Atacama – Curiosidades de San Pedro

Tem água no deserto? Posso usar lente sem problemas? Passa cartão? Onde vou comer? Tem wi-fi? Tem água quente?

Sim, eu sei. As dúvidas são muitas. Eu também as tinha antes de desembarcar na simpática cidadezinha de San Pedro do Atacama. O que posso dizer é: relaxe. Apesar de estar no meio do deserto a infraestrutura é espetacular.

Vamos começar com os hotéis/hostels. A cidade é cheia deles pra todos os gostos e bolsos. Nós ficamos em um hostel com quartos individuais. Super simples mas com tudo que a gente precisa pra descansar: cama e chuveiro com água quente. Fiquem tranquilos que tem água quente sim. Só não dá pra exagerar no tempo do banho afinal você estará no deserto.

Outra preocupação que nós tinhamos era com relação ao preço das coisas, principalmente água mineral. Outro mito desfeito. O preço é muito similar ao de Santiago então nada de levar garrafinhas de água na mala (Nós fizemos isso). Os restaurantes também mantêm um padrão. Uma refeição para 3 pessoas saía em média CLP 20.000.

E a umidade do ar? Dá pra encarar? Bom, o lugar é seco pra caramba, mas não sofremos muito com isso. Levei hidratante mas como tenho preguiça de passar usei apenas um dia e nem senti muita falta. Minha maior preocupação era com a lente. Ela incomoda um pouco mais que o normal mas dá pra usar sim. E o nariz vai se adaptar logo logo. Ande sempre com um lenço de papel porque você vai ter bastante coriza. Apesar de ser tranquilo não custa levar um hidratante, colírio e protetor solar (importantíssimo). Ah!! Por falar em protetor solar ao lado do Museu Gustave La Paige tem um solmaforo. Ele indica a intensidade do sol e o tempo máximo de exposição. Fique de olho!

Antes de se expor ao sol dê uma olhada no solmaforo.
Antes de se expor ao sol dê uma olhada no solmaforo.

Por causa da altitude muitos turistas sentem os efeitos do soroche (mal da altitude). Nós não tivemos nenhum desconforto, mas li relatos de pessoas que sofreram com isso. Portanto se não quiser passar mal a recomendação é dormir bem e não ingerir bebidas alcoólicas antes de passeios de maior altitude. Para se precaver ainda mais compre folhas de coca que são indicadas para diminuir o efeito do soroche. Nós não precisamos dela mas claro que experimentamos e posso dizer que o gosto não é dos melhores. É só pra mascar tá?

Folhas de Coca
Dizem que mascar folha de coca diminui o efeito do soroche (mal da altitude).

Para aqueles que não ficam sem atualizar as redes sociais tem wi-fi em todo canto. E a conexão é muito boa. Como a gente gostava de ir a restaurantes diferentes em cada refeição, andavamos quase toda a Caracoles (rua principal) conectados. Você vai conseguir postar aquela selfie no facebook sem problemas.

Wi-fi
O danado do wi-fi está por todo o canto.

Ah!! São poucos lugares que aceitam cartão, então é bom levar dinheiro em espécie. Nós estávamos com dólares e pesos. Caso você tenha levado dólares não pague os estabelecimentos com essa moeda porque você saíra perdendo. Faça o câmbio primeiro em uma das dezenas de lojas de câmbio na rua Toconao. Não tenha vergonha de entrar em cada uma delas perguntando a cotação. Dá uma grande diferença.

Casas de câmbio uma ao lado da outra
A rua Toconao tem uma casa de câmbio ao lado da outra.

Nos restaurantes não é permitido apenas beber. Se for pedir um vinho, cerveja ou qualquer bebida alcoolica você terá que pedir algum prato de acompanhamento. O único lugar que tem licença para vender apenas bebida é o Chellacabur. Não deixe de provar a Michelada, mistura de cerveja com limão e sal. Os chilenos dizem que é bebida de mulher e talvez por isso eu tenha gostado tanto já que não bebo cerveja. Ah!! Se nem nos restaurantes você pode beber “livremente” nem pense em encher a cara no hotel ou na rua. É proibido e isso pode te custar de multa até prisão. Não arrisque.

Chellacabur
Chellacabur. Quer beber?? Você vai passar por aqui.
Michelada
Michelada, bebida deliciosa com cerveja e limão.

Apesar de ser construída com adobe (blocos de barro) San Pedro de Atacama é uma cidade descolada. Até loja da The North Face você vai encontrar por lá. E quando estiver caminhando pelas ruas de chão provavelmente vai escutar um som bem diferente emanado por um instrumento também diferente. É o celestial. Pra nós tinha a cara de uma bacia com alguns recortes. O som é mágico, hipnotizante. Mais uma das diversas lembranças boas do deserto.

Loja de North Face na rua Caracoles
No meio do deserto tinha uma The North Face.
Igreja de Adobe
A igreja de San Pedro estava em reformas. Conseguimos ver exatamente os tijolos de adobe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *