Portugal | Top 10

É a primeira vez que fazemos um top 10 aqui no blog, mas não havia como fugir dele depois de encontrar tantas coisas lindas em Portugal. Essa lista não tem necessariamente uma ordem de preferência, não temos como dar notas para coisas tão diferentes que vimos no país. Então vamos lá:

 

1 – Serra da Estrela – Quase deixamos a Serra da Estrela de fora do roteiro. Sabia que o lugar era o mais alto de Portugal mas quando a Maisa (minha prima) nos disse que valia a pena passar por lá achamos uma brecha no roteiro e incluímos a Serra. Obrigada, Ma. O lugar é simplesmente incrível. Desde as estradas que te deixam a poucos metros de precipícios quanto as vilas e paisagem, tudo muito lindo e indescritível. Cheguei a apelidar o lugar de Machu Picchu português pela quantidade de casas de pedra.

Vista a partir de Torre na Serra da Estrela
Vista do ponto mais alto da Serra da Estrela. Quase 2000 metros
Construção abandonada em Torre
Umas construções meio estranhas e abandonadas em Torre, mas a vista é linda
Caminho cheio de árvores e rochas
A beleza do caminho

2 – Paço dos Duques em Guimarães – São lugares como esse que me fazem pensar como as pessoas conseguiam construir edifícios tão belos com tão poucos recursos. Quase fiquei com torcicolos olhando para o “forro” das construções.

Claustro do Paço dos Duques, Guimarães
O claustro do Paço dos Duques. Dá pra morar aqui??
Sala de banquetes do paço dos duques em Guimarães
Já pensou um banquete nessa sala? Fiquei apaixonada pelo teto

3 – Praia da Marinha/Benagil – Praia com falésias é o que não falta no Algarve mas a praia da Marinha e Benagil são especias pois dali você pode pegar um barco até as cavernas de Benagil. Infelizmente não tivemos sorte pois o mar estava muito mexido o que não permitiu que os barcos saíssem, mas a vista de cima das falésias já foi inspiradora.

Praia da MArinha, cheia de falésias
Praia da Marinha, precisamos nos conhecer melhor

4 – Monsaraz – Quer conhecer uma vila medieval de verdade sem toda aquela agitação de Óbidos? Monsaraz é perfeita. Poucos turistas, os locais batendo papo sentados nas muretas, um castelo bem conservado, uma vista pra ninguém botar defeito e uma funcionária do centro de informações turísticas muito simpática. Adoramos!

CAstelo e Arena de Monsaraz
O castelo de Monsaraz com a arena onde aconteciam lutas e outros espetáculos
Ruela de Monsaraz, cidade medieval
Paraíso com poucos turistas = Monsaraz

5 – Nazaré – Nazaré é a praia das ondas gigantes. Ficamos sentados na encosta por vários minutos observando as ondas se formarem e parecíamos hipnotizados. É lindo e ameaçador ao mesmo tempo. Além disso, o povo é simpático e acolhedor.

Ondas gigantes em Nazaré
As ondas gigantes hipnotizam, cuidado

6 – Capela do Senhor da Pedra – No pacato balneário de Miramar fica uma pequena mas encantadora capela. É a capela do Senhor da Pedra. Ela foi construída em cima das rochas a beira mar. Um lugar inusitado e muito bonito.

Capela do Senhor da Pedra a beira mar
A capela resistente a ondas.

7 – Ribeira – A cidade de Porto também é muito turística, mas nem por isso perde seu charme. Visitar a Ribeira pra ver o pôr do sol apreciando um vinho ou um imperial foi um dos momentos mais relax e gostosos da viagem.

Pôr do Sol na Ribeira
Pôr do Sol…
Vinho e Cerveja no Porto
… e uns bons “drinks” na Ribeira apreciando a ponte Luis I

8 – Alcobaça – O mosteiro de Alcobaça faz parte da história de Pedro e Inês de Castro pois ali estão os túmulos dos dois amantes que não tiveram um final feliz (contarei em detalhes em outro post mais tarde). Fiquei impressionada com a cozinha do mosteiro que tinha acesso a um rio canalizado para que os peixes do jantar fossem frescos. Dá pra imaginar?

Fachada do Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro onde estão enterrados os amantes Pedro e Inês de Castro

9 – Piódão – Uma pequena cidade no meio de um vale, com casas feitas de pedra e portas e janelas azuis. Parece conto de fadas. Uma moradora nos disse que a noite é ainda mais bonita, pena que não pudemos ficar pra conferir. O caminho até lá também é lindo, apesar de desafiador.

Vista de Longe de Piódão
Imagina isso a noite? Deve ser sensacional
Vista da igreja e casinhas de pedra de Piódão
Vai dizer que essa cidade não é uma graça?

10 – Coimbra – Como quase toda cidade de Portugal, Coimbra tem inúmeras ladeiras. São tão interessantes e antigas que você até esquece um pouco da dor nas pernas. A Universidade é linda e adoramos caminhar sem rumo por lá.

Vista de Coimbra
Coimbra “em camadas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *