Alemanha | A reciclagem alemã

Em uma das nossas visitas ao mercado de Kelsterbach notamos que algumas pessoas chegavam, com sacos de lixo e ficavam algum tempo em frente a uma máquina e quando saiam de lá o saco estava vazio. Aquilo nos deixou intrigados e ficamos de longe tentando descobrir o que tanto as pessoas faziam lá dentro.
Eram garrafas descartáveis. Eles entravam com várias delas, colocavam na máquina e saiam de lá sem nenhuma. Uma parte da história nós descobrimos, só faltava saber o porque.

Chegamos mais perto e vimos que cada pessoa recebia um tipo de recibo depois que colocava as garrafas na máquina. Ah, teríamos que testar aquilo e ver no que ia dar.
Voltamos ao hotel e por sorte a camareira ainda não tinha passado, então algumas garrafas ainda continuavam no cesto de lixo do quarto. Colocamos tudo numa sacola e voltamos ao mercado. Mesmo sem saber uma palavra direito em alemão me coloquei na frente da máquina pra ver no que ia dar. O que aconteceu tá no vídeo aí embaixo.


Essa máquina de coleta de garrafas nós encontramos apenas em um mercado, mas deve existir em todos os cantos pois até no aeroporto vimos alemães revirando as lixeiras para pegar garrafas plásticas. Você “devolve” a garrafa na máquina e ela te devolve o valor cobrado no supermercado. Super justo e simples assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *