – com o código RBBVGRATIS você tem frete grátis.

Bru Odppes

Posts recentes

4 Cidades da Toscana em um dia

Era uma vez uma menina - não tão menina assim: eu - que decidiu viajar…

% dias atrás

Parque Histórico de Carambeí – pedacinho da Holanda no Paraná

Ainda estamos vivendo um momento complicado devido a pandemia de coronavírus que não quer nos…

% dias atrás

Palazzo Vecchio e outros museus em Florença

Desde que eu eu comecei a ler o livro Inferno do Dan Brown a vontade…

% dias atrás

Alugar carro na Itália vale a pena? Veja também como se locomover sem carro

Alugar carro na Itália ou não? Essa é uma dúvida cruel né? Ao mesmo tempo que…

% dias atrás

Splitwise – aplicativo para dividir despesas de viagem

Eu sou adepta do caderninho para anotações de viagem, mas quando eu descubro um bom…

% dias atrás

Catedral de Florença, Ponte Vecchio e outras atrações pra visitar na cidade

Uma visita às cidades italianas não é completa sem uma espiadinha na catedral e a…

% dias atrás