As maiores dunas e o cemitério de árvores da Namíbia

Por mais que você nunca tenha ouvido falar na Namíbia, talvez conheça um dos seus pontos turísticos mais visitados: a floresta petrificada de acácias mais conhecida como Deadvlei. Para conhecer essa maravilha você terá que ir até o Parque Nacional Namib Naukluft. A entrada do parque fica em Sesriem e foi o primeiro lugar que visitamos. Se você leu o post anterior sabe que chegar lá foi uma aventura. Dirigir dentro do parque não foi diferente.

Nós dormimos em um camping dentro do parque, dessa forma pudemos dirigir até as dunas antes do nascer do sol. Quem fica em hospedagens fora do parque só pode entrar depois que o sol nasce.

A Duna 45

Do portão até o primeiro ponto de parada são aproximadamente 45 km. Chegamos a duna 45, provavelmente a duna mais fotografada do mundo. O número indica a  distância do portão, 45 km. Com o sol já querendo dar as caras começamos a subida. Eu tenho problemas com subidas, canso muito fácil. Essa não foi diferente. Para piorar a situação a areia, que escorregava para os lados, nos deixava com a sensação de subir, subir e não sair do lugar. Enfim chegamos ao topo, quase sem fôlego.

O sol apareceu logo em seguida e aproveitamos aquele momento só para observar. É impressionante o espetáculo de cores que a luz do sol proporciona em monte de areia. Formas e cores se revelaram num sem fim de dunas de todos os tamanhos. Valeu a pena subir. Teve gente que tentou escorregar para descer. Nós optamos pelo método mais comum e fomos andando mesmo. Felizmente a descida é bem mais fácil que a subida.

Duna 45 , a primeira que você vai encontrar e será possível subir
Duna 45 , a primeira que você vai encontrar e será possível subir
Quanto mais você sobe mais parece que falta subir
Quanto mais você sobe mais parece que falta subir
Apreciando o nascer do sol e a magia de cores de cima da Duna 45Apreciando o nascer do sol e a magia de cores de cima da Duna 45
Apreciando o nascer do sol e a magia de cores de cima da Duna 45
Toda a areia da duna foi parar dentro da minha bota
Toda a areia da duna foi parar dentro da minha bota
Contrastes na Duna 45
Contrastes na Duna 45

Encalhando no Areião

Mais uns 15 km para frente você chega na estrada que leva a Deadvlei e Sossusvlei. Se você estiver sem um carro 4×4 não poderá seguir adiante. Se tiver com um 4×4 sugiro que saiba como usar a tração antes de continuar. Se não souber pague o Shuttle e seja feliz. A gente arriscou, mesmo sem murchar os pneus. Fomos naquele pensamento de “nem precisa disso” e acabamos com o carro encalhado na areia. Um dos guias do parque se ofereceu pra desencalhar e fiquei até com dó do carro. Tivemos que pegar um Shuttle para continuar.

Nem de 4x4 conseguimos atravessar o areião sem encalhar.
Nem de 4×4 conseguimos atravessar o areião sem encalhar.

Deadvlei é surreal

Depois disso ainda há uma pequena caminhada até chegar ao ponto alto do parque, Deadvlei. É desse lugar que eu falei lá no comecinho, o cemitério de árvores. Estima-se que as árvores estejam ali a mais de 900 anos e não se decompuseram devido ao clima seco da região. São várias acácias mortas, praticamente petrificadas, embelezando o local. É um cenário completamente diferente de tudo que eu já tinha visto. Realmente lindo. Para aqueles que tem disposição, aqui fica também uma das maiores dunas do parque, a Big Daddy. São 325 metros de puro morrinho de areia. A Duna 45 foi suficiente e não subimos essa. A vista lá de cima deve ser lindíssima, mas num sol de rachar não tivemos coragem de subir. Nos contentamos em olhar as pessoas parecendo formiguinhas lá em cima.

O lugar mais famoso da Namíbia. Apresento-lhes Deadvlei, o cemitério das árvores.
O lugar mais famoso da Namíbia. Apresento-lhes Deadvlei, o cemitério das árvores.
A gente não subiu a Big Daddy, mas ficou observando os corajosos que encararam 325 metros.
A gente não subiu a Big Daddy, mas ficou observando os corajosos que encararam 325 metros.
Fazendo pose de blogueiros na "sombra" das acácias.
Fazendo pose de blogueiros na “sombra” das acácias.
Deadvlei com cores e formas incríveis
É ou não é incrível??’

Pra fechar a visita voltamos ao estacionamento e fomos com o Shuttle até Sossusvlei. Essa é outra cratera de argila mas não tem árvores como Deadvlei. Aqui fica a Big Mamma que dizem ser mais fácil de subir que a Duna 45. Não foi dessa vez que comprovamos essa afirmação. Foi uma visita rápida e ninguém desceu do veículo. Só oi, foto e tchau. Voltamos até o ponto onde nosso carro encalhou e o guia nos deixou em um lugar onde a chance de encalhar seria menor. Chegamos bem a estrada normal. Sem problemas.

Solo argiloso de Sossusvlei
Solo argiloso de Sossusvlei
Na volta para o estacionamento com o Shuttle que pulava mais que pipoca na panela.
Na volta para o estacionamento com o Shuttle que pulava mais que pipoca na panela.

Na volta para o acampamento pudemos ver os 46 km de dunas que estavam escondidas no escuro da manhã. É areia que não acaba mais. E apesar de parecer uma coisa sem graça posso te garantir que é de uma beleza sem igual. Os desertos são realmente incríveis.

Preste atenção no caminho entre um lugar e outro. As dunas são lindas.
Preste atenção no caminho entre um lugar e outro. As dunas são lindas.

Quer conhecer mais? Assista o vídeo

Gostou desse post? Dá um pin nele no Pinterest ou compartilha com a galera.

Cemitério de Acácias no deserto da Namíbia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *