Planejar também é viajar – Parte 1

É bem comum durante as viagens que fazemos eu ter a sensação de que já conheço aquele lugar. Não é pra menos já que o Google Street View é um dos meus aliados na hora de planejar os roteiros. É uma boa ferramenta que pode te tirar de roubadas mesmo antes de chegar ao seu destino. Se está meio cabreiro com relação a localização do hotel e os seus arredores é só usar o Google Street View pra tirar qualquer dúvida. Aliás, um bom planejamento antes de sair de casa pode deixar a sua viagem muito mais agradável. Quer saber como fazer tudo isso sem precisar recorrer a uma agência de viagens? Vem que eu explico.

O início
A primeira coisa que você tem que fazer é escolher o destino. A partir daí há algumas perguntas que você terá que responder pra não ter problemas futuros.

  1. Meu destino é no Brasil ou no exterior? Se for no Brasil você não precisará de passaporte, mas se for no exterior ele é indispensável. O processo do passaporte não é muito rápido porque você terá que agendar uma data e geralmente não se consegue de um dia para o outro. Entre no site da Polícia Federal para agendar e ver a documentação necessária. Exceção: alguns países da América do Sul não exigem passaporte para a entrada de brasileiros mas você deve apresentar a carteira de identidade com emissão a menos de 10 anos (Atenção, não serve carteira de motorista) Os países que não exigem passaporte são: Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.
  2. Preciso de visto para entrar no país? Outro fator que vai demandar algum tempo é a obtenção de visto. Aqui vai uma lista de países que não exigem visto: Áustria, África do Sul, Alemanha, Argentina, Bahamas, Bélgica, Bolívia, Bulgária, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Nova Zelândia, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Honduras, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, Namíbia, Noruega, Mônaco, Holanda, Panamá, Polônia, República Tcheca, Portugal, Suécia, San Marino, Tunísia, Turquia, Tailândia, Vaticano, Venezuela, Peru, Paraguai, Uruguai e Suíça. Se você vai pra algum lugar que não está nessa lista é bom entrar no site da embaixada do país pra ver quais as exigências. Os Estados Unidos exigem visto e você pode agendar o seu aqui.
  3. Tenho que tomar alguma vacina? Eu geralmente esqueço esse detalhe nas minhas viagens, mas dependendo do seu destino estar em dia com a vacinação não é mera precaução e sim obrigação. Antes de embarcar é bom checar aqui (clique em “Verifique orientações para o país de destino” e depois escolha o país)
  4. Preciso de seguro saúde? Em alguns países ele não é obrigatório mas eu aconselho que você tenha um. Nunca se sabe se alguma comida vai fazer mal ou se a gente vai torcer o pé né? Eu precisei dele uma vez (leia aqui) e os procedimentos para reembolso foram bem simples. Na época o seguro era da VitalCard. OBS: para entrar em alguns países da Europa você precisa de um Certificado Schengen que tenha cobertura de pelo menos 30 mil euros.

Agora você já sabe dos preparativos iniciais. Em breve a parte 2 com as informações sobre passagem, hotéis e roteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *