Santiago: fazer o tour com o ônibus da turistik compensa?

Nós sempre fizemos nossos roteiros por conta própria, mas quando chegávamos
a alguma cidade que tinha o ônibus de turismo ficávamos com vontade de experimentar. Na nossa última viagem a Santiago programamos 2 dias de ski nas montanhas, mas ao final do primeiro dia decidimos que era suficiente, então ficamos com um dia livre. Nem lembramos do ônibus, mas ao sair do mercado central demos de cara com ele e resolvemos tirar a prova.

A passagem custa CLP 30.000,00 e dá direito a:

  • um fone de ouvido para ir escutando as informações turísticas e;
  • subidas e descidas quantas vezes você achar necessário.

São 12 pontos de parada que cobrem praticamente toda a cidade de Santiago. O serviço funciona das 09:30 da manhã até as 18:00. Não deixe pra pegar o ônibus muito tarde pois a partir das 16:30 as subidas e descidas são controladas.

Símbolo da empresa Turistik

Bom, vamos as paradas:

  1. Plaza de armas – Praças com esse mesmo nome podem ser encontradas por todo o Chile pois eram o ponto central dos planos espanhóis quando chegavam às cidades. Nessa parada é possível conhecer a Catedral Metropolitana, a prefeitura, o Correio Central, o Museu Histórico Nacional, entre outros.
  2. Mercado Central – O Mercado Central foi inaugurado em 1872 e sua especialidade são os frutos do mar. Nessa parada é possível conhecer a Estação Mapocho e o Monumento das Glórias Navais.
  3. Praça da Constituição – Aqui estão reunidos alguns dos edifícios mais importantes do Chile como o Palácio La Moneda, sede do governo chileno e principal atração desta parada.
  4. Santa Lucía – O cerro Santa Lucía fica no centro da cidade de onde é possível ter uma visão privilegiada da cidade. Nessa parada é possível conhecer também o bairro Paris-Londres, a igreja de São Francisco, a biblioteca Nacional e o prédio principal da Universidade Católica do Chile.
  5. Providencia – O bairro Providencia é uma importante zona de comércio e gastronomia. Nessa parada poderá encontrar diversas lojas e restaurantes além da tradicional avenida Pedro de Valdivia.
  6. El Golf – Zona financeira e hoteleira da cidade é também conhecida como Sanhattan, uma mistura de Santiago com Manhattan. Aos domingos é possível visitar uma feira de antiguidades na Praça Peru.
  7. Isidora Goyenechea – Várias mansões com características arquitetônicas dos anos 40 e 50 podem ser encontradas nesta parada.
  8. Parque Arauco – O shopping mais importante do Chile com diversas lojas de marcas internacionais.
  9. Sheraton – A algumas quadras desta parada fica o Museu Parque das Esculturas, com mais de 30 esculturas ao ar livre.
  10. Patio Bellavista
  11. Barrio Bellavista – essas duas paradas são muito próximas e vão te permitir ir até o Cerro San Cristóbal, La Chascona (casa-museu do escritor Pablo Neruda) além da rua PioNono que tem uma grande quantidade de barzinhos e do Patio Bellavista com várias lojas de artesanato.
  12. Museo Nacional de Bellas Artes – Esse edifício neoclássico abriga mais de 3000 obras de arte. Nesta parada você ainda poderá conhecer o Parque Florestal e o bairro Lastarria.

Fizemos o tour completo. Pegamos o ônibus no mercado central e voltamos ao mercado central. Por já conhecer boa parte da cidade não nos animamos em descer em nenhum ponto. Isso nos deu um sonoooo. Ficamos 2 horas passeando de ônibus por Santiago. Uma coisa interessante são os áudios. Neles você pode descobrir bastante sobre a história dos lugares.

Um selfie no ônibus da turistik

Nossa opinião final não foi favorável ao tour. Achamos caro e muito rápido. Você pode passar pelos mesmos lugares pegando o metrô (que sai bemmmm mais barato) ou até mesmo um taxi combinado com caminhadas.

Acho que só vale a pena se você tiver apenas um dia na cidade e não quiser ficar pensando muito nos trajetos. Aí é só embarcar e curtir a paisagem!


Informações Práticas

Ingressos: Podem ser comprados na hora ou online.
Quanto custa:  CLP 30.000 (adultos) e CLP 15.000 (crianças de 3 a 11 anos)
Horário de funcionamento: das 9h30 às 18h
Como chegar: Você pode subir em qualquer um dos 12 pontos relacionados no post acima.
Quanto tempo dura o passeio: Depende de quantas paradas você descer e quanto tempo você vai ficar em cada parada. Reserve, pelo menos, meio dia.
Bônus: você tem direito a um ticket de subida e um de descida no funicular do Cerro San Cristóbal (de terça a domingo das 10h às 18h)
Mais Informações: No site da empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *