Foz do Iguaçu | Paraguai e Itaipu

Foz do Iguaçu e Paraguai são quase inseparáveis. Quem vai pra Foz dificilmente resiste a dar um pulinho no país vizinho pra dar uma “muambada”. Dessa vez além do Paraguai a gente também foi visitar a hidrelétrica de Itaipu e dar uma conferida em terras argentinas, mas dos Hermanos falaremos em outro post.

Fomos para o Paraguai num sábado pós feriado. As lojas normalmente ficam abertas até ás 15h nesse dia, então quem quer zerar a lista de compras tem que chegar cedo. Atravessar a fronteira de carro não é muito aconselhado porque o lado paraguaio é uma total bagunça. Nós fomos com o transfer da Pousada Laura/Ziza, mas há bastante gente que faz o trajeto de táxi ou moto táxi. Nossa intenção não era comprar muita coisa, já que o dólar não tá ajudando, mas nos demos mal porque deixamos pra fazer o câmbio lá e não encontramos nenhuma casa aberta. Tivemos que pagar em reais mesmo e com isso a conversão não ficou das melhores. Não somos experts em compras e como o tempo era curto focamos no Shopping del Este que é bem organizado, Mega Eletrônicos e Monalisa. A Monalisa nem parece o Paraguai. A sensação que eu tive foi de estar entrando na Macy´s com todos aqueles estandes de maquiagem no primeiro piso. O preço também não era dos melhores, ou eu que sou pão-dura mesmo. Quem já foi pra lá sabe a zona que é: carros passando por todos os lugares possíveis, barraquinhas em praticamente todas as calçadas, churrasquinho grego que só de olhar já dá dor de barriga e gente querendo de vender de tudo a qualquer custo. Apesar de tudo é divertido.

"Os eletricista pira" nas modernas instalações paraguaias
“Os eletricista pira” nas modernas instalações paraguaias

Além de visitar o Paraguai, no mesmo dia fomos visitar a hidrelétrica de Itaipu. A hidrelétrica é binacional, metade brasileira, metade paraguaia. Do lado brasileiro o visitante pode escolher entre 6 passeios (Circuito Especial, Visita Panorâmica, Polo Astronômico, Iluminação da Barragem e Porto Kattamaram) e comprar os ingresso online neste site.  Como não tínhamos tempo para a visita completa escolhemos ver a iluminação da barragem, pois assim podíamos fazer outra coisa durante o dia. O passeio começa às 20h. Um ônibus leva a galera até um mirante para ver o espetáculo das luzes. Essa de espetáculo ficou por minha conta. Achei beeeeem sem graça a apresentação. No dia que fomos estava ventando, então deixaram de exibir um vídeo inicial. A iluminação vai acontecendo gradativamente enquanto toca uma música. Ela iluminada é bonita, sem dúvida, mas acho que poderiam explorar melhor o jogo de luzes. Depois que todas as luzes se acendem nem tirar foto você pode direito porque mal acaba a música já nos mandam de volta para o ônibus. A parte mais legal foi passar (de ônibus) ao lado dos geradores e ver como eles são enormes.

Itaipu iluminada!!
Itaipu iluminada!!
Olha o tamanho dos geradores (eu acho que são geradores)
Olha o tamanho dos geradores (eu acho que são geradores)

IMG_7205IMG_7209

Não quero deixar ninguém desanimado com esse relato. Se você tem vontade de fazer o passeio vai fundo, mas sem muita expectativa pra não se decepcionar. E depois volta aqui pra contar se gostou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *