Paraná | Pousada do Canyon do Guartelá

Procurando hospedagem para a Páscoa, quando fomos visitar o Canyon do Guartelá, nos deparamos com algumas opções e essa pousada (do Canyon do Guartelá) nos chamou a atenção pela sua estrutura. Ela fica em Castro, a aproximadamente 70 km do Parque, mas olhando pelo google maps você pode se confundir e pensar que é ao lado. Nós caímos nessa, mas mesmo assim a estadia valeu a pena.

Cada canto da pousada é uma surpresa. Olha quem encontramos por lá: Toca Raul!!!!!!
Cada canto da pousada é uma surpresa. Olha quem encontramos por lá: Toca Raul!!!!!!

Saímos de casa na quinta feira perto das 21h e pegamos a estrada. Até a pousada seriam uns 200km, já com os 28km de estrada de chão. Para nossa sorte a parte “de chão” estava seca e praticamente sem buracos. O que dava uma agonia eram as placas informando quantos quilômetros faltavam para chegar. 28km, 26km, 25km, 20km, 20km, 20 de novo?? Enfim, parecia que nunca íamos chegar. E quase desistimos mesmo quando vimos o estado da ponte de madeira que tivemos que atravessar. Finalmente chegamos na pousada perto da meia noite acordando funcionários pois fomos uns dos únicos que chegamos na quinta feira.
Check in feito fomos para nosso apartamento que não era assim um 5 estrelas mas quebrou nosso galho (e não fugia das fotos que tem no site). Na manhã seguinte acordamos animados para ir ao Canyon e depois do café perguntamos a funcionária da pousada como chegar até lá. “Vocês voltam pela estrada de chão até a rodovia, viram a direita e depois direita de novo.” Que???? Mas eu tô vendo o Canyon daqui. E eu realmente estava vendo o Canyon, mas a escarpa direita. A entrada do parque fica na escarpa esquerda então não teve jeito. Tivemos que enfrentar a terra e a ponte não confiável novamente. (Leia sobre o Canyon aqui)
Fizemos o passeio para o Canyon na sexta e sábado tivemos o dia livre para aproveitar a pousada. Começamos com um passeio a cavalo que dura em média 1 hora e vai margeando o rio Iapó. O passeio é cobrado a parte e é bom avisar na recepção com pelo menos um dia de antecedência. Se você gosta de água a piscina é grande e tem alguns tobogãs pra se divertir. Como o tempo não tava lá muito quente nem entramos na piscina e guardamos nossas energias para a trilha que leva a imagem de São Francisco. Vale a pena colocar as pernas para trabalhar e subir o morro até a imagem pois o visual que se tem lá de cima é espetacular. Mas a trilha não é moleza. Apesar de ser rápida a trilha muito íngreme o que nos fez parar várias vezes para tomar fôlego. Ah! Se tiver chovido nos dias anteriores não aconselho subir porque algumas partes são bem lisas. Nós fizemos o caminho com a terra seca e mesmo assim eu me esborrachei no chão (e quase quebrei a lente da minha câmera).

Trilha até o São Francisco. Muitas subidas.
Trilha até o São Francisco. Muitas subidas.
Mas no fim valeu a pena. Vista espetacular.
Mas no fim valeu a pena. Vista espetacular.

Se você gosta de pescar leve seu equipamento pois é permitido pescar no rio Iapó. Por ser longe da cidade é bom você levar também alguns beliscos. O café da manhã é incluído na tarifa, mas almoço e jantar são pagos a parte. Mas fique tranquilo que o valor é bem razoável e a comida e simples, caseira e gostosa.

E por falar em comida na época em que fomos já tinha pinhão. Saímos pela pousada catando todo pinhão que encontrávamos e durante a noite fizemos uma sapecada próximo ao rio sob uma noite estrelada. Ótima maneira de terminar o feriado.

Cavalgada, piscina e pinhão fresquinho. Hummmmm!!!!
Cavalgada, piscina e pinhão fresquinho. Hummmmm!!!!
Sem 3G, sem televisão e sem Wi-Fi, mas com um seu cheio de estrelas. Recompensa pelo "sacrifício".
Sem 3G, sem televisão e sem Wi-Fi, mas com um céu cheio de estrelas. Recompensa pelo “sacrifício”.

Onde fica: Só a página da pousada com uma mãozinha do google poderá te ajudar. Fica entre Castro e Tibagi.  A rua não tem nome e fica numa estrada de chão. Clique aqui e veja o mapa no final da página da Pousada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *